Translate

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

12 galinhas e 1 galo tiram sono da UIPA no CE


Tem uma mostra de arte que está tirando o sono dos ativistas cearenses da UIPA, a União Internacional Protetora dos Animais. É a da artista Laura Lima, de MG, que exibe no Dragão do Mar 12 galinhas e 1 galo, vivos diante do público. O que isso lembra a você?
Foto: Adriana Pimentel
Na minha mente (e não é tão suja!), remete-nos ao preparo e celebração de uma ceia. Não uma ceia santa, mas uma ceia e tanta - que dá para matar a fome de muita gente. No entanto, nada disso impressionou tanto os militantes da UIPA quanto a maneira como as aves estão sendo tratadas.

"Elas foram enfeitadas com penas de outras aves, coladas com 'mega-hair' e, para isso, utilizou-se cola quente", sustenta a presidente da UIPA, advogada Geusa Leitão. As aves estariam passando por maus tratos e ela garante que já tomou providências.

Uma delas foi entrar com representação junto ao Ministério Público para suspender a expô chamada "Galinhas de Gala e Galinheiro de Gala", que está em cartaz no museu do Dragão, desde novembro e vai até fevereiro. A Secretaria de Cultura do Estado já teria investido contra essa iniciativa, considerando que se trata de uma obra de arte, no que não concordam os integrantes da UIPA, anunciando uma ruidosa manifestação para o próximo fim-de-semana.

O assunto foi destaque em matéria do Diário do NE.

5 comentários:

Fernando Veras disse...

Imagino o pessoal da UIPA visitando uma granja ou um matadouro desses do interior...

Anônimo disse...

Eu já vi isso e toda vez que passo fico indignado com esta "arte" no Dragão

Anônimo disse...

Falta do que fazer mesmo. Que tal se essa gente percorresse a orla da praia de Iracema e olhasse para a despudorada exploração sexual de crianças e adolescentes?

Kevin Carter disse...

Ativistas reacionários... oportunistas querendo 15 minutos de fama e 5 linhas de polêmica em um jornal qualquer.
Vi o tal galinheiro no Dragão do Mar e, sinceramente, os galináceos estavam mais à vontade do que muita gente que mora em favelas que ficam ao lado de esgotos de que saem da casa de gente como a doutora "adévogada" que se deu ao trabalho de mover uma ação judicial. Paciência, né?
E, a propósito, a exposição não me fez lembrar de uma ceia... fez lembrar muito mais do BBB que já começou. rsrsrs

Anônimo disse...

Expor animais conforme citado é sempre cruel, e não é e nunca será arte. Dra. Geuza esta advogando a favor dos animais, pois é a presidente da UIPA-CE. Dos favelados e explorados deviam cuidar melhor as autoridades competentes. Nós, da sociedade de uma forma geral, devemos nos preocupar com todas as ações que estão erradas. Por mim, parabéns para a UIPA.