Translate

terça-feira, 29 de junho de 2010

SP. 12 anos esperando um trem que não vem


Tirei a terça para antecipar o futuro. Fui andar de metrô. Por que futuro? Porque desde que começaram as obras do Metrofor, o presidente da empresa me dizia que eu ia andar de metrô em Fortaleza logo logo. Esse 'logo-logo' já tem 12 anos que estou esperando. E leio no Egídio que ainda vai se atrasar mais ainda. O que fazer? Mata o verme e pega o melhor 'subway' da América Latina, que é o daqui de São Paulo.


Esse tipo de transporte elimina espera. O desenho de sua engenharia permite que você circule por vários pontos da cidade pagando apenas uma passagem. E tudo é rápido. As estações são bem cuidadas. Tudo parece funcionar bem.

Estava na Lapa, peguei um táxi. Fui até Barra Funda, onde apanhei o trem. De lá à Itaquevi. Depois para a estação Centro, descendo pela Porto Real e dando de cara logo ali no fim da ladeira, sabe com o quê? Com a instigante 25 de Março.

O mundo inteiro passa por essa rua. É gente de todo tipo; de fala de todo canto; lojas de tudo a ver, réplicas do que nem se imagina; preço a se discutir e haja cara de oriental conquistando cliente de qualquer jeito. A Ásia inteira eu acho que amanheceu aqui.

O centrão de São Paulo é como a área do antigo Mercado Central de Fortaleza. Prédios antigos, mal conservados. Alguns remodelados com fachada moderna mas sem deixar de esconder as construções de época desse pedaço de chão.

Por aqui, os camelôs imperam. Mas o que seria do comércio varejista se não fossem esses anunciantes de "pen drive a 10 real(sic)", "bijú da novela Passione" e outros gritos de pregoeiro que é assim mesmo que se faz a trilha sonora deste pedaço curioso de São Paulo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não esqueça minha lembracinha, viu? rsss Ian Gomes

Antonio ALTANEIRA fco:rocha -sp rocha-spa disse...

É NONATO O METRÔ DE SÃO PAULO É CONSIDERADO UM DOS MAIS ORGANIZADO DO MUNDO É BEM MAIS LIMPOS DE QUEDE CIDADES DE PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO APESAR DE TRANSPORTAR 2 MILHÕES DE Passageiro dia e se manter tudo nos mais organizado possível. quanto ao metrô do nosso querido ceará nem os aliados do tal pac conseguiram fazer esta obra sair e olha que os administradores de ceará fazem parte da turma dos companheiros. será por que esta obra não anda?