Translate

domingo, 28 de fevereiro de 2010

TV. A audiência dos programas do domingo


E a gente resume a audiência dominical da tv mostrando a média-dia até os seguintes horários:

23h36 - Globo 17.4 | Record 8.6 | SBT 8.2 | Band 2.9 | RTV! 1.9

O "Fantástico" ficou com 25 pontos de média. No mesmo horário a Record ficou na vice com 12, SBT com 9 e RedeTV! 8.

Até 22h47 - Globo 17 | Record 8.5 | SBT 8.2 | Band 3 | RTV! 1.7

22h40 - Globo 24 | RedeTV (Panico) 11 | Record 10 | SBT 10

Teatro. A leitura de 'A Bailarina Fantasma'


O passado semi-ficcional do Theatro José de Alencar encontrou-se hoje à tarde com seu presente mais real. Foi no seu próprio foyer. Em torno da escritora Socorro Acioli, grupo de admiradores do teatro e do seu livro "A Bailarina Fantasma", promoveu uma leitura pública dessa obra que, de forma magnífica, mescla as origens da centenária construção e um mistério que rodeia as conversas de quem por ele gravita: a da existência de um fantasma.



O livro é excelente. Seu argumento consegue trabalhar bem a lenda urbana que, por mais curiosa que seja, chegou a se materializar há alguns anos em fotografias durante a administração da Maninha Morais. Socorro Acioli escreveu o livro com olhar cinematográfico. E ela me confessou que o Gláuber Filho e a Downtown Filmes já mostraram interesse.

A aparição da bailarina é conduzida com maestria, em 'flashbacks' que nos remetem aos primórdios da obra encomendada a empresa de Glasgow, MacFarlane & Co, sua inauuração no dia 17 de junho de 1907 e os personagens envolvidos.



Para a leitura de hoje participaram Vilani Moreira Barbosa, Felipe Barroso, Fátima Souza, Flora e Jorge Pieiro, Luciana Giffoni, Augusta Viguier, Sileda Franklin, Valdo Aderaldo, Paula Tesser, Fábo Lessa, Andrea Bardawil, Luiza Amorim, Fernanda Meireles, Nonato Albuquerque, José Marcos Martins, Raquel Franklin, Romulo Costa, Izabel Gurgel, Maísa Vasconcelos e Ana Márcia Diógenes (na foto abaixo).

Música. Na onda das bandas de pseudo-forró


Nada contra bandas ditas de forró. Nem contra, nem a favor, muito pelo contrário. A 'Boca a Boca', com 3 meses de estrada, andou se vangloriando na TV do enorme sucesso que faz. "Já tocamo em muitas casa de Fortaleza", diz a crooner. E no verso do carro-chefe da banda, rima Brahma com bacana e canta "vin" no lugar de vinho.

Se a loira do grupo não tem a menor noção de técnica vocal e solta a voz gasguita, como se tivesse gritando com os meninos no quintal de casa, o vocalista surpreende por saber dividir bem as músicas e o sanfoneiro tem habilidade profissional. Aliás, os integrantes gritam tanto que ao ser entrevistada, uma das componentes mandou um abraço aos berros pros pais em Quixeramobim, a ponto da Karine Mitre estranhar.

Agora, banda de forró que tem saxofone entre os instrumentos, mais parece aqueles conjuntos que os estudantes contratavam nos finais dos anos 60 para as festas de curso.

Como será que Humberto Teixeira, Zé Dantas & cia vem esses 'destroços', hein Janio?

América Latina. Levante-te, Chile!


Opinião. A tsunami de câmeras e microfones


A mídia vive de fatos. Alguns chegam a ser abordados de forma extenuante. O do casal paulista que teria lançado a criança do apartamento é exemplo concreto. Nos canais que trabalham especificamente com notícias, essa é uma questão recorrente. Um fato chega a gerar material para um dia de conversa. Como o terremoto do Chile que põe o olhar da mídia voltado para o Pacífico.

Quem estiver acompanhando o noticiário da Fox, CNN, CNNenEspañol e até na GloboNews, verifica que o grosso da programação informativa deste domingo é sobre o fenômeno ocorrido no país latino-americano. Assim como no caso do Haiti há pouco mais de um mês, as emissoras voltadas para o telejornalismo aproveitam ao máximo para preencher sua grade programacional.

Todo mundo apressou-se em enviar correspondentes para a zona do Pacífico, principalmente no Havaí, diante da ameaça de uma tsunami. Passadas 24 horas do anúncio, o alerta vermelho foi desligado e o que se viu foi uma enchente de câmeras e microfones voltadas para o mar que continuou como o seu nome.

Em seu blog, o chargista J.R.Mora aproveitou para tirar um sarro do fato que, se tivesse ocorrido, seria capaz de transformar-se numa espécie de 'big brother' da vida real.

Futebol. Fortaleza versus o do meu primo


O jogo de hoje é decisivo para o meu Fortaleza. Sou tricolor desde que aterrissei por aqui, vindo do interior para o Pici. Foi lá onde estudava na casa de um tio. Amanhecia nas domingueiras do clube e anoitecia com meus 16 anos, junto com o Teles ( por onde anda, rapaz? ) nas tertúlias que o Rolim fazia por lá.

Hoje o meu time joga contra o Guarany de Sobral. E, por coincidência, quem está à frente como técnico é um primo meu. José Sobral Neto ( o Neto Maradona ), que foi bom jogador por esse mundão aí. Chegou a jogar até na Europa.

Contudo, não é por isso que meu coração vá pendular entre um e outro. "Sou tricolor de coração..." À vitória, leão do Pici!

Poema. Ofício de jornalista e jornalismo


Ouvir a pulsação do dragão de Commodore.
Sentir o impacto do que aconteceu em Tunguska

Ver o lado escuro da lua. O lado escuro da esperança.

Passar a língua, degustar o manuscrito anônimo
da Biblioteca do Mosteiro de Monte Athos, do século XI.

Farejar o vento nuclear de Sodoma e Gomorra.
Aspirar o cheiro do medo em Auschwitz.

Copular e sentir a energia ofegante da criatura alienígena.

E então ir dizer a todos, como tudo é.
Sem remover qualquer vírgula.

Sim. Esse é o ofício do jornalismo.

(Gandica/Publicado por Enigmas PRESS)

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Rádio. Profissionais se reunem em Sobral


Começa na próxima segunda feira, 1º de março, em Sobral, o I Curso de Aperfeiçoamento em Radialismo Profissional. A professora Adísia Sá faz a palestra de abertura. Fui convidado para a de encerramento.

Organizado pelo Jander Magalhães, em consonância com a delegacia regional de Sobral do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do CE e a Prefeitura, o curso visa capacitar os profissionais do rádio no sentido de que se possa ter a dimensão exata da responsablidade do fazer rádio.
"A programação do curso abrange temas da mais alta pertinência dirigidos aos profissionais sindicalizados, como técnicas fonoaudiológicas, a comunicação com negócio e aprofundamento em questões como reforma ortográfica e processo eleitoral.

“Nossa idéia é oferecer ao profissional do rádio condições técnicas para o homem de rádio, bem como servir de aporte para o um maior profissionalismo da categoria” informa Barroso Filho, Delegado Regional de Sobral, responsável pelo projeto inédito no Ceará, que conta também como articulação e parceria do radialista Jânder Magalhães.

Para sua realização, o curso tem o apoio do Prefeito Leônidas Cristino, que também é radialista sindicalizado, através da Secretária da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Dra. Luiza Barreto, que colaborou na montagem da programação do conteúdo.

As aulas devem ocorrer entre os dias 1º/02 e 06/02/2010, sendo que no último dia, as atividades deverão acontecer no Teatro São João, com uma solenidade de entrega dos certificados.

Na oportunidade, haverá a instituição da comenda Fernando Sólon - Amigo do Rádio, onde serão homenageadas cinco personalidades com serviço prestado a radiofonia cearense."

Blogs. O link do Eliomar já está reabilitado


Muita gente reclamava da ausência do link do blog do Eliomar de Lima aqui no GENTE DE MIDIA. Até o próprio autor chegou a nos ligar perguntando o que estava havendo. Nada.

Nada contra o Eliomar, repita-se, que é querido até por quem não gosta dele [ se é que tem alguém que desgoste ]. Mas a mudança para UOL, fez com que O Povo dispensasse as cortesias de lincar outros blogs. E acabamos esquecendo de atualizar os endereços novos.

Como cada um dá o que melhor lhe aprouver, resolvemos reabilitar o site do nosso 'repórter celular' e trazê-lo de volta à nossa blogoteca. A galera não precisa agradecer.

Eliomar, depois te mando a conta...

Anúncios. Comunicação, sim; poluição, jamais


A cidade tem sofrido nos últimos dias um verdadeiro ataque de panfletos pregados em postes e outros locais, com anúncios de cartomantes. É incrível que a Seman, interessada em combater a poluição visual de Fortaleza, não tenha agido a fim de coibir esse abuso.

Uma ação providencial seria utilizar os números dos telefones divulgados pelos próprios anunciantes e exigir deles a imediata limpeza dos lugares públicos - até estátuas sofreram com a falta de respeito de quem procura se anunciar, muito embora sujando tudo.

Alerta. Sismo maior 32 vezes que o do Haiti


O terremoto no Chile foi 32 vezes maior do que o do Haiti. Conheça os detalhes do sismo

Um site com endereços onde é possível acompanhar imagens e noticiário acerca do terremoto de 8.8 graus no Chile. Clique AQUI.

Data. Sábado tem jornalista aniversariando


Hoje é aniversário da Fátima Abreu. Ela é jornalista. Coordena a FM Assembleia. Trabalhou anteriormente na Povo AM.

HQs. Batman vence Super Homem na bolsa


Há alguns posts abaixo, eu citei o caso do número 1 da revista do Super-Homem que chegou a ser vendida a 1 milhão de dólares. Pois ontem, o Batman bateu toda a força da kriptonita de Bruce Wayne. Um gibi raro datado de 1939 foi vendido a US$ 1,075 milhão.

"Um gibi de 1939 em que a figura do mascarado Batman combatendo o crime apareceu pela primeira vez foi vendido em leilão em Dallas, ontem (25), pelo valor recorde de 1,075 milhão de dólares, anunciou a Heritage Auction Galleries.

Três dias antes, um comprador pagou 1 milhão de dólares pela estreia mundial de Superman na primeira edição de seu gibi da Action Comics, mais que triplicando o recorde mundial anterior de gibis, fixado no ano passado.

Shirrel Rhoades, ex-editor e vice-presidente executivo da Marvel Comics, disse que os altos valores de venda dos gibis constituem em parte um reflexo da situação difícil da economia no momento"
. (Informação da Reuters)

Rádio. Onde fica mesmo esse estado do Piuí?


Narrador de futebol da Rádio Bandeirantes, José Silvério, trocou as bolas ao anunciar transmissão do jogo Palmeiras e Flamengo, do Piauí, válida pela Copa do Brasil. Silvério muda o lugar de onde vem o Flamengo.


A dica é do RádioBase

Diogo Mainardi. Recusada prescrição de pena


Tem jornalista sendo processado. É Diogo Mainardi. E o Superior Tribunal de Justiça negou pedido de prescrição de pena no 'habeas corpus' impetrado por Maurício Ramos Thomaz em favor do colunista da revista Veja. Curioso: o pedido foi feito por Maurício Ramos Thomas, à revelia de Mainardi, que nem o conhece.

Mainardi está sendo processado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, por supostos crimes de injúria e difamação.

A decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou Mainardi a três meses e 15 dias de detenção. De acordo com o HC, teria transcorrido o prazo de “mais que o dobro da pena aplicada, a saber, seis meses” entre a data do recebimento da queixa, no dia 11 de dezembro de 2006, e o julgamento da apelação que o condenou, 18 de agosto de 2008.

[ Com informação do Conjur ]

Censura. Blog do interior impedido de postar


E a bruxa da Censura anda mesmo à solta. Agora no interior do Ceará. O blog de Acaraú acaba de ser alvo de censura. O seu autor Jonathan Adams entrou em contato conosco pelos comentários para denunciar que está impedido de postar matérias e imagens que envolvam a administração pública de Acaraú.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Modernidade. O que você leva ao banheiro?



Charge de Aragonés/MAD

Concurso. O de jornalismo recebe inscrições


Alô galera das redações, hora de pegar material divulgado e inscrevê-lo para o Prêmio Latinoamericano Periodismo de Investigacion 2009-2010. Realizado pela Transparency International e pelo Instituto Prensa y Sociedad (Ipys), com inscrições abertas até 15 de abril.

Vale matéria com qualquer tema, publicada entre 1° de janeiro e 31 de dezembro de 2009, tanto no jornalismo impresso, televisivo, como no digital. O vencedor receberá US$15 mil, o segundo e o terceiro lugar receberão as quantias de US$10 mil e US$ 5 mil respectivamente, além de menções honrosas.

Entre os jurados, estão Marcelo Beraba (Grupo Estado e diretor da Abraji), Gustavo Gorriti (Caretas, Peru), Tina Rosenberg (New York Times, EUA), Giannina Segnini (La Nación, Costa Rica) e Gerardo Reyes (El Nuevo Herald, EUA). O concurso é financiado pelo Open Society Institute e pela Fundação Ford.

Crítica. A informalidade dos telejornais


Há algum tempo vem acontecendo algo de novo na maneira de apresentar os telejornais da Globo. Não falo do canal aberto em si, mas das emissoras a cabo. A 'Edição das 6' da GloboNews é um bom exemplo.

Leilane Neubarth está mais solta, descompromissada com o teleprompter, conversando mais com os repórteres, dando opiniões, fazendo alertas, além de sair da 'postura poste' - aquela de ficar plantado na bancada [ até isso, sumiu! ], enquanto a direção de imagem requisita o mesmo plano americano.

Agora há pouco, ela chamou a Monica Lima, a moça do tempo, e embora tivesse imagem, o link não permitiu o áudio. Leilane fez a correção com a maior naturalidade, sem aquele "desculpe a nossa falha técnica" que soa tão sem jeito dos tempos do Cid Moreira.

Essa informalidade toda das emissoras globais veio através de exemplos não só das congêneres internaconais, mas de emissoras regionais. A RBS, no Rio Grande do Sul, para citar um exemplo, faz uma programação com linguagem própria, sem ficar nada a dever ao antigo 'padrão global', que já não serve mais de regra geral - já que, afinal, inovar faz parte do jogo da comunicação. "E quem não se comunica..." já dizia um profeta que, inclusive, passou pela casa.

TV Diário. Um ano sem utilizar o satéite


Ontem, a TV Diário completou um ano que saiu do satélite, perdendo uma fatia excelente do mercado nacional em termos audiência. Isso era tão visível que a própria Globo se sentiu ameaçada e obrigou a emissora cearense a sair da concorrência, caso contrário a 'Venus Platinada' quebraria o contrato com a TV Verdes Mares.

E quem lembrou bem a data foi o blog Rastreadores de Impurezas, do Tiago Viana. É de lá, a imagem que ilustra este post.

Ídolos. Etapa cearense é agora em março


Tem alguém interessado em participar do próximo "Ídolos"? Pois se apresse; estão abertas inscrições para o reality show, versão brasileira do “American Idol”. É a Record procurando novos talentos da música nacional. A etapa de Fortaleza acontece no próximo mes de março.

A novidade é que, agora, os candidatos podem participar a partir de 16 anos, completos até o dia 20 de março. Menores, certamente, só participarão com a presença dos pais na gravação ou autorização judiciária.

As inscrições serão feitas diretamente no site do programa: www.idolos2010.com.br.

TV. Pode mudar horário de jogos noturnos


Finalmente alguém mexe nessa coisa ditatorial que é o horário de jogos de futebol à noite, obedecendo ao que a Globo quer. A Câmara de Vereadores de SP aprovou em primeiro turno, projeto de lei que proíbe a realização, na capital, de jogos que terminem após as 23h15.

Na prática, inviabiliza a transmissão das partidas pelas TVs. A proposta tem de passar por segunda votação e sanção ou veto do prefeito, Gilberto Kassab. A Globo disse, pela assessoria, que não comentaria. (Com informação da Folha de SP)

Revista. Censurada Mad com Dilma na capa


Quem disse que vivemos sem a Censura oficial? Pois ela ao que parece obrigou a revista Mad a mudar a capa da edição 23, de fevereiro. No blog da revista (mad.blogtv.uol.com.br) foram divulgadas duas capas sobre o filme "Avatar". Numa delas, a cara da ministra Dilma Rousseff foi emendada ao corpo do "Thanator", o temido predador criado por James Cameron no reino 3D de Pandora.

Segurando as rédes da criatura era "Lulavatar, o Mico do Brasil". Depois o desenho desapareceu e surgiu uma nota: "Com relação à questão da capa da edição 23 da revista "Mad", as decisões sobre a publicação das capas fazem parte de processos internos da empresa, não se tratando de qualquer tipo de censura ou veto". Os comentários ( ao lado ), não pararam de lembrar o fato.

Retirada a polêmica, permanece o traço do cartunista Guabiras, com Dilma como avatar e Lula operando uma máquina: "E se o Avatar invadisse o Brasil... o presidente Lula estaria finalizando o processo de criação do seu clone pra candidatura das próximas eleições".

Cinema. Onda de filmes sobre espiritismo


A Folha de SP, edição de hoje, destaca matéria sobre a onda de filmes sobre Espiritismo motivada pelo centenário do líder Chico Xavier. O texto é de Ana Paula Sousa.
No mercado livreiro brasileiro, fez-se o milagre da multiplicação. De acordo com a última pesquisa publicada pela CBL (Câmara Brasileira do Livro), o segmento de títulos religiosos, estimado em 50 milhões de exemplares anuais, é, em faturamento, o que mais cresce no país. Nos primeiros lugares dessa fila estão obras espíritas.

No cinema nacional, o santo é outro. Mas o milagre é o mesmo. Daniel Filho, em 2009, vendeu 5,6 milhões de ingressos com "Se Eu Fosse Você 2", que só perde em rentabilidade para a avalanche "Titanic".

E eis que os números da fé e do cinema se cruzam. Chico Xavier, o líder espiritual que psicografou mais de 400 livros e, se medido pela régua do mercado, poderia ser considerado autor best-seller, tornou-se filme pelas mãos de Daniel Filho.

Guardado a sete chaves até aqui, "Chico Xavier" dá início a sua jornada rumo ao público empurrado pela máquina da GloboFilmes e da Sony Pictures. A campanha começou na TV e, a partir da semana que vem, ocupará cinemas, outdoors, ônibus etc. O filme chegará a mais de 300 salas numa data que nada tem de "mera coincidência": 2 de abril, centenário de nascimento de Xavier e Sexta-feira da Paixão. E não é só. Outros seis filmes espíritas estão a caminho.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

TV. ABC demite e aposta em "jornalista digital"


Profissionais de jornalismo - e, atenção estudantes que estão se preparando para a função - atentem: O futuro da atividade vai exigir especialização em tudo. Que o diga a ABC News, do grupo Disney, que vai reduzir seu expediente em cerca de 25%. Sabe o que isso significa? Demissão de 300 a 400 pessoas.

A rede vai apostar suas fichas nos chamados "jornalistas digitais", profissionais que produzem, gravam e editam boa parte de seu material.

Leia matéria completa AQUI.

Futebol. Globo define regras da Copa 2010


Pronto, vai ser possível assistir a Copa do Mundo de 2010 em telões públicos, sem necessidade de pedir autorização à Globo. Foram definidas hoje, entre Globo e Fifa, as regras para a transmissão pública dos jogos.
"A exibição em telões e televisores instalados em bares, restaurantes, hóteis, shoppings, aeroportos entre outros estabelecimentos está permitida. O aval vai contra a nota divulgada em janeiro deste ano, que obrigava os donos de estabelecimento a solicitar autorização para exibir as partidas.

A emissora assume uma postura diferenciada da Copa de 2006, quando proibiu a exibição das partidas em bares e restaurantes, por exemplo. Dessa vez, a Globo exige apenas que as partidas sejam veiculadas incluindo todos os intervalos comerciais e anúncios de patrocínio.

Não será permitida a cobrança de ingressos ao público; a realização de promoções comerciais e comercializar qualquer tipo de patrocínio relacionado à exibição.

O comunicado explica ainda que a TV Bandeirantes, Band Sport e ESPN - emissoras sublicenciadas da Rede Globo para a Copa do Mundo Fifa 2010 - não poderão aprovar a realização de eventos públicos com a transmissão dos jogos".
Com informação da AdNews.

Roubolation. Paródia faz sucesso na web


A criatividade do povo brasileiro não pára. Lá na Paraíba, criou-se uma paródia ao sucesso 'Rebolation', versando sobre as falcatruas dos nossos políticos. Chama-se "roubolation" e já faz o maior sucesso no YouTube.

Pirataria. TV cubana exibe 'Avatar' ilegalmente


Cuba desbancou Hollywood. Falo da atitude da tevê de Havana que exibiu ontem um filme que ainda nem saiu de cartaz nos cinemas e que só deverá chegar à TV aberta brasileira em 2012 ou 2013. "Avatar" foi exibido esta madrugada pela Cubavisión, a TV estatal Cubana. Não só para Cuba, mas para todos os telespectadores das Américas, Europa e Ásia que captam a emissora via antenas parabólicas.


A transmissão foi ilegal, pirata, na concepção da Fox, a produtora, pois as companhias não vendem direitos de seus produtos para Cuba, por causa do embargo comercial imposto pelos EUA.

Com informações de Daniel de Castro

Polícia. Ladrões roubam carro de Fagner


E nem o cantor e compositor Fagner escapou da sanha dos ladrões em Fortaleza. Ele teve ontem seu carro assaltado no cruzamento das ruas Torres Câmara e Monsenhor Bruno. E ele estava a cinco metros do veículo.

Os ladrões levaram celular, um arquivo pertencente ao cantor com vários vídeos da década de 70.

Leiam detalhes no blog da Janga.

Revista. Capa da Focus cria revolta na Grécia


Estourou um quiprocó diplomático entre Alemanha e Grécia por causa do uso de uma imagem considerada importante para os gregos. A foto da Vênus de Milo com o dedo do meio erguido (e um braço implantado por manipulação no Photoshop) apareceu na capa da Focus e anda revoltando a diplomacia grega.

A estátua, que representa a deusa Afrodite, ilustra a capa da última edição da revista alemã "Focus", que chegou ontem às bancas do país. Ao lado da foto, a revista estampa os dizeres: "Traidores na família do euro: a Grécia está matando nossa moeda. E Portugal, Espanha e Itália?".

Mais do que a frase acusatória, a foto da deusa do amor, da beleza e da fertilidade exposta ao ridículo foi o tema de boa parte das conversas no prédio do Ministério das Relações Exteriores em Atenas.

A estátua, achada na ilha grega de Milos no século 19, é um dos maiores símbolos da arte grega antiga. Datada possivelmente do século 2 antes de Cristo, sua autoria é desconhecida. Hoje, a escultura, que perdeu os braços, está exposta no museu do Louvre, em Paris.

Curiosidade. A comida servida nos aviões


Um jornalista alemão, Till Bartels, passa a maior parte do tempo viajando de avião. Durante essas viagens ele tem se deparado com o cardápio das empresas aéreas e aproveita para fotografar a comida servida aos passageiros.

Com as imagens, ele criou um blog onde recolhe as imagens do que é oferecido a quem viaja a 9 mil metros de altura, lembrando que apenas o menu da primeira classe.

Vide Vídeo. Uma barata em pleno telejornal


E já imaginou você estar apresentando um telejornal e uma barata surgir no seu caminho? Uma apresentadora de João Pessoa TV (JPTV) passou por uma prova de fogo durante a exibição do telejornal.

A jornalista falava quando uma barata posou na sua roupa e começou a andar. Sem perder a pose, ela concluiu a leitura das notícias.

Efemérides. Hoje aniversaria Ênio Carlos


Hoje é dia de parabenizar o radialista e apresentador de TV Ênio Carlos.

Museu. O da farinha guarda embalagens


E já existe o Museu da Farinha. A ideia surgiu em 1998: Volkmar Wywiol, um industrial alemão da panificação percebeu que as embalagens de farinha de cada país traziam designs curiosos, simbólicos da cultura em que o produto era fabricado. Nasceu assim o Flour Art Museum, em Ahrensburg, na Alemanha.



Além de conhecer embalagens de todo o mundo, você pode participar enviando peças para o museu.

Fama. Kate Lyra está de volta a televisão



da coluna do Giba Um

Twitter. O ouvinte quer saber sobre Povo-CBN

.
 http://twitter.com/everton_sousa 

Filme. Rio quer indenização pelo uso do Cristo


Interessante: a Arquidiocese do Rio deu entrada na Justiça com uma ação contra a Columbia Pictures, a companhia de cinema. Reclama uma indenização pelo uso da imagem do Cristo Redentor no filme 2012.

No ano passado, uma equipe da empresa cinematográfica foi ao Rio pedir autorização para usar a imagem no filme que conta a destruição de célebres monumentos do mundo por conta do calendário asteca. A arquidiocese tinha negado a concessão da imagem; mesmo assim, o filme fez uso dela, destruindo-a.

Agora, a arquidiocese se diz indignada e quer por que quer seja indenizada pela destruição da imagem do Cristo Redentor. Uma notificação extrajudicial foi expedida contra a Columbia.

Dá pra entender, essa?

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Publicidade. Ação contra comercial de cerveja


O Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) abriu dois processos contra campanha da cerveja 'Devassa Bem Loura', lançamento do Grupo Schincariol.

Diz o texto do Conar: "O primeiro processo foi aberto por iniciativa do próprio Conar e diz respeito especificamente a uma promoção no site do produto. O Conselho não considera ético realizar ações promocionais que estimulem o consumo de bebidas alcoólicas.

Já o segundo partiu de denúncias de consumidores, que questionaram a abordagem criativa da campanha idealizada pela Mood e que traz Paris Hilton como garota-propaganda.

Esses consumidores consideraram a ação "desrespeitosa", já que, na visão deles, haveria nas peças publicitárias "excesso de apelo sensual".

Segundo o Conar, agência e anunciante já foram comunicados por e-mail, mas a entidade também envia uma notificação, via carta registrada ou sedex, às partes envolvidas.

Assim que o Conar receber o recibo de entrega dos Correios, a Mood e a Schincariol terão cinco dias úteis para apresentar defesa".

Réquiem. Por nosso companheiro Junior


O problema no blog acabou tirando a oportunidade de falar sobre um companheiro de trabalho que deixou esta dimensão ontem. Falo do editor de imagens Mendes Jr, o Junior. Um jovem profissional de bastante competência e que, em pouco tempo, galgou posições na Jangadeiro.

Conheci o Junior, aos tempos em que estive à frente da produção do 'Na Boca do Povo', o programa que Maísa [ tão bem ] comandou. De lá para cá, o Junior foi crescendo em termos de aprendizagem e chegou a ser um dos bons editores de imagem da emissora.

Há poucos dias, soubemos que ele estava adoentado e uma consulta médica nos deixou preocupados com o diagnóstico de um câncer. Antes mesmo que pudesse iniciar um tratamento, a doença agravou-se e acabou prejudicando o funcionamento de outros órgãos.

Junior deixou hoje o ambiente de trabalho em clima de saudades. Mas, crente que somos na continuidade da vida depois da vida [ terrena ], compreendemos que a Natureza tem suas leis imutáveis e Deus, sabiamente, sabe conduzir os destinos de todos nós.

Blog. Um defeito e um tempão sem postar


Só agora a postagerm do Blogspot foi acertada. Estava preocupado com o que pudesse ter acontecido ao blog. Fui ao Antino, do Blog da Janga, que fez uma avaliação técnica e descobriu ser o problema da própria empresa.

Blogspot. Problemas na edição de textos

Blog. Problemas na edição dos posts

TV. Jornalista lançará livro sobre Cid Moreira

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Twitter. Até o Dalai Lama já anda tuitando


Sabe quem é o mais novo integrante do Twitter? Sua reverendíssima o Dalai Lama, o monge do Tibet. Já são 10 posts que ele editou no endereço http://twitter.com/DalaiLama. E incrível: mais de 46 mil seguidores.

Já havia acontecido de surgir o nome dele nas redes sociais, mas tudo 'fake'. Agora o próprio fundador do Twitter, Evan Williams, fez questão de publicar mensagem na qual diz que ele próprio ensinou ao mestre do budismo tibetano a utilizar o microblogging.

Redes Sociais. A Coréia 'engaiola' o Twitter


Li no Liberdade Digital: "A Comissão Nacional de Eleições da Coreia do Sul decidiu na última sexta-feira controlar e restringir as redes sociais – com ênfase ao twitter – durante as campanhas eleitores daquele país. Segundo a proibição, a ferramenta de mensagens de até 140 caracteres não pode ser usada seis meses antes do início das eleições.

A atitude foi considerada rígida por parte da opinião pública sul-coreana. Já a entidade usa um argumento frágil e nada convincente de que a diferença social entre os candidatos provocaria o uso ou não de outros artifícios de rede.

Segundo pesquisa da CIA World Factbook, a Coreia do Sul tem 49 milhões de habitantes e 71% da população tem acesso a internet."

Editorial. Os que vendem o rádio e não sabem


Não sei se os departamentos de marketing das emissoras de rádio (se é que existem!) tem noção da importância de certos horários na grade programacional delas. Falo do esporte. Ele é elo para alavancar audiências em outros horários. Mas pelo que tenho visto, não há grandes investimentos em termos de propaganda para os programas esportivos. Eles vivem do esforço de suas equipes.

Estou falando disso, pelo que tenho notado mais recentemente a partir de quando o programa esportivo do Sérgio Ponte foi lincado ao Grande Jornal Povo-CBN. A participação do torcedor é enorme. E não é preciso estimulá=lo; ela se faz, naturalmente.

Depois que foi acrescido o 'Toque Esportivo' na grade da manhã da Povo, eu tenho testemunhado a variedade de público que se identifica com o rádio AM. Na rua, nos locais onde dou palestras ou por telefone e e-mails, pessoas que nunca foram ouvintes da programação comum de uma rádio, chegam e me param para dizer que passaram a ouvir o meu programa antes mesmo da 'página esportiva'.

E fico aqui matutando: por que não trabalhar esse público para arregimentá-lo ao AM. A renovação da audiência se faz nessas ocasiões. E o que vejo as equipes esportivas reclamarem é que falta até incentivos para o trabalho de cobertura deles.

É lamentável que, certos departamentos técnico-administrativos, existam bastante descartados do conteúdo maior que é o rádio. E o estúdio, é o centro de difusão de tudo de uma emissora. Custa crer que em algumas emissoras - falo de exemplos do passado -, vendedores de horários não sabiam nem o que é que Nonato Albuquerque fazia numa estação de rádio. E eram eles que vendiam o horário.

HQs. Uma revista vale 1 milhão de dólares


Você pagaria 1 milhão de dólares por uma revista de quadrinhos? Claro que não, até por um motivo bem simples: você não deve ter essa grana toda. E se acha que não tem quem cobre esse preço por uma simples HQ, engana-se. A primeira que trouxe a figura do Super Homem está custando exatamente isso. E olha que ao ser lançada em junho de 1938, ela custou apenas 10 centavos de dólar. Veja a edição completa

A história "Revolution in San Monte" foi escrita por Jerry Siegel e desenhada por Joe Shuster. No Brasil, foi publicada nas revistas Almanaque Nostalgia e Origens dos Heróis número 1, publicadas pela editora Ebal.

Foi a primeira aparição do Super Homem. Há uma pequena apresentação do personagem antes da história principal, onde há o curioso detalhe de que ele foi criado em um orfanato (diferente do que sabemos hoje em dia).

E POR FALAR NISSO

Você conhece o BAIÃO ILUSTRADO?

Redes Sociais. Twitter vira programa de tv


Quem disse que Twitter não dá dinheiro? Que o diga o tuiteiro Justin Halpern, "Shit My Dad Says" ("Besteiras que meu pai diz") está em vias de se transformar em um programa de TV nos Estados Unidos.

Li no Terra: O roteiro é de Patrick Schumacker e terá William Shatner, o famoso Capitão Kirk de 'Star Trek' e também, pelo advogado Danny Crane em 'Justiça sem limites', como o "pai que diz besteiras", conforme informações do site tech blorge.

O site Mashable pontua que a escolha do ator para o papel do pai foi bastante acertada, dado o potencial de Shatner para a comédia.

O futuro seriado deve ser exibido pela rede de TV CBS, mas até o momento não existe previsão de estreia.

Direito Autoral. O que custa citar uma fonte?


Na verdade, a fonte da notícia é da POVO-CBN.

Som. Whitney Houston ontem e hoje


Midia. Quem tem mais prestígio nesse meio


Fui descobrir no Meio&Mensagem como anda o índice de prestígio de marcas dos meios de comunicação e Internet. Em outras palavras: os veículos mais admirados.

JORNAIS:
O Estado de S. Paulo, IPM 71
Folha de SP, IPM 69
Valor Econômico, IPM 54
Globo, IPM 51

REVISTAS:
pela ordem: Veja, Exame, Época, Carta Capital

TV ABERTA:
pela ordem: Globo, Record, Cultura, Band.

INTERNET:
pela ordem: Google, UOL, Terra, Globo

TV POR ASSINATURA:
pela ordem: Globo News, GNT, Discovery, Sport

RÁDIO:
pela ordem: CBN, Eldorado, Jovem Pan, Band News.

Rádio. Resposta ao profissional Tom Barros


De nada, Tom.

Internet. Uso das redes em ano de eleições



Alguém tem alguma dúvida?

Jornais. Cai circulação dos maiores do BR


Para quem se liga em números do jornalismo brasileiro, post do Meio & Mensagem indica que caiu 6,9% a circulação somada dos 20 maiores jornais diários brasileiros em 2009. Onze títulos viram seus números encolherem durante 2009.

Os dois que mais caíram foram os do Grupo O Dia, do Rio de Janeiro: O Dia (-31,7%) e Meia Hora (-19,8%). Também tiveram quedas Diário de S. Paulo (-18,6%), Jornal da Tarde (-17,6%), Extra (-13,7%), O Estado de S. Paulo (-13,5%), Diário Gaúcho (-12%), O Globo (-8,6%), Folha de S. Paulo (-5%), Super Notícia (-4,5) e Estado de Minas (-2%).

A liderança continua com a Folha de S. Paulo (média diária incluindo domingo, de 295 mil exemplares), seguida por Super Notícia (289 mil), O Globo (257 mil) e Extra (248 mil). Em quinto lugar está O Estado de S. Paulo (213 mil), à frente do Meia Hora (186 mil) e dos gaúchos Zero Hora (183 mil), Correio do Povo (155 mil) e Diário Gaúcho (147 mil). O top 10 se completa com o Lance (125 mil).

Apenas seis conseguiram melhorar seus desempenhos de acordo com dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC). São eles: Daqui (31%), Expresso da Informação (15,7%), Lance (10%), Correio Braziliense (6,7%), Agora São Paulo (4,8%) e Zero Hora (2%). Mantiveram-se estáveis: Correio do Povo, A Tribuna e Valor Econômico, que encerraram o ano passado com circulações bem próximas às do fechamento de 2008.

(Informação da Meio&Mensagem)

Time. A revista lista o vício dos famosos



No site da Time é possível acompanhar a lista dos famosos nomes e seu envolvimento com as drogas: alcool, maconha, heroína e anfetaminas. Clique AQUI.

TV. Pânico invade BBB e Globo vai processar


Deu no Agora: "A Globo vai reforçar a segurança do Projac, no Rio, e estuda entrar na Justiça contra a Rede TV! , que exibiu sem autorização cenas de bastidores do "BBB 10" no "Pânico na TV", anteontem.

As imagens foram captadas na eliminação de Tessália, no dia 2. O personagem De Lari, do quadro "O Impostor", esteve na plateia do reality e gravou as cenas com uma câmera escondida. Nas imagens, flagrou Pedro Bial cantando para o público.

De Lari estava na torcida de Tessália. Assim como o produtor do humorístico, Higor Corrêa, que é amigo da ex-"sister". Ambos tinham autorização da família da publicitária para ir ao "BBB". Procurada, a Rede TV! não quis comentar.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Livros.Beata ressurge em busca de um lugar


Uma 'bailarina fantasma' e 'uma mulher sem túmulo'. Esses são personagens que retiram a poeira do tempo e ressurgem, pelo menos nas prateleiras, cobrando reconhecimento dos atuais passantes da Terra.

O livro da Socorro Acioly sai em março. Mas já agora dia 26, o Armazém da Cultura lança a obra de Nilze Costa e Silva, "A Mulher Sem Túmulo", abordando a vida da beata Mocinha, protagonista dos milagres de Juazeiro.

"Com uma linguagem marcada pela precisão e concisão, características da boa literatura, a autora desenha cenários, apresentando personagens reais e fictícios (Padre Cícero, aqui coadjuvante), ao desfiar o fio da trama ao leitor.

A figura da beata deixa teses e ensaios sócio-historiográficos, conduzida pelas mãos hábeis da escritora que lhe refaz a jornada, desde a sacrificada infância aos acontecimentos que culminariam no famoso milagre."

Lançamento dia 26.2.2010 (sexta-feira)
Local: Armazém da Cultura
Rua: Jorge da Rocha, 154, Aldeota
Hora: 19h30min

Amodio. E eis que surge outra mãe de Florent


Ontem o 'Domingo Espetacular', da Record, trouxe a história completa de Floent Amodio, o sobralense que foi doado ainda pequeno e hoje faz sucesso nas Olimpiadas de Vancouver, representando a França. O programa mostrou a mãe e a família do garoto. Acontece que outra mãe está reivindicando a maternidade para Florent. Quem nos deu a dica foi o jornalista Haroldo Holanda, via TV Caiçara, de Sobral.

TV. Rui Lima mostra Cabo Verde hoje


E o jornalista Rui Lima, que apresenta o Grande Debate da TV Povo, lança hoje matéria especial feita em Cabo Verde.

Não tenho maiores informações. [ Aliás, um mal das emissoras de TV e rádio que não utilizam as mídias alternativas para informar sobre seus programas, à exceção da TV Cidade ].

Twitter. A estranha galera de verde limão


Esse tem sido o 'post' mais retuitado hoje pelos cearenses. Interroga sobre grupos de jovens vestidos de verde limão, pedindo dinheiro nos sinais em nome de um grupo de dança.

E eu pergunto: quem são eles?

Rádio. Políticos que usam horário do Tom


O competente Tom Barros externou, agora há pouco, seu pensamento em relação aos políticos que, vez em quando, procuram o horário do seu comentário para tirar proveito pessoal. "Eu sei que muitos vem aqui para fazer palanque político e eu não sou bobo não", confessou Tom ao microfone da Verdinha.

Na verdade, há muitos políticos que procuram ser entrevistados no 'horário do Tom', considerado o melhor momento do programa Paulo Oliveira, em termos de audiência e conteúdo, a fim de tirar dividendos políticos. Eu próprio já havia feito essa avaliação em conversa com colegas e achava que ninguém da rádio houvesse suspeitado para isso.

Mostrando a pertinência de quem está sempre atento aos que buscam marketing pessoal, Tom Barros expôs claramente seu pensamento e chegou a alertar: "Se querem fazer palanque, procurem outro horário". Ele ainda considerou que até mesmo o ouvinte não é bobo e já percebeu o intuito politiqueiro.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Audiência. Silvio suplanta Record e RedeTV


00h10 Globo 27.3; SBT 7.08; RedeTV!2.9; Record 1.8;
23h46 Globo 23.9; SBT 9.06; Record 6.4; RedeTV! 3.1.
23h43 Globo 25.2; SBT 9.09; Record 7.8; RedeTV! 2.3.
23h36 Globo 22.1; SBT 11.4; Record 9.2; RedeTV! 3.8.
23h33 Globo 22.5; SBT 11.6; Record 9.4; Band....3.4.
23h32 Globo 23.3; SBT 11.2; Record 9.1; RedeTV! 3.2.
23h30 Globo 23.6; SBT 11.1; Record 8.6; RedeTV! 3.6.
23h27 Globo 23.4; SBT 11.2; Record 8.9; RedeTV! 3.5.
23h24 Globo 22.8; SBT 11.8; Record 9.7; RedeTV! 3.9.

Comerciais. Outras caras no anúncio do BB


Não sei se vai mudar, mas até aqui os comerciais do Banco do Brasil destinados à Copa do Mundo, fazem uso dos jogadores de volley. E pensar que a Copa é de futebol.

O que eu sei é que eu gostei.

Blogs. Claustro Fobias é a dica da semana


Se você se cansou de ler os mesmos blogs [ inclusive, este aqui ] e está procurando respirar ares novos, o GENTE DE MÍDIA volta a dar dicas sobre diários que valem a pena ser lidos. O 'Claustro Fobias' é um desses. É um blog de humor, de Portugal e não vou gastar muito 'lero' aqui não; deixo-lhes uma foto que estimula qualquer um a clicar AQUI e dar uma visitada lá.

Pãnico na TV. Impostor invade o Big Brother


E o Impostor, do Pânico, entrou na edição ao vivo de terça feira passada do Big Brother Brasil 10.

A matéria do programa da RedeTV!, com a missão cumprida do Dalari, foi tão aplaudida que parecia final de Copa do Mundo.

Flagra. Poluição Zero. Que placa é essa?


Foi na avenida Dom Manuel que eu flagrei essa moto com placa mais curiosa: Poluição Zero. Não soube atinar a que se deva. Uma pessoa chegou a me dizer que deve ser um veículo em teste com algum combustível não poluente. Sinceramente, fiquei intrigado.

Mídia. 'Time' avalia execuções de viciados


A revista Time, desta semana, traz matéria a respeito da criminalidade no México e o combate ao tráfico de drogas. A reportagem de Ioan Grillo, "How Mexico's Drug War May Become Its Iraq" - mais ou menos "Como a guerra às drogas pode tornar o México num Iraque" - , assinala o número exagerado de execuções feitas por militares associando-as à dívida por drogas. "Trabalhamos usando a força para a segurança do povo", diz um porta-voz do governo.

Mas enquanto se vangloriam desses resultados, um coro de vozes se levanta e reclama que a abordagem militar não está dando resultados. Esquerdistas e grupos de direitos humanos criticam o papel central do Exército e da polícia paramilitar, desde que o presidente Felipe Calderón assumiu o cargo em 2006 e ordenou que 50.000 soldados fossem para as ruas combater as gangues de drogas.

A guerra aos traficantes, no entanto, acabou punindo até inocentes com execuções sumárias. E surgem críticas até dos membros do Partido Conservador da Ação Nacional, o partido do governo, junto às de lobbies empresariais regionais e da Igreja Católica Romana.

A maioria dos setores critica a violência implacável que é aplicada contra as gangues, que só tem piorado a insegurança, assim como milhares de traficantes presos que são extraditados para os EUA.

No total foram mais de 16.000 assassinatos que parecem estar relacionados ao tráfico de drogas desde que Calderón começou a repressão, sendo o mês de janeiro passado o mais sangrento.

Céticos dizem agora que os soldados estão inflamando ainda mais as gangues com os assassinatos em vez de diminuí-las. "Segurança não é diretamente ou principalmente relacionado com a capacidade de usar a força, o número de policiais, o grau de militarização ou a aquisição de armas", disse o representante da Conferência dos bispos mexicanos.

"Com o passar do tempo, a participação das Forças Armadas na luta contra o crime organizado provocou foi ainda maior insegurança na população", diz uma outra importante fonte na matéria da Time.

Jornalismo. CV o que faz uma teclada errada



O pessoal de O DIA entra hoje no língua ferina da semana. É que ao teclar a chamada da matéria da Lilia Cabral, o redator acabou trocando o C pelo V e você viu só o erro que acabou convertendo.

Crime. O caso do bandido-herói dos EUA



O 'Domingo Espetacular', da TV Record, mostra agora uma matéria sobre Colton Harris-Morre, o chamado criminoso herói. Fui buscar mais informações e dei de cara com esse texto do José Freitas. Ele o compara ao bandido Jesse James.

"Nos EUA comparam-no a Huckleberry Finn ou a Robin Hood. Prefiro vê-lo como apenas como um criminoso jovem, embora com estilo, e não como um justiceiro que rouba aos malvados ricos e entrega aos pobres ou uma simples vítima órfã de um pai cruel.

Leia no BLOG ANTENA PARANÓICA

Números. O domingo após a hora de verão


A Globo perdia às 19h11 para o Domingo Espetacular da Record. Faustão conversava com integrantes do chato BBB10 e o SBT, em terceiro, tinha Silvio Santos. O Esporte da Band garantia o quarto lugar.

19h11 - Rec 14 / Glo 13 / SBT 9 / Band 3

Mas às 19h30min a coisa mudou: 19h30 - Glo 17 / Rec 13,5 / SBT 8

O curioso, segundo Fabrício Falchetti é que na soma geral, "O SBT [está] mto bem hj. Até o momento é vice-lider na média-dia".

Gente. Robério Lessa já perdeu 72 quilos


Notícias de gente que a gente gosta: Robério Lessa. Ele está em processo de redução do estômago e me passou e-mail para contar que ontem foi ao hospital César Cals, onde foi passou pelas últimas etapas para a cirurgia.

"Falta somente umas sessões de fisioterapia e pronto. Acredito que o 'pior' já passou", conta o bom Robério que saiu dos 242 para os 170 quilos.

A torcida nossa pelo bem estar do grande Robério, que a gente sabe que tem alma tão 'gigante' quanto o físico. E que gostamos dele do jeito que ele é... ou ficar, depois da redução.

Teste. Comercial testa o bom observador


Nem tudo aquilo que se vê é aquilo que é verdade. Um comercial feito para chamar atenção dos bons observadores faz sucesso na Internet. Para melhor compreensão está legendado em espanhol (não conseguimos a versão portuguesa), mas atende aos objetivos. Tente descobrir as falhas antes mesmo que o 'sherlock holmes' da história dê a sua (dele) versão.

Música. "Besame Mucho" completa 70 anos


Uma das músicas mais gravadas/executadas ainda é o bolero "Besame Mucho". Ela está completando 70 anos. Escrita pela compositora Consuelo Velázquez, quando tinha 24 anos, e como ela mesma confessou quando nem tinha ainda beijado ninguém.

A música foi inspirada na ária 'Quejas, (A Maja y el Ruiseñor) da ópera 'Goyescas' de Enrique Granados. A sua popularidade nos EUA cresceu porque a canção foi associada com as mulheres que esperavam os maridos de volta da II Guerra.

São tantas as versões e uma das poucas conhecidas é a dos Beatles, ano de 1969, interpretada no estúdio da Apple e publicada no documental "Let it be".



E POR FALAR NISSO


Moda. Você daria emprego a essa modelo?


Acreditem: esta modelo não consegue trabalho porque está 'gorda'. Agora o mais incrível: ela só pesa 47 quilos. Falo da canadense Coco Rocha, 21 anos, 1.78m e 47 quilos de peso. Por causa desse peso, ela se converteu numa das mulheres que sofrem o 'lado obscuro' da passarela, pois com esse peso não consegue trabalho. Você daria uma chance a ela?

Alguém poderia dizer que a falta de experiência seria o melho critério para avaliar a carreira de alguém assim, mas ela tem estrada. Foi modelo de firmas como Chanel e outras. O problema é que exigem que ela emagreça mais. Isso lembra o caso da empresa Ralph Lauren que teve que emagrecer digitalmente uma modelo e a despediu por estar "acima do peso".

Redes. Quem usa mais: Homem ou Mulher?


Vamos lembrar o tempo do Chacrinha: quem usa mais as redes sociais, o homem ou a mulher? A resposta segundo pesquisa recente é de que o Facebook é 8% mais usado pelas mulheres do que pelos homens. O mesmo acontece no caso do MySpace, no qual as mulheres usam 5% mais que os homens.

Em relação ao Twitter, há empate com 10% para ambos os gêneros. O YouTube inclina a balança para o lado masculino, marcando diferença notável de uso frente às mulheres - 8%. A pesquisa relacionou um universo de pessoas nos EUA, entre 18 e 65 anos.


Fonte

Esportes. Ex-jogador do Ceará está na UTI


Li no blog do Wilson Gomes que o meio-campista Thiago Leitão está na UTI em La Paz. Causa: traumatismo craniano sofrido na sexta ao sofrer um choque na cabeça, durante jogo entre o The Strongest (seu time) e a equipe do Unión Maestranza, da segunda divisão boliviana.

Dentre os clubes brasileiros que fizeram parte do currículo de Thiago, Ponte Preta e Ceará são os de maior destaque.

TV. 'Bora Viajar" estreia salvo pelo gongo


Início da madrugada, quem acessasse o Twitter se deparava com 'posts' de preocupação do Patriolino Ribeiro Neto, da TV Cidade, relacionado ao programa 'Bora Viajar!' que estreia neste domingo, às 11h20min. Tudo porque, na hora de edição, ocorreu algum problema e ele descarregava as baterias em cima da equipe.


Hoje pela manhã, a confirmação de que tudo foi solucionado e o programa foi salvo pelo gongo. Os fãs do Pat não perdem por esperar suas aventuras nesse novo programa.

sábado, 20 de fevereiro de 2010


A revista Seleções, Reader's Digest , está promovendo o concurso "O Aprendiz de Escritor", na verdade o primeiro 'reality' de uma publicação que se tem notícia.

Os concorrentes vão participar de "um reality diferente: confinados nas páginas da revista, dez aspirantes a escritor vão tentar mostrar habilidade com as palavras e vencer uma disputa literária! Você pode ser um deles!

Em vez das provas de sorte e resistência física dos realities convencionais, O APRENDIZ DE ESCRITOR desafia seus participantes a escrever textos para conquistar o voto dos leitores! A cada mês, três serão eliminados, até que, finalmente, conheceremos o grande vencedor, que ganhará um notebook para dar continuidade à sua criação literária!"

O concorrente vai enviar o primeiro parágrafo, de até 8 linhas, para o e-mail oaprendiz@selecoes.com.br ou por carta para o endereço:

Revista Seleções
Departamento Editorial
O Aprendiz de Escritor
Rua do Carmo, 43 / 10º andar
CEP 20011-020 - Rio de Janeiro – RJ


Os dez aprendizes selecionados ganharão exemplares de livros de Seleções. Para os três finalistas, o prêmio é um iPhone! E o grande vencedor ganha um notebook.

Música. A 1ª de cada dia 20 de fevereiro


Que música era sucesso no dia de hoje no ano tal? A essa pergunta já é possível respondê-la virtualmente, através do site da Billboard - The #1 Song On This Date In History (A música nº 1 do dia em qiue você nasceu) - listando as músicas ''top of the line' a cada ano. Resolvemos listar as que faziam sucesso no rádio no dia 20 fevereiro de cada década, além de citar a do ano passado.

1960 - Theme from 'A Summer Place' - Percy Faith 
1970 - Thank You
(Falettin Me Be Mice Elf Agin)/ Everybody Is a Star
- Sly & The Family Stone
1980 - Crazy Little Thing Called Love - Queen
1990 - Opposites Attract  - Paula Abdul with The Wild Pair
2000 - Thank God I Found You - Mariah Carey featuring Joe  
2009 - Crack a Bottle Eminem, Dr. Dre & 50 Cent

Colunas. Giba e as formas de se lucrar