sábado, 31 de janeiro de 2009

Publicidade Polêmica


Um mês depois, o 'reveillon' ainda rende no país


Um mês depois do evento, o reveillon de Fortaleza ainda é assunto pras mangas. O colunista Cláudio Humberto comenta hoje em seu blog os gastos com a festa da passagem de ano em Fortaleza.

90 anos de clássico-rei: e a cobertura do rádio


Domingo é dia de clássico-rei. Fortaleza e Ceará se confrontam. E isso já vem se repetindo há exatos 90 anos, pelo que acabei de ouvir na Globo. O jogo desse domingo será no Castelão.

Emissoras de rádio estão se preparando para transmissão. Certamente, a atenção do público ouvinte estará voltada, principalmente, para equipes esportivas que priorizarem a informação.

Muitas emissoras chegam a cansar o ouvinte com aquele velho enchimento de linguiça, quando poderiam muito bem significar todo tipo de informação que facilite ao torcedor desde o deslocamento de casa para o estádio à formação das equipes e as novidades em torno do jogo.


A enquete da semana aqui do nosso GENTE DE MÍDIA mostrou que o ouvinte se divide entre Verdes Mares e POVO-CBN a preferência. Foram 33% de votos para a Verdinha e o mesmo índice para a AM DO POVO-CBN.

Foram ainda votadas Assunção-Globo, com 18%; Clube com 11%, Cidade 7% e 18 por cento para outras emissoras. Na verdade, ganha quem melhor souber dedicar informação aos ouvintes. E nenhuma explícita paixão clubística, como orienta o 'Manual dos Locutores Esportivos'.

Gratidão ao blog "Rastreadores de Impurezas"


Só agora tomo conhecimento - e gostaria de agradecer - a gentileza do blog RASTREADORES DE IMPUREZAS pelo comentário a respeito de nosso trabalho na TV Jangadeiro. Muito obrigado.




E como se fosse pouco, o blog ainda nos coloca em outro post de forma muito gratificante. Os elogios, ao contrário do que possam nos deixar vaidosos, dobram ainda mais a nossa responsabilidade profissional. Obrigado, de novo.

O que rola na web sobre o que é ser jornalista


Foi a Débora da AD2M quem me enviou e eu repasso como recebi:

JORNALISTA não fala – informa;
JORNALISTA não vai à festas – faz cobertura;
JORNALISTA não acha – tem opinião;
JORNALISTA não fofoca – transmite informações;
JORNALISTA não pára – pausa;
JORNALISTA não mente – equivoca-se;
JORNALISTA não chora – se emociona;
JORNALISTA não some – trabalha em off;
JORNALISTA não lê – busca informação;
JORNALISTA não traz novidade – dá furo de reportagem;
JORNALISTA não tem problema – tem situação;
JORNALISTA não tem amigos – tem muitos contatos;
JORNALISTA não briga – debate;
JORNALISTA não usa carro – mas sim veículo;
JORNALISTA não passeia – viaja a trabalho;
JORNALISTA não para pra tomar café - dá uma pausa pra atender o celular
JORNALISTA não conversa – entrevista;
JORNALISTA não faz lanche – almoça em horário incomum;
JORNALISTA não é chato – é crítico;
JORNALISTA não tem olheiras – tem marcas de guerra;
JORNALISTA não se confunde – perde a pauta;
JORNALISTA não esquece de assinar – é anônimo;
JORNALISTA não se acha – ele já é reconhecido;
JORNALISTA não influencia – forma opinião;
JORNALISTA não conta história – reconstrói;
JORNALISTA não omite fatos - edita-os
JORNALISTA não pensa em trabalho - vive o trabalho;
JORNALISTA não é esquecido - é eternizado pela crítica;
JORNALISTA não morre. Coloca um ponto final.

O carnaval dos jornalistas na Praça do Ferreira


Para os jornalistas do Ceará, o carnaval é um motivo a mais para festa e neste sábado, dia 31, o encontro já está marcado. Às 16 horas terá início a concentração do bloco “Matou a Pau...ta!” na praça do Centro Cultural BNB (Rua Floriano Peixoto, 941). O cortejo percorrerá as ruas do Centro de Fortaleza com destino à Praça dos Leões, passando pela Praça do Ferreira.

Este ano, o “Matou a Pau...ta!” presta uma homenagem à jornalista Samira de Castro, do jornal Diário do Nordeste. Samira ganhará um boneco gigante à sua semelhança, que acompanhará os foliões durante todo o desfile. A figura da “Editora do bloco” estará também estampada em todas as camisetas dos foliões e no estandarte do “Matou a Pau...ta!”

Este é o quarto ano que o bloco dos jornalistas reúne profissionais da imprensa cearense no período de pré-Carnaval.

A realização do "Matou a Pau...ta!" é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce) e conta com o patrocínio da SLA Propaganda, da Mota Comunicação, da cerveja Nova Schin e do Centro Cultural do Banco Nordeste, além do apoio da AD2M Engenharia de Comunicação.


• Desfile do bloco “Matou a Pau...ta!”
Dia: 31 de janeiro (sábado); 7 e 14 de fevereiro
Concentração: a partir das 16 horas
Local: Praça do Centro Cultural BNB (Rua Floriano Peixoto, 941)

Bom dia, internauta

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

'Da Hora' e a versatilidade de Rodrigo Vargas



Já não me surpreende a facilidade com que o apresentador cearense Rodrigo Vargas consegue ir de um assunto a outro sem perder o estilo. Ele é versátil. Seu programa 'Da Hora' na TV União, consegue estabelecer diferenças incríveis.

Numa tarde, é possível vê-lo discutindo temas mais densos - como a influência de Marx nos dias atuais, mergulhar fundo na Filosofia mais pura com entrevistados inteligentes - ou simplesmente beirar o terreno das frugalidades como falar de OVNIs, mas sempre com muito talento.

A edição de hoje, por exemplo, mostrou entrevistados sem muita expressividade - como o compositor Jorge Silva Costa, lançando um livro com suas 'Canções Reunidas", os diretores de cinema Daniel Donato e Adriana Rodrigues (procurando atores, mas sem ação para convocá-los) e um ator de Teatro (que não gravei o nome). Nem por isso, o apresentador deixou a peteca cair.
O programa 'Da Hora', vai ao ar de segunda à sexta na TV União, a partir das 17 horas e reprise à meia noite.

Barra Pesada evita que Incor feche as portas


A apresentadora Katiuzia Rios deu uma comprovação do quanto é importante a cobertura feita pelo Barra Móvel no programa 'Barra Pesada'. Ontem, o programa enfocou o drama vivivo pelo Incor Infantil, ameaçado de fechar suas portas pela falta de repasse das verbas governamentais.

Com um atendimento em torno de 500 crianças carentes por mês, o Hospital do Coração Infantil estava retraindo o número de pacientes e já havia desmarcado algumas cirurgias importantes, exatamente pela retração de verbas.

Ao tomar conhecimento do drama vivido pela instituição - e, principalmente pelos que dela necessitam - o governo do Estado informou que estará enviando os recursos a fim de atender ao hospital.

Katiuzia e toda equipe do Barra, somamos de alegria por alcançar um objetivo como esse, unica e exclusivamente a partir da reportagem-denúncia do Barra.

Pescador de notícias retorna de outra pescaria


E o nosso Eliomar de Lima está retornando aos poucos às atividades. Substituído pelo Ricardo Moura no seu blog, Eliomar já deu sinal de vida e, pelo visto, de 'pescador de notícias' virou pescador de tilápias.


Agora, aqui pra nós: onde foi mesmo que você comprou essa 'penca' de peixe, Eliomar?

O drama de Casagrande para voltar à tevê


Fabíola Reipert conta hoje em sua coluna: "O jornalismo da Globo estava preparando a volta de Walter Casagrande como comentarista de futebol do Campeonato Paulista. Mas o ex-jogador não voltou.

Amigos e familiares de Casagrande estão preocupados com a saúde dele e com a possibilidade de uma recaída às drogas.

Enquanto esteve internado numa clínica para dependentes químicos, Casagrande recebeu ajuda financeira da Globo. O comentarista continua contratado da emissora."

Rádio cai de presente no colo de Garibaldi


Durma-se com uma zoada dessas: o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) não será mais candidato à reeleição à presidência do Senado. Ganhou uma FM em seu colégio eleitoral que é Natal.

Aliás, o negócio custou R$ 550 mil em dinheiro público. É um projeto de expansão da Rádio Senado pelo país. "A primeira cidade contemplada é Natal -que vem a ser o principal colégio eleitoral do senador potiguar. O negócio custou R$ 550 mil em dinheiro público.

Na verdade, esse valor refere-se ao aparelho de transmissão que capta o sinal via satélite da Rádio Senado e o retransmite para a região metropolitana de Natal. Com o prefixo 106,9 FM, essa rádio retransmite desde novembro a programação produzida em Brasília.

Adivinhem de quem é a emissora? Justo, do senador Garibaldi. Mas ele, acreditem, garante que não sabia de nada.

"Solicitei a instalação de um retransmissor da TV Senado em Natal. Mas, sobre a rádio, eu juro para você que eu não sabia. Muito menos que Natal era a primeira capital a ter transmissão", disse.

Ô homem bom!...

FONTE

TVs vão receber incentivo do governo federal


As emissoras de TV vão receber incentivo do governo. Para isso, basta que elas façam parcerias com produtoras independentes.

Leio na Folha Ilustrada que a Record comprou os jogos Pan-Americanos de 2015 e, de "brinde", pode levar dinheiro para uma minissérie.

"Este é o pressuposto de um novo artigo da Lei do Audiovisual. Ele concede a canais que comprarem eventos esportivos internacionais ou obras estrangeiras (filmes, séries etc.) um incentivo fiscal para a produção de programas nacionais.

A TV paga já contava com outros mecanismos de fomento à produção nacional, mas é a primeira vez que emissoras abertas poderão usufruir diretamente de benefício fiscal na programação.

Isso quer dizer, por exemplo, que a próxima minissérie da Globo, "Som e Fúria", dirigida por Fernando Meirelles e feita por sua produtora, O2, poderia ser bancada por esse recurso.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Quatro exemplos de comerciais irreverentes


Comercial engraçado, rende. Faz o maior sucesso. E vende. Via Isopixel, a gente compilou 4 exemplos de propaganda curiosas que tiram partido da irreverência e do humor.

O dia da grande vaia tem celebração na praça


Amanhã é o dia da 'Grande Vaia'. Lembrança do 31 de janeiro de 1942 quando o cearense moleque vaiou o sol que achou de mostrar a cara depois de tres dias de intensas chuvas.

O jornalista Fernando Elpídio coordena amanhã na praça do Ferreira um evento para lembrar a data, com início de cortejo cultural às 9h30min, sequenciando às 10 e meia com uma enorme vaia.

'Se estiver chovendo e o sol inventar de dar as caras, já imaginou que efeito!' comentou ele agora há pouco.

A circulação de jornais aumenta 5% no Brasil


Em tempos de crise, nada melhor: a circulação média diária de jornais no Brasil no ano passado cresceu 5% na comparação com 2007, de 4,14 milhões de exemplares para 4,35 milhões de exemplares, segundo o IVC (Instituto Verificador de Circulação), empresa que audita a circulação de jornais no país.

O crescimento nas vendas de jornais em 2007 e 2006 havia sido de 11,8% e 6,5%, respectivamente. Apesar de a expansão em 2008 ser menor que a dos últimos dois anos, o crescimento do mercado de jornais no Brasil tem sido maior do que a média mundial -a circulação média diária no mundo subiu 2,57% em 2007, segundo a Associação Mundial de Jornais.

Entre os principais jornais do país, a Folha registrou maior crescimento na comparação com todos os seus concorrentes diretos.

A circulação média diária da Folha cresceu 2,87% no ano passado sobre 2007. A circulação de "O Estado de S. Paulo" subiu 1,82%, e a de "O Globo", 0,38%, de acordo com o IVC.

Na categoria de jornais populares, o mineiro "Super Notícia", que custa R$ 0,25, obteve expansão de 27,02% em relação a 2007. O jornal "Agora São Paulo", do Grupo Folha, registrou crescimento de 0,17% no período e continua, em sua categoria, líder em circulação média diária (83.400 exemplares no ano passado) em relação aos principais concorrentes paulistas. O "Diário de S. Paulo" registrou queda de 3,41% na circulação em 2008, que recuou para 70.009 exemplares.

Fonte: FOLHA

Eu juro que ouvi:Regininha no Manias de Você


"[...] nós temos vergonha de perguntarmos..."

Regininha, em Manias de Você

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

CNN flagra OVNI na posse de Barack Obama


Eu li no Coioonline e aproveito para repassar com todas as letras aqui:

"Não foram só os terráqueos que viram a posse do presidente americano Barack Obama. Especulações na Internet dão conta de que um OVNI teria cruzado o céu do Mall of America, por trás do obelisco de Washington, durante a festa.

A imagem foi mostrada pela rede de TV CNN, quando os jornalistas Wolf Blitzer e Anderson Cooper comentavam o discurso de posse de Obama. Mas no momento em que foi ao ar, ninguém percebeu a passagem do suposto UFO. Só depois, quando a mesma imagem foi reprisada, começaram as especulações.



O OVNI entra em cena logo após um corte de câmera para o Mall Of America. Note que algo surge voando rapidamente da direita para a esquerda no vídeo. Vale lembrar que durante a festa da posse, o espaço aéreo na região do Captólio e Casa Branca estava fechado. Apenas helicópteros e aviões militares tinham permissão para sobrevoar o local.

Então o que é aquilo que passa rapidamente no céu? Teria sido um pássaro? Um avião violando o bloqueio do espaço aéreo, ou seria Super Obama voando para tomar posse?"

A jornalista que ganhou 'buddy poke' especial


Estava navegando pelo Orkut - quase não abro minha página, por isso a desatualização - e me deparo com o 'buddy poke' da nossa gentil Kézya Diniz.

Ela num parece mesmo uma bonequinha? Terna, serena e com aquele olhar diamantino que deve deixar muito telespectador encantado.





Veja outra animações da Kézya

Copa 2014 Fifa fará teste dia 7 próximo em Fortaleza


Pronto, a Fifa já confirmou que 12 cidades brasileiras sediarão a Copa de 2014. Agora falta definir quais das 17 postulantes passarão no teste final. Dia 7 de fevereiro próximo, comissão desembarca no Ceará para análise do caso de Fortaleza.

Disputam São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco, Manaus, Belém, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza.


As cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília estão praticamente certas como sedes do principal torneio de seleções do planeta.
Informe UOL

Interessante é que o Castelão foi reprovado pela CBF para os jogos da Copa Brasil.

Prêmio Abreu de Matos: abertas as inscrições


O Conselho Regional de Farmácia do Ceará e o Sindicato dos Farmacêuticos estão com inscrições abertas para o Prêmio Imprensa Professor F.J. de Abreu de Matos.

Em sua primeira edição, com o tema “A importância da assistência farmacêutica na saúde”, o prêmio é dividido em quatro categorias: reportagem impressa (texto), fotografia, televisão e rádio.

Informação do DN

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Comercial no rádio não faz o gosto dos ouvintes


Estou no rádio há mais de 40 anos. E se eu lhe disser que nunca ouvi ninguém reclamar de um comercial, você acredita? Nunca é exagero. Semana passada, aconteceu. Gente considerando esse último comercial do Banco do Nordeste - 'amanhã'... - um saco.

Reclamam da voz do narrador - o excelente ator Ricardo Guilherme -, "que soa enfadonha, sussurrando em alguns pontos quando o texto sugere um tom mais grave", alguém referiu-se no rádio.

Na verdade, o promocional tem alguns pontos positivos, mas peca principalmente pela mensagem, "que mais parece aqueles textos baratos de auto-ajuda, que nem os Alberto Curys da vida teriam coragem de assinar", contou-nos um ouvinte.

Justiça do CE mantém o nome de Dom Hélder


E o Tribunal Regional do Trabalho, 7ª Região - voltou atrás e revogou decisão que tirava o nome de Dom Hélder do Fórum Trabalhista Autran Nunes.

Diga-se de passagem, decisão mais burra que já se tomou. Em boa hora o bom senso baixou por lá.

Maísa volta e divide a cena com Fernanda Costa


Novidades para os fãs do 'Na Boca do Povo': quem assistir ao programa desta quarta feira, vai se deparar com duas apresentadoras.

Maísa Vasconcelos retorna das férias e vai dividir com a Fernanda Costa a apresentação do programa, a partir das 11 horas na TV Jangadeiro.

Estive hoje à tarde na gravação do que seria o piloto desse encontro e, confesso, pude notar uma certa simpatia pelo modelo.

Maísa, todos sabemos, vem com toda aquela experiência e gana de quem sabe o que faz; domina o cenário, demonstra empatia com o telespectador e consegue transmitir uma convicente dose de naturalidade.

A Fernanda está começando - e posso até estar enganado, mas ela pode ser muito auxiliada pela Maísa para tocar o programa em novo ritmo.

Se há motivos para celebrar a dose dupla que, neste 28 de janeiro, se firma na 'Na Boca do Povo', espera-se que o conteúdo do programa consiga dosar com múltiplas alternativas o menu que vai ser oferecido ao público.

Carmaval 2009: e se não fosse o Globeleza...


É tão restrito o espaço de divulgação das músicas de carnaval no Brasil - quase nenhum -, que eu fico a imaginar onde é que os vencedores desse concurso de marchinha que vai ser realizado em Fortaleza pretendem mostrar seus trabalhos.

Em relação aos partido-altos da escolas de samba, ainda bem que sobrou aquele pequeno espaço de chamada do Globeleza...

UOL: abertas inscrições de programa de bolsas



Alguém aí está interessado em trabalhar na UOL? Pois estão abertas as inscrições para a edição 2009 do programa UOL Bolsa Pesquisa.

Serão concedidas bolsas de R$ 558,81 a R$ 2.794,02 ao mês a alunos de diversos níveis (da iniciação científica ao doutorado).

As pesquisas podem abordar temas como modelos de redes sociais na internet ou vírus eletrônicos.

O site http://bolsapesquisa.uol.com.br traz os formulários e o regulamento para as inscrições, que vão até 15 de fevereiro.

Paulo Henrique Amorim pede proteção policial


O jornalista Paulo Henrique Amorim pediu à Polícia Federal que investigue suposta perseguição contra ele e sua família "por indivíduos a mando" do banqueiro Daniel Dantas e do governador José Serra (PSDB). Disse que dará detalhes à PF.

O Ministério da Justiça se colocou à disposição de Amorim. O banco disse que não foi notificado. A assessoria de Serra não o localizou.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Casos de mensagem subliminar na propaganda


O assunto não é novo, mas vale a pena dar uma repassada nele. Falo das mensagens subliminares. Elas estão na propaganda e nos filmes e, muitas vezes, a gente nem consegue vê-las.

Uma das mais famosas é a palavra "sex" que aparece no filme "O Rei Leão", mas isso não quer dizer que seja a única mensagem subliminar no mundo do cinema ou inclusa na publicidade.

A seguir mostramos uma edição de vários comerciais, filmes, cartazes de propaganda onde vocês vão encontrar desde ligações fetichistas, muitas de conotação sexual e até um elo entre o logo da Volkswagen e o Nazismo, que particularmente achamos uma esticada danada de baladeira, muito embora a se saiba que um e outro se cruzaram nas origens.


Wikipedia foi vítima de um ato de vandalismo


Vocês sabiam que a Wikipedia, passou pela maior saia justa na posse do novo presidente dos EUA?

Pois durante a posse de Barack Obama, a maior encilopédia online foi alvo de um 'ato de vandalismo' ao receber informação de que o senador Ted Kenney, havia morrido, quando apenas tivera um desfalecimento. Agora, as edições anônimas serão revisadas antes de ser publicadas.

O novo sistema vai se denominar 'Flagged Revisions'. Toda vez que uma fonte anônima introduzir qualquer tipo de informação, esta será revisada por bibliotecários (usuários registrados que contam com a confiança da comunidade e que têm mais capacidades para averiguar se não se trata de mentira).

Celebridades: o que se fala delas pelos blogs


... Jorge Vercilo é o novo parceiro da compositora Maysa. O diretor Jayme Monjardim forneceu letras deixadas pela mãe e que Vercilo irá musicá-las. (Studio Online)

... O ator Renato Consorte faleceu às 14h desta segunda-feira (26), no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. Renato, que tinha 83 anos, sofria de câncer de próstata. (O Fuxico)

... Morre em Juazeiro José Raimundo Cavalcante, o 'Zé Sozinho', um apaixonado por cinema e que foi destaque em 2008 em entrevista no programa do Jô Soares (Blog do Eliomar)

.

'Widgets' do que anda rolando pelo mundo


Descobri um portal com gráficos que contém eventos que estão rolando no mundo.

Podemos verificar nele, a contabilidade do consumo e produção de bens (carros, casa, etc...) com base em dados estatísticos de nível global segundo o tempo que transcorre. Clique na imagem e confira.


Novo acordo ortográfico ganha um site especial


Se você tem alguma dúvida com relação às novas regras ortográficas, o GENTE DE MÍDIA indica o site ORTOGRAFA!.

Ivonilo Praciano diz adeus ao carnaval cearense


O Teatro perdeu um ator excelente, mas o Jornalismo ganhou um profissional brilhante. Parece frase feita, mas cai muito bem em Ivonilo Praciano, "o cabeleireiro, hippie, carnavalesco, jornalista, boêmio e devoto de São Francisco", como se refere O Povo de hoje em matéria na qual ele anuncia que vai ser o último ano seu de carnaval.

Ivonilo é aquela figura que, por onde transite, deixa marca de alegria - não é atôa que em toda fotografia sua, aparece emoldurando um largo sorriso, comum em seu rosto. Trabalhei com ele no Vida&Arte durante alguns anos.

Carnavalesco por excelência, é dele a idéia do pré-carnaval que chegou, inclusive, a inspirar os realizadores do Fortal.

Hoje no O Povo, o 'Páginas Azuis' permite se conhecer um pouco mais desse cearense que vive Cultura as 24 horas do dia. Que é 'workaholic' a semana inteira - mas que em meio a tudo isso, sabe viver e se divertir como poucos. Homenagem mais do que merecida.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Frase de Lula está na nova chamada da CNN


Na chamada da jornalista Patricia Janniot, da 'CNN en Español', uma das frases que ilustram a peça publicitária pertence ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Trata-se da expressão "nunca na História desse país..." que ficou marcante nos discursos do presidente brasileiro.

Musical: Vangelis e o tema de 'Blade Runner'


'Sr Brasil" é exibido ao meio dia de domingo


Estou refazendo o 'post' que eu publiquei lamentando a exclusão da grade do canal 23, do programa do Rolandro Boldrin.

A TV O Povo deixa de transmitir o 'Sr. Brasil' no horário em que a Cultura apresenta e o exibe exatamente meio dia. Menos ruim.

No horário da manhã, a emissora reprisa o programa 'Imóveis & Cia'.

sábado, 24 de janeiro de 2009

E policiais tentam dar prensa em jornalistas


Tomei conhecimento pelo Liberdade Digital da ameaça de agressão por parte de policiais a jornalistas do Diário do NE, Rede TV e TV Jangadeiro.

"A câmera do fotógrafo do jornal Diário do Nordeste foi quebrada e os policiais tentaram prender o cinegrafista da RedeTV!, Fred Marques. A equipe da TV Jangadeiro (Edenir Gomes e o cinegrafista Izaías Vieira) também foi coagida pelos policiais para não filmar".

A Fenaj e o Sindicato dos Jornalistas do Ceará emitiram nota de repúdio a agressão policial.

100 anos de Dom Hélder CE dá péssimo exemplo ao país


Você sabe dizer se Fortaleza tem alguma rua, avenida ou praça com o nome do cearense Hélder Câmara? Sim, eu falo de Dom Hélder, arcebispo-emérito de Olinda e Recife, nascido em Fortaleza e que no próximo dia 7 de fevereiro, estaremos celebrando o centenário de seu nascimento.

Pois não existe nada, ou melhor, existia. Até a semana passada uma sala em homenagem ao grande religioso que o mundo todo consagrava como uma das vozes do evangelho vivo em favor do Bem. Era o prédio do fórum trabalhista que tinha o seu nome. Mas os desembargadores resolveram tirar a homenagem.



Na verdade, Dom Hélder não ficava bem permanecendo entre esses senhores que não conhecem as graças do reconhecimento.

Outras Citações: Blog do Magno
Ceará Agora
Jornal Pequeno

Globo proibe afiliadas com canal na parabólica


Um cearense que mora em SP, fã da TV Diário, nos ligou para dizer que o sinal da emissora havia, repentinamente, sumido de sua tela. Entrei em contato com fonte da tv que ficou de me dar uma resposta. Dois dias depois, contou-me que tudo estava normalizado.

Lendo esta semana o blog do Wanderson César me deparo com a publicação de nota da coluna do jornalista Cláudio Humberto, falando exatamente sobre as restrições que a Rede Globo está criando para emissoras afiliadas.

Mulheres invadem a tela no horário esportivo


Que os programas esportivos na tv cearense estão em alta, isso ninguém duvida. O que mais chama atenção agora é a presença feminina neles. Elas chegaram e aconteceram...

Da Mariana Sasso, que responde pela edição local do Globo Esporte, passando pela exuberante Fabiane Kaczan, que tem a peculiaridade de entender do que fala e dividir espaço com a fera Alan Neto, o GENTE DE MÍDIA destaca também Ana Cláudia, a apresentadora de 'A Grande Jogada', aos sábados.

A menina tem desenvoltura, sabe improvisar com regularidade e chega a ofuscar a presença tímida e insegura de Kaio César. O 'mulheril' mostra uma segurança incrível.

Se for para a TV O Povo, Ana Flávia Gomes tinha tudo para bombar no horário e passar a perna em todas as concorrentes; mas, mesmo em casa, ela parece disputar com o exibicionismo de presenças masculinas querendo ser mais visível do que toda a vitrine junta.

Na verdade, as emissoras estão com a faca e o queijo na mão - ou melhor, estão com a bola e a trave para marcar o gol da audiência. A presença feminina é destaque, numa área onde nem sempre costumava ocorrer renovação.

A volta de Maísa ao horário do 'Boca do Povo'


Encontro-me no Parreão com internautas que se dizem fãs deste blog e que me indagam quando vai se dar o retorno da apresentadora Maísa Vasconcelos. A previsão é dia 26, próxima segunda-feira.

Pelo seu estilo, Maísa imprimiu marca definitiva ao programa 'Na Boca do Povo', a ponto de todo período de férias dela, suscitar esse tipo de apreensão do público pela sua ausência do vídeo.

"Nós sabemos que a apresentadora (Fernanda Costa) tem feito todo esforço possível para carregar o horário, mas é evidente que nenhum interino consegue superar a titular", reitera Norma Maria Aquino, residente no Planalto Rodoviário.

Eu ouvi: repórter equivoca-se na pronúncia


E a nossa querida Letícia Amaral, repórter do Jornal do Meio Dia, andou equivocando-se e trocando o acento do sobrenome de uma rua famosa do bairro São João do Tauape.

Ela pronunciou Bomilcár ao invés de Bomílcar, em matéria sobre o mutirão contra a dengue que foi realizado hoje pela manhã.

Até os competentes, erram...

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Uma informação a ser devidamente apurada


A Base Aérea de Fortaleza estaria na iminência de perder o seu status e ter seu comando transferido para Manaus?


Jornalista quando ouve uma informação importante, trata logo de ir apurá-la no sentido de saber sobre sua veracidade ou não. Hoje, um ouvinte do nosso programa na rádio POVO-CBN, ligou-me indagando se eu sabia algo a respeito da mudança que vai ocorrer com a Base Aérea de Fortaleza.

Garantia-me que o pessoal da base está preocupado com a possível transferência do comando daqui para Manaus, restringindo-se Fortaleza a apenas um mero destacamento aéreo. Fiquei curioso e fui investigar.

Liguei para o assessor de imprensa da base, sub-oficial Nilson Jr que, depois de conversar com o comandante major Olamy, orientou-me que eu encaminhasse o assunto à divisão de Relacionamento com a Imprensa, Centro de Comunicação Social da Aeronáutica em Brasília. Enviei-lhes o seguinte e-mail:



Agora há pouco recebi a seguinte resposta de Brasília:



Diante de tantas respostas evasivas e por confiar na fonte que me passou a dica, fico a repetir aqui o velho Barão de Itararé: 'há algo no ar além dos aviões de carreira.'

DVD pirata de Maysa é vendido pelos camelôs


'Ok, vocês venceram', diria a Globo para os piratas. É que já está à venda nas ruas do Brasil o DVD da minissérie 'Maysa', que mal acabou de ser transmitida pela emissora.

A direção da Globo resolveu antecipar o lançamento do 'oficial', contrariando até mesmo uma regra de que, DVDs só saem depois dos filmes e pelo menos seis meses após exibição na TV.

"Maysa" também pode ser copiada de graça na internet, numa operação igualmente ilegal. Desde domingo, versão sem intervalos, com a marca d'água da Globo, está disponível em sites que promovem a troca de arquivos entre computadores ("peer-to-peer").

"Sempre acreditei que essa tal "regra" de que DVDs só saem depois dos filmes, etc,etc,etc... e pelo menos 6 meses após exibição na TV, etc, etc, etc... já era algo bem ultrapassado ANTES de existir algo como a Internet. Agora, então...

Outro exemplo é a série LOST. Antes, no Brasil, demorava 6 meses para passar depois que começava nos EUA. Agora reduziram o intervalo. A série voltou a ser exibida dia 21 de janeiro nos "istêites" e no Brasil entrará via canal AXN em março.

Gente de TV: ACORDEM!!!! O mundo mudou e não é de hoje!
Adriano Macedo

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

CNN cobre os primeiros 100 dias de Obama


A CNN resolveu eleger 'os primeiros 100 dias'do governo Obama em sua programação. Todo noticiário referente aos atos do novo governo, tem um selo a respeito.

Nesta quinta feira, por exemplo, o destaque foi para o ato de Barack Obama assinando o fechamento de Guantanamo.

A revista MAD, também, resolveu pisar mais forte no acelerador e revelou em sua capa "os primeiros 100 minutos' do novo mandatário.

Arnaldo começou substituindo Paulo Oliveira


Pouca gente sabe que Arnaldo Santos, que hoje tem um dos melhores programas de entrevista da tv - canal FGF -, já substituiu o radialista Paulo Oliveira na rádio Dragão do Mar, no início de sua carreira.

Entrevistado pelo canal 15, Arnaldo lembrou os tempos em que começou no rádio - indicado por dom Aloísio para a Assunção -, mas que nunca foi utilizado na área de locução na emissora da Diocese.

Entrevistado por Alfredo Marques e Lindival Freire, o radialista contou que somente na Tupinambá de Sobral é que começaria a trabalhar como 'disc jockey', vindo depois para Fortaleza onde ingressou na Dragão do Mar, dos tempos do General Almir Macedo de Mesquita.

Quando a emissora foi vendida ao ministro César Cals, ele chegou a dirigir o departamento comercial da emissora. Foi por essa época, que eu atuei no microfone daquela emissora.

E Alanis Morrissette não empolga o público


E o show da cantora canadense Alanis Morrisette foi quase um fracasso em Manaus. O UOL está falando que ela não conseguiu empolgar com sua apresentação.

Será que por aqui a coisa melhora?

E o nosso Roberto Maciel repercutiu a nota lá no seu SOBRETUDO, enquanto o blogueisso aproveitava para faturar com a cantora.

Aspas de O Povo deixam dúvida em mestre



Nem a professora Adísia Sá soube interpretar essas aspas na manchete principal da edição de hoje de O Povo. Adísia reitera que toda manchete deve ser clara, objetiva, sem deixar dúvidas nenhuma.

A nossa querida Rita Célia Faheina, ombundsman, teria alguma explicação?

Celebridades News: do que mais se fala por aí


Que foi de muita sensibilidade, a cobertura da morte do ex-prefeito Juracy Magalhães feita pela TV Diário.

... que a apresentadora Regina Volpato, do SBT, se demitiu do "Casos de Família" por meio de seu blog. Em comentário a leitores, anteontem, avisou: "Quem quiser acompanhar a gravação do programa, apresentado por mim, é melhor vir até o dia 28 de fevereiro".

... que aquele "esclarecimento" que a Globo exibe no fim do BBB - de que a música ""O Coelhinho" é de autoria de Duhilia Frazão Guimarães Madeira" - é para cumprir decisão judicial. A música foi usada numa brincadeira de "BBB 8".

... que o carnaval obriga Globo a sacrificar Oscar. Tudo vai ser decidido terça, já que a principal premiação do cinema mundial ocorrerá em 22 de fevereiro, coincidentemente domingo de Carnaval.

... que Claudete Troiano deixou gravação pela metade, nervosa, e saiu chorando pelos corredores da emissora. Ela não gostou das mudanças que ocorreram no programa, que a fizeram perder espaço no ar.

... que Ian Gomes, da TV Jangadeiro, está muito bem na participação do 'Boca Móvel', a unidade de externa do programa Na Boca do Povo.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Quem substitui quem nas férias dessa gente boa

Foto de Maísa Vasconcelos
Pernas pro ar que ninguém é de ferro, parece ser o lema da apresentadora Maísa Vasconcelos. São delas as pernas exibíveis no noturno cenário de Jericoacoara.

Enquanto descansa, ela é substituída por Fernanda Costa, que vem da TV União e passagens pelo 'Must'. E, olha, a menina dá conta do recado direitinho à frente do 'Na Boca do Povo'.

De férias, também, Eliomar de Lima, da Vertical e do seu famoso diário online. Por isso, o blog tão desatualizado. Neno Cavalcante, deixou sua coluna "É" escrita interinamente pelo Carlos Augusto Viana. No rádio, Narcélio Limaverde é substituído pelo Evaristo Nogueira na Povo-CBN.

Agora há pouco, eu notei que a Carla Soraya está sendo substituída pela Natália Valéria no seu 'Tarde Livre". É janeiro, por isso tanta gente folgando: nacionalmente, Faustão, Hebe, Gugu, Silvio Santos, Luciano Hulk, Jô Soares, Tutty Vasquez, Marcelo Tass e a turma do CQC.

Alguém tem mais gente para acrescentar a essa lista?

Confirmada a morte do ex-prefeito Juracy


A família do ex-prefeito de Fortaleza confirma a morte de Juracy Magalhães.

Eu li: o Jornal do Brasil trocou a legenda


'Olha Você' está com os dias contados no SBT


Vai mudar de novo, a grade do fim-de-tarde no SBT. O programa 'Olha Você' com a Cláudia Troiano e Cia está com os dias contados.

"Silvio Santos já fez várias mudanças no programa e deu tempo para ele decolar no Ibope, mas sua audiência raramente passa dos quatro pontos. Cansou de esperar. Nos bastidores do SBT, aposta-se que acaba em fevereiro."

(Com informação da Folha)

Quando O Povo adotará acordo ortográfico


Os jornais cearenses ainda não adotaram as regras do acordo ortográfico. Pelo menos, estava lendo a coluna da ombundsman Rita Célia Faheina e leitores indagaram-lhe a esse respeito e a resposta da Fátima Sudário, diretora-executiva da redação confirmou que isso se dará em breve.

A Redação do O POVO vai adotar as novas regras criadas pela reforma ortográfica o mais rápido possível. A data não está definida, mas o processo está sendo agilizado em função do programa O POVO na Educação, que leva o jornal às salas de aula.

"A Uniopovo, a universidade corporativa do Grupo de Comunicação O POVO, está fechando para fevereiro a grade de treinamento de todos os jornalistas com o professor Myrson Lima. Em seguida, será estabelecida data para entrada em vigor do Acordo Ortográfico e os leitores serão avisados”.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Extra interpreta melhor o bota-fora de Bush


O jornal Extra decidiu destacar mais o bota-fora do Bush do que a ascensão de Obama.



E o chargista Frank vê de forma curiosa a herança deixada pelo governo para Obama.

Jornalista de Sobral registra chuvas na região


Ô coisa boa! Choveu em grande parte da região norte do Estado.
Acabei de ler isso no blog do Wilson Gomes.
Que venha o inverno...

10 coisas que todo jornalista deveria saber


A jornalista Francis França, da revista Empreendedor, traduziu texto do Jornalism.co.uk sobre dez coisas que todo jornalista deveria saber em 2009 e que ela publicou no Buenas e Me Espalho.

1. Como usar o Twitter para construir comunidades, cobrir furos, instigar e participar de conversas.

2. Como usar feeds RSS para coletar notícias e organizá-las usando técnicas de filtragem (básicas ou avançadas)

3. Existe diferença entre o jornalismo de links e o jornalismo 'ctrl+c/ctrl+v' (também conhecido como plagiornalismo)

4. Seus leitores são mais inteligentes do que você pensa. Na verdade, muitos deles são mais inteligentes do que você, eles sabem mais do que você.

5. O churnalism (palavra usada para definir jornalismo superficial e mecânico) é muito fácil de se encontrar 'online'. Meramente reescrever releases sem acrescentar nada acaba cortando o vínculo com seus leitores.

6. O Google é seu amigo. Mas se você não está usando técnicas avançadas de pesquisa, então realmente não tem ideia do que ele é capaz.

7. Você não precisa possuir, nem mesmo hospedar, a tecnologia para inovar no jornalismo e cativar leitores. Existe uma porrada de ferramentas gratuitas ou baratas disponíveis 'online', então não tem desculpa para não fazer experiências com elas.

8. Usar multimedia por usar, raramente funciona e geralmente é embaraçoso. Se você for fazer, ou faça bem o suficiente para que funcione como item independente ou faça para complementar sua cobertura em texto - por exemplo, inclua um link para o arquivo de áudio completo de uma entrevista com alguém em sua matéria, ou um link para o vídeo do discurso completo de alguém em um evento. A segunda alternativa também aumenta a transparência do seu jornalismo.

9. Aprenda a fazer um jornalismo amigável com os mecanismos de busca. Os conceitos da velha escola sobre títulos, estrutura de matérias, etc, não se aplicam mais ao mundo 'online' e há muito para se aprender sobre tags, links e categorização. Sub-editores (se você ainda os tiver), editores e repórteres, todos precisam saber como funciona esse negócio.

10. Aprenda mais sobre privacidade. Você pode encontra um monte de informação sobre as pessoas 'online', especialmente em sites de redes sociais, mas pense com cuidado sobre as consequências. E tenha em mente que a cautela vale para os dois lados, se você não tiver cuidado, sua pesquisa 'online' pode comprometer suas fontes.

O dia em que eu tive o meu dia de profeta


A maioria dos meus leitores sabe que eu tenho outro blog, o ANTENA PARANÓICA que escrevo desde janeiro de 2002. E em 2007, eu ouvi pela primeira o nome do senador Barack Obama. Foi então que escrevi o 'post' que hoje eu resgato aqui no GENTE DE MÍDIA, para que fique gravado o dia em que eu tive meu dia de profeta.


Previsão
o antena antecipou o fenômeno obama

E olha só o que eu publiquei no dia 17 de janeiro de 2007.
Será que já posso usar o meu turbante com minha bola de cristal?
Clique na imagem para ampliá-la.

O mala que desejava inspecionar o 'Trem Bala'


O que não se faz para aparecer. Um "mala sem alça", que atua na área de nutrição e adora uma câmera e um microfone, procurou o apresentador Alan Neto, convidando-se para aparecer no programa que ele tem na POVO-CBN.

Como se trata de um hoário dedicado ao público esportivo, não havia possibilidade de pautá-lo já que ele trabalha dando dicas de higiene nos alimentos.

Sem querer entregar os pontos, o chato justificou o pedido ressaltando que ele poderia aparecer no programa, vistoriando o vagão do restaurante do 'Trem Bala'.

Gente, 'trem bala' é uma ficção criada por esse comentarista esportivo no sentido de atrair atenção da sua enorme audiência. O fiscal, no entanto, não teve a capacidade de perceber isso.

Quem conhece algum remanescente do cangaço


Quem conhecer algum remanescente do cangaço pode entrar em contato com o diretor de cinema Wolney Oliveira. Ele está precisando finalizar "Altar do Cangaço", o seu novo filme que terá locações também na Bahia e Paris.

Para esse longa-documentário, Wolney conseguiu localizar seis casais de cangaceiros e volantes da época em que o cangaço dominou o Nordeste brasileiro.

Por audiência, Globo e Record usam de artifício


Em busca de audiência, emissoras de televisão chegam a divulgar inverdades. Tanto a Globo quanto a Record estão sendo criticadas por fazer uso desse tipo de expediente para atrair audiência.

Daniel Castro, editor da revista Contigo e colunista de A Folha de SP, revelou que a Globo insinuou que a exibição do show de Elton John, sábado, era ao vivo.

"Ao abrir a transmissão (cheia de falhas técnicas e reduzida), Patrícia Poeta disse que 'o show já está começando'. Mas o show começou às 22h e a transmissão, às 23h23. Rendeu 19 pontos."

Já a Record anunciou faturamento "fantasma". Em 10 de dezembro, seu vice-presidente comercial, Walter Zagari, anunciou que faturaria US$ 1 bilhão em 2008. Naquele dia, o dólar comercial fechou a R$ 2,431, o que daria uma receita de R$ 2,4 bilhões.

"O número contradiz o que o próprio Zagari vinha divulgando. No final de outubro, a informação era de que a Record faturaria R$ 1,780 bilhão líquido (já descontadas comissões e bonificações de agências)."

Leia mais

Mundo das celebridades ganha espaço na CBN


Até a CBN se rendeu ao noticiário 'gossip' das celebridades. O editor da revista Contigo, Daniel Castro, é o novo contratado da rede.

No quadro 'Notícia em Foco', Daniel vai falar sobre o mundo dos famosos e acompanhar tudo que se relaciona com o BBB.

Esse tipo de noticiário tem crescido na mídia impressa. Aqui no Diário do Nordeste, Edgel Joseph e Ticiana de Castro colecionam 'potins' desse universo.

É uma forma de buscar público...

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Ache Certo: a mais famosa lista telefônica virtual


O Mesquita é um ouvinte nosso do 'Rádio Serviço', na AM DO POVO-CBN. Blogueiro, ele é responsável pela criação do ACHE CERTO, um buscador capaz de informar o endereço telefônico de meio mundo desse país.



Ótimo recurso para quem lida na área do jornalismo e que precisa localizar pessoas, o site disponibiliza informações a partir da busca de nomes, endereços, telefones e até o Código de Endereçamento Postal.

Eu ouvi: "da Filadélfia aos Estados Unidos"


"Ele (Barack Obama) viajou 200 quilometros de trem da Filadélfia aos Estados Unidos".

(Chico Rocha, na Assunção-Globo, hoje pela manhã)

Nenhuma menção a Obama na 'Casa Branca'


A menos de 24 horas da posse do presidente Barack Obama, a homepage da Casa Branca não tem uma só linha sobre o evento. Claro que George W. Bush ainda é o presidente de fato e direito. Mas diante de tão histórico acontecimento estranha a falta de qualquer menção a respeito do novo morador da casa.

Depois do CQC vem aí o 'E24' na Bandeirantes


Um 'reality show' gravado em prontos-socorros, leva você a imaginar o quê? Um 'Barra Pesada' em versão diferente. Pois acredite, a Band pretende lançar por aqui o "E 24" que foi criado pela produtora argentina Cuatro Cabezas, a mesma criadora de "CQC".

Segundo Daniel de Castro, da Folha, "E 24" (de emergência 24 horas) é classificado como "doc reality", pelo parentesco com documentário. Na Argentina, mostra a história de vítimas de acidentes ou de crimes ou de pacientes em situação de risco.

"Tem um jeito bastante novo de contar uma história, desde quando o paciente entra no pronto-socorro até a saída, com uma estética diferenciada", diz Zenatti. De acordo com a executiva, o reality não será sensacionalista. "O foco não é a desgraça, mas o heroísmo, os médicos, os familiares, o esforço para salvar vidas".


domingo, 18 de janeiro de 2009

A arte de criar logotipos que são ambigramas


Criar um logotipo para marcar o nome de um produto ou empresa é algo que exige talento. Mais ainda se o logo for ambigrama, isto é, que possa ser lido igualmente de frente para trás e vice-versa.



Para seu governo, descobrimos via Microsiervos um site com 15 desses logotipos que devem ter exigido algum esforço até chegar ao resultado final.

Dica de blog curioso: é no ANTENA PARANÓICA


Falo do Superuseless Superpowers, redigido direto do Brooklyn, de Nova York, pelos artistas gráficos Patrick Conlon, Jason Nitti, Neel Williams & Adolfo Alcala.

Eles compilam em forma de vinhetas toda uma lista de super poderes inúteis.
Opacidade de 99% ou «o homem pouco invisível»
Poder voar enquanto está voando num avião
Imunidade somente à 13ª bala



Superforça enquanto se dorme, a menos que sejas sonâmbulo pouco vai te servir
Teletransporte de curtíssimo alcance
Amnésia psíquica - serve para prever o futuro com efeito secundário já que esqueces o passado

Levitar apenas de meio lado, só a pierna esquerda ou a direita, nunca as duas de vez.
Converter-se em um muro de ladrilhos para sempre
Vá ao ANTENA

Fora de circulação, a Tribuna do Rio de Janeiro




Uma vez mais, a Tribuna da Imprensa deixa de circular. O jornal dirigido por Hélio Fernandes não exibe mais nem mesmo a sua página online.

Ciro Gomes com Patrícia na festa da 'Favorita'


Na festa que celebrou o final da novela 'A Favorita", realizada em uma churrascaria do Rio de Janeiro, uma das presenças que mais chamaram a atenção dos presentes foi a do deputado federal Ciro Gomes.



Ele acompanhava a mulher Patrícia Pillar, uma das mais festejadas pela sua atuação no papel de Flora.

Além de Ciro-Patrícia, marcaram também presença os casais Cauã Reymond e Graziela Massafera e Claudia Raia e Edson Celulari.

Posse de Obama: o que o Brasil vai ver pela tv


Quarta nobre é o mínimo que os americanos vão dizer do próximo dia 20. Obama assume a presidência dos EUA. E, por aqui, as emissoras brasileiras vão fazer cobertura do evento.

Globo, Record, SBT e Band prometem flashes ao vivo de Washington durante a programação de terça, a partir das 13h, com o presidente eleito Barack Obama dando início à longa lista de eventos do dia.

A Globo News terá a maior cobertura com jornalistas brasileiros, incluindo até mesmo os atos em defesa dos direitos humanos que Obama e seu vice, Joe Biden, realizarão nesta segunda-feira (19), feriado nacional em homenagem a Martin Luther King.

A CNN International, que fará cobertura completa dos eventos, terá uma equipe no telhado do Newseum, museu da imprensa na av. Pensilvânia.

Mesmo a TV Cultura, que deixará para falar da cerimônia apenas no telejornal, preparou uma programação especial para o dia, com o documentário "Barack Obama - Sua História" (Austrália/2008), às 20h.

O GNT também terá filmes: neste domingo, às 21h, "Barack Obama: O Homem e sua Jornada". Nesta segunda-feira, às 21h15, "Obama, Tempo de Mudança". O "Manhattan Connection" deste domingo e o "Oprah Winfrey Show" de quarta e sexta terão edições especiais.

O Biography Channel, na quarta, às 20h, fala de Obama em "Vidas que Mudaram o Mundo". Mesmo a jovem MTV entrou na dança: na madrugada de terça para quarta, à 1h, a emissora terá "Be the Change: Live From the Inaugural", uma das dez festas a que Obama irá na noite.

Com informações da FOLHA

sábado, 17 de janeiro de 2009

Emissora de rádio abre um espaço para os ateus


A maioria das emissoras de rádio e tv dispõe de programas religiosos. Quase sempre, os de interesse do seu grupo. A BBC de Londres é um exemplo de liberdade de credos. E criou para os ateus um espaço similar ao que concede às outras confissões religiosas.

"Os ateus ganharam na BBC quase o status das confissões religiosas. Pela primeira vez, a emissora pública de rádio e tv britânica concedeu um espaço para que os ateus defenda seus postulados, num formato que até agora era reservados às religiões.

E para atingir audiência, disponiblizou campanha publicitária em 'out-bus' e em cartazes no metrô de Londres com o polêmico slogan: «Provavelmente Deus não existe. Deixe de preocupar-se e desfrute a vida».

Ariane Sherine, a coordenadora da campanha, lançou uma mensagem na principal cadeia radiofônica da BBC num espaço chamado «Pensamento para a tarde», denominado assim em oposição ao «Pensamento para o dia», os tres minutos matinais que, diariamente e de modo alternativo, protagonizam personalidades cristãs, muçulmanas, judias, siques e de outras religiões no jornal informativo «Today» para um comentário espiritual sobre questões mais ou menos atuais"

O envio de e-mails à direção da emissora por parte de 1.660 pessoas solicitando igualdade de tratamento para os ateistas, levou a emissora a atender ao pedido.
"
Fonte: ABC

Ex-prefeito hospitalizado em estado grave


Sem Eliomar de Lima no batente vamos tentar ocupar o espaço dele trazendo informações mais urgentes, como a da hospitalização do médico Juracy Magalhães.

O radialista Paulo Oliveira acaba de informar que 'é grave' o estado de saude do ex-prefeito de Fortaleza. Ele está internado no Hospital São Mateus.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Gerente de AD2M cita blogueiros em evento

Li no Liberdade Digital

Hoje não é o dia do pavão, mas é uma sexta feira muito auspiciosa em termos de reconhecimento.

Tenho que ser grato ao Mauro Costa, da AD2M, que andou nos citando - os blogueiros cearenses Emílio Moreno, Roberto Maciel, Eliomar de Lima e "este que vos fala" - durante um evento de mídia 'training' para executivos de grande empresa cearense.

Mauro, além do p(*)rofissional que é, é bondoso. Falo por mim, claro.

Salta aí um elogio à toda turma do "Barra"


Dizem que elogio de 'moto próprio' não tem mérito nenhum; mas eu prefiro trair a minha modéstia a ter que passar em branco a oportunidade de elogiar algumas pessoas com as quais trabalho diariamente na Jangadeiro.

Falo do Adriano Muniz, que dirige o programa, da Katiuzia Rios que co-apresenta comigo, da Emanuela Braga, Aline, Janes, David Teixeira, Marilena, Weberte, Jeovani Silva e todo o restante da equipe da Jangadeiro que responde pelo 'Barra'.

A edição desta sexta cumpriu tudo o que estabelece um programa de tv em termos de informação, pesquisa, investigação, prestação de serviços, além de colocar à vista e extravasar toda a emoção com a reportagem que a Katiuzia fez lá do centro esportivo da Uniclinic.

Volto a reiterar, não é costume desse blogueiro andar contando vantagens em torno do que ele participa, mas ser omisso a esse registro seria falta de consideração da minha parte.

As 25 coisas mais insuportáveis do rádio


Leitor do blog Gabriel Passajou, estamos sempre aproveitando citações importantes que ele posta lá. Como essa das 25 coisas mais insuportáveis do rádio:

1. Repórter com celular falhando;

2. Entrevistas longas;

3. Rádio que trava na internet;

4. Rádio com mais comercial do que música;

5. Emissora que imita outra;

6. Locutor que imita outro;

7. Música cortada;

8. Música ruim tocada mais de 10 vezes por dia;

9. Locutor chato, que fala demais;

10. Locutor estilo Sílvio Santos: “oiiiêahm…”;

11. Locutor-estrela, que se acha mais importante que a própria emissora;

12. Locutor que gagueja ao improvisar;

13. Locutor que fala rápido demais;

14. Locutor que pronuncia errado;

15. Locutor que fala em cima da música;

16. Locutor que canta no final da música;

17. Locutor que sorteia brindes para os amigos;

18. Locutor que manda abraço para família, ou “um beijo para minha esposa que está me ouvindo agora”;

19. Locutor que quer entrar de graça nos eventos;

20. Vinhetas com muitos efeitos;

21. Comercial mal gravado, ou com aquelas frases: “No nosso aniversário quem ganha o presente é você…”;

22. Comercial há mais de 3 meses no ar;

23. Promoções furadas, do tipo: “Não diga alô, diga feliz natal” e o ouvinte atende: “Alô?”;

24. Horário Político;

25. E por fim, A Voz do Brasil, na qual a transmissão já deveria ser facultativa há muito tempo!

Mais uma excelente lista que você encontra no livro Você nunca viu nada igual, do radialista Watson Zucco Webber.

MTV vai transmitir posse de Obama ao vivo


A MTV vai transmitir na madrugada de quarta o evento "Be the Change: Live from the Inaugural", show comemorativo da posse de Barack Obama. (Daniel de Castro)

Morre em SP o radialista Geraldo Blota


Quem morreu aos 83, em SP, foi o radialista Geraldo Blota, irmão do apresentador de TV, Blota Jr.

Do início da carreira, como sonoplasta, até 1992, quando se aposentou, GB passou pelas rádios Jovem Pan, Capital, Tupi e pelas TVs Record e Gazeta.

Lira Neto refere-se ao seu novo biografado


“Se Carlos Castaneda e o García Márquez tivessem tomado um chá alucinógeno no deserto, ainda assim eles não conseguiriam inventar uma história tão fantástica quanto a vida do Padre Cícero”.

Jornalista e escritor Lira Neto. no Diário do Nordeste, de hoje

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O charme de quem faz "A Hora da Notícia"


Bianca Saraiva da 'Hora da Notícia" é muito bonita.

E aliado ao charme, demonstra competência.

12 galinhas e 1 galo tiram sono da UIPA no CE


Tem uma mostra de arte que está tirando o sono dos ativistas cearenses da UIPA, a União Internacional Protetora dos Animais. É a da artista Laura Lima, de MG, que exibe no Dragão do Mar 12 galinhas e 1 galo, vivos diante do público. O que isso lembra a você?
Foto: Adriana Pimentel
Na minha mente (e não é tão suja!), remete-nos ao preparo e celebração de uma ceia. Não uma ceia santa, mas uma ceia e tanta - que dá para matar a fome de muita gente. No entanto, nada disso impressionou tanto os militantes da UIPA quanto a maneira como as aves estão sendo tratadas.

"Elas foram enfeitadas com penas de outras aves, coladas com 'mega-hair' e, para isso, utilizou-se cola quente", sustenta a presidente da UIPA, advogada Geusa Leitão. As aves estariam passando por maus tratos e ela garante que já tomou providências.

Uma delas foi entrar com representação junto ao Ministério Público para suspender a expô chamada "Galinhas de Gala e Galinheiro de Gala", que está em cartaz no museu do Dragão, desde novembro e vai até fevereiro. A Secretaria de Cultura do Estado já teria investido contra essa iniciativa, considerando que se trata de uma obra de arte, no que não concordam os integrantes da UIPA, anunciando uma ruidosa manifestação para o próximo fim-de-semana.

O assunto foi destaque em matéria do Diário do NE.

Férias do Eliomar, deixam blog sem cobertura


As férias do Eliomar de Lima explicam porquê seu blog não tem acompanhado a cobertura total dos fatos e noticiado, como sempre tem feito, os 'furos' que ajudam a pautar redações na cidade.

Um exemplo claro é esse da morte de Luiz Rolim Filho, do Fortaleza. O blog do Eliomar passou batido.
Up Date
Pois é, depois que postei a notícia, atualizaram o blog do Eliomar. Fosse ele, a gente teria a notícia desde ontem.

Um espaço cyber que se perde com anedotas


Que foi que houve com o ZonaCyber que, de uma hora para outra, virou um espaço de divulgar anedotas?

E bem batidas, por sinal!...

Correspondente do Diário ameaçado de morte


"O correspondente do Diário do Nordeste no Sertão Central, Alex Pimentel, recebeu ameaça de morte ontem pela manhã, um dia depois de ter ido ao distrito de Cruzeta, em Pedra Branca, para apurar denúncia de fraude na Operação Pipa.

Por volta das 10h, uma pessoa que não se identificou ligou para o celular de Alex e o ameaçou: “Se você voltar aqui, vai ser recebido da mesma forma que o Tim Lopes foi recebido”, disse o anônimo, em referência ao jornalista da Rede Globo assassinado por traficantes em junho de 2002, quando fazia matéria sobre o tráfico de drogas nos morros do Rio de Janeiro.

Pelo número registrado no identificador de chamadas do celular, Alex Pimentel descobriu que a ligação foi feita de um telefone de Pedra Branca, o que leva à suspeita de que a ameaça tenha partido de pessoas envolvidas no caso, como represália ao trabalho jornalístico. O correspondente pretende registrar ocorrência policial e exigir a apuração do caso."

do caderno Regional

Um blog é um elo de uma corrente de amizade


Pra você ver Fátima Abreu, como esse negócio de blog corre o mundo rapidamente. Você me enviou uma dica sobre o 'Caros Ouvintes', eu achei interessante o diário e até compilei parte do trabalho da Cinthia D`Auria, sobre rádio. Aí veio o Gabriel Passajou e já passou adiante.

Na melhor do que a interatividade dos diários 'online' para que a vida da gente nos aproxime mais e mais de pessoas amigas, em busca de um aperfeiçoamento coletiva que, tenho certeza, ainda iremos assistir no início deste novo milênio.

Para tanto, um blog é um elo de uma corrente que imprime sempre maior amizade entre os seus zeladores.



Gabriel Passajou

E o YouTube suprime o som de alguns vídeos



Eu li isso primeiro no blog do Manuel M. Almeida, a exemplar bitácora espanhola Mangas Verdes. E achei curiosa, a nova iniciativa do YouTube.

Ele decidiu suprimir o áudio dos vídeos cuja banda sonora contenha material protegido por direitos autorais. Com isso, alguns clipes e filmes que são colocados no YouTube não terão som nenhum. Como nos velhos tempos do Cinema Mudo.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O melhor trabalho do mundo para blogueiros


Eu li na Folha


Se você pensa em ganhar dinheiro como blogueiro, então chegou a sua chance. Além de ganhar uma fortuna, vai trabalhar num lugar inigualável. O Departamento de Turismo do estado australiano de Queensland, garante "o melhor emprego do mundo", por seis meses, com um salário de 100 mil dólares.

A única obrigação será desfrutar o melhor de uma ilha paradisíaca e poder contar isso em seu blog. E para consegui-lo não tem que fazer nada de extraordinário, a não ser competir com internautas de todo o mundo.

As autoridades de Queensland organizaram este concurso preocupadas com a queda do turismo estrangeiro, que no mês de novembro foi reduzido a 5,1%. Por isso, para divulgar e dar o que falar, propuseram pagar uma fortuna por uma experiência incrível.

Quem desejar se candidatar deve fazê-lo na página das Ilhas da Grande Barreira de Coral até o dia 22 de fevereiro. Dentre todos os participantes, serão selecionados só 50 no dia 24 de março e uma posterior seleção deixará apenas 11 participantes no dia 2 de abril.

Os escolhidos viajarão a Queensland a 3 de maio para realizar uma série de entrevistas pessoais. No dia 6 de maio, o melhor posto de trabalho do mundo para um blogueiro profissional já terá sido ocupado. Agora dia 1º de julho, o escolhido vai ter que vestir a camisa.

Ah! quais são as funções que o escolhido vai desempenhar? Nadar, alimentar os peixes, conhecer gente nova, desfruta do clima e das águas cristalinas, do folclore local... Sua única obrigação será fazer fotos, gravar vídeos e publicar semanal a informação em um blog.

Podem participar maiores de idade de todo o mundo, que devem gravar um vídeo de apresentação em inglês de 60 segundos e enviá-lo a organização, cujo endereço na internet é www.islandreefjob.com/.

Aquele cogumelo da Coca significa o quê?


A última propaganda da Coca-Cola - muito bonita, por sinal com trilha da música do Louis Armstrong - termina com um grande cogumelo. Vocês notaram?

Isso quer dizer o quê?

Que o produto é uma...

A diversidade desse veículo chamado 'rádio'


1 - Sentido da audição – e todas experiências e consequências do ato da audição, da audiência, do ouvir, do escutar, de prestar atenção, de compreender e de assimilar;

2 - Imaginação - “Pelo rádio a gente exercita a mente” - ouvinte;

3 – Multidimensional – tem mobilidade, fluidez, liberdade, o ouvinte decide;

4 - Proximidade e utilitário - “…você tem a notícia muito perto do acontecimento” - ouvinte;

5 - Retencidade – retém a atenção. Falas apuradas “mais que um companheiro, um amigo…”, “Se ele (o locutor) fala “bom dia” eu respondo “bom dia” - ouvinte;

6 – Alcance – … qualquer raça, cor, formação, idade, classe social, estilo, área geográfica, nacionalidade, idioma, religião; qualquer lugar, hora situação, ou momento;

7 - Segmentação de massa – Para cada perfil, uma emissora. Para cada emissora, um público. Para cada horário, uma preferência. Para cada preferência, um programa. Para cada radialista, uma voz. Para cada voz, um ouvinte. Para cada som, uma imaginação. Para cada imaginação, uma emoção.

Compilado do Pesquisa qualitativa sobre Tendências do Rádio

A comunidade dos apaixonados por rádio e TV




Essa é uma dica duca: um portal para quem se liga em rádio e televisão é o 'Caros Ouvintes'. Quem me enviou foi a jornalista e blogueira Fátima Abreu, diretora da FM Assembéia;

É tão bom o site que eu vou só repetir o slogan dele: "a primeira comunidade 'online' de apaixonados por rádio e TV do Brasil".

E precisa dizer mais?!...

A irreverência do Edgel Joseph* na Verdinha


"Se tivesse um banheiro gay no Diário (do Nordeste) ou no sistema, a fila era grande"
Edgel Joseph, no programa do Paulo Oliveira


* Edgel Joseph é colunista do DN

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Arte & Cultura entre as preferências do leitor


Internautas que navegam pelo GENTE DE MÍDIA parecem sintonizar-se com o nível dos leitores mais afinados com Arte e Cultura. Pelo menos foi o que revelou a pesquisa da semana em nosso blog.

34% dos pesquisados disseram preferir Arte e Cultura, enquanto 31 por centos apontaram Política como a segunda editoria mais procurada.

Em terceiro lugar vem Esportes, com 12 por cento das preferências. O noticiário policial tem 9 por cento. Outros seis por cento responderam a alternativa "Nenhuma das Respostas".

Edísio G. de Matos, o contador de histórias


"O jornalista Edísio Gomes de Matos, que faleceu há dias em Brasília, era inteligente e bem humorado. Grande contador de histórias. Saiba de uma que contou para poucos amigos.

Quando jovem, um tio farmacêutico permitia o jogo do bicho na farmácia dele quando um candidato a governador do Ceará empuinhava, como bandeira de campanha, o fim do jogo no Estado. O candidato ganhou. O jovem Edísio, preocupado, procurou o tio. A resposta dele foi a seguinte:

- Se preocupa não, menino. Todo governo novo fica velho..."

Contada por Cláudio Humberto

Cuidado: convite de Luciano Huck é um 'spam'


Os hackers não se cansam de inventar um jeito de atacar computadores em todo o País. O último exemplo é o 'do convite do Luciano Huck', e-mail enviado a pessoas. No entanto, com um bom rastreador de spams', rapidamente é rejeitado.

Eu mesmo recebi ontem uma correspondência do Luciano Huck convidando-me e a minha família a participarmos do seu programa. Rastreado pelo meu anti-vírus, logo verifiquei tratar-se de mais uma daquelas 'pegadinhas' interessadas em devassar os arquivos da máquina e levar qualquer um ao desespero.



Olho vivo, que você pode ser a vítima.

Humor do Gil sai um pouco da mesmice geral


Muito hilariante o episódio do "As Peripécias do Caboré", que o humorista Gil apresenta no programa 'Na Boca do Povo'.

Humor buscando sair um pouco da mesmice que contaminou a 'usina' cearense de profissionais do riso, Gil revisita o típico padrão que felicitou atores como Peter Sellers, Don Adams, Mr. Bean.

Ah! de bom gosto também, a edição.

Eu ouvi: "novo com pouco mais de 70 anos"


"Eu encontrei uma foto do seu pai Elísio Aguiar, ainda novo. Com pouco mais de 70 anos".
Antonio Viana, conversando no rádio com o filho do Elísio, Felipe Aguiar

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O cearense Lyra Neto critica minissérie Maysa



Biógrafo da cantora e compositora Maysa Matarazzo, o jornalista e escritor cearense Lira Neto não gostou da minissérie adaptada de seu livro "Maysa - Só Numa Multidão de Amores".

"O principal ponto é transformar os assombros e a complexidade de Maysa em algo tão rasteiro", comentou Neto sobre o que mais lhe incomoda em "Maysa - Quando Fala o Coração".

E apesar das críticas, Neto elogiou a interpretação de Larissa Maciel. "Ela está muito bem preparada, vê-se que ela fez um bom laboratório."

"É muito bom que Maysa esteja sendo reconhecida. A minissérie coloca Maysa no lugar que lhe é de direito na cultura brasileira, mas há fatos que até deseducam o público", comentou o autor.

Leia MATÉRIA COMPLETA

O velho preconceito contra políticos nordestinos




Eu adoro o Kibeloco. Considero Antonio Tabet, o autor, um excelente profissional. Mas com esse 'post', relacionando a candidatura de Ciro à questão da personagem da novela, considero um estímulo ao velho preconceito contra os nossos representantes.

Se bem que uma primeira dama como a Flora jamais bateria em maldade o que faz o governo do senhor Bush nos EUA.

Um site para ver filmes grátis na Internet


Para quem busca na Internet um site onde ver séries e filmes grátis, o portal Freemediatv é a melhor dica. Dispondo de um extenso catálogo de películas novas e também antigas, a página oferece também episódios de séries de TV.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Colunistas sabem tudo e escrevem sobre todos


E a Globo se arrependeu de ter encurtado "Maysa". O seriado tem mantido médias próximas aos 30 pontos desde a estreia. Era para ser 16 capítulos, mas a direção da Globo o mandou encurtar para nove capítulos. Agora, se arrepende. (Fabíola Reipert)

Próximo passo da Globo é convencer os filhos de Elis Regina a autorizar uma minissérie sobre a cantora. (idem)

A atriz Cleo Pires está internada por causa de uma infecção pulmonar. A doença não é grave e Cleo Pires deve receber alta até segunda-feira de manhã. (Extraonline)

Susana Vieira sofreu chantagem por parte do ex-marido Marcelo Silva. Ele ia cobrar R$ 500 mil para não tornar público vídeo no qual ela está nua tomando banho. "Ele fazia close das minhas partes íntimas" (O Dia)

Patrícia Pillar ao responder pergunta se Ciro Gomes vai se candidatar à presidência em 2010, o que faria dela a primeira-dama do Brasil. “Não é o caso dessa conversa agora. Está muito cedo para pensar nisso”.(Sabrina Grimberg, O Dia)

Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia, avisa que vem para o carnaval do Rio. Elew esteve em 1983. Tem vídeo na internet onde ele aparece fantasiado de índio em baile de rua agarrando mulatas e tecendo loas à bunda das brasileiras. (Ancelmo Góis)



Renato Aragão foi surpreendido com um boato de que teria morrido. Ele, que está nos EUA, se comunicou com a TV Globo e mandou um recado: “Estou mesmo no céu. Mas com Mickey e Minnie, estou na Disney”. (Patrícia Kogut)

O tempo não para e a tal impunidade também




Esse é um texto escrito há 50 anos. Fala de um tema tão atual que surpreende lido meio século depois. A autoria é de David Nasser. Ao lado de Jean Manzon, repórter fotográfico e cineasta, ele foi o mais importante jornalista da revista O Cruzeiro.

Antes, eu havia redigido este 'post'' fazendo uma pergunta sobre a autoria dele. Mas nesses tempos de santo google fica muita fácil alguém localizar qualquer ítem nesse sentido. Repito: o que mais me surpreendeu nele - além da irretocável maneira como foi escrito - é saber que está tão atualíssimo.

A questão da impunidade está a merecer uma análise mais profunda de todos nós, principalmente dos dirigentes do País tanto no Judiciário, Executivo quanto no Legislativo.

Clique AQUI para vê-lo na íntegra

As aparências enganam, certo 'pensar' também


Descobri um blog que tem o mesmo nome do excelente "O Pensar" da minha querida Fátima Abreu. Trata-se do diário da brasiliense Soraya, que hoje completaria cinco anos caso não estivesse desativado desde agosto de 2006.



A semelhança, entretanto, fica apenas no título. O da Fabreu é muito mais show de bola.