sexta-feira, 31 de julho de 2009

O Barra denuncia prática do jogo do bicho







Um sinal como o da Angélica, censurado


Vendo a Angélica no 'Vídeo Show', de saia curtinha deixando aparecer aquele belo sinal que ela tem na perna esquerda, peguei o túnel do tempo e me vi na minha Acopiara.

Eu tinha uns 7 anos de idade, mas me lembro como se fosse hoje: um circo chegou à cidade e uma das atrações a cada função era uma dançarina com um enorme sinal, semelhante ao Angélica. Quando ela dançava abria a saia e deixava o macharal todo subindo pelas arquibancadas.

Pois você pensa que ficou por isso? Uma comissão de 'filhas de Maria e mães cristãs' foi em grupo à direção do circo e entregou um abaixo-assinado exigindo que a dançarina não mostrasse mais aquele sinal (do pecado!) nas apresentações.

Não sei se o pedido foi acatado. Dias depois eu sairia de lá - e o circo também -, mas nunca me saiu da lembrança esse exemplo de censura a algo que, com o passar do tempo, mostrou ser tão impossível de se pensar em proibir nos dias de hoje.

Domingo na FM Universitária é de Gonzagão


Recado de Nélson Augusto, a gente repassa 'in totum':
"Homenagem tripla na programação da Rádio Universitária FM de Fortaleza, para a celebração dos 20 Anos de saudades do eterno Rei do Baião – Luiz Gonzaga - neste domingo dia 2 de agosto de 2009

7 horas – Sempre aos Domingos – Xotes, xaxados, marchas e baiões cantados por Luiz Gonzaga em gravações das décadas de 40, 50 e 60.

10 horas – Brasileirinho – valsas e choros instrumentais tocados por Luiz Gonzaga na sanfona e seu regional ao longo de sua carreira

14 horas – Memória 107 – Show “Volta prá Curtir” feito no Teatro Tereza Raquel no Rio de Janeiro em 1972 com Luiz Gonzaga cantando e contando um pouco da sua história e acompanhado por Dominguinhos (acordeon), Ivanildo Leite (zabumba), Maria Helena (voz e triângulo), Porfírio Costa (baixo elétrico), Raimundinho ( reco-reco), Renato Piau (guitarra) e Toinho ( triângulo). No repertório, entre outras:

1. Boiadeiro/Cigarro de Paia
2. Moda Da Mula Preta / Lorota Boa
3. Siri Jogando Bola / Macapá
4. Qui Nem Jiló / Oiá Eu Aqui de Novo
5. Asa Branca / a Volta Da Asa Branca
6. Assum Preto / Ana Rosa
7. Hora do Adeus
8. Estrada de Canindé / Respeita Januário
9. Numa Sala de Reboco / o Cheiro Da Carolina / o Xote Das Meninas

P.S. Nos 3 programas nenhuma música interpretada ( cantada ou tocada na sanfona ) por Luiz Gonzaga será repetida"
.

Fadec informa: sai Susan Boyle, entra Connie


Esqueçam Susan Boyle. O 'Britan's Got Talent', que revelou aquela dona-de-casa como excelente cantora, já virou essa página. Agora está apostando todas as fichas na pequena Connie Talbot.

Ela ganhou a etapa do programa após a morte de Michael Jackson, interpretando 'Ben', o sucesso do rei do pop. A voz é de pureza impressionante.

Flagrantes da vida (na tevê) real: a queda


Início das transmissões do concurso de miss na Eslováquia.l Um susto: o apresentador Jan Krauss entra no palco e acaba despencando em uma abertura disfarçada. Haja classe para voltar depois, como se nada tivesse acontecido.

MP pode interferir nas gravações de No Limite


O Patrimônio da União poderá solicitar ao Ministério Público embargo na medida que interdita praia do Trairi para as gravações de 'No Limite'. O programa Globo vai utilizar a área de julho a setembro, cuja interdição é questionável. "Se não tiver autorizado, a gente entra com Ministério Público Federal e embarga”, diz o gerente Clésio Saraiva.

O jornal O Povo informa hoje que moradores e profissionais do setor turístico questionam a interdição. “Essa situação absurda está gerando muita indignação nos cidadãos de Lagoinha e arredores", protesta o empresário Osvaldo Janeri, que mora na praia localizada Paraipaba. Ele ressalta que o trecho é utilizado por muitas pessoas que trabalham em localidades próximas.

GENTE DE MÍDIA antecipou as manchetes


O que vale ser/ter um blog bem informado. Ontem, informamos sobre a vinda de parte da base de Alcântaras para o CE...


... que hoje é manchete em O POVO, DN e Folha de SP




Agora vai outra dica boa para se pesquisar e virar assunto nos jornais: uma fonte bem informada me relatou que, pouco a pouco, as atividades da Base Aérea de Fortaleza vão sendo desativadas, ficando cada cez mais mais restritas. Há indícios de que a maior parte dessas ações da base aérea estaria sendo transferida para Natal e Manaus.

Em e-mail enviado à Brasília para o Ministério da Aeronáutica, recebi resposta evasiva e sem explicações: "não há o que comentar'.

Rádio: coluna de celebridades na Verdinha


Evandro Nogueira, que durante a semana está na interinidade do Rádio Notícias Verdes Mares, anuncia novidades para a próxima edição do 'Domingo Legal' (AM 810 - Rádio Verdes Mares).

Ele passa a contar com a coluna 'Edstar', redigida pelo Edgel Joseph de segunda à sábado no Diário do Nordeste, sobre celebridades.

O programa do bom paraibano começa às 9 horas.

31 mil anos para se visitar tudo na Internet


Sabe quanto tempo uma pessoa levasria para visitar todas as páginas da Internet? Fui pesquisar e descobri: 31 mil anos.

No ano passado, o Google publicou um post em um de seus blogs corporativos para anunciar que seu buscador já indexava mais de 1 bilhão (1.000.000.000.000) de direções diferentes. A cifra continua crescendo.

Com dados atualizados até o dia de ontem - 30 de julho de 2009 -, a Oficina do Censo dos EUA calcula que a população mundial é de 6.774 milhões de pessoas. Fazendo cálculos rápidos obteremos que há 148 páginas para cada ser humano na Terra.

E mais: se uma peessoa se dedicar um minuto a cada uma das URLs existentes, necessitaría de 31.000 anos completos para entrar em todas. E se alguém se propusesse a ler todas, teria que destinar 600.000 décadas a tal trabalho.


E por falar em acessar a rede, uma informação interessante: o país que conta mais gente conectada é a China, com 298 milhões de usuários, quase o tanto de habitantes dos EUA que vêem em seguida.

Em terceiro lugar Japão; India em quarto; Brasil em quinto; Alemanha em sexto, vindo depois Reino Unido, França e Coreia do Sul.

FONTE

Dr. Mourão é entrevistado do Globo Repórter


Sabe quem vai estar hoje no Globo Repórter? O nosso cearense Antonio Mourão, médico psiquiatra e antropólogo. Ele fala sobre a questão da traição no programa que mergulha de cabeça (olha as pontas!...) no tema dos que corneiam seus parceiros.

Aliás, eu fiz um convite a que o doutor Mourão continuasse a enviar os seus tijolos para nosso blog, falando sobre comportamento. Afinal, ele é gente que está na mídia e um das melhores cabeças pensantes desta cidade.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Globo faz seleção de humoristas no Ceará


Humoristas cearenses, uni-vos: dias 11 e 12 de agosto, chega à Fortaleza equipe do Faustão para efetuar seleção com vistas a novo quadro do programa.

A informação me foi repassada agora há pouco pelo Bené Barbosa, o conhecido Papudim, ele um finalistas da última rodada de novos humoristas que o programa revelou a partir de 2007.

As inscrições dessa nova escolha serão feitas na própria TV Verdes Mares com a presença do diretor do quadro de humor Henrique Matias.

Pepsi e Google evoluem...logos resistem




FONTE

Base de foguetes vem para o porto do Pecém


E o jornal Valor Econômico largou a bomba: o Ceará vai ter base de lançamento de foguetes. Ela seria localizada próxima ao Porto do Pecém.
" Antes concentrado em Alcântara, no Maranhão, um local privilegiado para o lançamento de foguetes devido a sua posição privilegiada em relação à linha do Equador, parte do programa espacial brasileiro será transferido para o litoral do Ceará, em região nas proximidades do porto de Pecém. O assunto será discutido na quarta-feira em reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministérios, empresas e agências responsáveis pelo programa espacial.

A divisão tornou-se inevitável depois que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) baixou uma portaria decretando como área quilombola 78 mil hectares dos 114 mil hectares que constituem a península de Alcântara. O município deveria abrigar o Complexo Espacial Brasileiro (CEB) - seriam quatro centros de lançamento de foguetes, três em convênios com outros países e um inteiramente nacional, o Veículo Lançador de Satélites (VLS), que é desenvolvido pela Aeronáutica. Também seriam construídos hotéis e clubes a fim de atrair para Alcântara extensões universitárias inteiramente voltadas para a tecnologia espacial".
Clique e leia tudo AQUI

De 1ª: Trailler de Alice no País das Maravilhas


Caiu na rede e não é peixe, mas sim o trailler do filme 'Alice no País das Maravilhas' de Tim Burton, que deve ser lançado em breve.

'Cultura e Música' festeja dois anos nesta 2ª


O jornalista Luciano Sá lembra via e-mail os dois anos do programa 'Cultura & Música', da Rádio Universitária FM (107.9 MHz), no próximo dia 6 de agosto.

Patrocinado pelo BNB, o programa vai ao ar nas 2as. das 16 às 17 horas, divulgando agenda do centro cultural do banco, abordando temas relacionados à música, cinema, artes visuais, artes cênicas, literatura, cursos, oficinas, debates e espetáculos direcionados ao público infantil, além de divulgar a programação de outros equipamentos culturais da capital cearense.

E POR FALAR NISSO

"Marcos comentou: "Por falar em rádio a Tempo FM ganhou o prêmio de melhor FM do Ceará, título com o qual eu também concordo, só não entendo é por que não é divulgado de onde veio o prêmio? Atualmente essa é a rádio que,na minha humilde opinião, possui a melhor programação musical do FM local."

Sabe qual é o vídeo + acessado no YouTube?


Leitura de colunistas brasileiros: Giba Um



Humorista Tom Cavalcante pode ir para o SBT


Quem cantou a pedra foi Daniel Castro em sua coluna da Folha de SP: "Nos corredores da Record, são fortes os rumores de que Tom Cavalcante teria recebido uma proposta "irrecusável" do SBT.

O apresentador não quis comentar o assunto, o SBT não confirmou e a Record estranhou, porque Cavalcante renovou contrato no final de 2008.

E já é tempo de se fazer campanha política?


O período de campanha eleitoral ainda está bem distante, mas tem partido abusando da paciência do 'seu' TRE. Pelo menos foi o que contou hoje a repórter Maria Eugênia no programa do Paulo Oliveira.

Ela anunciou que vários outdoors surgiram espalhados pelas ruas e avenidas do Rio com os dizeres: 'Ele é candidato. Seu nome tem 4 letras".

Pelo que ela mesma avaliou, só pode ser de Ciro Gomes.

E aí o Paulo mandou ver: 'Mas não é São Paulo?"

E ela relacionou uma porção de ruas onde os outdoors estão espalhados cariocamente.

Duas luas no céu no mês de agosto que vem


Leitores já deram pra sacar que gosto de Astronomia. Sou leigo, mas admirador. Sempre que pinta novidades nos céus do planeta, faço questão de contar - ou aqui ou no ANTENA PARANÓICA. Pois a nova é de que no dia 27 de agosto vindouro teremos duas luas no céu.

Bem, deixa eu explicar melhor: pesquisadores do Planetário de Vancouver, calcularam com precisão o momento em que Marte estará orbitando próximo à Terra e por onde nós poderemos vislumbrar essas 'duas luas' em lugar de uma como acontece normalmente.

A parte curiosa de tudo isso é que esse registro encontra-se nas 7 profecias no Código Maia que foi encontrado na pirâmide ao lado do Observatorio Estelar de Palenque, em Chiapas, México.

Fuente: Asusta2

Campanha presenteia twitteiros de Fortaleza


"Você já deve ter notado a campanha no Twitter da Athos. É uma ação de mídia social que a rede de lojas masculinas Athos optou por fazer com twitteiros e blogueiros de Fortaleza. A campanha desenvolvida pela 101° Macaco (Helcio Brasileiro) e com a ajuda do blogueiro Emílio Moreno, tem o foco na interatividade via web, tanto para aumentar a presença da marca com esse público e aproximar seus novos e antigos clientes.

O gancho da campanha foi Dia das mães que sempre reclamam que querem presentes para elas mesmas, não para a casa, foi criada a campanha “Deixe seu pai feliz de verdade”. É como se fosse uma resposta dos pais, de quem não quer nem caixa de ferramentas nem prêmios mais ou menos como lenços e meias.

Foram selecionados quase 100 blogueiros e twitteiros de Fortaleza que receberam em casa kits com gravatas, chinelos, meias ou bonés Athos. Junto uma cartinha explicando que ali eles já têm o presente do dia dos pais, se quiserem. Mas, como consideramos que seu pai merece mais, diariamente, até a sexta-feira anterior ao dia dos pais, a Athos fará promoções tanto pelo Orkut (perfil “Athos Dia dos Pais”) e pelo Twitter (@athoshomem), com promoções simples em que você poderá ganhar as mais diversas peças de roupa.

Pela característica e pela abordagem do público, essa é uma ação completamente nova no mercado local. Quem mais aqui já fez algo desse tipo? Enviar presentes para uma quantidade de pessoas como essa? Algo semelhante foi feito pela Starsbukcs que deu cupons de sorvetes para usuários do Facebook.

A novidade foi batizada de “Free Love”: grátis como estratégia de negócio – isto é, a importância de dar algo de valor como estratégia para alavancar negócios. Para o relatório de tendências internacional, Free Love é uma tendência no crescimento da oferta de coisas de valor de forma gratuita, tanto no mundo real quanto no virtual.

Isso sem falar que as pessoas não precisam gastar nada, nem levantar da cadeira, para dar um presente pro seu pai. A promoção está no segundo dia. Quem desejar saber se ela está gerando conversas sobre a marca, basta entrar no Twitter ou Orkut e fazer uma busca."

Texto enviado pelo Emílio Moreno
<

quarta-feira, 29 de julho de 2009

As mudanças no Twitter já estão em prática



O Twitter busca adequar-se a sua maior funcionalidade. Mudou o desenho da página inicial. Além deste bonito lavado de cara em tons azuis, existe uma preocupasção da companhia na forma de estender o serviço e que os demais o entendam.

Até agora o Twitter se apresentava como uma plataforma de microblogging com elementos de rede social onde na teoria devia "contar em cada momento o que se estava fazendo".

Mas a prática tem demonstrado que o Twitter vai muito além disso. Converteu-se numa ferramenta de informação instantânea onde se compartilha e conversam acerca de mil coisas que ocorrem no mundo todo.

Por isso, é possível que a nova interface dê um maior protagonismo ao buscador, aos temas quentes do momento e tenha convertido o “what are you doing now?” em “Share and discover what’s happening right now, anywhere in the world”.

Estúdio I ganha mais adeptos na tevê paga


Vocês já assistiram Estúdio I na GloboNews? Atualmente comandado pelo Grilo, o pgm é da Maria Beltrão que está de férias.

Começo da tarde, ele segue a linha do Sem Censura da Leda Nagle, com uma diferença: há 'ao vivos' que mesclam com as entrevistas de estúdio. Nele, se fala de tudo que é notícia do dia.

Juazeiro vai copiar o Gugu e o Luciano Huck


E olha só: o programa "A Tarde é Nossa" da TV Verde Vale, de Juazeiro do Norte, está imitando o que é bom. Criou a promoção 'A Casa dos Meus Sonhos', cópia dos quadros de programas do Gugu e Luciano Huck, para reformar a casa de uma família carente.

A primeira edição do programa vai ao ar em agosto e uma chamada especial foi preparada pela equipe do Vinhetas para TV, tendo à frente o Thallys Moreira - a quem parabenizamos.

As aparências...


O Procurador Roberto Gurgel é muito parecido com Jô Soares




E a semelhança entre Manuel Zelaya e o Ratinho


Apresentadora da Globo contrai gripe suína


Depois do susto causado pela suspeita de grioe suína no apresentador André Marques, a Globo tem mais uma preocupação com essa pandemia. A apresentadora Sandra Annenberg está mesmo com gripe suína.

A informação foi dada hoje pelo colunista Alberto Pereira Jr, do jornal paulista Agora. Afastada desde o dia 22, ele garante no entanto que a jornalista está bem e retornará à TV em breve.

Heraldo e Renata se despedem hoje do JN


Termina hoje a participação de Heraldo Pereira e Renata Vasconcellos na apresentação do Jornal Nacional. A partir de amanhã, o casal Bonner e Fátima Bernardes retoma a bancada.

Aliás, segunda feira a operação técnica do JN cometeu uma falha durante a escalada (leitura das manchetes), dificil de se imaginar numa emissora como a Globo. As escaladas são pré-gravadas, explica hoje em sua coluna o Daniel Castro.

"Na primeira gravação, Heraldo Pereira, que substitui William Bonner, travou ao ler uma notícia (e bateu na bancada). Houve uma segunda gravação, correta. Mas, na hora da exibição, o operador de videotape acionou a escalada com erro", conta hoje em sua coluna na Folha de SP.

Isso é Massa!


ACERT lança única publicação sobre o setor


O meio artístico cearense - e falo de rádio, tv & cia - já teve a sua 'Revista do Rádio e da TV', que chegava a concorrer em pé de igualdade com publlicações editadas no sul.

Produzida e editada por uma senhora que residia no Jardim América, a revista chegou a circular até o início dos anos 70 e depois que ela deixou o batente, a coisa acabou. Não se publica nada relacionado a um setor que tem público e material 'pra dar e vender'. Até mesmo o setor rádio-tv tem pouca publicação específica.

Se não fosse a ACERT-Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) publicando o 'Guia do Rádio & Televisão do Ceará', não teríamos as informações sobre esse importante meio. Aliás, tomo conhecimento que a edição 2009 já está circulando.

Onde adquiri-lo, presidente Edmar?

Ian Gomes realiza matéria para SBT Repórter


Quem é bom já nasce feito, diz o ditado. Aqui no caso, quem é boa... Para uma série de matérias comportamentais pelo interior do Nordeste, o SBT convocou a repórter Ian Gomes, da Jangadeiro.

Ela viajou ontem para os sertões do Seridó, no Rio Grande do Norte, onde passa a integrar equipe nacional que vai percorrer o país produzindo material para o SBT Repórter.

A escolha de Ian, certamente, se deu pelo trato com que ela tem dado ao seu trabalho de pesquisa e condução das reportagens curiosas que ela produziu, inicialmente para o Na Boca do Povo e agora para o Gente na TV.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Catavento seleciona estagiários de Jornalismo


A ONG Catavento está selecionando estagiários de Jornalismo e Pedagogia até hoje. Cinco estagiários serão selecionados, sendo dois estagiários de Comunicação e três de Pedagogia. Eles trabalharão no “Projeto Segura essa Onda”, que envolve rádio-escola digital com foco em aprendizagem.

Os candidatos devem apresentar currículos até as 18h desta terça, na sede da ONG Catavento (Rua Costa Barros, 1088 – Casa 14, Aldeota) com os seguintes documentos: histórico escolar e currículo atualizado.
Fonte: Jangadeiroonline

Hoje tem Aparecida Silvino na tevê Diário


E é hoje que vai ao ar o especial com Aparecida Silvino, na TV Diário. Produzido pela própria artista, o show foi gravado e será exibido hoje entre 21:00 e 22:00. Para os internautas do GENTE DE MÍDIA, uma palhinha do programa.

O melhor romance da França é de Jô Soares


E sabem qual foi o livro selecionado como um dos melhores romances do mês passado por leitores da editora francêsa Livre de Poche? "Meurtres à L'Académie"

Na verdade, o livro não é nada mais nada menos que a versão francêsa de "Assassinatos na Academia Brasileira de Letras", de Jô Soares. Pelo que se sabe foram vendidas 180 mil cópias aqui no Brasil.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Danilo Gentili pode ser processado: racismo

"King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?"

Você acha que essa piada do Danilo Gentili, postada no Twitter, seja racista?

Pois a mensagem foi encaminhada a um procurador e o Ministério Público vai avaliar se houver ou não crime de racismo.

Entenda tudo AQUI.

E POR FALAR NISSO


Outro integrante do "CQC", Marco Luque [e a cantora Luiza Possi] foram assaltados EM sp. Dois assaltantes levaram carteiras, celulares, bolsa e relógio.

O CQC de hoje cobre cúpula de presidentes


Já imaginou uma cúpula de presidentes no Paraguai? Vira comédia. Pois o CQC faz exatamente isso ao cobrir o encontro no programa desta segunda na Bandeirantes, às 22horas.

Entre as demais atrações: Romário é destaque como o rei da 'pequena área'. O Proteste já identifica algum desmando em relação a skate. O que será?

Hoje, a turma do CQC vai soltar os cachorros em cima de um festival desses animais. E tem o presidente Lula, o Top Five, a segunda parte do caça pedófilos, o CQTeste com Tony Kanaan, que ontem quase vira uma tocha humana na corrida de Formula Indy.

André Marques faz 'ao vivo' sobre 'No Limite'


E um link da Globo foi aberto agora há pouco da Verdes Mares para um ao vivo do 'Vídeo Show'. Por ele, André Marques transmitiu as últimas informações sobre o reality-show 'No Limite', que a emissora começa a transmitir dia 30.

De frente da TV Verdes Mares, o André conversou com Luigi Baricelli, falando sobre o projeto cuja base está instalada em Trairí e reune um contigente de pessoas

São 200 profissionais da Globo do Rio que foram trsnsportados aqui para o Ceará, com o auxílio de 20 outros da Verdes Mares, contando com apoio do governo do Estado que é um dos apoiadores do projeto.

Kibe Loco continua o mesmo. Ainda bem!


Ceará lembra 20 anos sem Luiz Gonzaga


A paixão do cearense por Luiz Gonzaga é fato. Próximo domingo, dia 2 de agosto, o Brasil lembra os 20 anos de sua morte. E no Ceará, alunos da UECE e UFC realizam evento para lembrar 'o rei do baião' no Centro Dragão do Mar.


Além de homenagear Luiz Gonzaga, será também um modo de aproximar a comunidade das atividades artístico-musicais e de pesquisa realizadas dentro do Curso de Música da UECE.

No domingo tem apresentação musical do grupo vocal Arriégua, às 18 horas. Na terça, palestra da professora Sulamita Vieira (UFC). À noite, show com os professores Marcos Maia, Fábio Amaral e Hérlon Robson.

Na quarta, o seminário sobre Gonzaga discute 'Afinal, o que é o forró?', com a Camerata Contemporânea de Fortaleza exibindo-se à noite.

Na quinta, debate sobre as transformações ocorridas no forró do Ceará na década de 1990, à tarde, e a noite show do Arriégua.

E POR FALAR NISSO


"Luiz Gonzaga merece todas as homenagens. Mas o site da rádio Cetama de Barbalha no dia 07/07 trouxe uma notícia triste para os fãs do Rei do Baião. O site noticia que a casa de Gonzagão está para cair e o parque Asa Branca que tem acervo do cantor está em péssimas condições. Espero que os que fazem a cultura por parte do governo olhe essa situação e ajude a preservar a memória de Luiz Gonzaga.
Arimatéa"

domingo, 26 de julho de 2009

N de Nivaldo


Oi Nivaldo Ribeiro: você foi citado pelo maior [blogueiro] crítico do Serra: o Rodrigo Viana, no Escrivinhador.

Site do CMI de Fortaleza está desatualizado


A página cearense do Centro de Mídia Independente está desatualizada há um bom tempo. Ao que parece, ela foi abandonada de vez. O último 'post' completou um ano este mês. É o que fala sobre 'Solidariedade ao MST em Fortaleza'.

O núcleo do Centro de Mídia Independente, em Fortaleza, foi criado a partir dos protestos contra a reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID - que se realizou nesta cidade, de 7 à 13 de março de 2002.

Publicidade criativa atrai mais consumidores




Para não esquecer nunca de se lembrar


'Não é tanto permanecer vivo, mas permanecer humano é que é importante'


George Orwell (pseudônimo de Eric Arthur Blair)-1984

Boas vibrações para o brasileiro Felipe Massa





Em cima da hora


A CNN anuncia que o presidente francês Nicolas Sarkozy foi hospitalizado depois de sofrer um desmaio.

P.S.

A UOL acaba de divulgar a informação com mais detalhes.

Ministro estará no "Observatório da Imprensa"


Está na coluna do Ancelmo Góis: "O ministro Marco Aurélio de Mello, único voto discordante sobre a exigência de diploma de jornalista no STF, será entrevistado pelo supercoleguinha Alberto Dines para o "Observatório da Imprensa", da TV Brasil.

A sabatina será na bela Sala de Sessões do Centro Cultural Justiça Federal, no Rio, sede do STF de 1909 até a mudança da capital para Brasília, em 1960. Vai ao ar terça agora."

Globo vai instalar tevês nos ônibus e nos táxis


Novidade: a Globo pretende instalar televisores em ônibus e táxis de São Paulo e se tudo der certo, conta Daniel Castro, a ideia poderá ser exportada para grandes cidades do país.

Isso me lembra um 'post' do Victor Franco de que a coisa não funciona como se pensa.

Em Brasília foi criado o 'BusTV', "com a intenção [...] de levar um pouco de entretenimento ao passageiro durante a viagem... Mas com o barulho do ônibus [...], não passa de um quadrado brilhante fazendo sons indecifráveis.

"Não é possível escutar nada com clareza. Para piorar tudo, o ruído do motor dentro do ônibus dificulta até uma conversa com a pessoa ao lado."

O que pensa o ouvinte sobre rádio AM no CE


O internauta que navega no GENTE DE MÍDIA tem uma visão muito clara do rádio AM que se faz no Ceará. 30% deles, consideram que a programação merece apenas uma nota 5, enquanto 26% acham que a coisa anda bem a ponto de merecer uma nota máxima.

Com 53 votantes, esse foi o resultado da enquete semanal que o blog faz e que revelou o seguinte ranking:

Nota 10: 14 (26%)
Nota 9: 9 (16%)
Nota 5: 16 (30%)
Nota 2: 8 (15%)
Nota 0: 6 (11%)

No twitter, o plantão de quem está no Fortal


Tem folião de plantão no Twitter. Ou seria melhor dizer: tem tuiteiro de plantão no Fortal? Qualquer uma das duas serve para contar que o Twitter acabou se transformando numa das atrações para quem deseja informações sobre a micareta cearense.


O carnaval fora de época que hoje termina em Fortaleza ganhou a adesão de vários blocos que se integraram à rede no intuito de informar suas atrações nessa micarêta.


Estão na rede o Asa de Águia, Banda Eva e Ivete Sangalo, mas soube que apenas Netinho é o único que escreve pessoalmente, enquanto os outros utilizam o espaço apenas para divulgar trabalhos, vídeos e notícias de maneira bem impessoal.

E POR FALAR NISSO


Cidade inscreve para concurso da TV Record


Nas primeiras quinta e sexta feiras de agosto, a TV Cidade de Fortaleza cede espaço para a equipe do programa 'Hoje em Dia" realizar a etapa cearense do 'Beleza na Comunidade', concurso da TV Record.

No blog da emissora há uma informação sobre o local de inscrições - Avenida Desembargador Moreira, 2565, das 9h às 17h.

As candidatas deverão ter idades entre 14 e 22 anos, altura minima de 1,68m. É obrigatória a apresentação de documento de identidade.
Blog da Cidade

sábado, 25 de julho de 2009

10 anos de Zorra Total com Chico Anysio


Deixa eu aproveitar a dica do Flávio Ricco: "É hoje. Depois de “Caminho das Índias”, a Globo bota no ar a festa do “Zorra – 10 anos”.

Há uma grande expectativa em cima deste programa, principalmente em função dos seus convidados especiais. Chico Anysio, Lucio Mauro e Marília Pêra, por exemplo.

E olha que coisa interessante: o DVD da Globo, com os programas da “Escolinha do Chico Anysio”, até hoje é um dos mais vendidos em todo país."

Começa o Cine Ceará: a programação oficial


Começa neste final de semana o Cine Ceará. E o Franzé Santos nos envia a programação das salas do Dragão:
ATÉ 26/07 (DOMINGO) BUDAPESTE (Budapest)
Direção: Walter Carvalho – Brasil 2009 – 113 min. - 16 anos
Gênero: Drama
Distribuição: Imagem filmes
14h – 16h10 – 19h30 – 21h40

CURTA PETROBRAS ÀS SEIS – PROGRAMA MUSICA
(17/07/09 a 11/08/09) 18H
A Maldita – Tetê Mattos
RJ – 2007 – 20 min – Doc – cor
Em 1982 entra no ar, em Niterói, a Rádio Fluminense FM, a Maldita, que com irreverência, ousadia e criatividade, rompe com os padronizados mercados de música estrangeira e dá início a chamada geração Rock 80.

Eu Sou Assim – Wilson Batista
Luis Guimarães de Castro
RJ – 2007 – 18 min – Doc – cor
Uma possível auto-biografia de Wilson Batista, compositor, sambista atuante no Rio de Janeiro dos anos 40 e 50 e um dos formadores da imagem do homem carioca.

No Rastro do Camaleão - Eric Laurence
PE – 2007 – 17 min – Doc – cor
Procurando revelar a magia com que criam e executam sua arte, o documentário segue o rastro dos Irmãos Aniceto, artistas-agricultores que atuam como camaleões que mimetizam a natureza, o cotidiano e a própria chegada do cinema em suas vidas.

Á PARTIR DE 28/07 (TERÇA-FEIRA)

19º FESTIVAL CINE CEARÁ
Sala 2 - ATÉ 26/07 (DOMINGO) SIMONAL - NINGUÉM SABE O DURO QUE DEI – EXIBIÇÃO DIGITAL
(Filme 10 min. após)
Direção: Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal
Brasil - 2008 – 86 min. - 10 anos
Gênero: Documentário
Distribuição: Movie Mobz
14h – 16h – 20h – 22h

LOKI – ARNALDO BAPTISTA – EXIBIÇÃO DIGITAL
Direção: Paulo Henrique Fontenelle – Brasil - 2008 – 120 min. - Livre
Gênero: Documentário
Distribuição: Canal Brasil
18h

V de Verdinha


E o som da Verdinha online, sumiu...

Meu caro George, o que foi que aconteceu?

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Exemplo de produto televisivo bem acabado


Não é do meu feitio viver elogiando aqui o trabalho da nossa equipe da Jangadeiro. As vezes que o fazemos é por reconhecer que atuamos além das expectativas, porque o comum é a equipe do Barra fazer um bom serviço.

Mas me perdoem os internautas do GENTE DE MÍDIA se faço um convite a vocês para que acompanhem a matéria do 'Como Está o Caso?' desta sexta feira.

O David Teixeira e o Adriano Muniz superaram-se em termos de qualidade. Que vai desde a pauta, a realização do material, à qualidade técnica da produção e pós-produção, com uma edição e trabalho de simulação que nada deixam a desejar aos melhores do sudeste.

Deixa eu me calar; o melhor é vocês assistirem.
PARTE 1

PARTE 2

Esse 'post' é para elogiar Erivaldo Carvalho


Há muito tempo estou devendo este 'post'. Sempre ficava de escrevê-lo e acabava esquecendo. E é um elogio ao Erivaldo Carvalho, o jornalista político de O Povo que está(*) moderador dos 'Debates' da emissora do grupo. O programa ganhou com a presença inteligente dele no horáro das 11 ao meio dia.

Mas o Erivaldo, além de um texto limpo e de um poder improvisação fácil, acabou me revelando ser de um profissionalíssimo e dedicação à toda prova. sempre que ele falava no rádio, eu notava um pequeno vício de linguagem que o denunciava a todo instante na sua carreira radiofônica.

Mal pronunciava algo, Erivaldo era acometido de uma entrave que, à maneira de insistente gagueira, o deixava repetindo um insistente "é, é, é, é, é", como se parasse para pensar no que ia dizer. Diante do seu trabalho, isso era nada, mas quem tem ouvidos atentos logo percebia.

Não sei se orientado por alguém ou de própria iniciativa, ele buscou ajuda. E recorreu aos reforços da competente professora Conceição de Maria Weyne que, em pouco tempo, fez a devida correção. Hoje dá gosto ouvi-lo pronunciando tudo de forma correta e superando o pequeno entrave.

Parabéns. Tanto ao aluno quanta à mestra.

(*Escrevi 'está' porque eu nunca vi programa para mexer nos apresentadores mais do que esse.

Beto Marden e Lígia Mendes cobrem o Fortal


Ligia Mendes e Berto Marden, apresentadores do Ídolos (quando da versão do SBT) são os convidados da Jangadeiro para a cobertura do Fortal que começou ontem. Eles vão atuar no camarote da emissora, batendo papo, entrevistando celebridades e curtindo a festa que vai até domingo.

Anúncio de trânsito ganha prêmio em Cannes


Em dias de chuva, o trânsito fica perigoso. Campanhas de orientação de trânsito no mundo inteiro fazem questão de alertar os guiadores para isso. Uma delas, do Reino Britânico da Nova Zelândia (Obrigado, Rogério Santos), ganhou o bronze no último festival de Cannes.




Senador Tasso: o + novo tuiteiro de plantão


Gugu estreia concorrendo com o Fantástico


E o novo 'Programa do Gugu' estreia na Record dia 16 de agosto. Olha só o horário: das 20 às 23 horas.

E os falsários já se aproveitam do Twitter


Olha só o que estão aprontando no Twitter.

Enquanto isso, na sala da Justiça: Aluno deve indenizar colega por chamá-la de imbecil em grupo de e-mail.

Enecom e a (des)construção da sociedade


Saudações blogueiras a todos os estudantes de Comunicação que, a partir de hoje e até o dia 31 realizam em Fortaleza o Enecom.

Essa já é a edição de número 30 do Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação. Em torno de 600 estudantes discutirão o tema “Sociedade em (des)construção: faça da sua indignação a sua comunicação”.

O evento é realizado até o dia 31 de julho no Campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará (UFC). O Enecom também promoverá festas inspiradas na Massafeira Livre. No sábado, a festa fará homenagem ao poeta Patativa do Assaré.

Adelson Viana faz melhor a Música nordestina

Foto: Patrícia Araújo-DN

Uma dica para quem curte música da boa e com um senhor artista de qualidade e competência (com)provadas em trabalho com nomes mais importantes da MPB. Falo de Adelson Viana, sanfoneiro e pianista, que lança hoje seu disco vocal autoral. Certamente, uma contribuição fantástica à música nordestina da qual ele é um dos melhores intérpretes.

Dele, fala o DN de hoje: "Do mestre Dominguinhos, ele parece ter herdado mais do que a escolha do instrumento, o gosto pela vertente mais bem cuidada do forró, a musicalidade tão rica quanto espontânea. Espécie de inteligente unanimidade no cenário musical de Fortaleza, Adelson Viana, 38 anos, acordeonista e pianista, é bastante conhecido também pelo jeito sereno, acolhedor, gentil, com que costuma receber os colegas nas gravações de seu Vila Estúdio, na Aldeota, um dos mais procurados pontos de produção musical na capital cearense.

O texto de Dawton Moura faz juz à pessoa fantástica que é Adelson Viana. Que, além de produtor de discos, músico de figuras como Fagner e outros grandes artistas, tem um lado humanista de fazer inveja. Ele, seu primo Paulo e o blogueiro e amigo Janio Alcantara respondem pelo trabalho social desenvolvido mensalmente no HGF levando música aos internos numa laborterapia das mais importantes.

Esse é um artista que, além de ser seu fã absluto, eu sinto-me honrado em dizer que conheço de perto e admiro por tudo que faz.

´Da Cidade ao Sertão´. Show de lançamento do CD. Hoje, a partir das 22h, no Kukukaya (Av. Pontes Vieira, 55). Ingressos: R$ 15,00.

Fagner


O cantor Raimundo Fagner lança no começo de agosto, com shows no eixo Rio-São Paulo, seu 37º CD intitulado Uma canção no rádio. Mas ele hoje dá uma canja na abertura do Festival de Música da Ibiapaba, em Viçosa do Ceará. (Vertical/O Povo)

As empresas que mais investem em anúncios


Tem empresário que vive chorando miséria para fechar um contrato e promover os seus produtos. Bem diferente de empresas alimentícias que constam da lista das 1000 que mais investiram em anúncios em 2008. Olha aqui a relação das dez maiores da lista de mil. Em parênteses, a posição delas no ranking:

DANONE (8) 67,6 milhões.
COCA COLA (15) 47,5 milhões.
NESTLÉ (32) 31,0 milhões.
HEINEKEN (37) 26,7 milhões.
LECHE PASCUAL (44) 21,5 milhões.
KELLOGG (56) 18,5 milhões.
FERRERO IBERICA (61) 17,7 milhões.
MAHOU (67) 16,6 milhões.
SCHWEPPES (74) 16,0 milhões.
KRAFT FOODS (77) 15,6 milhões.

Fonte: InfoAdex

Ceará de férias do Pânico, viaja para Europa


O cearense Welligton Muniz, que faz o Silvio no Pânico e é conhecido no sudeste como Ceará, está de férias do programa. E aproveita para visitar a Europa.

Aliás, o Canal 1 acaba de informar que Marília Gabriela cumprimentou Wellington Muniz, pela imitação que fez dela no “Pânico”. Eu considero fantástica, a imitação.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

O 'Trem Bala' é audiência até na concorrência


Programa com carisma é outra coisa. O 'Trem Bala' do Alan Neto, na Povo-CBN, tem certificado disso. E prova ganhando audiência da própria concorrência.

Ontem, o jornalista fez entrevista com o presidente do Fortaleza, Lúcio Bomfim. Alan puxou o assunto da crise do time em não querer jogar no Castelão e acabou registrando algo incrível.

Ao acender um rastilho de pólvora em torno da questão, Bomfim incendiou o programa em termos de audiência e de informação de primeira. O fogo, como era de se esperar, chegou até o secretário de Esportes, Ferrucio Feitosa, que hoje no Jornal Povo-CBN deu o troco.

Mas o que eu gostaria de ressaltar é a força do horário do Alan. Logo em seguida à entrevista na rádio, quem sintonizasse os horários esportivos de outras emissoras podia confirmar a repercussão da entrevista. Todo mundo fazia citação da polêmica criada pelo presidente em conversa exclusiva no 'Trem Bala'.

Hoje não foi diferente: Alan reprisou a entrevista que Ferrucio deu a seu irmão Sérgio, no Jornal Povo-CBN, pela manhã. E, mais uma vez, a programação esportiva dos outros também citou a conversa, embora sem dar os créditos necessários.

Tudo isso, só vem confirmar uma coisa: o esportivo da Povo tem audiência na própria concorrência...

Audiência confirmada, Barra fica em segundo


O jornalista Emílio Moreno do Liberdade Digital contou e eu repercuto por aqui: o Barra em segundo lugar na audiência total. E em alguns momentos chegamos a bater a Rede Globo.


Trabalho de equipe: Adriano Muniz, Katiuzia Rios, Jeovani Silva, Marilena Lima, Paulo Campelo, Emanuela Braga, Jeová, Sidarta, Janes, David Teixeira, Aline, Jeová e toda uma equipe técnica de talento. Parabéns!

Mostra cubana só até domingo no Dragão


"Um show de criatividade com poucos recursos técnicos onde as pessoas conseguem fazer arte de forma poética e lírica". Assim reencontro o talentoso José Guedes na tevê, definindo no Tarde Livre, da TV Diário, a mostra de Vídeo-Arte Cubana que está em cartaz só até domingo no Museu de Arte do Dragão do Mar.

Como conhecemos Zé Guedes, como artista talentoso e pessoa inteligente, além de conhecedor profundo de cinema, música e outros universos de arte mais, considero que o convite dele a uma visita ao museu é algo obrigatório para quem vive e passa por Fortaleza.

Nordeste21 entrevista Mangabeira Ünger


Está saindo às bancas hoje o novo número da revista Nordeste21 que traz entrevista com o ex-ministro Mangabeira Ünger e uma matéria sobre o pernambucano Josué de Castro.

Presidente do tricolor é 'vendido' na Internet


A revolta dos torcedores com o Fortaleza Sporting Clube é tanta que alguém desgostoso com a situação do time resolveu protestar de forma diferente. Colocou à venda na página de negócios do Mercado Livre, os serviços do presidente do clube. Preço: 1 real.


Quem me enviou a dica foi o jornalista Celso Neto.

Todo acervo da Atlântida vai ser restaurado


Uma boa notícia: todo o acervo da Companhia Atlântida Cinematográfica, fundada pelo cearense Luiz Severiano Ribeiro, foi comprada pelo Ministério da Cultura e vão ganhar resutaração. Isso é bom para que as novas gerações conheçam os talentos das chamadas chanchadas famosas.


Os mais de 60 longas-metragens de ficção produzidos entre 1942 e 1974 - muitos estrelados pela dupla Oscarito e Grande Otelo - e as cerca de 27 horas de cinejornais serão restaurados e digitalizados pela Cinemateca Brasileira, para posteriormente serem disponibilizados ao público.

Entre os destaques da Atlântida, estão filmes como "Moleque Tião", "Matar ou correr", "O homem do Sputinik", "Nem Sansão nem Dalila", "Aviso aos navegantes" e "Carnaval Atlântida" (foto). O gênero predominante do lote é a popular chanchada.

Woody Allen vem mesmo filmar no Brasil


Apesar da cara de dúvida dessa ilustração, o cineasta norte-americano Woody Allen vem mesmo filmar no Brasil. A data prevista do desembarque é 2011.

Em entrevista concedida a agências internacionais, há cerca de dois meses, Allen chegou a comentar que tinha planos de filmar na América Latina. O Brasil e a Argentina foram citados como possíveis locações. Boatos e expectativas começaram a circular depois que a entrevista foi publicada. Ontem, a informação foi confirmada pelo presidente da RioFilme, Sérgio Sá Leitão.

Lucro da NET cresce 361% no 2º trimestre


O lucro da empresa de TV por assinatura Net cresceu 361% no segundo trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2008 e ficou em R$ 130 milhões

O crescimento foi da ordem de 3,48 milhões de assinantes de TV paga, 28% a mais do que em junho de 2008 - ou 771 mil novos clientes.

FSP (para assinantes)

quarta-feira, 22 de julho de 2009

170 anos da 1ª foto em que aparece alguém


A primeira fotografia na qual aparece uma pessoa completa 170 anos neste 2009. Nem era chamada fotografia, mas sim um 'daguerreótipo', invento de Louis Daguerre (1787-1851) que é considerado o precursor da fotografia.


Leio no Aldea Irreductible que em 1839, ele se dispôs a fotografar o Boulevard du Temple de París. Nesse instante, a avenida estaba animada e com trânsito: circulavam pessoas e carruagens.

Mas o que mais chama a atenção é a figura de um homem anônimo que saiu na imagem, no lado inferior esquerdo da foto - e é o único que aparece.

O curioso é que ele foi o único a ficar quieto durante os 10 minutos de exposição que Louis Daguerre levou para impressionar a chapa. E isso se dece, porque ele estava limpando as botas.

Biografia proibida do rei entra na Internet


Assim como as canções do Rei, a biografia ‘Roberto Carlos em Detalhes’, de Paulo Cesar de Araújo, pode agora ser ouvida em alto e bom som. Proibida desde abril de 2007, a obra, que já circulava em texto pela Internet, está em audiolivro e pode ser baixada de graça no site Rapid Share.

Feita por sintetizador de voz que deu som robótico à leitura, a gravação foi compactada em quatro partes:

(http://rapidshare.com/files/124696485/Paulo_C_sar_Ara_jo_-_Roberto_Carlos_em_Detalhes.part1.rar e com os finais part2.rar, part3.rar e part4.rar) e cabe em 26 CDs. Lembrando que o conteúdo tem 99 MB.

Informação: Daniela Dariano

Globo quer programa 'popular' para domingos


Está na coluna do Daniel Castro de hoje: "A cúpula da Globo está à procura de um programa de forte apelo popular para exibir nas noites de domingo, após o "Fantástico". E tem pressa. Quer que o novo programa estreie em outubro, após o final de "No Limite 4". Encomendas foram feitas a autores e diretores artísticos da emissora.

O novo programa, a princípio, será um seriado. Segundo Octavio Florisbal, diretor-geral, nenhum dos projetos que estrearão neste semestre têm perfil para a vaga. Nem mesmo "Cinquentinhas", de Aguinaldo Silva, com Susana Vieira, Marília Pêra e Marília Gabriela. Hoje, é grande a probabilidade de "Cinquentinhas" entrar após "A Grande Família".

O novo seriado terá que ser um novo "Sai de Baixo", capaz de concorrer com os programas exibidos no horário: reality shows como "A Fazenda" (que o game "Jogo Duro" não consegue deter) na Record e filmes de grande bilheteria no SBT e na Record."

Lucinha faz show e ganha matérias nos jornais


Lucinha Menezes é uma dessas artistas cearenses que, mesmo longe de Fortaleza, continua na estima dos profissionais de imprensa. Sempre que faz shows na cidade, ganha maatérias de página inteira e os mimos de todos nós.

Evidentemente que isso se deve ao talento dela, mas há que se ressaltar também o bom trabalho do Everardo Silva. Ele é o responsável pela divulgação da cantora no Ceará, além de responder pelo trabalho de divulgação do grupo da Dora Andrade.


terça-feira, 21 de julho de 2009

Depois dos jornalistas, agora são os músicos


Depois de derrubar a obrigatoriedade do diploma de jornalismo, o Supremo Tribunal Federal agora quer mexer na carteirinha de músico. O STF foi instado a dar parecer sobre a lei que exige dos músicos registro no Ministério da Educação e Cultura e no Conselho Regional dos Músicos.

A procuradora-geral interina Debora Duprat argumenta que a Lei 3.857/60 é flagrantemente incompatível com a liberdade de expressão da atividade artística, no mesmo sentido da obrigatoriedade de diploma para jornalista.

Ao derrubar a necessidade do diploma para trabalhar como jornalista, o Supremo afirmou que as restrições à liberdade profissional só são válidas em relação às profissões que, de alguma forma, podem trazer danos à coletividade ou prejuízos a terceiros. E, por esse ponto de vista, os procuradores entendem que não há justificativa para restringir a liberdade de atuação de um músico.

“Se um profissional for um mau músico, nenhum dano significativo ele causará a sociedade”, diz, Débora Duprat. “Na pior das hipóteses, as pessoas que o ouvirem passarão alguns momentos desagradáveis.” Para ela, não cabe “ao Estado imiscuir-se nesta seara, convertendo-se no árbitro autoritário dos gostos do público”.

E a TVC inicia testes com o sistema digital


Uma boa notícia: A TVC está fazendo testes com o sistema digital. A notícia está no blog do Eliomar de Lima.

"A TV Ceará entrou no ar, nesta terça-feira, com o sistema digital em fase de testes. A emissora é o primeiro canal público do Brasil a transmitir em sinal digital, segundo o diretor-presidente Guto Benevides. Quem tem o conversor, já pode assistir às imagens em alta definição, no canal 28."

Google celebra os 40 anos do homem na Lua


Rádio pede doações para evitar o fechamento



"A figura acima é um printscreen do site da rádio americana Pulse FM 87.7 . A emissora tem o formato dance e se encontra simplesmente no maior mercado radiofônico do mundo: Nova Iorque.

O que surpreende é a mensagem da página. A rádio tem apenas mais uma semana de vida caso não consiga uma certa soma em dinheiro. Para isso, apelou para uma atitude inédita, pedindo doações aos seus ouvintes.

Tem tudo para ser um fiasco.

Qualquer rádio que não se mantém financeiramente tem duas opções. Fechar as portas ou mudar de formato (enquanto ainda existe tempo). É perturbador e vergonhoso uma emissora usar estes subterfúgios mas dificilmente os abnegados doadores mandarão cheques todos os meses para a conta bancária da emissora."

O texto original é do Gabriel Passajou, onde pode ser lido na íntegra.

Presidente Lula responde a leitora cearense


Na coluna do presidente de hoje, que no Ceará é publicada tanto pelo Diário quanto pelo O Povo, Lula responde a uma pergunta de uma cearense sobre a questão da malha rodoviária federal.



E POR FALAR NISSO

"Nonato, seria interessante a imprensa local saber se essa Karine existe mesmo e qual foi o grau de satisfação dela com a resposta do Presidente. Boa pauta!
Dr. Mourão"