sábado, 26 de setembro de 2009

Livro diz porque copistas mudaram a Bíblia


Uma dica de livro. E interessante. Falo de "O Que Jesus disse? O Que Jesus Não Disse?", de Bart D. Eherman. [ Pocket Ouro - R$ 19,90 ]. Há um mês, comprei um exemplar numa banca de revistas e fiquei fascinado. Luciano Klein, amigo, mostrou-se interessado. Procurei por todo lugar um para presenteá-lo e não encontrava de jeito nenhum. Hoje, consegui.

O livro é surpreendente porque, motivado pela preocupação em estabelecer o que os textos originais da Bíblia dizem, o autor diz ter encontrado muitas modidicações feitas por copistas que, por iniciativas pessoais, alteravam o pensamento original dos textos evangélicos, principalmente do Novo Testamento.

É a confissão de um fundamentalista cristão dos EUA, de origem evangélica, feita sem fanatismo religioso e com um estilo intelectual que surpreende. Leitura fascinante.

3 comentários:

Lex disse...

Nonato,
Infelizmente Bart D. Eherman é apenas mais um evangélico frustrado que abandonou sua fé com as bençãos de sua cosmovisão agnóstica.
Sinceramente, o conteúdo do livro é bem fraco no quesito da argumentação. As consideradas "revelações" dessa obra já caducaram há muito e são também bastante redundantes. Algumas são conhecidas até mesmo pelos pais da Igreja.
Todos os assuntos dessa obra já foram completamente desnudados e exaustivamente discutidos em vários e gigantescos compêndios teológicos no percalço da história.
Há alguns anos tentavam negar a existência de Jesus, mas com tantas descobertas históricas, arqueológicas, geográficas, etc, não é mais possível tal argumento. Então partiram pra outra, de apenas considerá-lo um mero homem. Mas, mesmo nesse campo, a Bíblia, em seu livros neotestamentários, foi o livro mais devastado. Nenhuma outra fonte histórica passou pelos mesmos rigores da crítica racionalista. Pequenas divergências existem, é verdade, mas para as mesmas sobram explicações exegéticas.
Mas é claro, não deixa de ter o seu valor para os teóricos das conspirações.

Lex disse...

Ah, seria bom você ver esse vídeo refutando o sr. Ehrman:

http://www.youtube.com/watch?v=16a2Db7zw3M

Nonato Albuquerque disse...

Conheço o vídeo e os comentários q vc alude a respeito de Ehrman. Mas continuo achando que o pensamento dele é primoroso. Ler a obra dele, sem receios, sem preconceitos. Não estamos mais na idade em que Constantino e Juliano trocaram A VERDADE CRISTÃ pela sagração do estado romano ao catolicismo.