Translate

terça-feira, 7 de abril de 2009

E por falar de blog é tempo de gratidão também


Por terem surgido na leva de novidades da web, os blogs foram vistos inicialmente por uma boa parcela de internautas como apenas uma maneira de extravsar as idéias, jogar conversa fora ou ocupar o tempo que resta de nossas atividades. Muita gente fez cadastro no Blogger.com e no seu pretenso concorrente Blig (que não conseguiu alçar vôo de jeito nenhum) e o que se viu foi um 'mundé' de gente blogosferando.

Blog é coisa séria. Principalmente quando profissionais da Imprensa aderiram a esse veículo e passaram à frente dos sites pesados com que os jornais tentavam alcançar leitores. Por conta da efervescência dos diários online, os dirigentes de jornais reprogamaram suas páginais virtuais. Basearam seus templates no designers oferecidos pela eficácia que os blogs obtinham junto aos internautas. Com isso, o blog ganhou ainda mais importância. Criou lados, graças a interatividade constante. Mais ainda quando deixou de lado o ar 'gossip', a conversa fiada, o disse-me-disse e ajustou seus 'posts' ao interesse do jornalismo de efeito.

Lembro-me do 'Querido Leitor', da Rosana Hermann que, pouco ao pouco, foi criando identidade própria. Criou estilo, passou a curtir a informação diferenciando-se do jornal. Esse é um bom exemplo de blog. Que se fundamenta no registro do dia-a-dia da jornalista paulistana. O blog do Ricardo Noblat deu o pontapé para o início de uma comunicação mais 'clean', como se fosse um 'release' a pautar até mesmo os jornais. Há blogs muito pessoais, com o de Cora Rónai, que saiu completamente da vitrine quando adotou um sistema de conversa com ela mesma. Claro, reconhecemos ser o blog um jeito de colocar na Internet o pensamento de cada um. Por isso mesmo ele é democrático. Cada um escreve a seu modo.

No Ceará, o Eliomar de Lima iniciou o trabalho de pautar redações com o seu blog. E virou sucesso, principalmente, porque Eliomar tem fontes, chega primeiro, noticia tudo. E com responsabilidade. A Maísa (Vasconcelos) foi quem primeiro me alertou para a existência dos blogs. E me ensinou a mexer com as entranhas desse negócio. Fiz o ANTENA PARANÓICA, um blog destinado a compilar resumidamente o que o mundo falava para quem nã tinha tempo de ler tudo. Ainda curto até hoje. Depois vieram o BURUNGUNDANGA, o EFEITOS COLATERAIS (desativado), ACABEI DE CHEGAR que junto ao MOUSE OU MENOS limita-se a minha criação pessoal (em poesia e prosa). Mas é com o GENTE DE MÍDIA que eu vejo que esse negócio de blog é coisa interessante. Falo da audiência. Dos acessos. É uma loucura. Agradável, diga-se de passagem. Por isso, estou postando esse tijolão todo para dizer 'muito obrigado' pela atenção dos internautas, pois de tanto escrever escrever escrever, a gente acaba não tendo tempo para agradecer. Então, 'brigado'...

6 comentários:

Anônimo disse...

óia eu aqui de novo!

hoje, lá na redação, estávamos falando sobre este mesmíssimo assunto. comentando o tal assunto nefasto e de como ele se espalhou feito rastilho de pólvora, graças aos trocentos blogs e emails que circularam neste últimos três dias.

Nem todo mundo concorda, mas eu tenho a mais absoluta certeza que esses espaços cibernéticos vão aos poucos, dominando o mundo. serão "o futuro da nação", como dizia Golbery.

falo por mim, que estou "aviciada" nesse negócio de blogosfera. leio de tudo, principalmente os sites feitos por jornalistas mas que não falam necessariamente de jornalismo ou comunicação.

e tem coleguinhas escrevendo sobre tudo: culinária, decoração, pets, cabelo, dança de salão, acessibilidade para deficientes, enfim... é assunto a dar com o pau.

eu bem que tentei entrar nessa mania, mas não tenho disciplina. os dois blogs que comecei, naufragaram na minha total falta de intimidade com o método e a ordem.
por isso eu admiro os que conseguem, com tanto empenho, transformar os blogs em experiências fantásticas!
Num é pra quem quer não... é pra pode e sabe.

por isso, estou aqui, postando coments a todo vapor.

e nonato, meu anjo, agradece não... a gente é que tem que dizer mil obrigados pelas preciosas e instrutivas horas de leitura e prazer.

outro beijo enorme.

Adriana Saboya

Eliomar de Lima disse...

Obrigado sempre Albuquerque pelo apoio diário. A gente fica feliz e precisa mesmo, pois o negócio ganhou dimensão tal que...Bem, esse apoio é de um cabra joiado, que nos incentivou nessa blogosfera. Ah, Albuquerque, cadê o Milagre de Caná?

fatima disse...

Gente de mídia é leitura obrigatória, meu bixim. Um grande cheiro.

Sobral em Revista disse...

Reintero tudo o que vc disse Nonato, esse negócio de BLOG realmente envolve e domina a gente, e a grande recompensa é vermos os comentários, os elogios das pessoas pelo nosso trabalho.
Edito um blog especial sobre Sobral (www.sobralemrevista.bogspot.com).
Sou sei leitor e tenho vc e o Eliomar como referência.
Abraço

Ismael Luiz disse...

Obrigado,companheiro.Seu blog,assim como o de Eliomar e da Fabreu,entre outros,tem sido meus companheiros constantes,diários,nestes momentos em que me encontro impossibilitado de maior contato com o mundo.Vocês são a ponte,magnífica ponte.Eu é que agradeço.

Marcos(Maranguape) disse...

Durante algum tempo eu vi o blog como algo superado, achava que o negócio era o tal de Twitter ou myspace, mas ai depois de "séculos" descobri como montar um e acabei montando dois e estou engatihnando prá daqui uns milênios chegar perto da qualidade do blog do seu Nonato. O seu blog é a melhor maneira de continuar na sua audiência, porque antes, depois do barra, só te encontrava no outro dia na Povo. Agora passo o dia acessando e vendo seus novos posts e assim participando um pouco do seu mundo. Obrigado a vc. Só te peço um misero favor fala um pouquinho do Nonato Albuquerque da FM 93 e da saudosa FM do Povo.O único resquicio que ouvi foi a abertura do Inconcert na sua voz, pena que não gravei, agora só existe na minha memória...Te agradeço