Translate

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Juazeiro abençoado: o metrô entra nos trilhos


Salve Juazeiro, cidade mais que abençoada; que hoje coloca nos trilhos o seu metrô esperado. Nós, que de Fortaleza somos, te ambicionamos por inteiro; esperamos que o nosso Metrofor seja, um dia, realidade. Ainda nesta ou, quem sabe, na próxima encarnação.


Ah!, a imagem acima é de um serviço de 'subway' estrangeiro. Não tínhamos outra imagem para ilustrar esse post.

Fafá de Belém incorpora Vanusa e erra o hino


Eu só vim tomar conhecimento via 'Gol & Cia", o caso do Hino Nacional que a Fafá de Belém errou (duas vezes) ao cantá-lo numa solenidade para o Governo de Mato Grosso. Virou mania nacional?

'Cadeia de Favores' do CQC é bem bolado


Que quadro fantástico e inusitado, esse da 'Cadeia de Favores' do CQC. De um simples lápis doado por um aluno da favela Erundina para o início da formação da banda, o Rafinha Bastos conseguiu arrecadar todos os instrumentos da turma e ainda provocou uma enorme rede de benefícios.

Fortaleza debate o 'Marco Civil da Internet'


A Maísa (Vasconcelos) me envia convite para o debate sobre o 'Marco Civil da Internet' que, no Ceará, terá como local o auditório do Centro Cultural Dragão do Mar. Repasso a vocês o conteúdo enviado por ela, para que não se perca nenhuma palavra desse movimento que é nacional e tem em nosso Estado a articulação de pessoas como a própria jornalista Maísa Vasconcelos, o publicitário Gabriel Ramalho, os jornalistas Hélcio Brasileiro e Glauber Uchoa, além do produtor cultural Ivan Ferraro.
Marco Civil da Internet - o debate já começou

O debate sobre o Marco Civil da Internet no Brasil está aberto em todo o país. E o mais importante: aberto à colaboração. No Ceará, um grupo de articuladores nas redes sociais, realiza na próxima quarta-feira (02), às 19 horas, no auditório do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, um debate sobre o projeto que visa estabelecer uma legislação que compreenda de forma clara os direitos e
responsabilidades relativas à utilização dos meios digitais. A proposta de debate teve como origem a discussão sobre o caso do blogueiro Emilio Moreno que foi condenado pela justiça a pagar R$ 16 mil reais por um comentário anônimo em seu blog.

Sem vínculo com organizações públicas ou privadas, o evento de Fortaleza seguirá, a exemplo dos debates realizados pela Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL-MJ), a forma de desconferência aberta, com a presença de debatedores e interferências do público, mediante moderação de um convidado. Participam do debate o advogado Cristiano Therrien e o professor Vasco Furtado, tendo o jornalista Plínio Bortolotti como moderador. O encontro é aberto à
participação de todos os interessados e conta com o apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que cedeu o seu auditório.

O marco civil na web

Segundo dados da Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil - TIC Domicílios e TIC Empresas 2008, somamos um contingente de 34% de usuários efetivos da Internet. Se levados em conta somente os habitantes da zona urbana, esse indicador ultrapassa os 50 milhões de usuários. O uso crescente da rede mundial de computadores e a falta de normatização efetiva sobre o tema, trouxe
consigo dúvidas no âmbito das questões judiciais. Há demandas por um novo ordenamento jurídico nacional, que busque adaptar pontos relativos aos direitos fundamentais, às responsabilidades empresariais e às políticas estatais já existentes, em consonância com o contexto vivido por uma sociedade que também se comunica por meios eletrônicos.

Fruto dessas demandas da sociedade, em 29 de outubro de 2009, a Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL-MJ), em parceria com a Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas, lançou o projeto para a construção colaborativa de um Marco Regulatório Civil da Internet Brasileira. O processo de construção do marco civil, dividido em duas fases, recebe até o dia 17
de dezembro de 2009, através da própria internet, a colaboração de interessados em contribuir com a elaboração de uma proposta de anteprojeto de lei sobre o tema.

Como estabelecer normas sem ferir direitos individuais e coletivos? Até que ponto uma normatização do uso da rede pode tolher a liberdade de expressão? Qual o limite das responsabilidades dos atores envolvidos no processo da comunicação eletrônica? Que papel tem o Estado? Questionamentos de cada um e de todos, que suscitaram a
organização de um primeiro encontro para troca de idéias e a sugestão de elaboração de um texto-documento a ser encaminhado ao portal do Marco Civil, como forma de colaboração.

Os debatedores:
* Vasco Furtado - Cientista e professor em computação da Universidade de Fortaleza, doutor em Inteligência Artificial na Université d’Aix Marseille III, França, com pós doutorado na Universidade de Stanford, EUA. Analista de Tecnologia da Informação da ETICE. Desenvolve pesquisas em computação prioritariamente aplicadas ao contexto da
Segurança Pública.

* Cristiano Therrien - Advogado especializado na área de Tecnologia da Informação; mestre em Informática Jurídica e Direito da Informática pela Universidade Complutense de Madri; professor universitário de Direito da Tecnologia da Informação; coordenador de TI da Prefeitura Municipal de Fortaleza; coordenador de projetos de inclusão sóciodigital.

O mediador:
* Plínio Bortolotti - Jornalista. Editor institucional do Grupo de Comunicação O POVO e integrante do Conselho Editorial do jornal. Foi ombudsman do jornal por três mandatos (2005/2007). É diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Os organizadores:
Maísa Vasconcelos, jornalista - @maisanablogo
Gabriel Ramalho, publicitário - @gabsramalho
Hélcio Brasileiro, jornalista - @helcio
Glauber Uchoa, jornalista - @glauberuchoa
Ivan Ferraro, produtor cultural - @ivanferraro

Sonho não, vice-presidente, é um pesadelo


Do blog do Eliomar de Lima:

Que pena, caro vice! Infelizmente não é um sonho. Está mais para um pesadelo. E que pesadelo!

A evolução da Coca-Cola de 1899 a 1986




A dica do LikeCool mostra, respectivamente, as garrafas de 1899/1900 e depois de 1915/1916/1957/1986.

Vocês já viram esse clip do Major Lazer ?


Major Lazer "Keep it Going Louder" from Eric Wareheim on Vimeo.

Jornal do futuro é ser gratúito e analítico.


Notícias de ontem, jornais do futuro. Está no Blue Bus: o futuro do jornal é ser gratuito e analítico. A previsão, digo melhor, a notícia foi publicada dia 7 de maio de 2008.

Programa do Gugu no ar sem apresentador


Gugu Liberato nem foi à TV ontem. O programa dele se restringiu à gravação da entrega de um prêmio em Minas. Na verdade, o "Programa do Gugu" (Record) foi ao ar sem o apresentador, segundo leio na coluna Zapping.

O apresentador, abalado, "não foi trabalhar por conta da morte do pai, Augusto Claudino Liberato, aos 88 anos, no sábado. "Eles sempre foram muito apegados", disse o diretor do programa, Homero Salles".

domingo, 29 de novembro de 2009

Folha vê facilidades para se fundar uma igreja


E a Folha deu uma dentro ao registrar uma igreja e mostrar as facilidades que isso acontece no Brasil. Parabéns pela excelência de 'Bastam R$ 418 para criar igreja e se livrar de imposto'

Os números da audiência no final desta noite


É incrível como 'A Fazenda' consegue se aproximar da Rede Globo. E, por volta das 22h50min (hora de verão), o Pânico conseguiu ficar na vice-liderança, sendo ultrapassado pelo Silvio Santos.

23:19 - Globo 16 / Record 15 / SBT 11 / Rede TV! 4.5 / Gazeta 4
22:50 - Globo 20/ Rede TV! 15/ Record 13/ SBT 9

Fantástico, Gugu, Silvio e Pânico na disputa


Na audiência do domingo, a Globo lidera com pouco mais de 4 pontos diante da Record. O Fantástico focaliza de tudo, até um francês que parece cópia do Marcos do Pânico com suas experiências malucas. Gugu foi a Minas cumprir com a entrega da casa do policial civil. Haja emoção barata e muitas lágrimas.

Pelos lados do SBT, Silvio Santos continua balançando... quase ia escrevendo 'a pança', mas na verdade são as notas do 'Tudo Por Dinheiro'. E o Pânico, hein, às 22h29 (hora de verão) já começava a botar as manguinhas de fora.

22h29 - Glo 19 / Rec 15 / RTV 12 / SBT 8
21h47 - Glo 19 / Rec 14 / SBT 8 / RTV 8
21h19 - Glo 19 / Rec 14,5 / SBT 10 / RTV 7 / Band 3

Uma revista semanal leva os blogs ao papel


Novidade: foi lançada na Inglaterra The Blogpaper, uma revista gratuita com conteúdos provenientes dos blogs e do jornalismo cidadão que já ganha as ruas de Londres.

Quando vi, pensei numa edição tupiniquim com Norton Lima Jr, Nivaldo Ribeiro, Emilio Moreno, Hélcio, Maísa Vasconcelos, Marcelo Bloc e outros nomes enfeixando as editorias.

Na publicação inglesa, o objetivo é proporcionar aos blogueiros, jornalistas, cidadãos, fotógrafos e jovens reporteres, a oportunidade de chegar a essas novas audiências. O propósito da revista é oferecer unma panorâmica semanal dos coneúdos mais importantes selecionados pela comunidade, refletindo assim a percepção geral do que para a comunidade é de maior interesse.


Prêmio Sebrae de Jornalismo

Mal surge, "fake" de Sasha some do Twitter


Bastou o Hugo Gloss registrar a existência no Twitter do fake de Sasha Meneghel para, rapidinho, sumirem com a página.


A melhor 1ª página do jornalismo cearense


E a melhor primeira página da imprensa cearense é a de O Povo. Pelo menos é o que responderam 30 dos 41 participantes pesquisados pelo GENTE DE MÍDIA durante a semana que passou. Isso representa 73% do total.

Em segundo lugar vem o Diário do NE, com 8 respostas, equivalente a 19% e O Estado, com 7 por cento.

Vox Populi faz pesquisa eleitoral no Ceará


Não tenho costume de responder a enquetes por telefone de institutos de pesquisa. A primeira coisa que a gente pensa é de que seja um trote. Mas agora há pouco, atendi a uma ligação que se dizia da VoxPopuli. Ela me pedia para responder questionário de uma relacionada à política.

A entrevistadora, depois de me confirmar a origem da ligação, pede-me opinião sobre candidatos ao próximo pleito. Respondo-lhe todas as questões que vão desde em quem eu votaria, qual dos candidatos que ela listou eu apontaria como positivo e negativo; se a indicação do presidente Lula teria peso na minha escolha; além de indagar sobre a empresa de energia elétrica e serviços de abastecimento dágua da cidade onde moro. Fiquei meio cabreiro.

Será que a pesquisa eleitoral é patrocinada pela Coelce e Cagece?

Site mostra bolos de cerimônia de separação

Fonte
Alguém está pensando em se divorciar? E já pensou em contratar os serviços para a cerimônia de separação? Pois nesses tempos em que mais se separa do que se casa, um site mostra sugestivos bolos para esse tipo de cerimônia.


Consumo lança os preservativos natalinos



Pois é, o Natal se transformou mesmo numa festa de consumo. Até comerciantes do sexo aproveitam a data para tirar algum proveito.

Pornoshops colocam à venda preservativos com motivos natalinos com as mais diversas opções. As camisinhas são muito originais - e importante, é bem verdade -, mas será que Natal - verdadeiramente, o Natal - tem a ver com isso?





E POR FALAR NISSO


Blue Bus
Memória
os 10 vídeos mais vistos do YouTube

O YouTube - criado pelos antigos empregados da PayPal, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim -, é um dos portais mais visitados do mundo.

Servindo mais de 100 milhões de vídeos ao dia, tem 20 milhões de usuários ao mês e a cada 24 horas são postados mais de 75 mil novos vídeos. Em pouco menos de 2 anos, o YT se converteu em uma das 5 páginas mais visitadas do mundo. Abaixo, a relação dos vídeos mais vistos.

10º - . 09º - .
08º - . 07º -
06º - . 05º - .
04º - . 03º -
02º - . 01º -

A jornalista Kamila Fernandes emblematiisa o Crítica Radical para o Brasil, via matéria que fala sobre o grupo que se fez visível a partir da manifestação em favor da Cesare Batisti e que mostrou Rosa da Fonseca, uma de suas integrantes, sendo retirada à força do STF.

A luta contra a extradição de Cesare Battisti tem saído caro para o bolso do grupo Crítica Radical, movimento sediado em Fortaleza que prega a "morte" da política e do capitalismo. Já são R$ 11 mil em dívidas, parte com a publicação de um livro, "O Caso Battisti: a Farsa", parte com passagens aéreas para Brasília, alimentação, deslocamento.

O grupo ganhou visibilidade nacional na semana passada, quando uma de suas líderes, a ex-vereadora de Fortaleza Rosa da Fonseca, foi retirada na marra do plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) até ser jogada do lado de fora pelos seguranças da Corte.

Pró-Battisti

Rosa da Fonseca, do grupo Crítica Radical


Acima, Rosa é jogada para o lado de fora do palácio do Supremo Tribunal Federal em Brasília
Para Rosa, apesar das dívidas, todo o sacrifício vale a pena, já que o caso extrapola o próprio Battisti: traz à tona a situação de milhares de presos políticos no mundo, muitas vezes relegados à própria sorte.

Ontem, no retorno de Rosa a Fortaleza, militantes de movimentos sociais e partidos políticos fizeram um tributo de solidariedade a ela pelas agressões sofridas no STF. A Associação 64-68 Anistia pretende até mesmo liderar um manifesto público de repúdio, com embasamento jurídico, ao STF. "O Supremo ficou à margem da democratização e esse caso trouxe isso à tona", disse Mário Albuquerque, presidente da associação.

sábado, 28 de novembro de 2009

Tuiteiros discursam com até 140 caracteres


Tomaram conhecimento do Golden Twits? É a premiação organizada pelo site The Drum. Na entrega, anteontem, os premiados foram obrigados a fazer um discurso curto, de até 140 caracteres, como acontece com cada registro feito no microblog Twitter.

Entre os vencedores, estão o Manchester City Football Club (na categoria voto popular), Alan Rusbridger, editor do "Guardian" (indivíduo corporativo), e Tempest Devyne (estranho e humor).

Na categoria beneficente, ganharam Action for Children e KeepBritainTidy. A lista completa está em www.goldentwits.com.

CBN: a censura do comercial com voz de Lula


Está na Folha: "A rádio CBN voltou atrás em sua decisão de tirar do ar o comercial de uma marca de papel higiênico cujos personagens imitam o presidente Lula e a ministra Dilma Roussef. A informação está na coluna de Mônica Bergamo, publicada neste sábado pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Ouça o comercial AQUI.

A campanha havia sido veiculada na manhã de quinta-feira (26) no Rio e depois saiu da programação. Rubens Campos, diretor-geral do Sistema Globo de Rádio, afirmou ter ficado "preocupado" com a peça publicitária.

Campos é também do Conselho de Ética do Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária). A entidade, porém, declarou oficialmente que não via motivos para a proibição."

Sai Papai Noel e volta o Cristo para o Natal


Tem um Papai Noel enforcado no andar de um prédio da avenida Virgílio Távora em Fortaleza. Enforcado, eu escrevi. Contraditória, a imagem parece casar-se bem com a proposta do Dia Mundial Sem Compras que é celebrado hoje. Você não sabia? A data de protesto contra o consumo exagerado surgiu em 1993.
Foto: Kiko Gomes


Na verdade, a figura do Papai Noel anda carecendo de maior credibilidade. Criada para dar vazão à compulsividade consumista, o bom velhinho da coca-cola parece não mais nutrir tanto respeito entre adultos que veem no Natal, a festa que deve privilegiar a figura de Jesus e não esse símbolo do consumismo ianque.

Que o diga um site onde você pode malhar o bom velhinho, como a cultura popular faz durante a queima de judas na Páscoa.

Twitter cobra os olhos da cara dos japoneses




E os japoneses vão começar a cobrar pelo uso do Twitter. Já a partir de janeiro de 2010, o Twitter Japan começa a implementar um sistema de pago que, somado às publicidades que já mostra, será uma nova fonte de renda para a rede de microblogging.

Se pelo que conheço de que o 'sol nascente' surge pra todos, já já essa novidade chega por aqui.

Fim do mundo: Egídio entrevista um pastor


Fim do mundo é assunto que rende audiência. Nas mãos de algum sensacionalista, provavelmente, acabaria em discussões puerís. Nas de um profissional competente, a coisa muda de figura.

O jornalista Egídio Serpa, mesmo sendo católico e ligado às bases do ECC-Encontro de Casais com Cristo, demonstra conviver com a pluralidade das idéias e abre seu 'Encontro Marcado" de amanhã, a uma das figuras mais importantes em se falando do ítem Religião.

Ele convidou o pastor Armando Bispo, da Igreja Batista para falar sobre esse tema 'fim de mundo à luz das escrituras'. Pelo que conheço de Egídio e pelo que sei da pregação séria de Bispo, deve render um excelente programa.

O 'encontro' está marcado para o domingo, 21 horas, na TV Diário e o blog do Egídio publica neste domingo a entrevista.

Assédio moral é debatido em programa


O 'Sala de Conversa' do Grande Jornal Povo-CBN abordou agora há pouco a questão do assédio moral. Objeto de pesquisa do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, o tema foi discutido pela psicóloga Rosemary Cavalcante, diretora do centro.

No programa, participação de ouvintes denunciando casos desse tipo de violêncvia aplicados em colégios e outros locais, numa demonstração de que o problema existe tanto no serviço público quanto no privado.

Paulo Lange deixa FM no mês que vem


Paulo Lange, 44, a excelente voz da Calypso FM, vai dar um tempo em rádio. Dia 23 do mês que vem, ele deixa a emissora e vai dar uma esticada até seu estado natal, Rio Grande do Sul. "Em princípio, de férias", assegura.

Voz marcante nas chamadas das emissoras de O Povo, Lange está em Fortaleza desde 1999, quando veio da RCC FM onde fez sua estreia nos anos 80. Na área dos comerciais, ele tem sido um dos mais procurados, muito embora se diga 'decepcionado' com a baixa valorização do mercado publicitário cearense.

Um Dumbo no ar


Quem amanhece substituindo Paulo Oliveira na Verdes Mares AM é o Elvis Marlon, o Dumbo. E o faz com muita competência. Leitura sóbria e comunicação leve a exemplo do que impõe nos seus horários dominiciais. Sou fã de seu trabalho.

Uma idéia para os gestores do jornalismo


Pelo sucesso que registram as edições do FolhaRibeirão e FolhaCampinas, tudo leva a crer que, no Ceará, já teria espaço para jornais regionais produzidos a partir de Fortaleza.

O interior do Estado bem que poderia contar com edições, senão diárias mas pelo menos semanal, de um O Povo/DN-Norte, abrangendo as ocorrências da região comandada por Sobral; O Povo/DN-Centro Sul, com Iguatu sendo o centro e O Povo/DN-Cariri, com abrangência ainda maior.

Uma pesquisa das empresas poderia avaliar a expectativa desses mercados e o seu potencial, com a finalidade de firmar um compromisso maior com as regiões.

Hoje se tem cadernos regionalizados nas edições diárias, mas bem que as empresas de comunicação poderia ver a possibilidade de alargar o mercado do impresso com essas ideias.

CDL anuncia os premiados do jornalismo


Mandar um abraço de parabéns a quem ganhou este ano o prêmio CDL-Clube dos Diretores Lojistas. Equipe da editoria de Economia de O Povo com a série de reportagens sobre varejo e educação da editoria de Economia.

Na categoria fotojornalismo, ganhou Alex Costa, do jornal Diário do Nordeste. Já na categoria Radiojornalismo, ganhou a jornalista Márcia Maria Vieira Machado, da Rádio Universitária, e na categoria Telejornalismo, com a série ``Educação para o Comércio``, ganhou Leda Maria Passos Borges, da TV Jangadeiro.

A Fadec informa: sai Angélica, entra Marcos


Mudanças na Segurança. Quer dizer, no setor de Comunicação. A jornalista Angélica Martins está deixando a assessoria de imprensa da SSPDS para dar lugar a Marcos Cavalcante.

Angélica será agora assessora de imprensa na Arce.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Sobre o futuro da profissão de jornalista


Leitura de Comunique-se: "Será que a profissão de jornalista vai se extinguir?”. O sociólogo Erik Neveu, diretor do Institut d’Etudes Politiques de Rennes, na França, discutiu o tema “Informação sem jornalistas: ameaça real ou história de terror?”, durante 7º Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), nesta quinta-feira (26/11), na USP. Na palestra, o especialista apontou algumas sugestões para manter a profissão de jornalista viva.

Os números da audiência na noite de 6ª


22h49 - Glo 27 / Rec 13 / SBT 4 / RTV 4 / Band 1
22h25 - Glo 33 / Rec 12 / SBT 3 / Band 3 / RTV 2
22h13 - BH - Glo 34 / Rec 8,5 / SBT 3 / RTV 3 / Band 2
22h13 - RJ - Glo 32 / Rec 12,5 / SBT 4 / RTV 2 / SBT 2
22h13 - SP - Glo 29,5 / Rec 11 / SBT 5 / RTV 2 / Band 1,5
21h19 - Glo 16 / Rec 14 / SBT 10 / RTV 9
20h36 - Glo 20 / Rec 10 / SBT 8 / Band 4
20h30 - Glo 19 / SBT 11 / Rec 10,5

Dica de expo de fotos no Dragão do Mar


O fotógrafo cearense Rodrigo Frota reune 29 fotografias em cor, que revelam traços culturais de Portugal, Croácia, Índia e Havaí, revelando espiritualidade, misticismo e cores vibrantes. Abertura dia 03, às 19h, no Espaço Multiuso. Em cartaz até dia 10 de janeiro. Visitas de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até 20h30). Acesso livre.

Artigo da Folha constrange políticos no DF


Artigo publicado na Folha de SP causa constrangimento em Brasília. O líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), condenou o que classificou de "grosseria" contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Assinado por César Benjamin, ex-militante do movimento estudantil e um dos fundadores do PT, o texto afirma que Lula disse ter tentado estuprar um colega de cela mais novo, quando foi preso em 1980.


"Uma agressão desse tipo é uma grosseria tão grande que a gente só pode lamentar. É uma tristeza para o País ter gente que pode descer tanto. É um negócio desqualificado", disse Vaccarezza. Terra

P.S.


A Folha deste sábado: Artigo de Benjamin é "loucura", diz Lula
Ministros criticam editor por versão segundo a qual ouviu de Lula que tentou "subjugar" companheiro de cela em 1980

Segundo Gilberto Carvalho, presidente está "triste e abatido'; Franklin Martins diz que texto "é um lixo" e critica Folha por publicá-lo.

Desde ontem, o Google testa nova interface


O Google tem nova interface. Ele redesenhou o seu buscador e ontem nos EUA colocou no ar em caráter de teste. Há um jeito simples de provár você mesmo. Tem que ir a página do Google americana e incluir na barra de endereços o seguinte código:

javascript:alert
(document.cookie="PREF=ID=fb7740f107311e46:TM=1142683332:
LM=1142683332:S=fNSw6ljXTzvL3dWu;path=/;domain=.google.com")



O novo modelo traz diferenças úteis para quem está habituado a utilizar o Google Reader e Netvibes. A interface traz filtros fixos, que permitem escolher a fonte e o tipo de informação buscada. É possível, por exemplo, pesquisar ativando somente a aba blogs, vídeos ou compras.

Para facilitar a visualização, o termo da busca continua em negrito. Também foi inserido, no que parece representar um menu, opções temporais, que vão da "última hora" ao "último ano".

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

23h30min* e só agora a estrela vai almoçar...



* horário de verão

Filme cearense será lançado dia primeiro


Pois é, dia 1º de dezembro estreia o "Auto da Camisinha', a contribuição do Ceará ao mundo para prevenção à AIDS. No elenco nomes como Chico Anysio, Gero Camilo, Carri Costa e Nadia Aguiar.

O filme aborda de forma lúdica o tema das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), mas sem fazer uso de estereótipos e preconceitos que só empobrecem e desvirtuam o debate.

Rodado inteiramente em Quixadá, o 'Auto' é baseado na peça homônima de José Mapurunga, levada ao palco por mais de 10 grupos teatrais.

Taí, uma estreia que eu estou louco pra ver...
SERVIÇO:
Dia 1º de dezembro (Dia Mundial de Luta Contra a AIDS) em Fortaleza, às 20h30mim, no Cine SESC São Luis, no Centro. No mesmo dia o filme irá estrear em Rio Branco- AC, Goiânia-GO, Cuiabá- MT, Campo Grande-MS, Belo Horizonte- MG e Rio de Janeiro- RJ. No dia 4 de dezembro será a vez de ser exibido na capital paulista. Um dia depois de seu lançamento em Fortaleza, o filme será exibido na cidade de Quixadá, na comunidade de Juatama, onde ele foi rodado.

Flávio Paiva põe moral na eleição da OAB


E a eleição da OAB teve até isso?! Depois de ler o [ excelente ] artigo 'O Palanque OAB e a Democracia' do meu caro Flávio Paiva, a gente chega a algumas conclusões lamentáveis.

Leitura obrigatória de todo bom advogado. Ou, pelo menos, que deseja sê-lo.

Folha: palanque eletrônico fora de época


Bem que eu citei em post anterior que o governador José Serra estava utilizando programas de audiência para fazer campanha política e as emissoras e o TRE nem se dão conta disso.

Leia o que escreve Josias de Souza em sua coluna de hoje da Folha de SP, chegando até mesmo a citar a entrevista dada na última terça feira a uma emissora do Ceará.

Entrevista da TV Diário vira 'gossip' nacional


A web cearense tem pautado a blogosfera nacional. Depois do Emílio Moreno, agora é o caso Joana Prado que chorou no programa João Inácio Jr da TV Diário.

Ao ser citada pela Fabíola Reipert, só assim a entrevista teve repercurssão. Foi acessando blogs cearenses que a jornalista Rosana Hermann acabou confirmando a veracidade da informação que só virou gossip nacional depois de citada por uma jornalista de referência da Fabíola.



Luciano chama a Band de Globo ao vivo


Luciano do Vale já foi funcionário da Globo. Há muuuuuito tempo atrás. Não se sabe porque cargas dágua, ontem durante a partida entre LDU e Fluminense, o narrador chamou a TV Bandeirantes de Globo ao vivo. Como escreveu a Rosana Hermann, de onde peguei o vídeo, a-con-te-ce!...

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Twitter vai passar a cobrar das empresas


Essa eu li na Folha: "Biz Stone, um dos fundadores do Twitter, disse que a companhia pretende cobrar por contas, oferecendo em troca análises e estatísticas sobre os seguidores, em uma tentativa de aumentar seu faturamento.
Segundo ele, os usuários poderão continuar a utilizar o serviço gratuitamente, mas sem acesso aos dados. A ideia é lançar o pacote de ferramentas para usuários corporativos até o fim do ano." Matéria completa

Li no Eliomar e repasso a vocês como dica


'Adísia Sá, a de todos os tempos' é o nome do documentário que o curso de Jornalismo da Unifor lançará amanhã, 26, às 19h30min, no Teatro Celina Queiroz.

É mais um vídeo do projeto História e Memória da Radiodifusão Cearense. A professora e ombudsman emérita do O POVO completou 80 anos este mês.Vertical

Até que ponto o rádio liga para o ouvinte


Alguém leu por aí o post do Rádio Base 'Até que ponto o rádio liga para o que o ouvinte quer?'?

Já vimos aqui mesmo na Rádio Base que o ouvinte nem sempre é a vítima nesse processo que leva à mesmice no rádio. Muitas vezes é o próprio ouvinte que pede dezenas de vezes as mesmas músicas, digamos, "sugeridas" pelas emissoras e aí fecha-se o ciclo. O mesmo é ouvido eternamente. Até que outros hits sejam sugeridos e os ouvintes comprem a ideia. E hoje temos dois testemunhos de como essa relação pode funcionar.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Twitter perde interesse dos usuários europeus


O Twitter teve um 'boom' passageiro e estamos a assistir a seu declínio? A pergunta parece mais apropriada para um programa de tv do que a um blog, mas não é desapropriada tendo em vista os resultados de um estudo que realizou Nielsen a pedido de eMarketer.

Depois de chegar a cifras máximas quanto a tráfico e número de usuários no passado mês de maio, o Twitter iniciou um ligeiro caminho de queda nas cifras com a chegada do verão europeu; mas a tendência não foi freada nos meses seguintes. E o que é estranho: houve um incremento consideravel.

Segundo o informe, o tráfico da rede social de microblogging caiu exatos 27,8% em outubro passado em relação a setembro. Os dados de Nielsen são certamente os mais alarmantes, mas outras consultorias que analisaram tráfico do site reportam quedas de 6% entre os dois meses, como é o caso da ComScore.

Mas seguindo com o estudo de Nielsen, este também assinala uma queda em relação ao número de visitantes únicos, que durante o mes de outubro haveria recuado em 18,9 milhões.

Os motivos podem estar em uma relativa perda de interesse por parte dos usuários que começaram usando o serviço. Mas também poderia estar relacionado com o crescimento do número de usuários do Twitter através de aplicações de terceiros. É o que assinala Crowd Science, revelando porcentagem que chega a 43% e, por exzemplo, 19% dos usuários de Twitter já utilizam a rede social através de seu celular, sem passar pelo site do Biz Stone.

Clique no título para ir ao original

Palpite: um dos próximos 'Top Five' do CQC


Quer um palpite sobre um dos próximos Top Five do CQC? Acaba de rolar no SuperPop, da Luciana Gimenez.

A cantora (?) Tati Quebra Barraco (!) respondendo a opinião de um crítico musical que considerou sua música da mais baixa qualidade, respondeu ao vivo ainda há pouco: "Gosto é igual a c(*). Cada um tem o seu".

Querem apostar como vai entrar no CQC? Principalmente, porque o Oscar Filho está assistindo e postou comentário a respeito disso no Twitter.

AUDIÊNCIA DA NOITE



* Horário de verão

Ê no lugar de É


Na propaganda do PSDB exibida hoje na televisão, o governador Aécio Neves diz: "Há sete anos govêrno (assim com a pronúncia fechada mesmo) Minas Gerais..."

Não tinha ninguém por perto pra lhe dizer que o certo é a pronúncia aberta?

Caso Emílio Moreno repercute nacionalmente


O caso Emílio Moreno repercute. Agora há pouco, uma jornalista me telefonava pedindo minha opinião. Aliás, na web há opiniões muitas. A decisão do juiz, condenando o blogueiro a pagar R$ 16 mil por conta de um comentário alheio, rende. Tomei conhecimento do caso via Dalviane Pires.

No Twitter muitas referências. O Google está repleto de gente falando sobre isso. O Silenzio, no hay Banda, do Gabriel Ramalho, considera que a Justiça é mais cega na blogosfera.

No Querido Leitor, da Rosana Hermann, ganhou o post 'comentários moderados, sim!', demonstrando um pensamento da jornalista paulista a favor do autocontrole.

O Kenzo Kimura, no seu Rafiado puxou um cordão de opiniões no Twitter ao publicar o que chama de 'ditadura digital'. Aliás, a galera fincou firme no freemílio, todos a favor dele.

No 'Grande Jornal Povo-CBN, conversamos com Adísia Sá a respeito do caso e ela se pronunciou favorável a que existam leis específicas para a Internet. Gostei muito do comentário do Augusto César Costa em Travessia.

Houve até quem estranhasse a notícia ter sido dada nacionalmente, antes da imprensa local.

Na verdade, deve-se ao G1 a maior divulgação do caso com chamada na primeira página.

No programa 'Revista Povo-CBN', Emílio disse a Ian Gomes que, depois da ação, repensou e passou a filtrar os comentários. Antes ele julgava estar interferindo na liberdade de expressão.

O tema está aberto às discussões. Acho, realmente, que ainda vai render muitos panos nessa discussão sobre 'Liberdade Digital'. Em todos os sentidos.

E POR FALAR NISSO


Nonato, como vai?

Em que pese eu até pensar que é necessária uma discussão para uma legislação específica para a internet no Brasil, o caso da ação em destaque é apenas processual, nada mais do que isso. O MÉRITO da causa não foi julgado, simplesmente porque ocorreu perda de prazo de uma das partes, no caso, o réu. O magistrado não julgou se a ação era pertinente ou não; se a autora tinha razão e o réu, não. Ele fez o que era necessário diante da parte que perdeu o prazo, algo que não pode ocorrer de FORMA ALGUMA em um processo. E a perda do prazo impediu que a justiça se pronunciasse sobre o mérito, o que seria muito importante. E vale lembrar: se não existe uma legislação específica para a internet no país, existe sim no ordenamento jurídico brasileiro previsão legal para esses casos, como injúria, difamação e calaúnia. Para finalizar, vale deixar claro que essa opinião é de alguém que modera cerca de 300 comentários por dia no Blog Gol do Jornal O POVO. Infelizmente estamos diante de um erro de interpretação importante, porque o blogueiro não foi condenado porque a justiça achou que ele estava errado. Ele foi condenado porque perdeu prazos processuais. E isso precisa ficar bem claro.
Abraço
Fernando Graziani

Catálogo de produtos feito com criatividade


Eu já tinha visto o anúncio há alguns anos e perdi o endereço. Agora a minha irmã Kátia me envia e-mail contando sobre o catálogo holandês para vendas pela NET.

"Clique, depois de aberto, é rapidíssimo, não mexa em nada.

É, sem dúvida, um das publicidades mais bem boladas feitas para a web. Repito: Depois de carregar, não mexa em nada, veja só o que acontece.

CLIQUE: HEMA .

A de absurdo


Concordo com vc Nivaldo, absurdo!

Internauta divulga nosso blog no YouTube


Agradecer ao internauta Joao Ferreira Lima Neto que encaminhou um vídeo para o YouTube propagando o nosso GENTE DE MÍDIA.
"Olá Nonato, fiz esse video especialmente para você divulgar seu blog (Gente de Midia)! Você pode enviar para amigos do orkut, twintter e de outros sites. Espero que coloque em seu blog! O video esta postado no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=hMVJR4A7gUU
Atenciosamente, João Neto!"

Zé Serra na Verdinha: essa alma quer reza!


O governador José Serra amanheceu hoje concedendo entrevistas no rádio cearense. Nada mais nada menos que perguntas do tipo "eleito presidente, o que senhor faria pela área de educação?"; "e pela saúde?" etc e tal.

Gente, não parece mais ensaio para o programa de campanha eleitoral?

Liberdade Digital condenado a pagar 16 mil


Está no G1: "Dono de blog é condenado a pagar R$ 16 mil por comentário de internauta. Post abordava briga em colégio do CE; internauta insultou diretora. Blogueiro perdeu prazo para recurso e juiz ordenou penhora de bens.

Por conta do comentário de um internauta em seu blog, o estudante de jornalismo Emílio Moreno da Silva Neto, de 33 anos, morador de Fortaleza (CE), foi condenado pela Justiça cearense no mês de julho a pagar uma indenização de R$ 16 mil.

Emílio perdeu o prazo para recorrer e, no último fim de semana, recebeu uma notificação de penhora de bens para o pagamento do valor."

TV Diário lança uma campanha promocional


A TV Diário lançou campanha assinada pela agência cearense Mota Comunicação para divulgar as novidades na programação. Com o conceito é “Grandes apresentadores. Grandes programas”, as peças estão em várias mídias.

Informção do Liberdade Digital.

E a imprensa revela a outra face de Dilma



Coluna do Giba Um

Por que o presidente do Irã não usa gravata


Quem acompanhou a visita do presidente Mahmoud Ahmadinejad (pronuncia-se Arr-má-dinê-jád) deve ter se surpreendido porque, em meio a tantas autoridades engravatadas, ele passou o dia de terno marrom sem gravata, refletindo regra adotada no Irã após a Revolução Islâmica (1979).

Leia o que diz a Folha: "O aiatolá Ruhollah Khomeini, fundador da República Islâmica, decretou que as gravatas eram um símbolo da opressão cultural do Ocidente e lembravam a cruz cristã.

O uso de gravatas é legalmente proibido para iranianos, mas na prática seu uso ocasional raramente é penalizado.

A delegação iraniana era quase toda composta por homens de meia idade que usavam barba rala. Havia pouquíssimas mulheres na comitiva de mais de 300 pessoas.0 (SA)".

Como a imprensa vê a visita de Ahmadinejad


O Brasil virou página um em muitos jornais do mundo, com a visita do presidente do Irã. Só para citar órgãos de imprensa dos países envolvidos em hostilidades com o Irã, citemos: dois jornais isralenses, o Haaretz e o Jerusalem Post focalizam o tema. Interessante: na mesma página há um link para um blog que mostra vídeos da ação terrorista do Irã.

Já o Tehran Times coloca matéria da visita do presidente ao Brasil, com foto de duas colunas na primeira página.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Internet revela fotos inéditas da II Guerra


Fotos aéreas da Segunda Guerra Mundial feitas por pilotos durante incursões aéreas em território hostil e que só agora chegam ao conhecimento do público. Foram publicadas pela National Collection of Aerial Photography, com sede na Inglaterra.

Eliomar de Lima em pane (ou será 'pânico'?)


Imaginar o Eliomar de Lima sem trabalho é o mesmo que... o quê? Pois desde cedo, o nosso elétrico repórter está sem postar no seu blog. A pane que deu deve estar deixando em pânico o menino.

Novidade: a Globo dá adeus ao 'teleprompter'


Quem mora no Ceará já deve ter visto as novidades na maneira de apresentação do noticiário local da emissora afiliada da Globo. O jornalista Hermann Hesse ensaia no ar, algumas mudanças como sair da bancada, ficar em pé e andar pelo set. No Rio, a informalidade vai mais longe: o RJTV vai retirar o 'teleprompter', o monitor de onde o apresentador lê as notícias.

Hoje, só a edição paulista do "Globo Esporte" não tem TP. Outras emissoras testaram o recurso caso da Cultura, em 2007, mas abandonaram a ideia após sucessivos erros no ar.

O crítico da Folha considera ser uma atitude ousada e desafiadora e que caberá ser bancada pela Ana Paula Araújo. Ela terá ajuda de comentaristas, com o enfoque popular, na prestação de serviço.

A emissora, também, elege o tema da segurança como ítem de destaque nos noticiários, a ponto de contratar o ex-capitão do Bope, Rodrigo Pimentel, autor de "Elite da Tropa", para falar sobre segurança pública.

"Publicidade-exaltação" invade os comerciais


Prestaram atenção na matéria da Folha sobre a propaganda das empresas enaltecendo firmeza do país na crise e a capacidade de superação dos brasileiros? Diz o jornal: "Empresas aproveitam a popularidade do presidente Lula e o momento econômico favorável para fazer do governo seu garoto-propaganda.

Ambev, GM, Bradesco, Vale e Embratel produziram comerciais de televisão recentes enaltecendo a firmeza do país na crise, a capacidade de superação dos brasileiros, a harmonia entre o público e o privado e a relevância do país no mundo.

O Brasil é o país "da iniciativa privada em equilíbrio com o setor público", diz a campanha televisiva "Presença", do Bradesco, segundo maior banco privado brasileiro."

Um salve para a turma do Diário do Nordeste


Parabenizar ao Diário do Nordeste. O jornal do grupo Verdes Mares ganhou o prêmio Qualidade Brasil, "considerado o Oscar da Qualidade". A homenagem é atribuída às empresas e personalidades que se destacaram em suas áreas de atividades no ano de 2009.

O certificado e o troféu do prêmio foram entregues ao superintendente do jornal, Pádua Lopes, em cerimônia realizada na última terça-feira, dia 17, no Rio de Janeiro.

As matérias de jornais europeus nesta segunda



AMA: Michael Jackson é o grande vencedor


E Michael Jackson foi o grande vencedor do American Music Awards 2009, transmitido ao vivo pela TNT.

domingo, 22 de novembro de 2009

Apagão prejudica a guerra da audiência


Pelo segundo domingo consecutivo, o Ibope apresentou problemas na medição de audiência em tempo real na Grande São Paulo.

O envio de dados de audiência minuto a minuto começou a apresentar problemas pouco depois das 20h, justamente no momento em que a concorrência entre Globo, Record, SBT e Rede TV! tem sido mais equilibrada. Entre 20h e 0h, Record e Rede TV têm alcançado a liderança com alguma frequência.

O envio de dados chegou a ficar defasado 20 minutos entre 21h e 21h30. Às 21h39, travou de vez.

A falta de informações de audiência em tempo real prejudica principalmente o Programa do Gugu (Record) e o Pânico na TV (Rede TV!), que, ao vivo, podem traçar novas estratégias, mudando a ordem de exibição de suas atrações em função da maior ou menor audiência.

Às emissoras de TV, chegou a informação de que o Ibope estaria em manutenção na noite deste domingo. Este blog buscará a versão do instituto nesta segunda-feira e a publicará assim que a tiver.
Texto de Daniel Castro

Malhação mal feita faz estrago em aluno


Não tem a nada a ver com o blog mas, pelo amor de Deus, eu publico esse vídeo com um apelo: se você frequenta academia para ficar aleijado desse jeito, por favor! Largue a malhação e vá procurar fazer outra coisa. Assista e veja o estrago.

Silvio Santos consegue bater outra vez Gugu


20h30 - Glo 19 / SBT 11 / Rec 10,5
20h12 - Glo 20 / SBT 12 / Rec 6 / Band 5 / RTV 1
20h09 - Glo 19 / SBT 13 / Rec 7
20h07 - Glo 19 / SBT 11 / Rec 8 / Band 4,5
20h02 - Glo 16,5 / SBT 10,5 / Rec 7 / Band 3
19h57 - Glo 17 / SBT 9 / Rec 8

Prévia Esporte Fantástico -
Glo 11 / SBT 7 / Rec 6

18h06 - Glo 19 / Rec 8 / SBT 6,5 / Band 4 / RTV 2
17h41 - Glo 17 / SBT 6 / Rec 6 / Band 4 / RTV 2

A audiência televisiva deste domingo à tarde


18h27 Globo 24, SBT 8 (break), Band 6, Record 5 (toma na cara).
18h22 Globo 21, SBT 8, Band 7, Record 5, RedeTV! 1, Cultura 1.
18h18 Globo 21.4, SBT 8.1 (reprise), Band 6.4, Record 6.0.
15h00 Globo 11, Record 11, SBT 8.5.
14h55 Globo 11.8, SBT 10.3, Record 9.9.
14h54 Globo 12.7, SBT 10.0, Record 9.8, Band 3.3.

Flagra de 300 mil aves voando em uníssono




Perguntinha que não quer calar: quem contou as aves?

O tempo passa, voa e a paisagem se destoa


E a imagem do fundo de tela do Windows XP mudou muito hoje em dia. Localizada na colina do vale de Sonoma, na California, o local foi fotografado por Charles O’Rear, de quem a Microsoft comprou os direitos para associar sua marca como «algo verde».


A foto em seguida é de Goldin & Senneby tomada mais recentemente e que é exivida como arte em uma exposição.

Enescom discute propostas de comunicação


Terminou ontem a Conferência Estadual de Comunicação (Conescom) com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil organizada, elaborando propostas para o encontro nacional. Entre as propostas, o jornal O Povo destaca hoje:

> Implementação de programas culturais, educativos, informativos e artísticos em pelo menos 10% das horas veiculadas no rádio e na televisão, incluindo conteúdos regionais.

> Mudança nos critérios das concessões de rádio e TV, com base na avaliação de projetos de programação, desconcentração, diversidade de conteúdos e fortalecimento da produção cultural local, entre outros.

> Divisão do espectro para emissoras públicas (40%), emissoras privadas (40%) e emissoras estatais (20%).

> Criação e gestão do serviço público de banda larga, incluindo infraestrutura para torná-la acessível a toda a população.

> Criação de mecanismos de controle social e promoção da participação popular nas políticas e serviços de comunicação, observando o respeito à diversidade social e garantindo espaços de defesa do público.

Ligações internacionais grátis pela Internet


Essas são dicas produzidas pelo blogueiro Juan Diego Polo, com programas que podem ser usados para se fazer chamadas telefônicas a outros países, a maioria de forma gratuita.

1 - Skype: ela nos permite realizar chamadas de forma gratuita entre PCs e com tarifas excelentes entre PC e telefones de muitos países.
2 – Messenger e Gtalk: Os populares sistemas de chat tem a opção de transmitir voz, mas não conseguem chamar telefnes, pois que é necessário que o destino tenham conexão com a Internet e que esteja conectado no momento da chamada.
3 – voipstunt.com e lowratevoip.com: Programas gratuitos com os quais podemos chamar telefones fixos em vários países de forma gratuita ou chamar por tarifas incfrivelmente baixas a qualquer telefone do planeta. Também nos permite estabelecer uma chamada entre os telefones de diferentes países, sendo imprescendível o uso do ordenador.
4 – PeopleCall: Hoje em dia permite realizar chamadas internac ionais direto do PC. Também oferece a possibilidade de montar um CallShop com seu programa baseado no VoIP.
5 – Jajah: Uma das opções que mais cresceu nos últimos anos. Nos permite fazer chamasdas de telefone a telefone estabelecendo a comunicação com um PC, de forma que só é necessária a conexão a Internet para começar a comunicação. Em alguns casos a chamada pode sair gratis.
6 – EvaPhone: Permite realizar chamadas grátis do PC ao telefone de vários países, embora a duração chamada seja limitada.
7 – YoLLamogratis: Trata-se de uma aplicação na qual se pode chamar grátis de qualquer um telefone do mundo para outro. Basta incluir o país de origem e destino com seus números , os aparelhos começarão a soar e pode-se começar a chamada. Este serviço tem um limite de 5 minutos por chamada e um limite de 3 chamadas por usuário, apenas para telefones fixos.

Lúcio Brasileiro quer entrar para o Hall of Fame


Lúcio Brasileiro, em seu programa deste domingo na TV, falava sobre o Theatro José de Alencar com a diretora Izabel Gurgel. A certa altura da conversa, sugeriu que a casa deveria criar o 'Hall of Fame' (desse jeito mesmo!) para homenagear as figuras mais importantes da ribalta cearense.

Ao mencionar nomes como Haroldo e Hiramisa Serra, o repórter Lúcio incluiu-se entre os que deviam ser homenageados. Ele integrou o elenco de "A Ratoeira", há algumas décadas passadas, resumindo sua 'carreira' a essa participação.

sábado, 21 de novembro de 2009

Um post para homenagear a torcida alvinegra


Parabenizar o Ceará pela conquista de hoje e a sua torcida. Lamentar que o Fortaleza não tenha se comprometido a fazer uma campanha correta como a do alvinegro. Quem sabe se esse rebaixamento sirva de lição para os dirigentes.

Ah! aproveitar para registrar a correta transmissão do Bosco Farias, cada vez mais revelando-se um bom profissional, principalmente quando se afasta dos padrões galvãobueneses, cujo narrador global já não tem a credibilidade do passado. Parabéns, Bosco!

'Avatar' é a atração deste domingo na CBS


A CBS americana traz matéria no '60 Minutes' deste domingo, dia 22, com o diretor James Cameron. Ele volta a dirigir uma super produção depois do 'Titanic'. Trata-se do filme "Avatar" e a emissora de televisão norte-americana liberou cenas da matéria de amanhã.


Os curtas selecionados para o Oscar 2010


A Academia de Hollywood selecionou os dez curtas que disputarão o prêmio de melhor documentário de 2010. Um deles é "A dama e a morte", (The lady and the reaper) do andaluz Javier Recio Gracia.


Conheça os outros indicados

Crônica de uma Fortaleza cheia de contrastes


Porque hoje é sábado, resolvi sair por aí, fotografando tudo. Hoje em dia os celulares tomam conta do mundo - o Ceará já tem 6,5 milhões -. Desempregam gente boa na atividade fotográfica. De posse de um aparelho desses é possível captar cenas do cotidiano de uma cidade, bela por Natureza mas cheia de contrastes como os flagrantes que acabei captando.

Quem será o jovem adormecido, estendido em frente a uma agência bancária, contrastando com o vai-e-vem de pessoas 'de boa aparência', utilizando esse símbolo do mercado capitalista que são os bancos. Na mesma calçada, a poucos metros, um outro jovem - ao que parece dominado pelo álcool - mistura-se aos dejetos da lixeira, com ares de ter sido remexida por quem dela tira o ganha-pão.



A cidade assemelha-se a Saturno que devora os próprios filhos na mitológica imagem. Cresce a passos de gigante e os problemas, idem. As soluções permanecem anãs. Para evitar acidentes pela ausência de sinalização horizontal, moradores da Aldeota resolveram desenhar o 'pare' que deveria ser preocupação dos órgãos públicos.


Nada foge ao olhar atento de quem resolve tirar o sábado para coletar imagens de uma cidade com as vestimentas de metropole, mas que parece ter perdido a naturalidade de outros dias. Que arrasa com as árvores numa disfarçada poda, para dar espaço aos anúncios de um mercado de consumo que devora não apenas o nosso real, mas a real consciência de preservar o que resta de Natureza.

Millôr processa Veja: indenização de 500 mil


O colunista Millôr Fernandes abriu processo contra a Veja e pede indenização no valor de R$ 500 mil. O motivo é a publicação na Internet, sem autorização, de todo o material produzido por ele para a revista.

Millôr deixou a Veja em setembro deste ano, em sua segunda passagem pela revista, iniciada em 2004. Seu último contrato previa a exibição da sua coluna na Internet, mas não dizia nada sobre a publicação do arquivo produzido durante sua primeira passagem, entre 1968 e 1982.

O colunista afirma ter tentado negociar desde julho, mas não conseguiu chegar a um acordo. Por sua vez, a revista informa que não irá comentar o caso.
Informações da R7

E a CBF tem novas regras para a imprensa


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu implantar algumas mudanças no credenciamento dos profissionais da imprensa para a cobertura dos treinos da seleção.

A intenção é evitar a entrada de pessoas estranhas. O novo sistema começou a valer nesta terça-feira (06/10). No primeiro dia, um cinegrafista da TV Globo foi expulso e um assessor de jogadores só pôde entrar depois que terminou o treinamento na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro.

A partir de agora, os profissionais que irão cobrir os treinos devem fazer um credenciamento prévio. Só assim terão acesso ao campo de treinamento da seleção. “O credenciamento é para jornalistas.

O acesso era muito fácil para os treinamentos. Estamos fazendo esse credenciamento para o controle das pessoas que entram nos treinos, pois muitas pessoas entravam falando que era da imprensa. Essa medida foi tomada para termos controle do lugar. Com isso, amigos, políticos e assessores ficaram de fora”, explica Rodrigo Paiva, porta-voz da CBF.
Fonte

GENTE DE MÍDIA - a vitrine da informação



Consumo&Dor: produtos são maquiados


É como diz a reportagem da Folha deste sábado: muitos produtos são feitos apenas para se comer com os olhos. É que os fabricantes colocam imagem nas embalagens que não correspondem com a realidade do produto.

"
É um choque de realidade preparar uma lasanha congelada no micro-ondas. Enquanto a foto da caixa mostra uma massa firme, com queijo derretido na medida certa, a que sai do forno parece ter sido arremessada contra uma parede. Mas será que é mesmo um choque ou todo mundo já se acostumou a ser enganado?

O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) fez um levantamento comparando as imagens apresentadas nas embalagens e a real aparência de alguns alimentos industrializados. Entraram no estudo comida pronta e congelada, vendida no supermercado, e pratos de restaurantes de fast food. Os congelados foram preparados pelos técnicos seguindo as instruções das embalagens.

Os pesquisadores encontraram cookies da Bauducco com muito menos gotinhas de chocolate do que a embalagem promete, biscoito wafer Mabel bem mais pálido do que no rótulo, pizza congelada da Sadia com menos azeitonas e queijo do que na imagem da caixa, panetone da Village com falta de chocolate, polpetone da rede de fast food Spoleto espatifado no molho, sanduíche mirrado no McDonald's e esfiha do Habib's recheada com carne bem menos corada do que a do cartaz.

De acordo com o entendimento do Idec, mesmo havendo na embalagem o alerta de que as imagens são "meramente ilustrativas", as fotografias manipuladas ferem os direitos do consumidor.
"As mensagens passadas por essas fotos não correspondem à realidade, o que pode vir a configurar propaganda enganosa, de acordo com o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor", diz Marcos Diegues, assessor jurídico do Idec."


Para ler a matéria completa, clique AQUI