Translate

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Assessoria de Imprensa. A serviço de quem?


“A serviço de quem? Ética na assessoria de Imprensa”. Esse é o tema do debate que será realizado nesta segunda-feira, das 18 às 20 horas. O evento ocorrerá no auditório da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC (Campus do Benfica) e terá a participação de Ângela Mairnho, assessora de imprensa e componente da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, e do diretor institucional do Grupo de Comunicação O POVO, Plínio Bortolotti.

O espaço das assessorias de imprensa no Brasil foi dominado por jornalistas na década de 70, em detrimento dos profissionais de relações públicas. Oficialmente, a entrada do jornalista nessa área foi estabelecida a partir do acordo entre a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Conselho Nacional de Relações Públicas, no I Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa, realizado na década de 80.

No acordo, o Conselho cedia as reservas de mercado das assessorias de imprensa aos jornalistas. Essa concessão fez com que muitos jornalistas passassem a atuar tanto em assessorias como nas redações de veículos de comunicação.

(Texto compilado do blog do Eliomar de Lima)

Nenhum comentário: