Translate

domingo, 31 de janeiro de 2010

Audiência. E como se portam os 'reality-shows'


Colunas. O Abidoral contou hoje uma incrível


Audiência. Record bate a Globo no domingo

E a Globo perdeu na noite deste domingo para a Record com o seu 'Domingo Espetacular'.


E o SBT bate a Record em seguida


Interessante é que terminando o Domingo Espetacular, a Record tem público retraído e com o programa do Gugu perde para o do Silvio Santos. A audiência às 21:12 era a seguinte:

Globo 23.9 - SBT 9.5 - Record 9.0 - RedeTV! 3.3 - Band 3.1

A audiência das 21h35min
:


Semana. Mona Lisa era o próprio Da Vinci?


Entre as notícias curiosas da semana que passou, essa de abrir a tumba de Leonardo da Vinci ganha disparado. Cientistas querem encontrar o crânio do artista genial, fazer a reconstrução e compará-lo ao retrato da Mona lisa. Há quem diga que a pintura é o auto-retrato do pintor vestido de mulher.

E você deve estar pensando "o levaria da Vinci a se pintar vestido de mulher? A razão é de que ele seria homossexual e se encantava por esses mistérios. Essa teoria é de Lillian Schwartz, uma 'expert' norte-americana em Da Vinci que está convencida de que a Mona Lisa não é senão o próprio Leonardo.

Morto com a idade de 67 años, Leonardo foi enterrado na capela de Saint Hubert no castelo real de Amboise, na França, para onde seus restos foram transladados em 1874 procedentes da igreja destruída durante a Revolução Francesa.

Mídia. O jornal que 'matou' dom Evaristo Arns



Postei lá no blog da Janga, a história dos erros que, diariamente, ocorrem na imprensa escrita.

Um dos mais recentes foi cometido pelo espanhol El Pais ao anunciar a morte de dona Zilda Arns, citou ser ela irmã do "falecido" cardeal Paulo Evaristo Arns.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Audiência. Os números dos 'reality-shows"


E para o Janes Souza que reclamou que o GENTE DE MÍDIA nunca mais divulgou os números da audiência, olha só o ibope dos dois 'reality-shows' que estão em cartaz neste momento.

A Globo, com seu BBB 10, atinge 21 pontos, enquanto a Record contabiliza 12 com o momento em que as duas duplas restantes da Fazenda disputam o quadrado. A última meia hora registrou os seguintes números:

23h00 - Globo 21 | Record 12 | SBT 6
22h25 - Gobo 27 | Record 7 | SBT 5 | Band e RedeTV! 3


Resultado da noite de sábado:

01h00 - Glo 16 / SBT 4 / Rec 4 / Band 3
0h42 - Glo 15 / Rec 5 / SBT 5 / Band 2,5 / RTV 1 / MTV 1
0h25 - Glo 15 / Rec 7 / SBT 4 / Band 3
23h43 - Glo 17,5 / Rec 10 / SBT 5 / Band 3
23h11 - Glo 24 / Rec 9 / SBT 5,5 / Band 3
19h41 - Glo 16 / Rec 9 / Band 4 / SBT 3 / Gazeta 1 / RTV 1 / Cultura 1 / Rede Vida 1
19h35 - Glo 15 / Rec 8,5 / Band 3 / SBT 3 / Gazeta 2 -
19h26 - Glo 15 / Rec 9 / Band 3 / Gazeta 2 / SBT 2 / RTV 1

Vide Vídeo: Tropa de Elite baixa no futebol



Visto no Kibeloco

Blog. O Antena Paranóica continua... vivo!



Tem gente que me pergunta se o blog ANTENA PARANÓICA surtou de vez e acabou sumindo. Nan-nan nanim na-NÃO!... Ele continua vivo e ativo. Mudou apenas o endereço. Agora é http://www.blogantenaparanoica.blogger.com.br/index.html.

Hoje, por exemplo, eu postei uma dica de astronomia para chamar também a atenção do internauta sobre outro blog que eu gosto de ler: o da Janga.

Tecnologia. Saiba como se fabrica um CD


TV. Danielly Portela sai de férias do CETV


E a Danielly Portela, que compõe a bancada do CE TV da Verdes Mares, entra de férias. Merecidas, diga-se de passagem. Trabalhou bem.

Só volta em março.

Verdes Mares. Uma bela festa com boas lições

Foto: VMDivulgação

Uma multidão celebrou o aniversário da TV Verdes Mares. 40 anos. Foi no aterro da praia. A de Iracema. Ao sair do trabalho na Povo-CBN, passei pelo local. Vi o mar de gente próximo ao Atlântico. Bela festa encabeçada pelo carisma do padre Marcelo Rossi.

Duas lições importantes da festa: ao convidar cantores como Waldonys, Dorgival Dantas, Italo e Renno, Fábio Carneirinho, Rafaele Cavalcante, Chico Pessoa e outros, a emissora deu uma resposta às instituições governamentais que promovem eventos e trazem cantores de fora e que nem estão no circuito de sucesso. Investimento na prata de casa. Show de bola.

A outra lição é de que mais e mais as emissoras filiadas ao longo deste país precisam brigar [ e essa é a expressão correta ] por mais espaços locais na grade de programação. A resposta do povo ao convite da Verdes Mares demonstra essa evidência. O povo quer se ver mais e mais no 'espelho mágico' mais próximo de sua realidade.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Twitter. 75 milhões de usuários e algo incrível


O Twitter veio para ficar. Já são 75 milhões de usuários em todo o mundo. O mais incrível é que 40 por cento deles nunca enviou um só 'tweet'.

Novo estudo do RJMetrics revela que o Twitter terminou o ano de 2009 com essa soma fabulosa de 75 lhões de usuários, o que significa que foram criadas uma média de 6,2 milhões de contas mensalmente. Duas ou tres por segundo.

Os que fizeram o estudo chegaram também a conclusão de que 40% das pessoas nunca digitaram nenhuma linha dos 140 caracteres necessários para transmitir mensagens.

80% desses usuários envíam menos de 10 tweets por mês. 25% não tem 'followers' (seguidores).

Como será o futuro ninguém sabe. Se compararmos com os blogs, o Twitter tem avançado muito mais rápido do que esses, por conta da informação em tempo real e, principalmente, porque agora as empresas começam a dar-lhes maior importância.

Lista telefônica. Um fóssil vivo da atualidade


Achei muito interessante a citação feita pelo blogueiro Miguel Esquirol Ríos, lá de La Paz, ao indicar a lista telefônica como um 'fóssil vivo' que existe na pós-modernidade ao lado dos computadores e das redes mundiais, das conexões wifi e dos celulares.

Hoje em dia quase não se vê mais empresas registrando endereços e números telefônicos residenciais e se alguma lista comercial ainda existe, eu juro que nunca mais vi.

A primeira lista telefônica que se tem notícia era constituída de uma única página com exatos 50 números. Chegou-se ao ponto de cidades disporem de listas que pesavam mais de dois quilos de papel de qualidade nem sempre de primeira, com a letra bem pequenininha e dificil de se ler.

No YellowPagesGoesGreen, por exemplo, fica-se sabendo que só nos EUA são editadas, por ano, 540 milhões de páginas amarelas.

Rádio. O dedo do midas Tertuliano Siqueira


O mito de Midas, para quem não se lembra, é a história do rei que tudo que tocava virava ouro. A gente poderia atualizá-lo e dizer que há pessoas que tem faro para descobrir talentos e basta o toque delas para auxilia na realização de sonhos.

Esse leriado todinho aí em riba é para falar do 'midas' Tertuliano Siqueira, jornalista e radialista de primeira, citado de passagem agora há pouco na Verdes Mares nos comentários do Tom Barros.

Ao falar de promessas do rádio que estão se concretizando, Tom lembrou o dedo de Tertuliano Siqueira que apontou o Caio (parece que ele assina com um K) César lá de Aracati e que hoje faz sucesso como narrador esportivo.

Tertuliano é f...orte!
E POR FALAR NISSO

1 - Paulo Roberto: "Bote f...orte nisso ! Quem sabe,sabe,basta "botar o olho",para saber se o cara é bom ou não.A própria Rádio O Povo,dos áureos tempos,é testemunha dos talentos que ali foram revelados,alguns brilhando Brasil a fora.Naquela época,Terto estava lá".

2 - Marilena Lima: "Eu não tenho palavras para descrever, com justiça, a competência deste Gigante do Jornalismo do Ceará e do Brasil que, de tão inteligente, acaba não tendo espaço na nossa mídia.
Imagino ainda um programa de Tv dirigido por Tertuliano Peter Siqueira, e, se pudesse ter também Nonato Albuquerque, como nos tempos da AM DO POVO, eu mergulharia de cabeça sem medo de ser infeliz."

TV Social. Canal aceita projetos de programa


Coluna Outro Canal: O (canal) Futura vai convocar universidades e entidades do terceiro setor para mandar projetos televisivos que poderão virar programas do canal.

Dois deles (um produzido por organizações sociais, outro por acadêmicas) receberão R$30 mil cada um. As inscrições vão até 9/4 no www.futura.org.br.

Política. Gafe revela apadrinhamento de TV


E a mesma política de benesses praticada ao longo dos anos no Brasil, em matéria de concessão de rádio e tv, continua ativa no governo Lula. A Folha conta o caso recente do Rio Grande do Sul.

"A Fundação Núcleo Cultural Bento Gonçalvense, do Rio Grande do Sul, obteve, no início do mês, uma concessão de TV educativa em Bento Gonçalves, com apadrinhamento do deputado federal gaúcho Mendes Ribeiro Filho, do PMDB, colega de partido do ministro das Comunicações, Hélio Costa.

"A ação do parlamentar foi revelada por erro da burocracia do Ministério das Comunicações. Em vez de digitar, no sistema para consulta on-line do andamento dos processos, o nome da fundação como beneficiária da TV, os técnicos registraram o nome do deputado."

Comerciais. A Sky comunica-se muito bem


Criativos os 'spots' - comerciais do rádio - da Sky.

Valorizados, principalmente, pelo humor.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Marketing. Anunciar sem ajuda de agência




Uma empresa online permite ajuda pequenos empresários que não podem usar os meios de uma agência de propaganda para desenvolver seu produto a um baixíssimo custo. Tomei conhecimento da sua existência pelo programa 'ContraPonto', do canal 14 da tv por assinatura.

Coordenado por Luiz Santos, o 'Cresça e Apareça' é na verdade um guia prático de marketing e comunicação e atende especificamente aqueles micro e pequenos empresários que, hoje em deia, representam cerca de 23% do total das vendas só do comércio e de serviços.

Efemérides. Zé Rosa Filho e a idade do lobo


E quem diria que aquele menininho que ia com o pai [ mestre Rosa ] para a redação de O Povo e ficava quietinho ali sentado na entrada do laboratório fotográfico, olhando o pessoal e ouvindo o ritmo das máquinas, rapidinho chegasse aos 40 anos. Pois é, o nosso Zé Rosa Filho vai atingir a idade do lobo e promove festona.

O bagüaguá vai ser domingo no Pirata e ele me convidou mas como o Marcos André Borges sabe, eu estarei fora. Viajante. Mas fica o registro pro Zé beber o que tem direito e comer menos que está muito gordo...

Censura. A voz silenciada dos servidores


Eu tenho mais de 40 anos de atividade profissional no meio de rádio, tv e jornal. Passei pela época da ditadura de 64, onde líamos noticiário no rádio sob o olhar e a revisão da Censura. Só podíamos dizer 'aquilo' que era do interesse dos militares. Depois, o País se livrou dessa miséria. Passamos a respirar mais aliviados. Hoje, contudo, registra-se alguns pontos de restrição à liberdade de expressão.

Dou como exemplo, o caso funcionários das áreas de Educação e da Saude do município que não podem falar com a imprensa sobre os problemas enfrentados por eles para o bom desempenho de suas atividades. Todo jornalista sabe que ninguém tem acesso ao interior do IJF. E na área educacional, idem.

O colégio Herondina Lima Cavalcante, na Vila Velha - considerado modelo pelos critérios da administração Luiziane -, está há uma semana sem aulas. Tudo por conta de um problema de queda de energia. É preciso a compra de um transformador. O pedido já tem mais de um ano.

Mais de 2 mil alunos estão sem aulas e - atentem! - professores não podem falar sobre isso, sob risco de sofrerem retaliações.

Show. O dos humoristas 'Alimente um Sorriso'


Será lançado hoje o projeto 'Alimente um Sorriso', às 18h30min no Theatro José de Alencar com um show de humor reunindo humoristas cearenses Papudim, Alex Nogueira e Ery Soares, participantes do quadro 'Quem chega lá' do Domingão do Faustão em 2008.

O ingresso é um livro novo ou usado em bom estado que serão doados a internos de presídios, instituições que tratam dependentes químicos, asilos e creches.

Maiores informações através do link abaixo ou pelos números 8879.4037 ou 9645.4689 falar com Bené Barbosa ( Papudim ).

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

NOTAS SOLTAS


1. Morre atriz que viveu papel de médium no cinema norte-americano. Quem era ela? Saiba AQUI.

2. O diretor de cinema George Lucas está trabalhando projeto novo. Um musical em 3D. O sistema veio pra ficar.

3. Nos programas esportivos de amanhã, haja nervos para suportar críticos do Renê Simões que, mais uma vez, ficou devendo uma boa apresentação do Ceará.

BBB. Adivinhe quem não vai ficar pro jantar?


Pra jantar o 1,5 milhão do prêmio do Big Brother Brasil? Dou um palpite: anotem o nome de Michel. Aquele louro da turma dos Ligados.

Ele [ é o próximo a entrar na ] dança.

Já, já...

Futebol. CE pega um time com amor à camisa


O Ceará está perdendo de 3 a zero para o Boa Viagem!... O time do interior demonstra jogar pelo amor às camisas. O Ceará, nervoso, intranquilo, parece um timeco do interior - ou perdão, o interior está bombando em cima de quem se pensava fosse grande.

Será que o Simões volta dessa viagem má?

Atriz. Famosa faz cirurgia para retirar câncer


Uma atriz muito querida, pelos realizadores e pelo público, enfrenta um drama pessoal. Leia AQUI.

Assessores 2. Do que mais se gosta neles


....da simpatia da Eugênia Nogueira.
(segundo Veronica Prado)
... da simplicidade da Simone Nunes
... do jogo de cintura (de quem, de quem?)

Livros. Reunião para o encontro de Brasília


E no que deu a reunião preparat´loria à Pré-Conferência Setorial do Livro de Brasília? Pelo que li no site do MinCult, foi um sucesso. nela, educadores, livreiros, contadores de estórias, escritores, editores e gestores da cultura de todos os estados nordestinos discutiram assuntos relacionados ao tema ao mesmo tempo que elegeram os representantes para o encontro de Brasília.

"Em Fortaleza, Mileide Flores foi eleita delegada representando a cadeia produtiva e Francílio Dourado, como suplente. Já na cadeia criativa, Almir Mota ficou como delegado e Luiza Helena Amorim na suplência. Para a Cadeia Mediadora, Kelsen Bravos da Silva foi eleito delegado e Silvia Maria de Paiva suplente."
E POR FALAR NISSO

Luiza Helena Amorim escreveu: Nonato, a Assembleia foi ótima, bastante produtiva. É sempre bom acompanhar o andamento das políticas públicas, fazer uma avaliação do que está sendo feito. E ainda mais poder sugerir, modificar alguns pontos, ajudar a construir essas políticas, lutar para que elas se institucionalizem, e não descartadas de um governo para outro.
Bom mesmo é verificar a ampliação do orçamento para a área da cultura nos últimos anos. Vemos por exemplo, projetos importantes como os Agentes de Leitura, Pontos de Cultura, Modernização das Bibliotecas.
Muita coisa está sendo feita nessa área, claro que ainda há muito a ser feito. O debate para a II Conferência Nacional de Cutura está posto, embora a participação do público ainda seja pequena. Senti falta da cobertura da imprensa.
No entanto, o mais importante foi feito: a avaliação do Plano Nacional do Livro e Leitura e a elaboraçao de propostas.
Quem quiser ter acesso ao documento elaborado, ele está disponível no Blog do Fórum de Literatura do Estado do Ceará:
www.forumdeliteraturace.wordpress.com
Luiza Helena Amorim
Fórum de Literatura do Estado do Ceará
27 de janeiro de 2010 20:47

Novidades. Jogos da copa em 3D e o iPad


A ESPN acaba de anunciar que terá um canal exclusivo em 3D nas transmissões da Copa do Mundo da África.


E, neste momento, o mundo da alta tecnologia norte-americana acompanha o lançamento do Tablet da Apple, o iPad, novidade que deve figurar no sonho de consumo de muita gente no futuro próximo. SAIBA DETALHES DO LANÇAMENTO CLICANDO AQUI.

Jason Calacanis, co-fundador do Weblogs Inc. diz que o Apple iPad "é o dispositivo mais incrível que eu já vi". Olha só quantas novidades:

¹ Tem display OLED, sintetizador integrado, possui duas câmeras (uma na traseira e ougtra na frente), dispensa o mouse, é compatível com teclado Apple sem fios, identificação de impressão digital, até 5 perfís de até por família, além de conectividade wireless via 3G e Wi-Fi.

² Na seção de jogos, o Wi-Fi pode ser usado para conectar com outros Tablet e jogar em rede e em primeira pessoa. Saída de vídeo para entrar em contato com um monitor externo.

³ O sistema operacional é uma versão do iPhone OS capazes de ejetar vários aplicativos simultaneamente. É ótimo para ler o jornal. A autonomia é muito boa em termos de leitura de livros eletrônicos, mas diminui para 2-3 horas com o Wi-Fi ou um vídeogame.

Seu preço começa em $599 dólares, mas haverá dois modelos 699 e $ 799 para a memória maior e muito mais.

Música. Cantor Leonardo visita Fortaleza


Ao sair da TV Jangadeiro hoje à tarde, recebo bilhete do cantor e compositor Leonardo Sullivan. Ele foi lá com o Eugênio Stone num horário em que eu não estava.

Leonardo é uma grande figura da música popular, que já gravou vários discos e tem sucessos seus nas vozes de muita gente famosa. "Aparências" que Marcio Greyck gravou, por exemplo, é dele.

Leonardo é irmão de Michael Sullivan, com quem divide parceria em muitas composições. Abraço, irmão.

TV. Novos recursos para o telejornalismo


Você já deve ter notado matérias que exigem a criatividadxe dos setores de pós-produção em certos telejornais. Principalmente, quando há necessidade dos recursos de uma simulação. Pois um exemplo de como a coisa anda evoluída vem de Hong Kong.

O "NMA", um programa de notícias de Taiwan, surpreendeu ao mundo com sua recriação em 3D do acidente sofrido por Tiger Woods. O vídeo abaixo mostra os efeitos encontrados para explicar a notícia.

Pré-Carnaval. E o Sanatório Geral vai passar


O recado é do jornalista Danilo Almeida Patrício e fala do bloco 'Sanatório Geral' [ lembra o da música do Chico Buarque? ]:
"Caro Nonato, peguei seu e-mail no perfil do Blog. Sou seu ouvinte sempre quando posso (aliás, choveu. e voce é profeta mesmo).

Participo do bloco 'Sanatório Geral', que começa domingo e vai ate o carnaval. Nosso CD tá gravado e deve estar pronto (com caixa e encarte) na sexta. Pensei se teria interesse, para espaços como o Sala de Conversa, onde sempre colocam música. Nesse ou até o carnaval.

Uma das músicas é a 'Fortaleza Aquática'. Encaminho letra da mesma abaixo. Caso ache mais interessante, fazemos contato direto com a producao, a Meirillenne ou a Leticia. Um dia, há muito tempo, ja fui estagiário da primeira. Ainda nos tempos de Aguanambi. Mas isso são outras estórias. O CD conta com 13 musicas. Segue a letra mencionada - Abraço, Danilo".

FORTALEZA AQUÁTICA
Danilo Patrício/Artur Costa

Refrão
Tibum, Tibum, Tibum, Tibum/
Que grande idéia Fortaleza virar água (repete)

Passeando de avião com minha sogra/
Tomei banho de aquário na Europa/
Dei cangapé, tainha mortal/
Voltei pra casa com uma idéia genial/
Se o sertão vai virar mar eu não sei/
Mas Fortaleza um açude virará

Refrão

Dentro d`água tudo é solução/
Não tem buraco, quegra-mola ou contra mão
E nessa onda a gente nada e não faz nada
A idéia é doce, mas a conta é salgada

Refrão

Tucunaré, cará-tilápia vai entrar
Bodó, mussum e cangati vai caber lá
Só não vai caber traíra
Só não vai caber traíra

Aos doidos tudim dessa cidade: o carnaval do ano 2mil&desanormal chega sanatorizando pelas ruas do Benfica. Pra entrar no clima, o Sanatório Geral faz também dois domingos de prévia. E dá uma forcinha com seu concurso de fantasias pra encher as ruas do Benfica com uma ruma de doido colorido, mascarado, maquiado, emperiquitado. Tem prêmio todo dia.

Sanatorize no pré:
31/01 – de 10h às 14h30
07/02 – de 10h às 14h30
Sanatorize no durante:
14/02 – de 16h às 22h
16/02 – de 16h às 22h

Sempre saindo da Rua Paulino Nogueira, ao lado do bar do Manel, entre as duas praças do bairro. Horários no fuso do Benfica.
Venda de CDs do Sanatório no local.
Tá doido pra saber mais? Ligue pro Danilo do Bolo: 8830-5208.

Rádio. Esporte alerta diretor de futebol


Toda vez que ouço algum comentarista esportivo dizendo no ar para diretor de clube abrir os olhos - "olha, a mão que afaga é a mesma que apedreja" -, só me vem à mente uma coisa. "Teu sonho de fazer carreira política pode dar com os burros nágua. Te cuida!"

Sou eu que vivo pensando coisas ou eles que pensam que eu não sei o que eles pensam?

Filme. "Lula, o filho" já vai ser exibido na TV


E a colunista Laura Matos conta que o 'Canal Brasil será o primeiro da TV paga a exibir "Lula, o Filho do Brasil". A previsão é de que vá ao ar em janeiro de 2011, após as eleições.

Para arrematar os direitos do longa, além de um valor não informado, o canal combinou a divulgação em vários veículos e levará ao ar uma série com 13 episódios sobre a produção do filme para "esquentar" a estreia na TV.

Jornal. Airton Monte de frente ao seu espelho



Meu querido Airton Monte, médico, cronista, poeta, boêmio, humano, etc e eteceters mais, escreve hoje uma crônica para ele próprio. Uma conversa solitária, como quando a gente se sente integral e pleno, que coloca à mente à disposição de si mesmo e remexe no fundo de si, o sumo de sua própria essência. Vale a pena ir lá na página de O Povo e se magnificar com "Crônica para Airton Monte". Um trecho:

Pensa que é só você que ouve um piano solitário dentro do mar? Sabe aquela hora infinitamente deserta e amara em que você se apaixona por alguém que você nem conhece o nome?

Vem uma vontade de comer pipocas, de beber caldo de cana, de ir ao zoológico cantar canções francesas e tudo isso e mais aquilo como fazer um poema e descortinar da sua janela a imensidão do mundo e pensar que ele é pequeno para o seu desejo e a culpa nem é sua se o mundo sempre foi menor que seu menor poema e esse tal de amor espalhado pela cidade como uma doença contagiosa e você não precisa disso tudo nunca mais. E aí você descobre a origem original da sua dor e reveste a lama do sofrimento com o aveludado das palavras.

Marketing. De repente, não mais q de repente


... aparece um comercial daquele grupo farmacêutico dizendo que "a Justiça liberou" e, por isso, ela está remarcando remédios em até 30, 50 e 60 por cento.

E não foi ela mesma que entrou com ação contra a sua concorrente paulista?

Entregou os pontos?

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Livros. 50 coisas (aparentemente) perigosas


Lembra quando algum apresentador da TV diante de um número perigoso adverte: 'crianças, não tentem fazer isso em casa'? Pois uma editora americana lançou um livro que contraria tudo isso e pode acabar virando dor-de-cabeça para muitos pais. Falo de "Fifty Dangerous Things (You Should Let Your Children Do)" (50 coisas perigosas que deverias deixar que teus filhos façam), de autoria de Gever Tulley.

Entre as coisas do título estão brincar com fogo, furar os dedos com super cola, chupar uma pilha de 9V, martelar pregos, ferver água, escalar e andar por cima do telhado, lançar dardos, aprender a dirigir, usar um estilingue para escalar uma árvore.

O livro está à venda pela Internet em sua edição em inglês, ao preço de 23.35 dólares - e não tarda lançarem a versão em português.

Será que algum pai terá a coragem de dar de presente um livro desses aos seus filhos?

TV. Mudanças na grade local da Janga


Mudanças na Jangadeiro. Hoje teve a estreia do 'Giro das Ruas', às 7 horas, com apresentação de Katiúzia Rios e edição de Jéssica Costa. O 'Ceará Notícias' vem em seguida às 7h30min, apresentado por Ana Flávia Bezerra e editado por Glayco Sales. Fechando as manhãs, o humor crítico na 'Rádio Encrenca' com Augusto Bonequeiro.

Às tardes também têm novidades: A 'Panelada da Babalu' ficará no ar às segundas, quartas e sextas. O 'Quixô da Francilene', com o humoristas Luiz Antonio (Aurineide Camurupim) será exibido às terças, quintas e sábados.

E no 'Jornal Jangadeiro', a partir desta semana, haverá uma série de reportagens especiais a cada 15 dias. E os núcleos de Política e Economia também produzirão matérias especiais para as semanas que não tiverem séries.

Nomes. Jornalista morre após lipoaspiração


Tirania da magreza deve ter levado à morte a jornalista Lanusse Martins, de 27 anos. Ela morreu no início da tarde desta segunda-feira (25), em uma clínica particular, em Brasília, após uma cirurgia de lipoaspiração, segundo leio no portal G1.

Lanusse era repórter na TV Justiça e em 2009 também trabalhou na TV Globo de Brasília. Na segunda-feira pela manhã ela deu entrada em uma clínica na Asa Sul, área nobre da capital, para fazer uma lipoescultura.

Médicos da clínica não quiseram dar entrevista. Mesmo assim, um deles disse que Lanusse teve uma embolia pulmonar após a cirurgia. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para autópsia. O sepultamento será em Brasília.

Assessores. Do que mais se gosta neles


Do desembaraço do Mauro Costa
Da lhaneza do Wellington Nunes
Da eficiência do André Borges
Da leveza da Dalviane Pires
Do relacionamento da Gilda Barroso
Da capacidade de Silvia Góes
Da bonomia de Angélica Martins
Da fé do Paulo Ernesto Serpa
Do humanismo de Carmen Inês
Da felicidade do Kiko-Bloc Boris
Da atenção do assessor da AMC (cadê o nome?)
(Henrique Silvestre, me diz a Letícia)
Da competência da Lena Ximenes
Do 'far-play' da Sabrina Lima
Da solicitude Marcos Costa (assessor da PM)


aceitamos colaborações

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

TV. A Record investe em Sansão e Dalila


E a Record, heim? Vai produzir duas minisséries bíblicas em 2010. A primeira será 'A História de Ester', mas o foco maior é para com a segunda, cujo tema é de fazer inveja ao velho Cecil D. de Mille, se ele estivesse ainda por cá. Será a minissérie "Sansão e Dalila". É sim, a mesma história que levou Victor Mature, em 1949, à fama.

O colunista Daniel Castro, que já foi da Folha e agora é contratado pelo portal R7, é quem deu a notícia em seu blog. Sansão e Dalila terá dez capítulos.

"A emissora ainda planeja uma terceira minissérie bíblica, a ser gravada no final do ano, para exibição em 2011. Segundo Hiran Silveira, diretor de teledramaturgia, todas as produções terão “enfoque romântico”.

Rádio. Radialistas empoleirados no estádio


Essa interdição dos estádios da capital está deixando nervosas as equipes que transmitem futebol. Ontem, em Horizonte, titulares de uma emissora tiveram que se sujeitar a ficar empoleirados em cima da laje do estádio para transmitir aos ouvintes o jogo do Ceará.

Tudo isso, segundo estamos informados, por falta de uma linha. Em outras palavras: puro amadorismo.

Cinema. Brasileiro filmará vida de Janis Joplin


Quem contou foi Ricardo Feltrin: Fernando Meirelles recebeu convite para filmar Janis Joplin.

Está dando as fichas, o nosso Meireles.

Cinema. Sai lista dos 10 maiores fracassos


Está na Folha de hoje: "Um grande elenco pode ser sinônimo de outro superlativo: um grande fracasso. É essa a ironia expressa no ranking dos maiores insucessos da história recente da cinematografia elaborado pela revista "Forbes".

No topo do lista de malogros está "A Grande Ilusão", de Steven Zaillian. O filme tem no elenco estrelas como Sean Penn, Kate Winslet, Jude Law e Anthony Hopkins. Ainda assim, deixou de recuperar 84% dos custos de produção com sua fraca bilheteria. Gastou US$ 55 milhões, arrecadou US$ 9 milhões.

Em segundo lugar está "The Express - A História de Ernie Davis", de Gary Fleder, com Dennis Quaid: gastou US$ 40 milhões contra US$ 10 milhões de sua bilheteria.
"Stay - Entre a Vida e a Morte", com Ewan McGregor e Naomi Watts, vem em terceiro lugar. A lista traz ainda "Invasores", com Nicole Kidman, e "Grindhouse", de Quentin Tarantino."

Fico me coçando é pra saber quais os fracassos do cinema nacional.

TV. De pajaracas a catirobas, tudo se nivela


Aos poucos, a televisão cearense passa a copiar o fenômeno Pajaraca, codinome do radialista Jurandir Mitoso que transportou para a tv o universo irreverente do programa que comanda no rádio há mais de quatro décadas. O irreal, a mundiça, a molecagem, o duplo sentido - temas que nivelam o seu show, estão sendo imitados em profusão nos horários de outras emissoras.

O que dizer do programa Ênio Carlos, aos domingos, que em passado recente fez uso de pautas do Silvio Santos, Gugu Liberato, Eliane e companhia, e nos últimos tempos passa a maior parte de seu horário entregue a externas com tipos bizarros e irreverentes?

No seu show há um verdadeiro circo [ estou me coçando pra escrever 'de horrores' ] onde desfilam anões, deficientes físicos, gagos, mulheres obesas, vesgos, desdentados, analfabetos, além de revelar o lado oposto dos concursos de beleza elegendo as mais feias de Fortaleza, as catirobas.

Todo esse fenômeno, aliás, tem muito a ver com o humor escrachado do 'Pânico' da turma da Jovem Pan, ao colocar nas praias do Brasil a dupla Ceará e Vesgo captando o incomum de um país que jamais teria chance de mostrar sua cara na telinha da vênus platinada e que se satisfaz em refletir uma realidade que não foge à regra. Razão tinha era o velho guerreiro Abelardo Barbosa.
FALANDO NISSO

1. Tertuliano Siqueira disse: Aprovadissimo, Albuquerque. Comentário muito lúcido. Talento é uma coisa que assusta aos diretores das emissoras de tv. Daí, tome as porcarias dominicais."
2.Paulo Roberto, de Horizonte: "Valeu, Nonato. Valeu, Tertuliano."

domingo, 24 de janeiro de 2010

Web. YouTube coloca a mão em nosso bolso


Tem novidades na web: a partir desta semana, o YouTube adentra no terreno do conteúdo pago. O maior buscador da Internet segue a tendência dos meios tradicionais e coloca a mãos no bolso do internauta.

Primeiro foi o magnata dos meios Rupert Murdoch anunciando que não haveria mais conteúdo grátis para os buscadores, depois que o New York Times anunciou que vai começar a cobrar dos usuários pelo acesso aos artigos.

O pontapé inicial do YoutTube vai ser a associação com diretores e o Festival de Cinema de Sundance passando a cobrar cinco dólares pela edição de cada filme produzido nos anos 2009 e 2010.

Qual será o próximo passo?

Música. O fim da banda de rock Scorpions


Vai deixar saudades. É o que se pode dizer da banda Skorpions que, neste domingo, anunciou o fim de carreira. O grupo, conhecido por seu hit dos anos de 1990 'Wind of Change', disse em seu site que "nós concordamos que chegamos ao fim da estrada".

Ela disse que encerraria sua carreira com um álbum final – Sting in the Tail – a ser lançado em março, e uma turnê que vai começar na Alemanha em maio e vai atravessar o mundo "por mais uns anos". A banda ressalta, no entanto, que "ainda possui a mesma paixão pela música que sempre teve" e que considera seu álbum final um dos "melhores já gravados".

O guitarrista Rudolf Schenker fundou a banda em Hannover, em 1965. O cantor Klaus Meine se juntou a ela alguns anos depois. Ambos agora estão com 61 anos.

Em sua passagem pelo Brasil = estiveram no Rock in Rio e se apresentaram em várias capitais - cantaram sucessos brasileiros como 'Aquarela do Brasil' e 'Ave Maria no Morro' de Herivelto Martins.



Personalidade. Uma crônica homenageia Hebe


E o Hermés Galvão escreve crônica homenageando o mito Hebe Camargo. Aproveito para transcrevê-la aqui em homenagem a dona Hebe que, desde os primódios da tv no Brasil, tem marcado com sua presença. Logo de início ele lembra que os paulistanos comemoram os 456 da cidade e a melhora de saúde da apresentadora, que tem tudo a ver com a terra da garoa.


"Há um ano exatamente, em uma entrevista sobre a comemoração de seus 80 anos que estavam por vir, Hebe Camargo fez uma declaração inesquecível, nos momentos finais da conversa: “O problema de fazer 80 anos é que o tempo vai diminuindo à nossa frente, pode se esgotar de repente. Não tenho medo da morte, mas vou sentir uma peninha morrer”. Antes disso, ninguém jamais concebeu a hipótese de perdê-la para o inevitável. E há três semanas, quando desabou a notícia de seu câncer, um tumor disseminado pelo peritônio, a tal membrana que envolve os órgãos abdominais, todos nós caímos na real e percebemos que, sim, Hebe é de carne e osso, frágil como uma senhora octogenária, e não um avatar de quase ficção científica que veio ao mundo em versão fantasia."

Para ler MAIS

FALANDO NISSO


Vocês viram dona Hebe no Fantástico? Onde e quando a emissora global já fez matéria naquele programa com alguém da concorrência durante aquele tempão? Dona Hebe é poderosa!...

Perguntas & Respostas. Por que será mesmo?


Por que as emissoras de TV paga têm intervalos comerciais... pagos?

sábado, 23 de janeiro de 2010

Cinema. Morre a atriz britânica Jean Simons


A britânica Jean Simmons, indicada ao Oscar de Melhor Atriz pela atuação em "Tempo para amar, tempo para esquecer" (1969), morreu hoje, 23, aos 80 anos em sua casa na cidade americana de Santa Mônica, na Califórnia.

Protagonista de títulos como "Eles e elas" (1955) e "Spartacus" (1960), Simmons sofria de câncer de pulmão, segundo sua agente, Judy Page, citada pelo jornal "Los Angeles Times".

Simmons, ganhadora de dois Globos de Ouro e um prêmio Emmy pela atuação na série dos anos 80 "Os pássaros feridos", teve como último filme da carreira "De encontro com o amor", de 2009.

Segundo o "LA Times", a atriz chamou a atenção de um caça-talentos em uma aula de balé com apenas 14 anos. Ela participou de sete filmes antes de estourar em "Grandes Esperanças", adaptação do romance de Charles Dickens.

Ela foi indicada ao Oscar pela primeira vez em 1949, para o prêmio de Atriz Coadjuvante, em "Hamlet". Em 1970, foi apontada para concorrer a Melhor Atriz no papel da esposa alcoólatra em "Tempo para amar, tempo para esquecer". (DComércio)

Publicidade e Propaganda. Uma criação genial


Audiovisual. Inscrições para a Pré-Conferência


Leio no Twitter o diretor de cinema Glauber Paiva Filho ('Bezerra de Menezes') dizer que a Pré-Conferência Setorial do Audiovisual abre inscrições a participantes 1ª Convocatória do Fundo Ibermedia 2010.

Vou buscar mais detalhes.

Internet. 10 senhas que nunca se deve usar




A BBC World propõe as 10 senhas que nunca o internauta deve usar na Internet.

"Parece incrível que as pessoas em pleno 2010 colocam tão pouca atenção às senhas que se usam para as várias ferramentas que utilizam na Internet. O famoso 'password' 12345 já está batido demais. Acontece que as pessoas são muito descuidados com um tema central de sua segurança pessoal, constantemente colocando seus dados e privacidade em perigo.

Em um estudo recente feito pela empresa de segurança informática Imperva, feita através da análise de 32 milhões de senhas que haviam sido expostas depois de ter sido cortadas, o Rockyou.com site identificou as dez senhas mais vulneráveis e usadas repetidamente o que poderia significar um risco de segurança para os usuários. Embora o estudo tenha sido realizado principalmente em um site em inglês, não pense que as coisas são muito diferentes em nosso idioma.

As 10 senhas mais usadas são:

123456
12345
123456789
senha
iloveyou
princesa
RockYou (nome do site)
1234567
12345678
abc123

O objetivo foi identificar as senhas que são repetidas várias vezes por usuários diferentes, para criar uma lista de teclas que você deve evitar no uso de redes sociais, sites de comércio eletrônico, e-mail e outros.

Para o diretor técnico da Imperva, Amichai Shulman, "nós todos precisamos compreender o que envolve a combinação de senhas fracas ou senhas fortes no mundo de hoje de máquinas cyber: com o mínimo esforço, um hacker pode acessar uma nova conta a cada segundo, ou 1.000 contas a cada 17 minutos."

Haiti. Um show beneficente para as vítimas


Assisti o Hope for Haiti Now. Figuras importantes do showbizz norte-americano estão presentes em favor das vítimas do Haiti.

Doações e informações no site Haiti Urgente.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Avatar. Parábola sobre a Ameríndia perdida


Acabo de chegar de Pandora. Digo, "Avatar". Uma parábola de James Cameron sobre a descontrução feita pelo poder destrutivo do colonizador junto as sociedades primitivas e que se afigura hoje na literatura em diversos registros.



Tudo lembra a historicidade da América colonizada. Para ser mais direto, da Ameríndia que Colombo sentenciou ao extermínio, passando pelas civilizações maia e azteca, até os povos do litoral do sul afugentados para o centro do continente pelos invasores em busca do ouro e outras riquezas.

No filme de Cameron, o personagem principal Jake, incorpora literalmente o mito do povo de Pan (Pandora), numa ligação muito curiosa com as raças do deus Tupã [ já uma derivação de Pan ] e mitifica o direito dos nativos de elegerem seu próprio destino.

A lenda de 'Avatar' repassa em nossa mente obrigatoriamente outras similares que se reportam a chegada dos seres do mar (os seres do ar, no filme) ilustradas por autores famosos como Alencar ao descrever o encontro do guerreiro branco com Iracema.

O filme, também, nos remete a outros registros como os invasores do povo inca infernizando com o fogo dos canhões a vida de todos. E, sem querer, eu me lembro do aventureiro Hans Standen no início da colonização brasileira.

Ao celebrar a identificação do povo com a Natureza e os animais e sagrar o culto aos mortos numa completa sintonia com as duas dimensões da Vida, Cameron e sua equipe reciclam a própria história humana.

Aliás, o cinema americano parece desculpar-se do tratamento dado por ele aos chamados selvagens em várias produções, além de evidenciar o mea-culpa do povo às intervenções em países como Vietnã e Coreia.

Avatar abre um leque de reflexões, a ponto de uma pessoa mais atenta nem se importar tanto com a questão do 3D que, diante de uma história bem contada, funciona como simples protagonista para realçar ainda mais o brilho dos efeitos hollywoodianos.

Revista. Metrô do Cariri é destaque na Seleções


A secção 'Foto-Desafio' da edição de janeiro da revista Seleções (Reader´s Digest), traz uma foto de um metrô e indaga se o leitor consegue decifrar a qual estado pertence o transporte.

Fiquei feliz em saber que o trem [ bem vistoso, por sinal ] pertence ao Ceará. O texto, contudo, me chamou atenção para um dado curioso: "O metrô do Cariri, projeto da empresa Bom Sinal, que serve às cidades de Juazeiro do Norte a Crato no Ceará. Antes não tinha estações onde parar. Agora são nove."

Quer dizer que inauguraram sem que as estações estivessem prontas?!!!

Projeto. O bongô reciclado da galera de Jeri


Post para agradecer. E o agradecimento vai para o Henrique Vieira Costa Lima. Ele é o diretor presidente da Cagece. Pois sabem o que a sua empresa nos enviou? Um objeto do trabalho feito pelos artesãos lá de Jericoacoara.

Gente, um bongô, fruto do projeto Reciclocidades, todo ele feito de madeira, pinos e garrafa pet, com perfeita afinação. Trabalho incrível que a gente agradece.

Para aprender a tocar vou pedir ajuda ao Jô.

Profissionais. Por onde anda o Loy Filho?


Dou sequência a minha sessão 'Cadê Willy', agora indagando sobre Loy Filho. Voz grave e marcante dos tempos da FM do Povo (hoje, FM Mix), o Loy iniciou uma brilhante carreira como DJ aos tempos em que essa figura era ainda apenas ensaio no rádio cearense.

Nele, a empresária Carmen Lúcia Dummar colocou todas as fichas, apostando que seria um dos mais primorosos profissionais do grupo. E (cor)respondeu afirmativamente. Depois, foi trabalhar em outros prefixos - a última informação é de que estava na 93 do Will - e sua voz hoje se faz ouvir mais em chamadas de rádio e TV.

É dele a voz que abre o programa da Carla Soraya (Tarde Livre, na TV Diário) e o Barra Pesada, na TV Jangadeiro.

TV. Rodrigo Vargas deixa a Tv União


Recebo e-mail do meu caro Rodrigo Vargas, que considero uma das agradáveis surpresas da tv cearense nos últimos tempos, falando sobre o seu desligamento da TV União. Ele, que marcou o horário do 'Da Hora', certamente fará falta a um compromisso com programa de conteúdo que ia dos assuntos de alto nivel aos mais populares. Uma perda para a TV União.
Olá Nonato!

Estou te escrevendo por que sei que me acompanha por conta dos elogios honrosos que recebo vindos de sua parte. Portanto me senti responsável por escrever anunciando minha saída da Tv União. Me desliguei no último dia 04. Não houve constrangimento de nenhuma parte. Tanto a empresa quanto eu sabíamos que era o momento certo. Foram 7 anos de muito trabalho. Fui o primeiro apresentador da Tv ao lado de meus colegas do Da Hora, primeira versão. Fui o primeiro a fazer ao vivo, a apresentar o debate com candidatos a prefeito, a cobrir um show internacional e o último de minha geração a sair. Devo muito a Tv União e sei que fizemos história. Pretendo apenas continuar minha carreira como sempre fiz, respeitando, aprendendo e fazendo. Tenho novidades para fevereiro.

Grande abraço e obrigado pelo respeito. Sábado, estarei sendo entrevistado por Ricardo Guilherme no programa Diálogo da TVC.

Rádio. O império da ditadura Vargas persiste


'A Voz do Brasil' é um dos poucos - senão, o último - remanescentes do período Vargas. Foi implementado para fazer política, propaganda do governo Getúlio e atravessou todo esse tempo obrigando as emissoras de rádio a reproduzirem-no sem direito a eleger um outro horário - a não ser quando em casos específicos.

Rádio. E se um dia ele deixasse de existir...


· Não teríamos outro veículo de comunicação tão próximo para nos ajudar.
· Não conseguiríamos informação tão rápida.
· Não conseguiríamos informação tão fácil.
· Não teríamos outro meio para comunicar com as comunidades mais distantes.
· Teríamos dificuldades para nos manter informados no caso de falta de luz.
· Teríamos problemas de deslocamento na falta de informações do trânsito.
· Não saberíamos o que vai acontecer na nossa novela.
· Teríamos que comprar um jornal para saber a previsão dos astros.
· Teríamos que consultar a internet para saber da previsão do tempo.
· Teríamos que ligar a TV para saber das promoções das lojas.
· Teríamos que ler um livro para exercitar nossa imaginação.
· Não conseguiríamos mandar um recado para um familiar que não tem telefone.
· Não teríamos como ajudar uma família que precisa de uma cesta básica.
· Seria mais difícil recuperar um documento perdido.
· Teríamos dificuldades para arranjar uma namorada sem poder fazer um oferecimento musical.
· Seria mais difícil arranjar emprego.
· Seria mais difícil trabalhar com silêncio.
· Seria complicado resolver pequenos problemas do dia-a-dia sem uma simpatia passada no rádio.
· Que graça teria um jogo de futebol sem a vibração do locutor esportivo?
· Ficaria mais difícil ganhar um CD.
· Como saberíamos dos lançamentos musicais?
· Como saberíamos que determinado cantor vem fazer show na minha cidade?
· Precisaríamos contratar um DJ para os encontros com amigos, um churrasco, o namoro no carro.
· Como receberíamos informações presos no trânsito?
· Quem nos informaria a hora certa?
· Quem nos informaria a temperatura da nossa cidade?
· Quem vai contar piadas para gente?
· Quem vai testar nosso conhecimento?
· Quem vai nos dar conselhos sentimentais?
· Quem vai fazer companhia para os enfermos, porteiros e motoristas?
· Quem vai fazer a gente sonhar?

Visto no Rádio Base

Celebridades. Que notícias me dão de TT?


Bateu uma saudade hoje do Tarcísio Tavares. O fantástico homem de publicidade e que dava o ar de sua graça em programas de tv como o Sábado Alegre na Diário, sumiu do mapa. Soube que teve problemas de saude, mas depois não se falou mais.

Por onde anda TT? Que notícias me dão de você?

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ibope. O 'Barra' é o primeiro na audiência


Primeiro, a informação me transmitida pela Katiuzia sobre a liderança do programa; agora, o 'post' do Jangadeiroonline confirmando. E a satisfação de toda a equipe pelo sucesso de um trabalho sério. É o 'Barra'.


Cinema. 'Avatar' vai ter versão pornográfica


Era só o que faltava: a indústria do pornô norte-americano não perde a oportunidade de tirar proveito de produções de sucesso para fazer suas paródias. Agora em relação ao êxito do diretor James Cameron, 'Avatar'. Ele terá sua versão pornográfica.

Os chamados 'big-shots' da Hustler, produtora especializada em pornôs, garante que, "This Ain't Avatar XXX" (Isto Não é Avatar XXX), não será um Avatar qualquer mas uma paródia soft, bem distante dos seus tradicionais filmes, o que não deve ser verdade. Trata-se, provavelmente, de mais uma estratégia para se ganhar dinheiro à custa de um projeto ambicioso e que deu certo.

Tv. Katiuzia Rios estreia o 'Giro das Ruas'


E a jornalista Katiuzia Rios será a comandante do telejornal "Giro das Ruas", na TV Jangadeiro. A estreia será na próxima terça feira.

A emissora do grupo Jangadeiro resolve aproveitar o potencial de Katiuzia como apresentadora, preenchendo o horário antes ocupado pela reprise do 'Barra Pesada' das 7 às 7h30min.

Humor. O sexo segundo as canetas bic



Fifa. Cadastro para exibir os jogos pela tv


Está no O Dia: "Donos de bares e restaurantes interessados em lucrar com a exibição de jogos do Brasil na Copa têm de se acertar com a Fifa. Pedir autorização para mostrar partidas não é novidade, mas este ano a Fifa decidiu centralizar o processo. Antes, a TV Globo recebia os pedidos. Desrespeitar a todo-poderosa do futebol pode dar até processo na Justiça.

A federação detém o direito de cobrar pela exibição e até de negá-la a estabelecimentos que tenham “patrocinadores incompatíveis” com seus parceiros. Quem não obtiver o aval da entidade corre o risco de ser ‘dedurado’ pela concorrência. Até escolas e hospitais têm de se cadastrar.

O pedido deve ser feito no site www.fifa.com/worldcup/organisation/publicviewing/index.html. As informações estão em inglês. O sistema indicará um endereço de e-mail da TV Globo, ao qual o pedido terá de ser repassado caso a Fifa aprove a solicitação."

Rádio. Brando e Elvis Presley num só corpo


O rádio cearense tem profissional cujo nome de batismo homenageia dois nomes do cinema. Falo de Elvis Marlon, que atua na Verdes Mares e que é o regra 3 do radialista Paulo Oliveira. Os pais deles deram esse nome por serem fãs tanto do ator de "O Poderoso Chefão 1" quanto do 'rei do rock'.

O apelido Dumbo foi acrescido por conta do peso adquirido ao longo dos anos.

Política. Nome de Wagner Montes causa medo


E quem diria que, políticos consagrados na carreira, pudessem se assustar diante da candidatura de um apresentador de TV. Pois o governador Sérgio Cabral (PMDB) e o ex-governador Anthony Garotinho (PR) temem a candidatura ao governo de Wagner Montes (PDT), apresentador da TV Record.

Montes foi eleito deputado estadual em 2006 com 111.802 votos, mas estima-se que teria mais de 200.000 votos se tentasse a reeleição. Cabral o avisou que quer conversar, e Garotinho já se reuniu com ele. Mas poucos acham que ele trocará seu salário na TV (cerca de R$ 350 mil) por uma campanha difícil.

Vídeos. Descarregá-los mudando uma só letra


Sabia que é possível descarregar um vídeo do YouTube mudando uma letra apenas? A dica vai ajudar a muitos blogueiros que convivem com problemas quando desejam baixar algum vídeo.

Mudando a letra Y de YouTube por um algarismo 3 pode-se descarregar o vídeo que se deseja tanto em formato MP4 como FLV.

Por exemplo: se a direção do vídeo que se deseja é a seguinte:

http://www.youtube.com/watch?v=XWIJTydRLt8

Mudamos a letra Y pelo número 3:

http://www.3outube.com/watch?v=XWIJTydRLt8

Gente. A aposentadoria do colunista social


Luiz Carlos Martins, que já fez colunismo social em alguns jornais de Fortaleza, diz que se aposentou como jornalista. Mas relaciona ser assessor do TRT, editor da revista Omni e conta um bocado de outros projetos.

Aposentou-se!!!

Mensagem. Fazer algo novo para sair do normal


De vez em quando não dá uma vontade de fazer algo diferente, sair da normalidade, quebrar normas e fugir da mesmice? Essa imagem da gaivota pousada em lugar proibido, nos sugere que - sem prejudicar a outrem - é possível fazer algo novo para quebrar o peso da rotina.


Edson Silva. De férias da Assembleia e da tv


Encontro-me no shopping Via Sul com o apresentador Edson Silva, deputado estadual, e com quem trabalhei há alguns anos atrás na Rádio Iracema. Pouca gente sabe que o Edson começou na emissora da praça José de Alencar, ao mesmo tempo em que trabalhava como office-boy do Banco Popular de Fortaleza.

Na rápida conversa que tivemos, ele falou que está em gozo de férias de seu horário da tv e também aproveitando o período de recesso dos trabalhos legislativos. Aliás, Edson contou que, por conta disso, já engordou alguns quilinhos.

Web. Atletas não vão poder usar redes sociais


E o clube inglês Manchester United resolveu proibir seus jogadores de usarem as redes sociais, tais como Facebook e Twitter. A entidade chegou a encerrar contas de alguns dos seus jogadores como Wayne Rooney, Ryan Giggs e o Darren Fletcher.

Essa decisão tem precedentes: a NBA, liga de basquetebol, também já havia proibido os seus atletas de entrarem na rede. E até na mídia isso chegou a ser ensaiado: a Rede Globo ameaçou tomar essa decisão, mas ficou apenas no ensaio.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Twitter. Inativos serão desativados em breve


Tuiteiros de plantão, alerta geral. Os blogs Denken Über e The Next Web, estão divulgando que em breve o Twitter vai começar a liberar os nomes dos usuários inativos - aquele pessoal que fez inscrição e começou a postar, mas deixou de lado.

Embora nem o Twitter Status nem o blog oficial do Twitter tenham qualquer registro a esse respeito, tuiteiros estão transmitindo a informação aos que estão pendentes em termos de participação.

Será levada em conta, os registros que estejam inativos há pelo menos 6 meses e que não tenha sido utilizado de maneira alguma como explicam o 'Ajuda' do Twitter.

Aliás, li também no Querido Leitor, da Rosana Hermann, que há intenção do Twitter em desativar os perfis falsos , aqueles usuários que usam nomes famosos, como se fossem paródias.

Twitter. A baleia no ar durante 90 minutos


Hoje pela manhã, o Twitter simplesmente naufragou. No ar, quando se tentava acesso, uma quantidade de baleias. Depois o aviso: "Estamos passando por uma interrupção devido a um número extremamente elevado de baleias. Nossa equipe está trabalhando em uma correção.

No status do Twitter, o primeiro 'post' indicava que se buscava recuperar o incidente, causado por uma falha súbita associada a problemas na mudança para um sistema de 'backup' e que acabou produzindo vários erros durante 90 minutos.

Se o local ficou praticamente inacessível, no entanto, nenhum dado foi perdido ou comprometido durante esta interrupção.


Estúdio I. Um jeito livre de se fazer tevê


Diretores de imagens de programas locais de TV poderiam dar uma espiadinha vez por outra no trabalho [ elogiável ] da equipe do "Estúdio I", apresentado pela GloboNews a partir das 13 horas.

Num estúdio pequeno mas de ambiente agradável, a jornalista Maria Beltrão recebe convidados e ilustra o programa com as notícias da atualidade. Mas o que gostaria de chamar atenção do pessoal da técnica das emissoras de TV é a maneira livre de mostrar a circulação das câmeras, vazando os 'sets', descontruindo aquela visão estereotipada de planos sempre fechados para flagrar apenas o 'normal'.

Ao sair desse engessamento, as imagens evoluem em termos de dinâmica e o movimento das cãmeras ganha dimensão e leitura surpreendentes dentro do contexto do programa.

Tevê. Jangadeiro exibe exclusiva do assassino


A TV Jangadeiro, via jornalista Chagas Vieira, conseguiu entrevista exclusiva com o assassino da 'pequena Alanis'. O material vai ser divulgado daqui a pouco no Barra Pesada e, pelo seu conteúdo, promete até reviravolta no caso.

Leia mais no site da Jangadeiro online.

Blog. A vingança do calote


O Conservatório Nacional de Música de Chile contratou um designer para tomar conta do seu site. Acontece que ele não vinha recebendo a grana em dia. E resolveu protestar contra o calote. Apagando o site. Já pensou se a moda pega?

Antes porém de apagar tudo, ele deixou a seguinte mensagem:


Google. Barrichello: privilégio de ser vice


Mate-me uma curiosidade cê que é internauta: por que o piloto brasileiro Rubinho Barrichello goza do privilégio de ter o link do seu Twitter no Google, quando se sabe que nenhum outro cadastrado goza desse direito?


TV. Igrejas dominam programação no BR



terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Disco. Mona Gadelha homenageia a beleza


Cheguei hoje ao estúdio da Povo-CBN e tinha lá um presente pra mim. Um CD. Disco novo da Mona Gadelha, essa amiga com quem dividi trabalho na redação de O Povo num projeto ao lado de Luis Sérgio-Santos, Paulo Ernesto Serpa e Isabel Pinheiro. 'Salve Beleza' é o nome do disco - que ganhou matéria do Luciano Almeida no O Povo de hoje.

No carro mesmo, já saí curtindo Mona. Ela está mais solta, vivendo um momento feliz de sua vida artística e colocando sua arte em composições como a instigante 'A Dor' - "... escorre pelos cantos entre as notícias dos jornais' -; a faixa-título que sauda 'o som afinado, a voz mais bonita, o feio mais belo, tudo no tom.

Projeto gráfico do Fernando Chuí, o disco produzido por Alexandre Fontanetti, expõe Mona em traços como a sinalizar as marcas dessa cantora/compositora cearense radicada há 25 anos em SP. Dela, muita gente se lembra do famoso "Massafeira", pontapé de uma carreira que marca um 'Gol' na faixa que encerra o repertório.

Obrigado pelo disco Mona. Falo do meu  enviado por você ] e pelo que você gravou para marcar sua carreira. Abraços.

Cortes e Recortes. De Cristianos e de Gugus




BBB. Relacionamentos causam problemas


E o relacionamento entre os participantes do Big Brother Brasil 10 estaria extrapolando a expectativa dos produtores. É o que conta hoje em sua coluna, o jornalista Giba Um.


Mídia. NY Times adotará assinatura online


O "New York Times" deve anunciar ainda neste mês que vai começar a cobrar pelo acesso ao conteúdo on-line, diz a revista "New York". O modelo deve ser similar ao do "Financial Times", em que o internauta pode acessar uma pequena cota mensal de notícias gratuitas e tem de pagar se passar o limite. (Folha SP)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Marcas. A Coca larga redes sociais próprias


A força de microbloggings é tanta que a Coca-Cola decidiu deixar de investir na construção de redes sociais próprias para centrar-se no relacionamento com seus consumidores via Facebook e Twitter. É o que publicou o Fast Company na última semana.

Isso leva a uma indagação: tem algum sentido criar destinação para sites, comunidades que podem ter audiência zero já que o público está nas redes sociais destacadas? Por ser um esforço caro e pouco rentável, é que empresas como a Coca estão partindo para mostrar sua visibilidade entre os tuiteiros de plantão.

TV. A União promove concurso de curtas


Você faz um curta e curte na TV. Né legal? A ideia é da TV União, através do Em Cartaz, que está convocando a galera a produzir curtas metragens - até pelo celular! - e ganhar um prêmio do programa Em Cartaz.

Os critérios e o edital do concurso estão no site da TV União, que eu acessei mas, infelizmente, não logrei resultado. Cadê o link do concurso?

Revistas. Capas contam 10 anos em 2 minutos


E quem se liga em retrospectiva [ ainda, seu Nonato?! ] não deve deixar de ver o vídeo que conta a história da década de 2000 (2000 – 2009) numa sequência de capas de revistas internacionais. Este material foi organizado pela American Society of Magazine Editors (ASME) e pelo Magazine Publishers of America (MPA).

TV. Diz-me com quem andas e eu atirei depois


Esse Paulo Oliveira não perde uma oportunidade para descontrair seu público. Esta tarde no seu programa de tv, ao mostrar a foto do jogador Vagner Love, do Flamengo, o apresentador disse que ficava feliz quando via alguém mais feio do que ele.

Paulo Oliveira chegou a dizer em forma de blague que se a filha dele chegasse em casa com uma "marmota" dessas, ele daria um tiro nos peitos do jogador.

Jornal. Condenado a indenizar um cineasta


Atentado à vida privada. Foi como a Justiça classificou a publicação pelo jonal francês Le Parisien de fotos do cineasta Roman Polanski e sua mulher, durante a detenção do diretor na Suiça. O jornal foi condenado a pagar uma multa de 3 mil euros ao cineasta.

O Parisien publicou, em 5 de dezembro, três fotos da família no chalé que possuem na estação de esqui suíça de Gstaad, onde Polanski está sob prisão domiciliar. Uma das fotos mostrava o diretor quando chegava ao chalé; na outra, a mulher por trás de uma janela, e, na terceira, o filho do cineasta no jardim.

Chargistas. O da Jangadeiro acertou o alvo



Web. Google leva você à tragédia do Haiti


Deu no Diário do Comércio: "Não é preciso ir ao cinema para assistir a imagens em 3D. O Google Earth, em parceria com a empresa Geoeye, disponibilizou imagens de satélite que mostram em detalhes surpreendentes a devastação causada pelo terremoto da última terça-feira.

Para ver imagens atualizadas do impacto da destruição do Haiti, como a dos escombros do palácio presidencial (foto), basta seguir o passo a passo abaixo.

Com a iniciativa, o Google espera ajudar as equipes de socorro a encontrar vítimas e a distribuir alimentos. Em sua página inicial em inglês, o Google também disponibilizou diversas ferramentas, entre as quais um serviço de busca de pessoas desaparecidas e chamadas de voz gratuitas pelo Google Voice (este serviço é válido somente em território norte-americano). O site ainda oferece diversos links que permite aos usuários fazerem doações a entidades internacionais.
Passo a passo:

1- Acesse o site: http://earth.google.com.br/intl/pt-BR/plugin/

2 - Clique no botão "Download Google Earth plug-in"
Nota: você precisa de direitos administrativos para instalar esse plug-in no seu computador (no caso de computadores de empresas, principalmete)

3 - Depois de instalado, vá até a página de imagens do Haiti no endereço http://bit.ly/78wHQI

Marketing. Comerciais em 3D no cinema


Deu no Estadão: "Nos anúncios que antecedem a exibição do filme Avatar, uma caixa de Sedex parece saltar da tela durante a propaganda dos Correios. O efeito é a nova arma dos anunciantes para causar impacto na audiência.

Com a onda de estreias de filmes em terceira dimensão - há pelo menos 20 programados até o fim do ano -, produtoras de comerciais capacitadas em filmar em 3D estão ganhando clientes executando comerciais com essa tecnologia, ou convertendo os comerciais para o formato."

Leia artigo completo.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Reportagem. Fortaleza em 2º lugar na sujeira


E o Fantástico apontou agora há pouco o ranking do lixo das capitais onde ele sugeriu que o Departamento de Limpeza deixasse de recolher o lixo das ruas durante um dia a fim de ver quanto a gente joga porcaria no meio delas. Resultado: Fortaleza está em segundo lugar, só perdendo para Salvador.

Ranking do lixo:
01. Salvador: 1,2 tonelada
02. Fortaleza: 1,08 toneladas;
03. Belém, 710 quilos;
04. Rio: 680 quilos;
05. SP: 540 quilos;
06. Goiania: 203 quilos:
07. Curitiba: apenas 33 quilos.

Design. O alfabeto impossível de Miwa Miwa



Para quem gosta de fontes curiosas e letras incríveis, o alfabeto chamado Miwa Miwa, por conta do autor, é parte daqueles chamados impossíveis por serem recompilados por uma visão ilusionista. É que as letras são formadas por figuras impossíveis, sólidos que na realidade não podem existir.

Televisão. Os números da audiência dominiical


20h08 - Glo 12,5 / Rec 12 / SBT 9,5
19h59 - Glo 14 / Rec 9 / SBT 8 / Band 4
19h44 - Glo 13 / SBT 10,5 / Rec 8

Mídia. Falta de apreço à língua que herdamos


O que a língua-mãe sofre não é brincadeira. Até os meios de comunicação, que mais deveriam prezar por transmitir informações corretas, ajudam a complicar a coisa. Quer um exemplo? Neste domingo, uma emissora de tv cearense exibiu caracteres referindo-se a palavra "caçote", escrita de forma incorreta: "cassote".

Por conta de coisas assim é que se tem aberrações incríveis como as denominações de banda com títulos escritos de forma incorreta como 'muído' (para se referir a moído) 'noda' (para se referir a mancha, nódoa) revelando o destrato e a falta de familiaridade com o nosso vernáculo.


Tevê. Palavrões nas tardes de domingo


Jogador costuma referir-se ao técnico de futebol como 'professor'. Alguns desses mestres são completamente desbocados, principalmente, diante de resultados negativos como os de hoje do Fortaleza frente ao Crato. A enxurrada de nomes feios captada pelos microfones de campo da TV Verdes Mares atesta o sentimento que perdurou em campo durante toda a partida.

Microfones de campo nas transmissões esportivas foram colocados para se dar mais dinamicidade e melhor efeito às partidas. Com isso, a TV logrou um tento, dando mais autenticidade, porém, se viu diante da possibilidade de arriscar captar coisas indesejáveis.

Em relação ao jogo transmitido pela equipe da TV Verdes Mares - aliás, bom trabalho de todo o pessoal -, deparou-se no meio da pasmaceira do Fortaleza com os gritos e os palavrões do técnico Luiz Muller, "envergonhado com o time", diria no final.

É claro que, diante de resultados terríveis e desconcertantes como o desta tarde, até o mais calmo dos torcedores que estivesse vendo o jogo em casa, não conseguiu calar, pelo menos, um nome feio com relação a atuação do time. P(*#) que time ruim!

TV. A volta do casal Bonner e Bernardes


Ainda há pouco, William Bonner estava no Twitter anunciando que ele e Fátima Bernardes estão se preparando para retornar ao batente. Será amanhã.

Com a volta do casal de jornalistas ao Jornal Nacional, Chico Pinheiro retoma a bancada do "SPTV" e Renata Vasconcellos - excelente e charmosa! - vai ocupar o "Bom Dia Brasil".

Ah! pra quem não sabe, Bonner e Bernardes estiveram nos EUA.

Vídeo. Primeiras imagens em 3D no YouTube


Já citei por aqui o desenvolvimento dos programas de TV e de cinema em 3D. E não é preciso ir tão longe para comprovar.

O YouTube já oferece uma série de vídeos que podem ser cisualizados utilizando as lentes especiais em 3D, as quais poderão ser conseguidas, comprando ou construindo-as você mesmo.


Fã. Célio Cury é vítima de derrame cerebral


Célio Cury está doente. Vítima de um AVC-acidente vascular cerebral. Para quem não ligou o nome à figura, ele era aquela presença constante na telinha dos programas de TV do Ceará. Pois hoje, a Maísa Vasconcelos me telefonou para contar do drama vivido por ele.

Célio já não se movimenta e vive entre a cama e uma cadeira de rodas, na sua residência da Pontes Vieira, sob os cuidados de duas irmãs. Uma pessoa telefonou a Maísa e ela foi lá visitá-lo. Da visita, resultou uma matéria que o João Inácio mostrou hoje em seu programa da TV Diário.

Célio, desde o final dos anos 50, constitui-se no mais famoso integrante desses fã-clubes surgidos no Brasil, a partir da disputa carioca entre Emilinha-Marlene. Em Fortaleza, a versão era integrada por Ayla Maria-Ivonilde Rodrigues. Célio presidiu o da ''voz orgulho do Ceará'.

Interessado em divulgar o mundo do rádio e da TV, ele foi correspondente da revista paulista 'Melodias', onde tornou nacional nomes de profissonais da mídia cearense. Remanescente dos auditórios de Irapuan Lima (na rádio Iracema e na TV Ceará) e do 'Show do Mercantil' com Augusto Borges, ele compôs figuração nos cenários mais atuais da TV como os programas de Will Nogueira, João Inácio, Ênio Carlos, etc.

E POR FALAR NISSO


1. - Maísa Vasconcelos escreveu: "Célio encarna a verdadeira representação do telespectador-ouvinte que quer estar mais próximo do show. Nem sempre vemos o sentimento que há por trás da atitude do fã. É mais fácil ridicularizá-los. Pois o Célio é dessas pessoas que não se incomodam com o que dizem os outros. Sua paixão é maior.
Confesso que doeu vê-lo ali acamado, sem a vibração de sempre. Alegrias e tristezas, saúde e enfermidade... Etapas da vida de todos nós. Importante é ter consciência delas e vivê-las cada uma com intensidade."

2. Ikara: "Célio Cury é uma das personalidades mais importantes da memória radiofônica e televisiva cearense. Tive a oportunidade de ir até a casa dele para colher um material a respeito da história do rádio no Ceará e fiquei impressionada com o acervo que ele possui. São milhares do fotos, Revistas do Rádio, cartas, dentre outras lembranças de um rico período da nossa história que ele guarda como um pedaço de sua vida!
Espero que nós cearenses não deixemos para dar valor e importância, a uma pessoa de tal brilho, quando já for tarde!"