terça-feira, 30 de novembro de 2010

TV. A reciclagem do concurso de misses

O concurso Miss Ceará 2011 aconteceu no Siará Hall

Um episódio sobre miss na série 'As Cariocas' levou internautas a bombarem o nome de Grazi Massafeira no Twitter. Coincidentemente, outra alusão a esse tipo de concurso atingia o terceiro lugar entre os 'trends' dessa rede social: o Miss Ceará.

A transmissão da TV Diário mostrou que a versão 2011 se reciclou. Ganhou tratamento de espetáculo. Linha de show. E a-con-te-ceu! A vitória da estudante de publicidade Anastácia Duarte, representante de Fortaleza, vai para a galeria dos bons investimentos.

Num cenário como o do Siará Hall, decorado pelo Rosalvo Pontes com motivos marinhos, a festa foi renovada A TV Diário fez bonito. O trabalho de Natália Varela, Jorlene e Fernanda Paes soube tirar proveito do brilho e da emoção que o Miss 2011 conquistou ao ser reciclada.



E o show musical teve atrativos: Italo e Renno, bons nomes. A Banda Aicaiaca, fazendo a trilha das misses, o corpo de baile injetando um dado novo nessas transmissões. Some-se a isso, a parte do jornalismo da emissora, contribuindo com matérias complementares.

Deu pra sentir também que souberam tirar proveito do marketing comercial - algo compreensível numa festa onde se arca com despesas.



Eu, que já fiz críticas severas à mesmice que concursos desse tipo acabam se convertendo, hoje entrego os pontos, dou o braço a torcer. Uma transmissão à altura do público que adora o glamur dessas festas. E que não precisava nenhum das suas condutoras está se auto-elogiando, tarefa que compete ao público - entre os quais me incluí.

Observatório de Imprensa: elogio a coragem

A análise da cobertura da invasão do Complexo do Alemão

O Observatório de Imprensa, que o Alberto Dines coordena e a TVC retransmite, deu show hoje ao referir-se sobre a cobertura dos repórteres no episódio da tomada do Complexo do Alemão. O programa entrevistou vários jornalistas que estiveram trabalhando - alguns por mais de oito horas seguidas e elogiou, principalmente, a coragem.

A mesa em peso ressaltou a coragem pessoal e o compromisso profissional dos jornalistas que estiveram na linha de fogo, principalmente por contar histórias de moradores.

O feito do adolescente Renê (17 anos), que foi citado por nós aqui no GENTE DE MÍDIA no domingo cedo ao se transformar numa ferramenta importante na cobertura, foi destacado pelo programa por utiulizado sua base de trabalho para transmitir via webcam as primeiras imagens da tomada. Ele coordena o jornal 'Voz da Comunidade', um impresso comunitário que edita há algum tempo.

A discussão pelos participantes do Observatório sobre o papel do profissional que faz coberturas policiais foi outro momento importante. Eu rezei pra que o nosso pessoal estivesse ligado para ouvir as lições dos mestres.

RÁDIO. FM Assembleia recebe homenagem

SESC cita programa criado pela jornalista Fátima Abreu

Fátima Abreu, viva de contente com resultados de uma de suas idealizações na FM Assembleia. Falo de 'Autores & Ideias' que receberá homenagem do SESC na sexta, dia 3, pelo apoio cultural aos projetos desenvolvidos pela entidade.

Quem vai receber o prêmio é a jornalista Lilian Martins, produtora e apresentadora do programa que vai ao ar aos sábados, às 15 horas, com reprise às terças-feiras, a partir das 20 horas.

MISS CEARÁ. As candidatas que a TV elegeu

A força do 'Sua Manhã no Miss Ceará 2011

O concurso Miss Ceará andava meio 'down', precisando de uma repaginada. Boa idéia foi incluir a tv cearense no processo de escolha de candidatas de bairrros. O programa escolhido foi o da Maísa Vasconcelos, "Sua Manhã". E olha, a coisa rendeu.

A cerimônia final será transmitida hoje pela TV Diário, às 22 horas, sob a apresentação da Natália Varela. Mas um dado curioso que é preciso destacar é que, das 25 candidatas que concorrem esta noite ao título, cinco fizeram parte da etapa preliminar do programa da Maísa.

O concurso percorreu as seis regionais da capital, de agosto a novembro de 2010, e após seis eliminatórias com mais de 150 candidatas, elegeu a representante de Fortaleza, Anastácia Duarte.
Além dela, outras duas finalistas e mais duas que não chegaram à final, estão no páreo de hoje a noite.

Estou na maior expectativa de ver. E torcer.

JORNALISTA. Beth Rebouças está de volta

Uma profissional que honra nosso meio

Uma das virtudes do bom profissonal em qualquer carreira é o sentido de consciência que ele dá à sua atividade. Em termos de jornalismo, Beth Rebouças é um exemplo completo. Ela está de volta ao mercado local, depois de uma temporada no Cariri onde atuou no impresso daquela região.

Uma das mais completas profissionais da mídia cearense, Beth veio emprestar seu talento na empresa Draco, dos empresários Luzenor de Oliveira e Donizete Arruda.

No currículo de Beth, passagens pelos jornais O Povo, Tribuna do Ceará e Estado, onde demonstrou em todos eles a sua capacidade de trabalho e a sincera amizade que é outra de suas grandes e marcantes virtudes.

SECA. Repórter pesquisa episódio histórico

Repórter devassa a história das almas da seca de 32

Quem anda sobrecarregada de compromissos é a repórter Ian Gomes. Além das reportagens inéditas para o "Gente da TV", da Jangadeiro e da sua coluna no jornal O Estado, agora está escrevendo um livro. Sobre um dos fatos históricos mais incríveis da história das secas cearenses: dos campos de concentração em Senador Pompeu, onde morreram quase 10 mil pessoas.

O livro vai se chamar "O Milagre das Almas da barragem" vai se reportar sobre as ruínas do local onde em Senador Pompeu foram confinadas vítimas da seca, a fim de evitar o êxodo para a capital cearense durante a seca de 32. Na época, engenheiros ingleses vieram construir o açude Patu e ergueram 14 casarões que acabaram servindo de concentração para os desabrigados.

Ian Gomes, a 'Penélope charmosa' segundo o multimídia Eliomar de Lima, começou a se interessar pelo tema ao realizar matéria para o quadro 'Ceará da Gente' e ficou impressionada com o caso. Na mídia impressa quem primeiro levantou o caso foi Ariadne Araújo, hoje morando na Europa. O livro deve sair no ano que vem.
FALANDO NISSO

"Ian Gomes escreveu: Nonato, complementando suas informações: o livro traz depoimentos de pessoas que atribuem milagres às almas da barragem, não existe um santo, é o povo que é santo. Milhares morreram de fome, foram enterrados em valas comuns. Muitos acreditam que as almas obram milagres devido a todo sofrimento que passaram. Já fiz algumas entrevistas e, estou impressionada com a crença do povo. Abraço meu amigo, Ian Gomes"

LIVROS. Flávio Paiva lança o seu em SP

'A Casa do meu Melhor amigo' é o mais recente trabalho do jornalista/escritor

O cearense Flávio Paiva lança seu novo livro/cd infanto-juvenil "A casa do meu melhor amigo" (Cortez Editora), no auditório do MAM - Museu de Arte Moderna (Parque do Ibirapuera).

O lançamento contará com show de Lucas Espíndola e Rodolfo Rodrigues e a participação especial de Ná Ozzetti e Orlângelo Leal (Banda Dona Zefinha), interpretando músicas do CD que integra o livro.

O blog oficial do livro/cd está cheio de informações.

HUMOR. Rir (ainda) é o melhor remédio*

A vida do consumidor se resume a quatro garrafas

Quem nos enviou foi o Luiz Antonio Gomes Pinheiro: A vida resume-se em 4 garrafas


Caramba!.... já estamos na terceira!!!

Conheço gente que já está na 4ª garrafa e depois voltou para a 1ª.

* Parafraseando Seleções do Reader´s Digest

CINEMA. A morte do diretor Mário Monicelli

Cineasta italiano fez filmes memoráveis

Matar-se é um absurdo. Em qualquer idade. O que dizer de uma pessoa que tira sua vida aos 95 anos? Foi o que fez Mário Monicelli, um dos mestres do cinema italiano. Ele se jogou de uma janela do hospital San Giovanni, na Itália. Ele estava internado para tratar de um problema terminal no pâncreas.

Em uma carreira de 75 anos, ele dirigiu algumas das maiores comédias italianas, como "Os Eternos Desconhecidos" (1958); "A Grande Guerra" (1959); "Os Companheiros" (1963); "O Incrível Exército de Brancaleone" (1966) e "Meus Caros Amigos" (1975).

Monicelli trabalhou com grandes atores, como Totò, Aldo Fabrizi, Marcello Mastroianni, Vittorio Gassman, Alberto Sordi, Sophia Loren, Ugo Tognazzi, Giancarlo Giannini e Nino Manfredi.
Seu cinema misturava humor e comentários ácidos sobre a luta de classes e a sociedade italiana. Era, no fundo, um cineasta político, que usava o riso para expor suas ideias e convicções.
Um filme típico de Mario Monicelli tem personagens de classes sociais baixas metidos em algum plano mirabolante ou falcatrua, que sempre fracassa.

(Com informações da FOLHA DE SP)

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CINEMA. Primeira imagem de 'Amanhecer'

Vampiros se acasalam no Rio na saga 'Crepúsculo'


Filmada no Rio de Janeiro, a continuação da saga 'Crepúsculo' tem a primeira imagem divulgada. O diretor Bill Condon se encarregou de revelar a primeira foto oficial do filme "Amanhecer", onde aparece a mão de Bella (Kristen Stewart). O filme será dividido em duas partes, como o atual 'Harry Potter: as relíquias da morte".

"Amanhecer’ (‘The Twilight Saga: Breaking Dawn. Part 1’) mostra Bella e Edward se casam e viajam ao Rio de Janeiro para sua lua de mel, onde finalmente Edward cumpre sua promessa de ter relações sexuais.

ORIGINAL de Juan Luis Caviaro

Bella descobrirá que está grávida e durante um parto, quase fatla, Edward finalmente cumpre seu desejo de convertê-la em imortal. Mas a chegada de sua filha põe em movimeno uma cadeia de eventos perigosos que enfrenta aos Cullen e seus aliados contra os Volturi, preparando o cenário para uma batalha sem fim.

A película estará nos cinemas dentro de um ano, dia 18 de novembro. A segunda parte, que é o final da saga, poderá ser vista a partir de 16 de novembro de 2012.

CIDADE. Relógio do 10 é alvo de ação


O que é que tem o relógio instalado na calçada da TV Verdes Mares? O secretário Deodato Ramalho, da Secretaria do Meio Ambiente de Fortaleza, tem encontro hoje com representante judicial do Canal 10 a respeito de ação impetrada pela Semam contra a localização do relógio instalado "irregularmente" na calçada da emissora.

Segundo o titular da Semam, equipes começam hoje operação de limpeza visando retirada de todos engenhos publicitários irregulares da avenida Desembargador Moreira.

WEB. Google inaugura filial no Ceará?

O 'escritório' no Montese tem até sorete e picolé

O lado moleque do cearense voltou a marcar presença hoje na rede. Descubro no Twitter postagem do Antino Silva dizendo que o Google vai inaugurar um escritório em Fortaleza. Fico interessado. Vou à página indicada e... surpresa!

CINEMA. Morre o ator Leslie Nielsen

Seu maior sucesso foi a série 'Corra que a Polícia Vem aí"

O ator canadense Leslie Nielsen, morreu aos 84 anos, no hospital Fort Lauderdale, na Flórida, neste domingo, 28, por complicações decorrentes de uma pneumonia.

Nielsen é protagonista de comédias famosas como Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu! ou a saga Corra que a Polícia Vem Aí e Mr. Magoo.

Nascido em Regina (Canadá) em 11 de fevereiro de 1926, Nielsen apareceu em mais de 100 filmes e centenas de programas de televisão ao longo de sua carreira.

Chegou a Hollywood em meados da década de 1950 após aparecer em dezenas de dramas para televisão em Nova York.

Começou a trabalhar como galã em uma variedade de filmes devido a sua altura e beleza, e entre alguns de seus trabalhos dramáticos mais conhecidos estão O Planeta Proibido (1956) e O Destino do Poseidon (1972).

Mas por dentro havia uma veia cômica que explodiria no sucesso mundial Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu! (1980), de Jim Abrahams e dos irmãos Jerry e David Zucker.

Após esse sucesso vieram outras comédias: Corra que a Polícia Vem Aí; Corra que a Polícia Vem Aí 2 1/2; Corra que a Polícia Vem Aí 33 1/3; Drácula - Morto, Mas Feliz; Todo Mundo em Pânico 3; e Todo Mundo em Pânico 4.

C O L U N A S


1. Na convenção da Record em Campinas, foi dito que as afiliadas que não trocarem seu sinal para o digital podem ter seu contrato cancelado. Zapping

2. A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) abriu processo seletivo para estagiários nas áreas de Biblioteconomia (1 vaga), Comunicação Social e Jornalismo (1 vaga) e Engenharia Elétrica (2 vagas). As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de dezembro, na avenida Santos Dumont, 1.789 - Edifício Potenza, 15º andar. O Povo

3. O Ratinho de dez anos atrás volta hoje ao ar, atualizado e literalmente com o capeta. Uma das grandes atrações do retorno do "Programa do Ratinho" hoje à faixa nobre do SBT, às 21h, é um homem que pretende se transformar fisicamente no demônio.Outro Canal

domingo, 28 de novembro de 2010

TV. O 'bruto' das imagens do Rio de Janeiro


Material repassado para o estrangeiro - o bruto das imagens do Rio - caiu no USA Today de forma incrível. Como a maior parte dos leitores do jornal norte-americano não manja do 'portuga', poucos vão saber que a voz do repórter chega a orientar a produção para as imagens que serão editadas.



FALANDO NISSO


Destaques de jornais estrangeiro


TV. Lição de cearense para outros colegas

Um bom texto reflete uma boa reportagem

Muito boa a atuação do repórter Jayme Ribeiro, ao vivo no Domingo Espetacular, cobrindo o trabalho de operações das Forças de Segurança no Rio. Texto seguro, limpo, com conteúdo.

Uma lição para aqueles que atuam na reportagem policial e que, muitas vezes, não levam em conta a preocupação de uma aperfeiçoamento de texto, repetindo lugares comuns que levam o telespectador a exaustão.

REVISTA. É Natal nas páginas da Conexão

A revista da NET vem se aprimorando a cada número

Assinante da NET estar recebendo o número de dezembro da revista Conexão. Nela, além da programação dos canais, dicas importantes sobre o Natal - inclusive um texto nosso abrindo a edição que fala sobre essa festa -, além de reportagem primorosa sobre os novos e saudáveis hábitos de vida que estão aumentando a longevidade.

Parabéns a Graziella Albuquerque pela qualidade da publicação com conteúdo excelente e uma qualidade gráfica de primeira.

SOM. As bandas que não estão ENEM aí

Por que algumas bandas assassinam o português?


Leitor do GENTE DE MÍDIA, o Christian Lavor Maia, de Fortaleza, me envia lista de bandas de forró e indaga o porquê de algumas delas assumirem nomes com inscrições que "não passariam no ENEM", por conta de erros de ortografia.

Na verdade, algumas utilizam uma estratégia de marketing; usam nomes escritos de forma bizarras para funcionar como registro de marcas. Outras, Christian, dão a impressão de concordar com o que você diz.

Forró do muído (Moído)
Noda de Caju (Nódoa)
Banda Briza (Brisa)
Rasta Chinela (Arrasta)
Kaça Kabaço (Caça Cabaço)
Spaço Livre (espaço)
Bizoros do Forró (Besouros)
Forró Kaliente (Caliente)
Banda Cduzir (Seduzir)

FALANDO NISSO


Sites para quem desejar contratar bandas e forrozeiros

JORNAIS. O Rio de novembro nas manchetes

Sites atualizam sobre campanha do Rio

GERAL. Policial sequestra e mata jornalista

Pior do que bandido é policial-bandido

Enquanto se luta contra a bandidagem lá fora, tem gente enlameando o nome da Polícia.

Um PM do Gate sequestrou e matou jornalista em São Paulo.

Mesmo após o assassinato, sequestrador continuou pedindo resgate para a família.

ONDE LI

RIO. A mídia e a cobertura da operação

O papel da mídia na cobertura da operação do Rio de Janeiro

A mídia faz um trabalho correto na cobertura da tomada do Complexo do Alemão. GloboNews foi a primeira. Depois a RecordNews. A Globo teve que alterar sua programação diante da importância do episódio. A Record nacional fez a sua vez, muito embora a TV Cidade em Fortaleza preferisse priorizar o show do Jurandir Mitoso.

Na mídia digital cearense, o portal O Povo - surpreendentemente para uma manhã de domingo - amanheceu atualizando tudo. Passou a perna até mesmo no Jangadeiroonline, mais ágil em outras ocasiões. No CNews, nenhuma linha.

Mas o que me chamou a atenção foi a imagem do impresso de O Povo. O jornal coloca uma sugestiva foto na primeira página mostrando momento raro da operação das forças de segurança. O fotógrafo teve a sensibilidade de flagrar o blindado no momento exato em que uma mãe vai entregar o seu filho à Polícia. É a tradução exata de um instante em que os dois lados da guerra se deparam frente à frente. E o sucesso da operação dirá a quem pertence a vitória.

PRÊMIO. Ganhar dinheiro para assistir tv

Cada minuto assistido vale 1 real

Cinco brasileiros disputam o ranking de quem vê mais tv sem pregar as pálpebras. É em SP. Eles terão que assistir 136 horas de transmissão contíonua do seriado "24 Horas". Cada minuto assistido vale R$ 1,00.

O título atual pertence ao holandês Efraim van Oeveren, que conseguiu ficar 86 horas. Desafio, que tem o aval do Guiness World Records.

Quem resistir à tentação de fechar os olhos poderá levar um prêmio de R$ 8.164. Até as 17h de ontem, três pessoas já haviam desistido. Entre os cinco que restaram, há pelo menos dois dispostos a chegar ao final do desafio.

RIO. Imagem ao vivo do morro do Alemão

De quem seria a câmera nervosa no morro do Alemão?

Uma câmera virtual, via Twittcam, destaca o Rio de um lugares mais violentos: o morro do Alemão. Ele está sendo invadido pela forças de segurança neste momento.

Postada da janela de uma residência, com boa visão do morro, é a novidade deste domingo na rede. A idéia é três jovens moradores do Morro do Adeus. Pelo Twitter, eles cobriram o cerco e a invasão da polícia ao Complexo do Alemão. Uilizam o sitema da Justin.tv para fazer chegar as imagens mais requisitadas do momento.


O GLOBO também noticiou. Leia AQUI.

sábado, 27 de novembro de 2010

TV. A guerra do Rio vista mundo afora

A CNN utilizou imagens da Record e Globo para falar da guerra carioca

IBOPE. O sábado da audiência televisiva

O horário refere-se ao de verão

17h43 Globo 18.3; SBT 7.9; Record 6.6
16h32 Record 15.6; Globo 10.6; SBT 10.5

 – 1217
 – 891
 – 276
 – 212
 – 153
 – 104

SOM. Sintonize a Rádio YouTube interativa

Do pop ao clássico, ouça o jinle do YouTube

MÚSICA. Olha onde foi pousar o tico-tico

Música do Zequinha de Abreu vira 'rap'

BLOGS. Os números de nosssa audiência

Origens das postagens e tráfego do blog

Os resultados estatísticos do GENTE DE MÍDIA apontam (até aqui) 364 visualizações de página de hoje. Ontem tivemos 1.111. No mês passado foram 28.795, perfazendo um total de 150.470 no histórico de todas as visualizações de página.

As postagens mais acessadas foram

Ô coisa boa, Tiririca passou na prova
11/11/2010,
136 visualizações de página

TV. William Bonner fora do Jornal Nacional
19/11/2010
92 Visualizações de página

Logotipos: a origem do símbolo 'Paz e Amor'
11/07/2009
82 Visualizações de página

Teste sua velocidade no teclado do computador
09/01/2009, 2 comentários
64 Visualizações de página

A GloboNews ao vivo no seu computador
25/06/2008,
62 Visualizações de página.

As maiores origens de tráfego são:
http://www.google.com.br/
http://video.globo.com/Portal/videos/cda/player/player.swf
http://twitter.com/

TWITTER. 6 tipos que devemos evitar

Um guia para evitar chatos nas redes sociais

Se você estiver pensando em selecionar seus seguidores no Twitter, então procure evitar os seis tipos listados pelo blogueiro Pepe Flores:

1. Populistas
Modus operandi: É um usuário que ganha seguidores através da falação. São aqueles que não sustentam postura definida. São maria vai com as outras.

2. Sindicadores
Modus operandi: Suas atualizações se reduzem, basicamente, a canção que ouvem no momento, ao último vídeo que assistiu no YouTube ou a sua entrada mais recente em seu blog. Utilizam o Twitter como um meio de difusão unilateral. Raras vezes contestam algum 'reply' — ye alguns nem publicam conteúdo próprio.

3. RTs compulsivos
Modus operandi: Não escrevem, retuitam. Praticamente todo o seu conteúdo é uma antologia dos melhores 'tweets' de outros usuarios. Pior quando se arvora de fazer citações famosas e lugares comuns. Estes usuários contaminam muito o 'timeline'. Recomenda-se evitá-los.

4. Aditos ao hashtag
Modus operandi: Os 'hashtags' são o melhor e o pior do que é publicado no Twitter. São úteis recopilar informação e, se bem usados, podem servir como elemento elemento metalingüístico bastante interessante. Mas há os que abusam.

5. Os 'tenho fome'
Modus operandi: Seus tweets são (maior parte deles) irrelevantes. Sentem a necessidade de compartilhar com o mundo até o mais íntimo detalhe de suas vidas. Predominam em seu conteúdo exemplos como “Tenho fome” ou “Vou ao banheiro”. Não se necessita anunciar cada movimento que se faz, não é mesmo? Falar do dia-a-dia é algo interessante, mas não se precisa anunciar cada movimento que se realiza. Esses tuiteiros não são maus, só aborrecem.

6. Demasiada informação
Modus operandi: Adoram subir conteúdo NSFW ao Twitter sem avisar — em alguns casos, imagens ou vídeos deles mesmos. Ventilam aspectos davida íntima de outros ou fazem comentários escatológicos.

Ainda há usuários problemáticos, como os que confundem o Twitter com um 'chat'; os petulantes que vivem corrigindo os outros. Se você não está nessa tipologia, já sabe: o melhor é fugir deles.

EVENTO. Ceará Mulher acontece na segunda

Encontro discute familia, amor, espiritualidade e empreendedorismo

Próximas segunda e terça feiras, O Povo realiza a primeira edição do 'Ceará Mulher'. Esse é um encontro que vai reunir convidados locais e nacionais, das 14h às 22 horas.

Para participar é só apresentar o crachá da empresa e se dirigir à Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro, que oferece wireless.

Entre os convidados (palestrantes) Dráuzio Varella, Cris Poli e Rose Marie Muraro).

HUMOR. 'Casseta & Planeta' sai do ar

18 anos depois sai do ar a turma do Casseta

Ontem eu li no Twitter alguém [ foi o Aloísio do humor ] citar que o programa 'Casseta & Planeta' está com seus dias contados. A confirmação me veio hoje pelo colunista Alberto Pereira Jr, do Agora. A última edição do humorístico será dia 21 de dezembro. Motivo: cansou.

"Desgastada, a atração acaba em meio a um acordo entre a Globo e a equipe. De 2006 a 2010, o "Casseta" perdeu 14 pontos no Ibope da Grande São Paulo. Em 2006, teve média de 37 pontos. Caiu para 30 em 2007, depois para 27 pontos em 2008 e 2009, e marcou 23 pontos até outubro deste ano.

Segundo a Globo, "o grupo sentiu necessidade de pensar num novo formato e pediu para esticar as férias e trabalhar nisso, pois os compromissos de um programa semanal comprometem essa tarefa". No segundo semestre de 2011, eles apresentarão um novo projeto"
.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

GERAL. Por que a correspondência atrasa

Convites que chegam depois do evento

Receber correspondência atrasada já não é novidade para mim. Não culpo os Correios, mas a insistência de entregadores que encaminham cartas a mim destinadas para a sede de O Povo, imaginando que a rádio ainda funcione ali. Até chegar as minhas mãos, haja tempo. Assim, convites deixam de ser atendidos; material importante deixa de ser divulgado. Tudo, porque dependo de um 'carteiro-amigo' que evite o descaminho completo.

Hoje, por exemplo, chegou-me convite para o Festival Sete Sóis, Sete Lulas, inaugurando o Teatro Tapera das Artes em Aquiraz. Era para o dia 20. Isso não é nada: Material do Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que aconteceu de 27 a 30 de outubro, só tomei conhecimento hoje. Ainda assim, valeu pelo excelente material recebido.

Um manual com boas práticas de comunicação e guia com recomendações para aqueles que cobrem a área de Ciência e, frequentemente, batem com termos específicos que precisam traduzir aos leitores. Excelente material.

REFLEXÕES. Para uma sexta feira pensante

Escritos meus de outros blogs

Anos passarão
E o mundo nunca guardará
A imagem de um Mozart envelhecido;
Ele nunca foi assim visto.

Poucos saberão
Do rosto verdadeiro do Cristo
Embora pintores o tenham retratado
E o dignificado em gravuras.

Quantas páginas
Beethoven rasgou para finalizar
A sua Quinta, já quase ensurdecido
E sem poder ouvi-la?

Nem as lágrimas
Das viúvas de Valentino lavarão
A saudade dele que ainda é enorme
E nunca acabará.

O mundo é imenso,
Mas o Tempo insiste em brincar
Sempre de esconde-esconde e ocultar
Personagens muitos.

Quem poderá dizer
Com certeza, o que serei eu amanhã
Se a visibilidade do que sou agora
Vier a esvanecer-se hoje...

BUCHICHO. As férias ganham cobertura

Suplemento de O Povo lança seu projeto 'Férias 2011'

As férias chegam e com elas o Buchicho inicia o seu projeto de cobertura sobre a temporada. O tablóide de O Povo anuncia para amanhã mat[erias e colunas específicas sobre o fim de ano no Ceará.

Joelma Leal, assessora de imprensa de O Povo, diz que o começo será com matéria sobre corpo masculino e feminino. "O que dá tempo fazer até janeiro para dar uma enxugada na silhueta e fazer bonito nas areias) e uma coluna de Beleza com os perfumes lançamentos que vão “bombar” neste verão e que são mais indicados para a terra do sol.

No domingo, a colunista Cika Kalixto já traz as microssaias como a grande história da estação. Até o fim das férias, muitas novidades virão nas páginas do Buchicho.

POLÍCIA. A operação de limpar a sujeira

Sete grupos empresariais num esquema de corrupção

Nenhum órgão de imprensa revelou a identidade dos envolvidos nesse escândalo da Operação Podium. A Polícia Federal prendeu sete por sonegação e corrupção. É que o processo corre em segredo de Justiça. Mas já se tem noção de que uma das empresas tem a ver com a limpeza da cidade.

Ontem durante coletiva à imprensa, o diretor da PF era insistentemente solicitado a adiantar dados sobre os nomes das empresas. A certa altura, ele apenas disse tratar-se de uma empresa ligada à construção civil.

- É ligada a coleta de lixo? indagou um jornalista.

E ele se reservou apenas a acenar afirmativamente com a cabeça.

CAMPO DO AMÉRICA. Jornalista faz alerta

Plinio Bortolotti lembra a promessa do Titanzinho. Que ficou na promessa

Para ler na íntegra, clique AQUI.

FLAGRA. Astronauta a la Agnaldo Timóteo

O 'alô, mamãe' do astronauta da Soyuz ao voltar à Terra

NOVELA. Globo manipula números do ibope

Globo divulga ao mercado dados melhores sobre o horário

E a Globo, heim? Pra vender seus comerciais aumentou os números da audiência da novela 'Araguaia' que não anda lá esse 'pantanal' todo.

Segundo dados do Ibope, a atual novela dessa faixa, "Araguaia", fica aquém desses índices.

ONDE LI

GUERRA NO RIO. Cobertura amplia audiência

Da coluna de Nélson de Sá na Folha



"Como na cobertura histórica que estabeleceu a emissora no Rio, na enchente de 1966 , a Globo abriu suas câmeras ontem para a operação na favela de Vila Cruzeiro, com dois helicópteros, no final da manhã. Atravessou "RJTV" e "Hoje" e avançou até o fim da tarde, sem trégua. Segundo o Blue Bus, a audiência no final era 50% superior à habitual.

A Record também entrou com suas imagens de um helicóptero. E os portais de ambas passaram a linkar, via canais de notícias, nas manchetes. O auge na transmissão aconteceu com a expulsão das gangues para o Complexo do Alemão.

Na descrição global, "dezenas, como se fossem soldados mesmo". Fim do dia, a Folha.com postou que o perfil oficial do Bope no Twitter havia questionado as TVs pelas imagens dos helicópteros: "Um desserviço prestado pelas aeronaves da Record e da Globo".

TV. A 1ª do Ceará chegou há 50 anos

Jornal O Povo lembra os 50 anos da TV Ceará

Hoje faz 50 anos que a televisão chegou ao Ceará. E a data vai ser lembrada hoje em audiência na Assembleia Legislativa com homenagem a nomes marcantes que fizeram o canal 2. A proposta é do deputado Arthur Bruno e homenageia:














ONDE LI

ARTE. As aves que se alimentam de nós

O mundo georgeorwelliano convive conosco


Você já deve ter percebido que a profecia de George Orwell em "1984" se confirmou: o mundo se tornou um 'Big Brother'. Pois olha o que Thomas voor 't Hekke e Bas van Oerle criaram: a "PanoptICONS". Aborda o fato de que se vive constantemente sendo vigiado por câmeras nos centros urbanos. A câmera de vigilância parece ter se tornado uma verdadeira praga que se alimenta de nossa privacidade.

Para representar isso, 'aves-câmera' - as aves da cidade com câmeras em vez de cabeças - foram colocadas ao longo do centro da cidade de Utrecht, onde se alimentam de nossa presença. Além disso, uma ave em cativeiro-câmera foi exibida para mostrar o processo de alimentação e para fazer a violação cotidiana de nossa privacidade pessoal e mais tangível.

Melhor do que ler isso, é assistir como tudo funciona:


ONDE LI

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

IMAGENS. Um dia só não basta. O ano todo

Hoje foi o dia internacional contra violência à mulher

Imagens constantes da Internet

TELEVISÃO. (Mu)danças de cadeiras no SBT

Sai Joyce e entra Luiz Bacci

Mudanças à vista para quem assiste a programação do SBT. O novo apresentador do jornal "Boletim de Ocorrência" será Luiz Bacci. Atualmente, ele apresenta o jornal "SBT Rio". Entra no lugar da Joyce Ribeiro.

Aliás, a vaga era para o Roberto Cabrini, do 'Conexão Repórter', que bateu o pé e não aceitou o cargo.

TV. 'Papo Literário' completa dois anos

Revista eletrônica da TVC promove concurso

A jornalista Joselita Feitosa é quem nos informa sobre a festa do segundo aniversário do programa 'Papo Literário', da TV Ceará. A revista eletrônica de literatura da TVC abriu espaço para escritores novos e consagrados, lançamentos de livros, reportagens e clipoemas.

E para comemorar a data, o programa promoveu concurso de declamação, cujos vencedores serão conhecidos sábado, dia 27, às 10 horas da manhã, na sede da ACE-Associação Cearense de Escritores, na Rua Princesa Isabel, 817.

Os três primeiros colocados vão receber diplomas e premiações em livros.

TIRIRICA. Promotor pede prisão do humorista

Promotor continua pegando no pé do Tiririca

O promotor Maurício Lopes pediu à Justiça que o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, seja condenado a cinco anos de prisão. Essa é a pena máxima para o crime de falsidade ideológica, do qual o humorista é acusado.

Segundo o promotor, Tiririca entregou à Justiça Eleitoral declarações falsas sobre sua alfabetização e a propriedade de bens. A lei prevê que a punição no caso pode ir de um a cinco anos de prisão.

"Pedi a condenação na pena máxima tendo em vista a repercussão social do crime e a natureza da falsificação, que foi feita para produzir uma fraude eleitoral de rumorosa consequência jurídica e social", afirmou Lopes.

ONDE LI

TV. Jang é finalista do prêmio Abrelpe

Emissora foi a única selecionada do Ceará

E olha a Jangadeiro aí, geeeente! A emissora é uma das três finalistas do Prêmio Abrelpe de Reportagem.

A reportagem “Reciclar”, recentemente premiada pelo SindiVerde, está entre os sete semifinalistas do prêmio.

LEI. RN só contrata jornalista com diploma

O descontentamento da Folha é notória

Nosso vizinho aqui, o Rio Grande do Norte aprovou projeto de lei que exige diploma específico para quem for disputar vagas para o cargo de jornalista no poder público estadual.

Nada mais correto.

Contudo, quando lemos a informação na imprensa do sul, nota-se um certo descontentamento com a medida. A Folha diz: "A lei contraria o que determinou o STF (Supremo Tribunal Federal), que desconsiderou a necessidade do diploma para a profissão".

BLOGS. Lula diz que vai virar blogueiro

Presidente volta a defender uma regulação da mídia

Lula deu entrevista a 10 blogueiros. Oito deles são ligados a pessoas que apoiam o governo. Na conversa, o presidente faz críticas à imprensa. Diz que a mídia praticou "leviandades" e "inverdades" contra ele e diz que vai virar blogueiro

Esta é a primeira entrevista já concedida a um grupo de blogtueiros. A entrevista foi feita no Palácio do Planalto e durou duas horas.
ONDE LI

quarta-feira, 24 de novembro de 2010