Translate

domingo, 25 de julho de 2010

Rádio. A força desse veículo na campanha


Tertuliano Siqueira, um dos mais competentes profissionais do jornalismo, radialismo e mestre em termos de uso dos veículos de comunicação, escreveu um depoimento nos comentários que aproveitei para transformá-lo em um post interessante. Nele, Tertuliano alerta aos condutores da campanha eleitoral a importância do rádio, infelizmente, preterido pelos marqueteiros de plantão.

Albuquerque, os candidatos, jornalistas e marqueteiros (argh!!!!) dizem que "tudo vai mudar quando começar o horário na tv". Estao esquecendo do rádio. Rádio pra eles não tem a menor importancia, o que nao é verdade.

As mensagens que chegam ao sertão são através do rádio. Em centenas de localidades do Ceará não tem televisão. E nas localidades, o povo economiza a bateria que faz funcionar as tvs para assistir a novela. O horário nobre do rádio dura nove horas, a da tv apenas 4.97 por cento das casas do sertão que tem televisão. As casas com televisão não chegam nem a 90%.

No orçamento das campanhas, a tv fica com tres, quatro milhões. Para o rádio uma merreca, uns 100 mil no máximo. Teve coligações no passado que utilizaram o áudio da tv no rádio. Acordem, marqueteiros (argh!!!): o rádio pode sensibilizar mais eleitores no interior do que a tv.

Procurem conhecer a primeira campanha de Tasso Jereissati (1986). Tv é um veiculo que necessita de atenção do telespectador. O rádio não, entrou no ouvido, pronto; é logo assimilado. Lembrem-se que no interior a coisa não é o que as pesquisas estão captando.

Cid, por exemplo, é bem avaliado na capital e região metropolitana, mas no interior, eiê... O negócio vai ficar bom prá quem apostar no rádio.

Um comentário:

Antonio ALTANEIRA fco:rocha -sp rocha-spa disse...

concordo mais no interior o voto é mais direcionado pois lá se vota mais no partido do que no político diretamente pois os prefeitos são na maioria quem esta ali perto diretamente com o povo do interior que depende muito das prefeituras e sempre que é atendida ele paga com o seu voto, o prefeito já leva seu deputado e seu candidato a governo e diz pra seu povo é neste que vamos apoiar pois é ele quem ajuda a trazer benfeitorias pra o município, já o voto da capital é um voto mais solto pois o cidadão vive mais solto por ter uma renda fixa dependendo bem mais pouco diretamente dos governantes. é estranho na capital o atual governador ser bem avaliado se a violência esta assolando os moradores de fortaleza sem dó nem piedade é o que vemos na tv e principalmente no barra da jangadeiro com o querido nonato.