domingo, 30 de novembro de 2008

Jornalista cearense acende o 'desconfiômetro'


O drama de Santa Catarina poderia dispensar esse tipo de alerta, mas é necessário. Cuidado com os que pedem ajuda para as vítimas. Há quem se aproveite de ocasiões assim para tirar proveito.

O jornalista Luiz Carlos de Carvalho em seu blog 'Sobretudo', narra o porquê da sua desconfiança.

Pedrinho, a versão cearense da Maísa no Gugu


O menino Pedrinho, revelado pelo programa do Ênio Carlos na TV Diário, foi uma das atrações do Gugu deste domingo.

O que era para ser atraente, acabou cansando. A exposição da criança chegou a cansar não apenas quem via o programa, mas também ao próprio entrevistado.

Houve um momento em que o garoto se negou a cantar mais uma música diante da insistência do Gugu Liberato.

Na tentativa de abrir pontuação de audiência de seu programa, na carona do fenômeno Maísa, Gugu demorou muito tempo com a criança no que poderia ser algo suficiente para um bloco.

Oi é citada como a pior empresa de telefonia


E a empresa de telefonia Oi foi classificada como a pior na opinião dos participantes da enquete semanal do Gente de Mídia.

Dos 65 votantes, 34 apontaram a Oi em primeiro lugar, o que equivale a 52% dos votantes.

Em segundo, a Claro com 11 votos, (16%); a Vivo, com 8 votos (12%); a Tim foi citada por sete dos votantes, o equivalente a 10%; a Telefónica com 4 (6%).

Prata de casa responde bem nos comerciais


Houve um tempo em que alguns empresários e agências de publicidade exigiam apenas nomes nacionais para suas peças comerciais. Hoje o investimento é na prata da casa. E o resultado não fica nada a desejar.

O cantor Falcão, por exemplo, está muito bem no comercial do Beach Park. Naturalidade e irreverência unidos a favor de uma campanha promocional.

O comercial da apresentadora Carla Soraya feito para a Uniforça é outro bom exemplo.
Carla está expressivamente bela e dá conta do recado. Exceção apenas para a parte técnica que esqueceu de abrir o canal da voz no final da peça.

O rosto de gente da terra chega a marcar até mesmo os banners de empresas. É o caso de Maísa Vasconcelos que hoje figura na frente de uma rede de lojas.

Até o cantor e compositor Raimundo Fagner foi atraído para esse meio. Ele colocou sua voz a serviço de um campanha de fim-de-ano de um supermercado. E o resultado é bom.

Sinal de que os tempos são outros...

Um macaco para atrair o público de novela


O filão das telenovelas brasileiras parece estar se esgotando. A ponto de o próximo título das 7 da Globo centrar suas ações na figura de um macaco. Pois é, "Caras & Bocas" (nome provisório) trará como novidades uma atriz cega e um macaco em papéis centrais.

Daniel de Castro conta em sua coluna que o autor Walcyr Carrasco ainda não revela o nome da atriz. "Ela ainda não assinou contrato", diz. A história principal, a de um casal de artistas, será interpretada por Flavia Alessandra e Malvino Salvador. A seguir, trechos de entrevista que Carrasco deu à Folha, por e-mail.

sábado, 29 de novembro de 2008

E-mails falsos pedem doações para as vítimas


Olho vivo: em meio a tragédia de Santa Catarina, tem e-mails falsos pedindo doações para as vítimas das enchentes.

Um deles solicita doação para uma conta corrente do banco Itaú que não é a conta oficial destinada às vítimas.

Ô raça!

FONTE

Quais notícias um jornalista gostaria de ver


O ‘Video Show’ convidou Carmo Dalla Vecchia para narrar algumas notícias que Zé Bob, seu personagem na novela ‘A Favorita’, gostaria de ver nos jornais. Isso vai acontecer na segunda, dia 1º.

Para Cassiano, interpretado por Thiago Rodrigues, o jornalista vislumbrou dois destinos: ganhar o Grammy Internacional ou entrar para o Gagoto Magoto, o grupo de pagode da turma do ‘Casseta & Planeta’.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Blogueiros indicam os blogs de sua preferência


A dica vem do Beto Fernandes e sua Revista do Beto:

1 – Menina de Óculos
2 – Antena Paranóica
3 – Blog do Crato

1 – Francielle Modesto é uma acadêmica de jornalismo com o verdadeiro dom encantar com suas palavras. Seus textos, algumas vezes excessivamente feministas, são deliciosos e divertidos.

2 - Espaço onde encontro utilidade pública, prestação de serviços e muita, muita informação com inteligência, criatividade e bom humor. Trata-se de um blog onde sempre estamos antenados sobre tudo.

3 – O Blog do Crato, mais que um diário é um portal com fatos, casos e prestação de serviço sobre o Crato e o Cariri, brilhantemente mediado por Dihelson Mendonça. Tem mais de 40 colaboradores.

David Duarte prepara CD para o ano que vem


Encontro-me numa locadora com o cantor e compositor David Duarte. Coincidência ou não, ganhei do Ricardo Alcântara 'Canção do eterno agora', o CD no qual este último compartilha as parcerias com gente de sua amizade. Uma das vozes é a de Duarte.

David fala que está preparando material para lançar ano que vem o seu próximo CD. E aproveito para lhe parabenizar pela sua gravação feita no CD de Alcântara, ao que ele se surpreende. Nem sabia que o disco tinha saído.

Falo que tem lançamento oficial. O realese, deixei no interior do carro. Depois eu trago para informar a vocês. Ah! o disco é excelente. Tem Amelinha, Teti, Calé Alencar, entre outros.

Texto da semana: o de Geneton Moraes Neto


Se você atua na mídia e não leu o artigo mais polêmico da semana, então clique aqui. Falo do post publicado por Geneton Moraes Neto, repórter do Fantástico.

O texto, provocativo, ganhou repercussão e vem sendo analisado e debatido por muitos sites e blogs, entre os quais o de Ricardo Kotscho. Vale a pena dar uma checada e observar sua reação.

Pequenos sites alimentam grandes empresas


A Internet é bem democrática. Por ela, a informação circula livre. Um exemplo é o das grandes empresas virtuais abastecendo seu noticiário com matéria de modestos sites. O IG, por exemplo, compilou informação do IguatuNet, o site do Alex Santana, ao falar da retirada de documentos no interior do Ceará.

Faça do seu fim-de-semana, uma terça insana


Uma dica de vídeo para levar para casa neste fim-de-semana: "Ventilador de Alegria", do grupo de humor Terça Insana.

Vale, principalmente, pelas performances de Marco Luque (do CQC). O da zeladora Mary Help é genial.

Não é o 'x' da questão, mas a questão é o 'x'


Sempre que aguardo o Jornal Nacional, vejo algumas partes da novela Tres Irmãs. E uma coisa me surpreende: o talento limitado do ator Bruno Garcia.

Pior do que isso: por que ele fala axim com tanto xis na boca?

Arquivo: as pérolas da AM DO POVO-CBN


Agradecer ao blogueiro Marcos Montenegro que teve o trabalho de transformar em htlm os arquivos que revelam instantes curiosos de quem faz rádio. Maravilhe-se com o excelente Eliomar de Lima, antes de gravar sua participação na AM DO POVO-CBN, entre outras pérolas.









O melhor blog em português é o da Rosana


E saiu o resultado do BOBs, a premiação do Deutsche Welle. E o QUERIDO LEITOR, da nossa Rosana Hermann recebeu o prêmio do júri de melhor blog em língua portuguêsa.
Parabéns.

O melhor blog do certame é cubano. É o Generación, da cubana Yoani Sanchez. Ela virou uma celebridade midiática praticamente no mundo todo. Direto de Cuba, ela conta detalhes do dia-a-dia na ilha e se tornou a voz de toda uma geração. Uma geração que cresceu num mundo dividido entre Leste e Oeste e hoje vive simplesmente em Cuba.

Vídeo: luz e sombra, partículas do que somos


Encontrei o vídeo no blog do Ricardo Moraes, sempre um descobridor de coisas boas. E resolvi trazê-lo para o GENTE DE MÍDIA, destacando a música do Zero7, 'Destiny' e as imagens em branco e preto que traduzem luz e sombra, partes do que somos.

Jogou no que viu, acertou no que não viu


Ano que vem, o apresentador André Marques corre o risco de não continuar mais no 'Vídeo Show'. Tudo isso, segundo Daniel de Castro, porque o ator andou espalhando nos corredores da emissora que irá para a Record, que lhe ofereceu salário três vezes maior para apresentar o reality "Fazenda das Celebridades".

"A Globo entendeu a "notícia" como pressão para ganhar mais. Resultado: não lhe dará aumento nem o aceitará de volta, caso rompa contrato. Mesmo que fique na Globo, Marques não está garantido no "Video Show" em 2009", registra hoje o Outro Canal.

A mídia passa números conflitantes da tragédia


Eu já tinha notado, mas foi Nélson de Sá quem registrou em sua Toda Mídia: a Defesa Civil divulgou ao longo do dia números conflitantes e os sites de notícias alternaram 99, 100 e 101 mortos em Santa Catarina.

Sem atentar às estatísticas, a cobertura de televisão se concentrou nas demonstrações de solidariedade, seguindo Lula -caso da Globo, que enviou William Bonner a Blumenau. Antes, a Record veio com Britto Jr. em Itajaí -e lançando seu próprio programa "S.O.S. Santa Catarina".

Humanismo e ética em busca dos 100 anos


Numa das salas da F7, na Água Fria, empregados e diretores da empresa O Povo - jornal, rádio e TV - se reuniram hoje em torno do "Projeto Povo 100 anos" com as facilitadoras Flora e Ninon.



Trata-se de uma abordagem psicológica em torno da vivência da empresa nos últimos 80 anos e as perspectivas para a celebração do centenário, daqui a 20 anos.

Foram discutidos temas ligados a valores máximos do humanismo e da ética, que orientam o profissional na empresa onde ele atua, buscando avaliar as reflexões de cada um em torno da equipe de atuação.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Chamada trata jogador como salvador da pátria


Eu tenho um receio enorme quando, em trabalho de grupo, se deposita confiança demais em torno de uma só pessoa em detrimento das demais.

É o que estão fazendo alguns narradores de futebol endeusando a figura do jogador Oswaldo do Fortaleza, como o 'salvador da pátria'.

Não é mais o Fortaleza que é enaltecido, mas "o menino Oswaldo e seus companheiros", afora a enxurrada de expressões como "o garoto, o extraordinario, o menino fantasico, maravilhoso, o extraordinário Oswaldo", como se ouve na chamada da Verdes Mares.

Globo vai introduzir blog em Malhação


Quem disse que os blogs estão com os dias contados? Pelo contrário, cada vez mais eles se afirmam. Até a Rede Globo vai investir num diário dentro de uma novela.

Daniel de Castro conta hoje que a emissora global vai introduzir em "Malhação", em 2009, um personagem que escreverá um blog de verdade. Seria uma nova forma de interagir com os telespectadores.

Ao contrário do que alguns afirmam, os blogs continuam ditando moda. Cada vez mais a mídia impressa dá espaço para que o desenho de seus produtos esteja na forma desses diários online.

Pelo visto, os blogs ainda vão incomodar durante muito tempo.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Uma FM com doses de talento e calor humano


Visitei as instalações da FM Assembléia. Ambiente acolhedor, principalmente pelas pessoas que lá reencontrei. Até parecia que estava nos velhos tempos da AM DO POVO, a companheira.

Fátima Abreu, que já nos dirigiu, é quem comanda a emissora. Eugênio Stone, que foi nosso produtor na AM. Com o Bombom, acabei gravando um depoimento sobre campanha que a emissora instituiu para o final de ano.

Geraldo Oliveira, uma das vozes mais bonitas do rádio e que já me substituiu no Barra Pesada, durante a minha viagem aos EUA.

Calor humano e gente de talento, no mínimo, resultam em qualidade de serviço. O rádio precisa disso.

Assembléia rende homenagem a nomes de tv


Estou vindo da Assembléia Legislativa. Fui receber placa comemorativa do Dia Estadual da Televisão. A data foi criada através de projeto de lei do deputado Ely Aguiar, para celebrar o início da primeira emissora de TV, o extinto canal 2.

Solenidade simples mas tocante, pela sensibilidade do autor ao expressar a importância do canal 2 e dos homenageados. Augusto Borges, o decano da televisão cearese, foi quem usou da palavra para agradecer em nome de todos nós.

Ótima oportunidade de rever amigos e companheiros de trabalho, entre os quais Fátima Abreu, diretora da FM Assembléia; Eugênio Stone, Bombom, Wellingthon, além da Silvia Góes, diretora da TV Assembléia e conhecer o funcionamento dessas emissoras.

Cid Carvalho é tema de documentário da FIC


A turma que faz Comunicação na FIC não dorme em serviço. Acaba de produzir mais um documentário sobre os nomes importantes da mídia cearense, no caso o professor Cid Carvalho, meu mestre nos bancos da UFC e inspirador de muitos profissionais do meio.

O lançamento já tem data marcada. Será dia 2 de dezembro, a partir das 19 horas na Faculdade Integrada do Ceará.

O documentário "Cid Carvalho - A verdade doa a quem doer" foi produzido todo ele pela turma de estudantes do curso e revela o interesse de se preservar a memória regional do rádio e da TV cearenses, tantas vezes esquecida pelos teóricos da chamada 'mass media'.

'Paraíso' perde para novela feita na Jordânia


A Globo estava na maior torcida para abiscoitar o prêmio de melhor novela no Emmy Internacional. Saiu da festa anteontem sem nenhuma premiação.

A novela que a emissora brasileira inscreveu para concorrer a premiação, "Paraíso Tropical", perdeu para "Al-Igtiyah", da Jordânia. A novela jordaniana levou os prêmios de melhor ator, atriz e programa de arte.

Novela eleita como 'melhor programa de arte' deve ser algo incrível. Ou a premiação não é lá essas coisas...

Assunto mais bizarro no horário nobre da TV


Eu não vi, pois estava de olho no CQC, mas a Fabíola Reipert conta hoje que Hebe Camargo e Lillian Witte Fibe discutiram o seguinte tema, anteontem, durante o programa da loira, no SBT: quais animais soltam mais ou menos "pum"...???"

Filme cearense ganha prêmios em Brasília


Bom saber que o cineasta cearense Rosemberg Cariry está de volta à cena cinematográfica. E volta com premiação. Seu último longa, "Siri-Ará", ganhou dois prêmios do júri oficial do 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

O festival que foi encerrado ontem, concedeu prêmios de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante (divididos entre o elenco do filme cearense) e para melhor ator coadjuvante (Everaldo Pontes).

O filme conta a história de Cioran que, depois de 30 anos de exílio na França, abandona a mulher e os filhos e volta para o sertão do Ceará, em busca da sua identidade e da memória dos seus antepassados. O filme foi orçado em R$ 1,3 milhão.

Com informação de O POVO

Marilena Lima está de volta à tv Jangadeiro


E já temos resposta àquela pergunta sobre o paradeiro da repórter Marilena Lima. Ela, que integrou o 'cast' da TV Diário até candidatar-se a um cargo político no último pleito, volta à tv.

A partir do dia 1º de dezembro, Marilena volta a integrar o telejornalismo da TV Jangadeiro, onde já atuou durou vários anos.

Ontem, Marilena Lima esteve na sede da emissora do sistema SBT, na Antonio Sales, sendo cumprimentada por todos.

No Ceará, hoje é o dia estadual da televisão


Hoje é o dia da Televisão no âmbito do Ceará. Pelo menos e o que consta da lei 14.019 de 10 de dezembro de 2007, cujo projeto é de autoria do deputado Ely Aguiar.

A Assembléia Legislativa vai realizar hoje sessão solene alusiva a data, homenageando vários profissionais do meio.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Câmara discute renovação de concessões de tv


Está prevista para esta quinta, na Câmara dos Deputados, a audiência pública que discutirá a renovação das principais concessões de TV do país, como as cinco da Globo.

A ONG Intervozes promete levar denúncias de "casos de violação de direitos" contra minorias (quilombolas, deficientes, gays, presos) em programas da Globo, Band e Record.
Fonte: Daniel de Castro

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Um 'flickr' com 138 cenas de final de filmes




Quantas vezes você já não viu essa expressão "The End" nos filmes? Alguém resolveu eleger alguns dos melhores encerramentos de produções de sucesso num flickr capaz de lançar você de volta ao escurinho do cinema. Mesmo que diante do computador...

As atrações do CQC desta segunda feira


O programa comandado por Eduardo Varela, digo Marcelo Tas, vai fazer um balanço do ano político no Congresso Nacional. Ainda em Brasília, a cobertura do jogo Brasil e Portugal.

E permanece em Brasília para o Proteste-Já com Rafinha Bastos: "Cemitérios de Brasilia 2, a Missão Continua".

Outros assuntos são Lula e o Biodiesel, a Super Rampa de skate, o CQTeste com Tony Garrido e matéria sobre Daniel Dantas na Justiça. O programa começa às 9 da noite (hora do Ceará).

Reunião do G-8 e ninguém cumprimenta Bush


O vídeo foi captado via Buzz e mostra como o presidente Bush anda ruim em termos de popularidade. Até os colegas presidentes que foram para a reunião do G-8 não o cumprimentam. E o narrador da CNN fala exatamente dessa inusitada forma de 'abandono' com que o líder do maior país do mundo é visto em fim de carreira.

Maria do Carmo: a mulher dos olhos de raio X



O programa 'Na Boca do Povo', da Jangadeiro, deve exibir esta semana uma reportagem com a vidente Maria do Carmo, de Juazeiro do Norte.

Conhecida como Maria Raio X, essa mulher virou alvo de estudos de pesquisadores sobre sua incrível capacidade de olhar para uma pessoa e dizer o que ela tem em termos de problemas de saude. Ela já foi tema do 'Globo Repórter'.

Um dos livros que abordam sua vida é "A Um Sopro do Infinito", lançado ano passado pelo médico Geraldo Menezes Barbosa, testemunha segundo ele de "lances os mais inusitados".

A jornalista Ian Gomes esteve em Juazeiro, juntamente com a apresentadora do programa da Jangadeiro, e gravou reportagem que deve ir ao ar esta semana, onde ela faz demonstrações de sua capacidade paranormal.

Eliomar ganhou concurso imitando Miss Lene


Ainda sobre os 30 anos do lançamento de Miss Lene.

Na época, o Colégio Santo Afonso, da Parquelândia, resolveu fazer um concurso entre seus alunos para saber quem sabia imitar melhor os cantores de sucesso. Aconteceu algo inusitado.

Quem faturou o concurso de melhor imitação da cearense Miss Lene não foi nenhuma das alunas inscritas, mas um aluno.

O GENTE DE MÍDIA pesquisou e revela a identidade daquele aluno: é o hoje talentoso jornalista Eliomar de Lima.

É bom que se diga que ele venceu o concurso imitando Sidney Magal, Ney Matogrosso e, numa demonstração de precocidade e virtuosismo, topou disputar com as meninas a imitação de Miss Lene. Ele é bom mesmo!

O Monty Python já tem a sua página oficial

VIA

Reeespeitável Público: o maior grupo de humor do mundo, o Monty Phyton - acaba de ingressar na era digital.

Desde a última semana, entrou no ar a página oficial do grupo onde eles disponibilizam os vídeos dos bons tempos e atualizam o humor que deu margem ao surgimento de tudo que está aí em termos de Casseta&Planeta, Pânico, CQC, etc e tal.

Linkem-se AQUI e divirtam-se!

30 anos depois, quem se lembra de Miss Lene


Gente da geração de hoje, nem sabe quem foi Miss Lene. Ela anda esquecida, mas há 30 anos um disco dela conseguia bater 'hits' americanos e grandes nomes nacionais que dominavam o 'hit-parade'. Hoje, descobri alguém falando desse meteórico sucesso no blog de Música Popular, do Josué Ribeiro.



"Há exatos 30 anos o Brasil curtiu de montão o som dançante de Miss Lene, rainha absoluta das pistas de dança do país inteiro, imitada por dez entre dez crianças.

“Quem é Ele?” e “Deixa a Música Tocar”, são músicas do repertório da cantora que ficou conhecida da noite para o dia. Revelada na “era disco”, logo na estréia fez sucesso fenomenal. Miss Lene nasceu em Fortaleza em oito de fevereiro de 1962, registrada pelos pais com o nome de Frankislene.

No final dos anos 70 ela aparecia freqüentemente nos programas do Chacrinha, do Sílvio Santos, Fantástico e outros que necessitavam de artistas famosos, para assim, ganharem pontos no IBOPE.

Você se lembra dela ou está tomando conhecimento só agora? Desde 1989 ela mora na Suíça, já conquistou a cidadania do país, e é tão bonita hoje, quanto na fase da estréia. Mãe de dois filhos adolescente (um é filho apenas do marido) e como empresária, ao lado do marido, administra a casa de shows Miss Lene.

Com apenas 15 anos Miss Lene gravou seu primeiro LP. O disco que tem o seu nome vendeu uma quantia exorbitante, ultrapassando a marca de um milhão de cópias vendidas. Ela veio do Ceará, num período em que os seus conterrâneos Fagner, Amelinha e Ednardo já ostentavam os louros da fama.

Na sua família, além da mãe, que era sua empresária, duas irmãs também seguiram a carreira artística, Mari Jô e Leda (falecida precocemente), com quem Miss Lene fez dupla antes de iniciar carreira solo.

Miss Lene destacou-se no segmento disco, movimento que varreu o país, fazendo as discotecas ferver na onda que veio do cinema. A moda, a música e a televisão, em especial a novela Dancin' Days de Gilberto Braga, foram usadas para difundir o ritmo importado num tempo em que tudo era motivo para dançar, de preferência, igual ao John Travolta no filme “Os Embalos de Sábado a Noite”. Miss Lene fez o Brasil inteiro dançar, mas naquela época nunca pôde ir à boate, porque pela idade ela preferia mesmo era a companhia das suas bonecas.

Por ser uma adolescente, Miss Lene se comportava de acordo com sua idade, quando conheceu de perto Sílvio Santos e Chacrinha, pediu o autógrafo dos dois, também era fã de Sara e Lady Zu, suas contemporâneas e que juntas, eram as maiores representantes do gênero disco no Brasil.

Miss Lene tinha a permissão da cantora Tina Charles para cantar suas músicas no Brasil, ela conheceu a rainha da disco music americana, num encontro promovido pela sua gravadora, a CBS. Miss Lene tinha uma rotina de estrela, cumpria sua agenda fazendo shows por todo o Brasil e se apresentando nos principais programas da tevê e do rádio.

Foi imortalizada por Rita Lee na música “Arrombou a Festa II” (Rita Lee e Paulo Coelho -1979) “...Na onda discoteque da América do Sul, “Lenilda” é Miss Lene, Zuleide é Lady Zu...” . Apesar do nome Lenilda não ser o nome de Miss Lene.

Além do LP de 1978, que fez enorme sucesso, Miss Lene gravou mais três compactos pela CBS, um LP por uma gravadora menor e mais dois compactos pela extinta gravadora do Chico Recarey, ganhou vários prêmios e discos de ouro.

Leia entrevista da cantora

domingo, 23 de novembro de 2008

CQC vai sair do ar em janeiro e em fevereiro


Se você, a exemplo do GENTE DE MÍDIA e de muita gente, costuma viver de rir com o "CQC", da Band, aproveite. O programa vai dar uma descansada ano que vem.



Ficará fora do ar em janeiro e fevereiro para atender a calendário de férias da equipe, o que é explicável. Porém, vai ser difícil no período de férias da estudantada - quando mais eles poderiam ficar acordados até mais tarde para assisti-los - saber que o programa não estará no ar.

Ah! mas fiquemos tranquilos. Ele voltará em 2 de março com novos quadros e identidade visual.

Quem pergunta quer saber: onde anda quem?


Uma pessoa me perguntou hoje lá em Antonio Diogo, onde anda a Marilena Lima. E eu não soube responder.

Alguém sabe dizer onde anda a Marilena Lima?

Nordeste: o destino de paulistas nessas férias


Viva a alta do dólar! É o que devem estar dizendo os governos de Pernambuco, Bahia e Ceará que lideram a preferência dos paulistanos que pretendem comemorar as férias de verão no Nordeste.

"Os embarques de São Paulo para lá devem crescer 20% nesta temporada, período em que ocorre o maior número de viagens no país", diz reportagem da Revista Folha deste domingo.

Perguntinha que não quer calar: estamos preparados 'meeesmo' para recebê-los?

Cai avião da Banda Calypso: duas mortes


A tragédia com o avião da Banda Calypso que caiu no Recife poderia ter sido pior caso a banda, que se encontra em Fortaleza, tivesse viajando nele.

Morreu o produtor da banda Gilberto Silva e o piloto. Estavam a bordo da aeronave dez pessoas.

O Informe da UOL diz que entre os feridos foram confirmados os nomes do co-piloto Bruno Carvalho Carneiro, de 29 anos; Helena Lúcia Ferreira, 40 anos; Luiz Augusto Nóbrega, 53 anos - um dos donos da casa de espetáculo Chevrolet Hall, no Recife -; e Eduardo Henrique Rocha do Ó, 35 anos, um dos donos de uma clínica de exames de imagem da capital pernambucana.

O avião, que vinha de Teresina, no Piauí, para Recife, pertence a Chimbinha, compositor e guitarrista do grupo musical, que não estava a bordo. A banda Calypso realizou um show na capital piauiense no sábado. De lá, os integrantes do grupo seguiram de ônibus para Fortaleza, onde foram avisados do acidente que vitimou o produtor da banda, de 46 anos.

Qual é a pior operadora de telefonia do Brasil?


Qual é a operadora que lhe dá mais dor-de-cabeça? Esta semana, a enquete do GENTE DE MÍDIA quer saber como anda suas relações com a operadora de telefonia que você paga.

Estão disputando as seguintes empresas: Claro, Embral, Oi, Telefônica, Tim e Vivo. Elas foram dispostas por ordem alfabética e a partir de agora estão a merecer a sua avaliação pelo voto.

Nem Povo, Nem Diário: público elege outros


E o resultado da enquete desta semana, mais uma vez, surpreende as expectativas. Nenhum dos jornais de maior circulação no Ceará conseguiu o lugar de destaque no ranking da votação. Mas foi exatamente a alternativa "nenhum deles" que teve maior número de votos.

Dos 89 votos consignados, o ítem "nenhum deles" ficou com 41 dos votos, equivalente a 46 por cento. Em segundo lugar, o Jornal O Povo comparece com 37 dos votos, representando um universo de 41 por cento dos votantes.

O Diário do Nordeste conseguiu 8% por cento dos votos, dos 8 votantes. E o Estado com 3 por cento da votação.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

NOTAS SOLTAS


* Emiliano Queiroz volta em abril à Globo numa novela. Até lá deve ser escalado para o Malhação. Ele veio a Canoa para homenagem.

* Exemplo de foto que não combina com o conteúdo da notícia:



* Quem faz/vê televisão, deve ler o livro "Loucuras dos Seriados da TV", da Panda Books, com histórias reais engraçadas, absurdas e até trágicas que aconteceram nos bastidores dos seriados mais famosos da televisão, de "Jornada nas Estrelas" a "Friends", de "Bonanza" a "Sex and the City".

* O livro tem ainda um índice remissivo que lista todos os seriados comentados e leva o leitor diretamente à página com a informação que ele procura.

* Alguém na redação da Folha de SP anda torcendo pelo nome de Dilma para a presidência da República. Repetiu a notícia duas vezes na mesma editoria.



* Fabíola Reipert escreve: "Luana Piovani vai ao vivo ao "Domingão do Faustão", amanhã, negar que agrediu uma produtora da Globo, apesar de a assessoria ter confirmado o barraco e afastado a atriz. Isso dá ibope..."

* O ator Marcello Novaes foi ferido na madrugada desta sexta-feira em uma briga na boate 00, na zona sul do Rio e foi submetido a uma cirurgia após o incidente.

* Segundo a assessoria da emissora, o ator de 46 anos levou um soco no rosto quando tentava convencer o amigo Fábio Mondego a ir embora. Mondego, que é vocalista da banda de Novaes, estava em meio a uma discussão com outras pessoas e pegou 21 pontos.

Bezerra de Menezes negociado para o exterior


Sucesso de público, o filme "Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito", de Gláuber Filho e Joe Pimentel, ganha carreira internacional.

No programa 'Tarde Livre", da Carla Soraya, o produtor Eduardo Girão anunciou a negociação do filme para países como França, Espanha e Portugal.

O filme continua em cartaz aqui no Ceará, no Shopping Benfica e no São Luiz (do centro), além de salas na região do Cariri.

Anunciou também a realização de "Nosso Lar", baseado na obra de André Luiz, psicografada por Chico Xavier e a vinda a Fortaleza, em 2009, de Zíbia Gasparetto.

Esse 'post' é uma declaração de amor à Jang


Vixe, meu Deus! Tem mais agradecimento a se fazer: ao Chagas, Adriano Muniz, Moema, Emanuela Braga, Katiuzia Rios, Alyne, Geovani, Weberte, Jeová, David Teixeira e toda equipe do telejornalismo da Jangadeiro.

Pois num é que essa gente me aprontou uma peça. Surpreendeu-me com homenagem dentro do 'Barra', por conta da premio de Betinho de Cidadania.

A demonstração, além de carinhosa e expressivamente bela, só vem provar que somos uma família integrada numa sociedade de comunicação onde a responsabilidade social tem tudo a ver com o nosso exercício profissional.

Obg a todos. Deus ilumine vocês.

Um registro de gratidão a todos os blogueiros


Via citação do Emílio Moreno, agradeço a todos pela parte que me toca.

O porquê: Liberdade Digital

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O jogador Cristiano Ronaldo seria brasileiro?


A Nike veiculou ontem uma brincadeira com a nacionalidade de Cristiano Ronaldo. A campanha apresenta "testemunhais" que “garantem” que ele é brasileiro. "Cristiano Ronaldo. Brasileiro?" é a pergunta que encerra os filmes.

A criação tinha tudo para marcar a exibição do selecionado no Brasil. Mas a 'pisa' que o time lusitano levou acabou mostrando mesmo que Cristiano é... portuga!




Veja os outros filmes

Novo serviço do Zune permite salvar canções


Hoje está acontecendo a estréia pela Microsoft de um plano de assinatura para usuários do Zune que permite o 'download' de dez canções por mês. O serviço Zune Pass já oferece acesso a milhares de músicas por 14,99 mensais.

Entretanto, apenas agora os usuários poderão armazenar dez faixas que ouvirem, pagando mensalmente 10 dólares.

Segundo a companhia, foram feitos acordos com as quatro grandes gravadoras mundiais – EMI Music, Sony BMG Music Entertainment, Universal Music Group e Warner Music Group – e outras pequenas distribuidoras.

Com o novo plano, as músicas podem ser salvas e compartilhadas entre três computadores e três Zunes. Além disso, é possível gravar as canções em um CD, sem desrespeitar licenças de direitos autorais.

FONTE: Reuters

Toda gentileza só merece gratidão: obrigado





Obrigado (sempre) Eliomar de Lima.



Obrigado (ainda mais) Janio.

O 'Câmera Record' suspeito sobre canibais


E a Record anda anunciando que vai exibir amanhã um "Câmera Record" sobre os korowai batu, povos da Papua-Nova Guiné (Oceania) que moram em casas feitas em árvores e que são tidos como canibais.

O texto enviado para os jornais diz que vai ser mostrada "gente que vê, pela primeira vez, um homem branco, o repórter Gérson de Souza".

O colunista Daniel de Castro deitou luzes sobre tudo e diz que uma simples busca no Google revela dezenas de sites de empresas que oferecem "tours" e "expedições" para os korowai batu, em pacotes que variam de US$ 1.400 a US$ 7.500 por pessoa.

"No YouTube, há vídeos sobre as tribos. O National Geographic já exibiu pelo menos dois programas sobre os korowai. Em 2006, uma TV da Austrália anunciou o que seria o primeiro contato dos korowai batu com a civilização, mas foi ironizada por um site: "Não. Foi o primeiro contato com uma TV sensacionalista da Austrália".

De Mirtes Machado, afetuoso coração, recado:


Olha só que grandeza de alma, a de Mirtes Machado, do Grupo Girassol, no cartão enviado junto com um coração de flores para mim:

"Este é o coração de Betinho, vermelho daquela santa indignação contra as injustiças sociais.
É o teu florido coração que reinventa a vida todo dia e sabe mudar a face sombria das sombrias coisas.

É o meu coração também, hoje feliz. Parabéns, amigo. Parabéns!
Sonhemos insanamente juntos.
Um novo mundo é possível.
Abraços, com afeto
Mirtes Machado"
, do Grupo Girassol.

Eu sempre digo que uma vida só não basta para agradecer a bondade de tantos amigos que a Vida me deu.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Deixa eu fazer mais um agradecimento aqui


Já que estou com a mão na massa, deixa eu me reportar com muita humildade a todas as pessoas que votaram no nosso nome para o Prêmio Betinho Cidadão 2008. Estava com Janio e Teca em uma visita fraterna quando recebi a confirmação da escolha de nosso nome.

A Irene do Comitê da Fome, nossa melhor gratidão. E o exemplo de grandeza da Mirtes, do grupo que atua no Hospital São José, que era uma das concorrentes junto com a Ana Maria Norões do Iprede. Ela me enviou flores e um cartão com tão gentis palavras que nos deixam eternamente agradecidos.

Diante do trabalho meritório das duas mestres em solidariedade - e a quem caberia esse reconhecimento - fica o meu mais profundo agradecimento.

Diante delas, o nosso trabalho é tão somente um pálido exercício de aprendizagem do Bem que elas norteiam em sua missão. Recebemos a premiação com a mais profunda humildade, reconhecendo existirem outros com maior capacidade dessa forma de desprendimento.

Que Deus, fonte de tudo, possa ilumianr o coração de todos.

A televisão tem um dia especial no Ceará




E eis que sou um dos homenageados na sessão que a Assembléia vai realizar em homenagem ao Dia da TV que, no Ceará, será a 26 do corrente. Proposta do deputado Ely Aguiar, a quem agradecemos a honra de inclusão do nosso nome.

Jornalista cearense fala da sucessão 2010


O blog de Iguatu disponibiliza entrevista com o jornalista Donizete Arruda, na qual ele fala sobre sucessão governamental.

Donizete, que integra a Rede Som Zoom Sat-Fortaleza conta bastidores da reunião tucana que apresentou o nome de Agenor Neto para governador.

Um blog assim (ainda) perturba muita gente...


?

Melhores Blogs: as dicas do Pedro Santiago


Nome: Pedro Santiago
e-mail: pedroosans@gmail.com
Pico da Idéia

Blogs indicados:

1 - Sobretudo
2 - Blog do Eliomar
3 - Roberto Maciel


Justificativa

O Sobretudo é muito ironico, mas também sabe ser sério quando é preciso. Também é independente e o pessoal de lá se respeita, não fica criticando uns aos outros. No máximo, brincam entre si.

O do Eliomar é muito bem informado. Ele pega as coisas nos outros sites e blogs e põe no dele, centralizando as notícias e oferecendo coisas boas para o leitor.

O Blog do Roberto Maciel faz análises e críticas, sem ficar de um lado nem de outro. Nem dá para saber qual é a preferência dele na política, pois sabe criticar sem ofender tanto petistas quanto o PSDB, por exemplo.

Convocação de Coletiva 2008: o porquê do 'não'


Que pena que não vou poder ir ao 'Convocação Coletiva 2008". Só eu sei avaliar a chance que perderei de participar da "festa mais esperada do ano".
VSM, obrigado!
O que me impedem são motivos pessoais.
Um dia contá-los-ei de público.

Neno Cavalcante lança livro amanhã no Ideal


Neno Cavalcante lança amanhã o seu "Era...", um livro de croniquetas em torno do que ele publicou ao longo dos últimos 30 anos na sua coluna.

Colunista do 'Diário do Nordeste', Neno visita um lado pouco evidenciado do registro jornalístico que é o de memorialista.

As publicações em órgãos de imprensa têm vida rápida e não fosse esse tipo de registro, perderíamos alguns momentos importantes da própria histíria do jornalismo.

O lançamento será no Ideal, a partir das 17 horas.

Antigos LPs voltam ao sucesso no Sleeveface



O site Sleeveface divulga fotos de fãs brincando com capas de LPs, em montagens interessantes.

Tem gente brincando de ser Caetano Veloso, Fred Mercury, Roberto Carlos, Janis Joplin.

É ver e tentar fazer o mesmo enviando depois a sua para o site.


terça-feira, 18 de novembro de 2008

Beto Marden grava com Waldonys no Ceará


Conversei hoje com Beto Marden, o apresentador de 'Idolos' (na fase do SBT) e de 'Astros'. Ele está em Fortaleza gravando reportagens para o programa 'Olha Você', que é conduzido pela Claudete Troiano.

Beto esteve até agora à noite na companhia do Amadeu Maya e do Waldonys com quem gravou cenas de vôo livre e - certamente - de acrobacias do sanfoneiro que adora fazer esse tipo de coisas no ar.

Projeto Me Enerva: cavando pérolas no rádio


"O locutor João Inácio Júnior, na Verdinha, ao falar da prisão do ex-prefeito de Boa Viagem, anunciou que o ex-prefeito é acusado de financiar o cavamento (sic) do túnel do furto ao Banco Central".
João Luiz Quintino
joluquintino@gmail.com
Rua Guilherme Rocha-centro

Povo-CBN, fora do ar, para mudar para melhor


Se a partir das 8 horas de hoje, você tentar sintonizar a rádio Povo-CBN e não encontrá-la nos 1010 de sua freqüência, não tema. A emissora estará fora do ar, de forma proposital, para efetuar mudança que todos esperamos há tempos.

É que, desta feita, será instalado definitivamente o novo transmissor da emissora, capaz de melhorar a qualidade do som e resgatar, em termos de sonoridade, o antigo prestígio que a rádio manteve ao longo dos anos com 50 kilos na antena.

A previsão é de que por volta do meio dia, estejamos de volta. Enquanto isso, você poderá ouvir o som da CBN pela internet no site do Povoonline.

Guto se congratula com resultado de enquete






Guto Benevides, o talentoso homem de mídia que superintende a TVC, revelou todo seu entusiasmo em relação a enquete do GENTE DE MÍDIA que deu seu telejornal como o melhor. Guto chegou a mandar e-mail ao governador Cid Gomes dando-lhe ciência do fato.

Proibida publicidade de bebidas alcoólicas


Passou tão desapercebido que poucos notaram. Falo da votação pela Câmara do projeto que proíbe a propaganda de bebidas com alto teor alcoólico. Foi há uma semana.

"A proibição afeta as bebidas com teor alcoólico de 13 graus LC (Gay-Lussac). Por esse critério, ficam de fora a cerveja e alguns tipos de vinho.

Foram alcançados pelo veto, por exemplo: uísque, vodca, bourbon, cachaça, conhaque, rum, gim, vermute, vinho do Porto, xerez e vinho madeira.

Hoje, as emissoras de rádio e TV podem levar ao ar peças publicitárias dessas bebidas entre 21h e 6h.

Com o projeto, a coisa radicalmente. Esse tipo de propaganda fica restrito a pôsteres e cartazes fixados nos ambientes internos de bares e restaurantes.

Nada de rádio nem de TV. Até a veiculação de publicidade impressa –em jornais e revistas—passa a ser proibida.

A proposta pegou de surpresa a indústria de bebidas. Inseriu-se a proibição num projeto do deputado João Pizzolatti (PPB-SC).

Em seu texto original, a proposta de Pizzolatti previa apenas a criação de um “Dia Nacional de Prevenção contra o Álcool e as Drogas”: 17 de janeiro.

Para que o projeto seja submetido a uma votação no plenário da Câmara, exige-se a apresentação de um recurso. Que teria de ser endossado 51 deputados.

Não há, por ora, vestígio de iniciativa do gênero. Assim, o projeto deve mesmo seguir para a deliberação dos Senadores. Se for referendado, segue para a sanção de Lula.


Notícia compilada do blog de Josias de Souza

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

CQC paga mico com matéria sem áudio


O CQC levou a dele. Por duas vezes, a matéria do "Proteste-Já" engrenou na máquina. O Marcelo Tas chamava e o som... nada.

As 25 notícias do "Projeto Censurado 2009"


A Universidade Sonoma do Estado da California deu a conhecer a recompilação do Projecto Censurado que destaca as noticias mais importantes censuradas pelos grandes meios de comunicação.

Desde 1976 eles elegem, entre 700 e 1000 noticias enviadas por pessoas de todo o mundo, as 25 mais relevantes. Aqui listamos as 5 primeiras:


1. A ocupação dos EUA mata mais de 1 milhão de iraquianos
Mais de 1,2 milhão de iraquianos tiveram morte violenta como resultado da invasão iniciada em 2003, segundo estudo do grupo britânico de investigação 'Opinion Research Business' (ORB). Essas cifras sugerem que ainvasão e a ocupação do Iraque rivalizam com as grandes matanças do século passado, como o terrível balanço de 800.000 a 900.000 vidas humanas que se creem foram mortas no genocídio de Ruanda em 1994, e está proximo a 1,7 milhão de mortos dos infames "campos de matança" do Cambodja durante a era do Kmer Vermelho, nos anos 70.
2. Estados Unidos, Canadá e México militarizam o NAFTA
Líderes do Canadá, EUA e México reuniram-se secretamente para ampliar seu acordo de livre comércio mais conhecido como NAFTA (North American Free Trade Agreement) com a “integração profunda” de uma força tri-nacional militarizada de "segurança da pátria".
3. O FBI outorga licenças para “atirar para matar”
Mais de 23 mil representantes da industria privada trabalham silenciosamente com o FBI e com o departamento de Segurança da Pátria (DHS, em inglês) para recoletar e proporcionar informação sobre as amzades dos norte-americanos. Em resposta, os membros deste grupo de rápido crescimento chamado InfraGard recebem advertências secretas de ameaças terroristas antes que o público e, ocasionamente, antes que certos funcionários.
4. ILEA: Ressurgem as guerras sociais dos EUA na América Latina?
O ressurgimento do velho militarismo estadounidense ameaça de novo a paz e a democracia na America Latina. Até 2005, a ajuda militar dos EUA à região havia aumentado 34 vezes em relação à soma de 2000. Numa visível troca de sua estratégia militar, EUA agora desentralizaram os treinamentos secretos de militares e de policias latino-americanas, que incluem torturas e técnicas de execução, sacadas da notória Escola das Américas, em Fort Benning, Georgia.
5. Apossando-se dos ativos de manifestantes contra a guerra
O presidente Bush firmou duas ordens executivas que facultam ao Departamento do Tesouro apoderar-se dos bens de qualquer pessoa que seja identificada - direta ou indiretamente - como ameaça para as operações dos EUA no Oriente Médio.


As outras restantes estão no PROJECT CENSORED em inglês, claro.

Quais são os melhores blogs do ano 2008?


Atenção senhores blogueiros: o GENTE DE MÍDIA quer eleger os melhores blogs de 2008. Gostaríamos de conhecer 3 (tres) dicas de cada blogueiro em relação aos diários que eles consideram como melhores.

Uma das (poucas) regras do concurso lembra que nenhum blogueiro vai poder indicar o seu próprio diário, sob risco de ser alijado do processo seletivo.

Receberemos correspondência até o dia 20 de dezembro de 2008, com a divulgação dos mais votados no dia 31 de dezembro. Durante o período de indicação, estaremos divulgando a preferência de cada blogueiro de acordo com as devidas indicações.

Para participar, o blogueiro deve enviar e-mail para nonato.albuquerque@gmail.com - juntamente com as seguintes informações:

Nome: (completo do votante)
e-mail:
nome do blog?
endereço : htt://
Blogs indicados: (com devidos links)
1 -
2 -
3 -
Justificativa das indicações: (com 3 linhas cada uma).

A indústria do sabonete que vende música


Eu achei ótimo o que o blogueiro Janio Alcântara escreveu sobre a questão das bandas de forró. E repasso para aqueles que não costumam ler as observações dos leitores em comentários.

Janio Alcantara disse...

Sempre ouço falar neste único ponto positivo da indústria do sabonete, aliás, daquilo que chamam "música", mas não tem nada a ver com o FORRÓ do imortal Luiz Gonzaga e do ainda vivo Dominguinhos. Por isto, os que conhecem Música sabem identificar a falsidade do forró feito pela maioria das bandas (não são grupos)cearenses de lambada, que se auto-apelidam de forró prá ganhar em cima do nome indevidamente.

Seu relativismo se esvai porque existe o estudo da Arte, da Estética e de instrumentos capazes de definir onde cantoras/cantores e instrumentos DESAFINAM. O que é pior: a mídia toca à exaustão trazendo enormes prejuízos à educação musical das novas gerações.

Quanto aos empregos, experimente trabalhar nessa indústria e verá quanto vc vai ganhar e se assinarão sua carteira. Tem mais de exploração que de ajuda.
Se for pelo viès do raciocínio numérico, não critiquemos o narcotráfico. Afinal, os traficantes empregam muita gente: dos agricultores que plantam maconha e coca aos
Aviões (qualquer semelhança é mera coincidência) que distribuem-nas.

A droga (seja musical ou narcótica) é uma droga. Respeito os que a consomem, mas sou intolerante com os que produzem e distribuem. Há tanta coisa boa e saudável (mostradas pelo Dilson), mas que perdem espaço prá essa ruindade que aí está."


Meu amigo Janio, você é DUSBONS.

Surpresa: Jornal da TVC foi o mais votado


Pense numa enquete disputadíssima. Refiro-me a do 'Melhor Telejornal'. O pessoal da TVC, pelo que se depreende, trabalhou muito bem votando em massa na produção da casa, a ponto de configurá-la na primeira colocação.

Foram para o Jornal da TV 66 votos, equivalentes a 46% da votação. Em segundo lugar, com 19% dos votos, está o Jornal do Dez, da TV Verdes Mares que recebeu 28 votações.

Em terceiro, o Jornal Jagadeiro conseguiu 27 votos, representando 18% por cento do universo votado. Em quarto lugar, o Jornal do Meio Dia, com 6% da votação e 10 votos.

Em quinto, o Jornal da Cidade, com 4% ou 7 votos consignados. O Diário na TV recebeu 5 votos, equialentes a 3 por cento.

Colunista tem nova versão sobre saída de ator


O colunista Daniel de Castro tem uma nova versão para a saída do ator Fábio Assunção da novela 'Negócio da China'.

"O motivo principal foram problemas de saúde do ator, mas pesou também o fato de pesquisas com telespectadoras terem rejeitado o personagem dele, um mocinho fraco. Thiago Lacerda entrará para suprir a carência de herói."

Aliás, a crise da audiência das novelas globais está deixando estressada a cúpula da emissora. Assim como "Negócio da China" e "Três Irmãs", "A Favorita" também registra a pior audiência do horário. Mas não é alvo de críticas. A cúpula aposta que "Caminho das Índias", próxima das oito, vai recuperar a audiência da faixa das 21h.

O site do presidente eleito Barack Obama


O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, tem página do governo das mudanças na internet. Nela, o pensamento do político mais citado pela mídia nos últimos meses.

Clique Change.gov.

Inscrições para jornalistas treinarem na Folha


De repente, talentosos jovens que concluíram o Curso de Comunicação Social sonham em trabalhar num grande jornal como a Folha de São Paulo. Pois chegou a oportunidade.

Até 15 de dezembro estão abertas inscrições para a 48ª turma do Programa de Treinamento em Jornalismo Diário, curso que tem como objetivo atrair jovens talentosos e ensiná-los, na prática, a trabalhar em jornal diário.

Para se inscrever, basta preencher a ficha no site www.folha.com.br/treinamento, no qual há também informações sobre as atividades do programa e o processo de seleção.

domingo, 16 de novembro de 2008

Um curta criativo mostra o preço da ganância




Coloquei esse vídeo aqui no GENTE DE MÍDIA porque, além de ser bem feito, ele revela o quanto a ganância pode levar ao desastre a vida de uma pessoa. Chupei lá do Buzz.

O melhor do forró continua no 'Ceará Caboclo'


Saudar daqui o 'Ceará Caboclo', da TV-C, com o nosso Dilson Pinheiro. É um dos poucos programas regionais que não admitem concessão nenhuma a apresentar aquelas pseudo-bandas de forró e apenas convida gente realmente de talento.

Hoje foi apresentado um jovem sanfoneiro de nome Michel Higor, que é de um virtuosismo impressionante. Parabéns à equipe de produção da TV-C.

Desfalque na equipe do 'Circo do Faustão'


Hoje no programa 'Domingo do Faustão', não haverá eliminação da trupe do circo. É que o cantor Latino, acometido de forte crise de labirintite, foi orientado por sua média a deixar o programa. Então ele irá lá, apenas para dizer ao público que vai deixar a atração.

Por outro lado, no quadro 'Saco de Risadas' é aguardada a participação do Papudim, o personagem do humorista cearense Bené Barbosa.

Bené, aliás, viajou meio preocupado. Ele enviou textos do material que pretendia apresentar no Faustão hoje, mas a equipe de produção está a exigir dos participantes que eles apenas contem piadas. E, quem conhece profissionais como Alex Nogueira e Bené, sabe que eles estão muito além disso.

Repórter extrai pérolas do cascalho político


Não o conheço pessoalmente, embora ele já tenha participado do meu programa de rádio via telefone, mas admiro no trabalho do repórter Italo Coriolano, a vocação para fatos inusitados.

Repórter do núcleo de Política de O Povo, Italo sabe vasculhar com inegável propriedade o cascalho do noticiário político. De lá, extrai pérolas que acabam revelando o verdadeiro perfil dos nossos representantes. Sempre fatos curiosos.

Foi dele, por exemplo, o registro do vereador cearense, eleito mesmo divulgando na campanha o número errado de seu registro no TRE. E hoje, no blog de Política, Ítalo nos conta o caso do vereador que deseja sortear cargos de assessores.

Emissoras não cumprem com boa informação


Empresas de comunicação no Ceará têm uma mania desgraçada. Não informam mudanças na programação. E deixam o público na mão. Dou exemplo.

Aos domingos, um dos programas de minha predileção é o 'Senhor Brasil'. Pois no horário de costume, a TV O Povo transmite agora uma outra atração. É a reprise do "Imóveis & Cia".

Não discuto que essa produção esteja bem cuidada e pode até atrair interessados; mas por que não apresentá-lo num outro horário?

Aliás, o mais conveniente é que, adotada a mudança, se colocasse nos intervalos a informação de qual horário está sendo apresentado o programa do Boldrin. Afinal, a informação é tudo.

O interesse que excita a boa peça publicitária


Se tem uma coisa que mexe com a gente é a curiosidade. O bicho-homem é curioso por natureza. E quando a propaganda utiliza argumentos nesse sentido, bate num dos seus princípios fundamentais que é, exatamente, o interesse.

Esta semana, por exemplo, agucei a minha curiosidade ao abrir a minha caixa de e-mails. Deparei-me com o anúncio da VSM, o qual se restringia a dizer, unicamente, que dia 21 será a data que estamos aguardando.



Rapidinho, vasculhei na mente alguma efeméride importante, tentei lembrar de eventos ligados à data, rebusquei no fundo da memória tudo o que está para acontecer na cidade e... nada!

A curiosidade está me dominando até agora, a ponto de rabiscar esse 'post', como forma de parabenizar a turma da empresa do André Borges por atingir o alvo de suas intenções. Deixar no ar a grande interrogação, que só o dia 21 será capaz de revelar a curiosos como eu.

Os infelizes passam mais tempo vendo tevê


Olha só o que revela um estudo da Universidade de Maryland, nos EUA. Pessoas infelizes passam mais tempo na frente da televisão.

Avaliando, por 30 anos, cerca de 30 mil adultos, os pesquisadores descobriram que as pessoas mais felizes eram mais socialmente ativas, prestavam mais serviços religiosos, votavam com mais freqüência e liam mais jornais.

Em contraste, as infelizes relatavam mais tempo livre indesejável (51%, contra 19% das “muito felizes”) e assistiam 20% mais TV no tempo livre, independentemente de escolaridade, renda e estado civil.

FONTE

Chico Anysio fala mal da Globo aqui no Ceará


Boa parte da família de Chico Anysio está em Fortaleza este fim-de-semana. O pai e dois filhos de diferentes casamentos do humorista que, durante solenidade em sua homenagem, não deixou por menos criticando a Rede Globo. A colunista TV, Fabíola Reipert, repercutiu na edição de hoje da Folha.

No lançamento de seu livro, "Casos de Polícia", no Ceará, Chico Anysio não poupou a Globo. Ao receber um troféu, disse: "Espero que essa homenagem chegue à Globo para que saibam que eu não vivo só dela. A Globo está esperando eu morrer para pôr meus programas no ar. Vão ter de esperar muito...", afirmou.

Ultimamente, ele participou de novelas na Globo, como 'Pé na Jaca'.

sábado, 15 de novembro de 2008

Globo lança Futpédia, a enciclopédia do futebol


E por falar em futebol - refiro-me ao post anterior -, você já conhecia a Futpédia? Lançada pela Globo, é considerada a enciclopédia do futebol brasileiro. O site informa tudo que está relacionadas às partidas dos Brasileirões de 1971 a 2007.

É na mesma linha da Wikipédia e, a partir do ano que vem, contará com a colaboração dos internautas. A Futpédia promete trazer dados de todas as edições da Copa do Brasil (1989 a 2008), do Campeonato Paulista (1902 a 2008) e do Campeonato Carioca (1906 a 2008).



A Futpédia já arregimenta um acervo de informações de 13.628 jogos, 12.675 jogadores e 127 times que disputaram as 37 edições do Campeonato Brasileiro até 2007.

FONTE

Um jogo de futebol para irritar a qualquer um


Pela tv Verdes Mares vejo o jogo do Fortaleza com o Barueri. É de uma irritação só. O tricolor é de uma tibieza que não tem tamanho.

E esse técnico Heriberto que não dá uma dentro?

E a educação cearense está (bem!) na Veja


O drama de Fábio Assunção revisto pela Veja


Não deixem de ler no Liberdade Digital, o post no qual o Emílio Moreno cita o drama do ator Fábio Assunção.

É que a revista Veja, em boa hora diga-se de passagem, transforma o problema do ator no assunto de capa. E a matéria alerta para a desgraça que as drogas andam causando.

Enquanto elas abastecem e abatem jovens adolescentes de todas as classes, a sociedade não as vê como um problema social dos mais graves. Que envolve questões de saude, segurança e, principalmente, afeição.

Infelizmente, na mídia há casos onde as drogas marcaram vidas de figuras tão queridas como Elis Regina, Vera Fischer, Nelson Gonçalves, Felipe Camargo, Marcello Antony, Cássia Eller e Kate Moss.

Eu achei o chic nú úrtimo, mas o povo entende?




O pessoal do Jogada, do DN, foi às últimas conseqüências em termos de manchete. Eu até achei chic, mas a minha pulguinha atrás da orelha fica me perturbando: o torcedor de futebol sabe que diaboéisso?

Tom Cavalcante ganha um especial de Natal


O próximo Natal vai ter mais humor. Pelo menos é o que pretende a Record ao convidar o humorista Tom Cavalcante para um especial de fim-de-ano. Será o "Louca Família".

O especial será exibido em dezembro e contará com a presença de Angelina Muniz e Rogério Froes que farão os papéis de donos da casa; Dado Dolabella (ops!)_e Ticiane Pinheiro, seus filhos; e André Mattos, o motorista da família. O Tom vai de Jarilene.

Lembrando que o humorista, além do “Louca Família”, terá um outro programa na emissora, o “Show de Humor”, aprovado ontem para as tardes de domingo.

Grammy: prêmio de Beth era destinado a outro


Que coisa mais chata você receber um prêmio e depois o aviso de que foi engano e terá que devolvê-lo. Aconteceu no Grammy Latino, versão realizada esta semana pela Bandeirantes. O prêmio concedido a Beth Carvalho era na verdade para Paulinho da Viola e Maria Rita.

A emissora paulsita emitiu um comunicado explicando o erro cometido: "Na noite desta quinta-feira, durante a transmissão do Latin GRAMMY pela Band, houve um anúncio equivocado do vencedor da categoria de Melhor Álbum de samba/pagode. Ao contrário do que foi anunciado, a categoria foi vencida por Paulinho da Viola e Maria Rita (houve empate) e não por Beth Carvalho.

Durante toda a noite, os envelopes lacrados com o nome dos vencedores em cada categoria foram mantidos sob custódia e responsabilidade de um representante do Latin GRAMMY presente no Auditório TIM, que na hora da entrega trocou equivocadamente os envelopes.

O presidente da Academia, Gabriel Abaroa, pede desculpas pelo equivoco: “Estamos conscientes que existiram erros humanos, mas também sabemos que o povo brasileiro compreende que todo projeto em construção tem dificuldades”.

A audiência da tevê americana nas eleições


Eleição dá ibope. É o que constatam as emissoras de TV dos EUA em relação aos números da audiência em relação ao pleito que elegeu Barack Obama.

De acordo com os números da Nielsen, os resultados do pleito disputaram com o futebol e séries de sucesso. A NBC e ABC ficaram no topo com as séries "Grey's Anatomy" e "Desperate Housewives".

Total Viewers (’000)

CBS 11,040
ABC 10,400
NBC 8,900
Fox 5,870

Adults 18-49 (ratings)

ABC 3.2
NBC 3.2
CBS 3.0
Fox 2.3

Os shows

Sunday Night Football, NBC, 6.7
Grey's Anatomy, ABC, 6.0
Desperate Housewives, ABC 5.9
SNL Presidential Bash '08, NBC 5.6
CSI, CBS 5.1
Vote 2008, ABC 4.9
Two and a Half Men, CBS 4.6
Decision '08, NBC, 4.5
Sunday Night NFL Pre-Kick, NBC, 4.3
The Office, NBC, 4.3

FONTE

Charge revela o lado 'bronco' de Dado Dolabella


Adísia Sá escreverá biografia de Paulo Oliveira


A jornalista Adísia Sá comprometeu-se a escrever realmente a biografia do radialista Paulo Oliveira. Ela já tem pronto o projeto do livro que vai mostrar o profissional "como ele é e que o público já conhece", referiu-se ela hoje em conversa na Verdes Mares.

A idéia de biografar a vida de Paulo Oliveira surgiu há alguns meses em descontraída conversa no rádio, numa participação que ela faz de forma muito gentil na programação da Rádio Verdes Mares.

Ombundsman emérita de O Povo e funcionária da POVO-CBN, Adísia Sá é livre para manifestar sua opinião em qualquer veículo, tanto que escreve semanalmente tanto no jornal impresso da empresa quanto no Estado.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Astros cobram mais quando pagos pelo Estado


A cantora argentina Mercedes Sosa é o centro de críticas hoje via blog No Me Parece. O blogueiro Jose Benegas conta que a artista inflaciona o preço de seus shows quando é contratada pelo Estado.

Será que por essas bandas, esse tipo de coisa acontece?


Jornal adota desenho semelhante a um blog



E o 'Financial Times' mudou seu 'design'. Ele agora assemelha-se muito a um blog, com uma organização vertical e fundo de cor salmão.

O site oferece quatro capas diferentes - para Estados Unidos, Reino Unido, Europa e Ásia -, muito embora tenha anunciado que haverá uma quinta para o Oriente Próximo.

O melhor uso do Google Reader para os blogs


O Google Reader é uma dessas ferramentas da Internet que criou nova funcionalidade em sua configuração de 'feed'. Através dele é possível traduzir entradas em outros idiomas ao teu.

Já existem traduções em espanhol e em inglês que torna útil a expansão do seu blog ou site para povos de outras línguas.


Cheiro obriga apresentador a mudar programa


Tem coisa mais chata que trabalhar em ambiente com problemas de poluição? Todo local de trabalho devia exibir o mínimo de qualidade possível. Em rádio, principalmente. Evitar-se-ia transtornos para seus funcionários e quebra de continuidade nas operações.

Início da tarde de hoje, o apresentador Augusto Borges abria seu programa na Super Rádio Clube, quando precisou interrompê-lo. O forte cheiro de perfume deixado por alguém, dominava o estúdio. Alérgico, ele desculpou-se e pediu à técnica para colocar música.

Um outro exemplo, ocorre conosco. Há duas semanas, no estúdio da Povo-CBN o sistema de refrigeração está com problemas. O serviço técnico já foi, mas tudo continua na mesma. Isso acaba interferindo na produtividade, além de prejudicar o equipamento da emissora.

Atitude coerente tem as empresas que elegem fiscais para verificação de problemas assim e evitar prejuízos para todos.

Jornalista Milena Fernandes troca o 12 pelo 23


A jornalista Milena Fernandes está se mudando de armas e bagagens para a TV O Povo. Ela integrou durante os últimos tempos a produção do programa 'Na Boca do Povo' da TV Jangadeiro.

Na nova casa, Milena deve integrar a equipe de produção do 'Viva Fortaleza", apresentado pela Isabel Andrade as noites do canal do Povo.

Você compraria o chiclete do seu ator favorito?


É muita falta do que fazer, dirá você.

Um site está leiloando entre fãs do ator Cauã Reymond, um chiclete mascado pelo Halley de "A Favorita".

O lance inicial é de R$ 1,00.

E você, alguma vez na vida, já cometeu alguma 'besteira' desse tipo pelo seu ídolo?

Conte pra gente!


quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Dos tempos em que Augusto se 'esbaldava'


Não sei qual a idade do comunicador Augusto Borges, mas ouvi-lo falar no seu programa da TV-C, 'Ontem, Hoje e Sempre', que se "esbaldou" muito nos anos 60 e 70 com as músicas da Jovem Guarda, dá a impressão de que o bom apresentador estava no auge da adolescência.

Naqueles idos de "TV Juventude", que Paulo Limaverde apresentava no canal 2, Augusto já era o titular do "Show do Mercantil" que apresentava com a produção do nosso querido Tertuliano Siqueira (obrigado Tércius!), e com assistência de produção sabem de quem? De Fernando Eugênio, que foi superintendente da TV Jangadeiro.

Nessa época, 'menino-réi' de 16 anos e que acabara de chegar à cidade, fui convidado por alunos de um colégio para participar de uma gincana. A tarefa que me cabia era descobrir "vozes de artistas famosos de cinema".

Eu disputava com o memorialista Christiano Câmara e acabei acertando as cinco vozes destinadas a ele e as outras cinco que foram selecionadas para o colégio do qual eu representava.

A sorte de um flagrante na vida de uma repórter


Já imaginou, uma repórter sair da redação com pauta sobre acidentes de bicicleta e, quando se encontra fazendo a cabeça da matéria, acontece exatamente aquilo que ela se reportava? Nesses dias, não se deve perder a chance de fazer uma apostinha na mega-sena.

Fábio Assunção demitido da novela da Globo


Que grande abacaxi a Globo tem que descascar com a saída de Fábio Assunção da novela das 6.



E Dado Dolabella pega a Lei Maria da Penha

A cobra funcionária da Prefeitura de Caucaia



Leia matéria de O POVO

Uma edição pirata de jornal circula nas bancas



Já imaginou você ir à uma banca comprar o seu jornal preferido e se deparar com uma edição falsa? Pois foi isso que aconteceu ontem em Nova York e Los Angeles com o New York Times.

Edição falsa do jornal com a manchete «Acabou a guerra no Iraque» chegou, esta quarta-feira, as bancas de Nova Iorque e Los Angeles. As mais de 1 milhão de cópias do jornal foram distribuídas por um grupo de associações contra a guerra e a favor dos direitos humanos.

Na primeira página do falso jornal podia ainda ler-se a criação de um novo modelo de «economia saudável» e ainda um processo judicial contra George W. Bush por alta traição. No entanto, num olhar mais atento ao jornal era possível verificar que a data da publicação é de 4 de Julho de 2009 (dia da Independência) e que o lema habitual do jornal, «Todas as notícias que merecem ser impressas», foi substituído por «Todas as notícias que desejamos imprimir».

Segundo a Reuters o conteúdo do jornal foi bem produzido, tem 14 páginas, e será alegadamente obra de um grupo chamado Yes Men. O diário pirata imita na perfeição a tipografia do periódico. A publicidade imita anúncios verdadeiros, mas com textos alterados. «É falso e estamos a investigar», garantiu Catherine Mathis, porta-voz do The New York Times.

Uma nota distribuída num site criado para a edição falsa (www.nytimes-se.com) diz que o jornal levou seis meses a ser produzido e a impressão aconteceu em seis gráficas. A distribuição ficou a cargo de milhares de voluntários. Horas depois da distribuição um exemplar da publicação já custava, na internet, cerca de 300 dólares.

O grupo suspeito não é, no entanto, o primeiro a falsificar o jornal. Segundo o blog «City Room», ligado ao próprio jornal, o caso mais famoso ocorreu durante uma greve de jornalistas em 1978.

Tom Cavalcante renova com a TV Record


Pronto: Tom Cavalcante fica mesmo na Record. O humorista cearense renovou ontem com a Record por quatro anos.

Foi o contrato mais longo que ele assinou com a rede. O ator terá três programas: "Show do Tom", "Show de Humor" e "Louca Família".

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

NOTAS SOLTAS


* FORA DO AR - Do blog do Eliomar: Rosálio Daniel, o radialista de maior audiência no Vale Jaguaribano do Ceará e que atuava no microfone da Rádio Vale AM, em Limoeiro do Norte, foi demitido nesta terça-feira pelo dono da emissora, no caso o prefeito reeleito de Limoeiro do Norte, João Dilmar (PRB).

* Na recente disputa municipal, Rosálio estava como candidato a vice na chapa do tucano Paulo Duarte. Ele disse que já esperava a demissão por questões políticas, mas não vai admitir sair sem receber os direitos trabalhistas de quem atuou por oito anos na emissora.

* Como é querido na região, Rosálio já está sendo contratado pela Rádio Educadora Jaguaribara AM de Limoeiro do Norte.

* GALISTEU NA GLOBO - Adriane Galisteu na Globo! Isso mesmo. A rainha de bateria da Unidos da Tijuca, Galisteu gravou ontem a vinheta de Carnaval da Globo. Na gravação, a loira vestiu uma fantasia criada pelo estilista Henrique Filho especialmente para a ocasião.

* TV INTERDITADA - Essa nos foi enviada pelo jornalista Tertuliano Siqueira: "Juiz da Oitava Zona Eleitoral, jurisdição de Aracati, Icapuí e Fortim, determinou a retirada do ar da Tv Sinal de Aracati por 768 horas (32 dias) por infringência à Lei Eleitoral, além de aplicar multa no valor de 100 mil reais. A emissora é reincidente.

* Fonte do cartório eleitoral informa que ainda existem outros processos para serem julgados. A Tv Sinal pertence ao secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia."

* OUTROS RUMOS - Encontrei no SBT o Ênio Roberto, que até 2 meses atrás atuou no rádio cearense. Hoje em SP, ele trabalha na Tupy FM.

* CAPITU EM SÉRIE - De hoje a um mês, a Globo estréia "Dom Casmurro". A carioca Letícia Persiles, de 25 anos, será Capitu. Além de atriz ela é cantora da banda Manacá

* EMBRULHOU O ESTÔMAGO - Episódio da segunda feira passada de "Panelada da Babalu", deixou muito a desejar. Faltou o 'timing' necessário para cercar uma piada e tanto Picolina quanto o partner (em cenas de praia) se perderam em repetições equivocadas.

* Ah! e a sonorização do programa do Amadeu Maya precisa retirar aquelas risadas que destoam da naturalidade que se deseja ao programa. Soam muito artificial.

* DE OLHO NO 22 - Liminha, contra-regra e animador de estúdio do programa do Gugu (Liberato) se diz fã de programas da TV Diário.

* BELA E TALENTOSA - Como tem crescido em termos de qualidade, o trabalho de Fabiane Kaczan. Ela apresenta o Jangadeiro Esporte Clube ao lado do Alan. É tão marcante a sua performance, que a bela consegue ter brilho próprio ao lado da fera "que vive e se alimenta de notícia".

terça-feira, 11 de novembro de 2008

A vigília dos senadores adiada para terça feira


O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, acaba de anunciar para a próxima terça feira a discussão dos projetos do senador Paulo Paim e que tratam do fator previdenciário. Com isso, a vigília dos senadores foi transferida.

A explicação dada pelo presidente é de que a questão que vinha sendo protelada, tomou novo rumo a partir de entendimentos que estão sendo realizados no gabinete da presidência do Senado.

O ministro José Pimentel está presente à reunião com sua assessoria, "disposto a um diálogo que realmente evoluiu, mas que só teve essa evolução graças a participação dos nossos senadores - principalmente do senador Paulo Paim", segundo afirmou Garibaldi Filho.

Acrescentou que os dados ainda não foram colocados à mesa, em função da ausência do presidente da comissão de orçamento, deputado Mendes Ribeiro e o relator Delcídio Amaral.

A oposição considera a medida como mais uma manobra do governo para adiar uma discussão de interesse dos aposentados e pensionistas.

Alô, alô redatores: Fortaleza só tem 282 anos


Está decidido: Fortaleza tem só 282 anos. Aqueles que andavam contando ser de 404 a existência de nossa capital, podem tirar seus cavalinhos da chuva.

A Câmara rejeitou a mudança proposta pelo vereador Idalmir Feitosa.

Aposentado de olho na tv Senado: tem vigília


Hoje é dia de ficar de olho na TV Senado. Tem uma vigília de políticos com relação aos projetos do senador Paulo Paim, em favor dos aposentados. Pessoal de mídia, também atento a fim de informar tudo ao seu público.

É preciso saber quem são os senadores que ficarão contrários a uma velha reivindicação da categoria e para os que irão se aposentar, já que se trata do fim do fator previdenciário.

Sintonia na TV Senado para saber quem está sintonizado com os aposentados e pensionistas.

Coluna 'Em Off' tem novo endereço eletrônico


E a polêmica coluna Em Off ganha a partir desta semana, um novo endereço do correio eletrônico. Trata-se do emoffbr@gmail.com

Morre a confidente brasileira em Hollywood


Fã de cinema, a ponto de colecionar várias publicações da época e de assistir todos os filmes que passassem em Iguatu - ainda garoto, conseguia entrar mesmo nos filmes para maiores de 18 anos por não existir fiscalização do Juizado -, eu sempre lia a coluna de Dulce Damasceno de Brito, correspondente da revista "O Cruzeiro" em Hollywood. Ela faleceu anteontem em SP.

No obituário da Folha de hoje, Estevão Bertoni diz que a proximidade com artistas como Marlon Brando e Carmen Miranda rendeu exclusivas para a colunista.

Nascida em Casa Branca, a 229 km de São Paulo, começou a escrever cedo para uma revista de cinema, após ter enviado cartas ao editor. Era autodidata e até inglês conseguiu aprender sozinha.

Quando partiu para os EUA, o namorado ficou em SP. Em 1952, voltou ao Brasil, casou-se e retornou com o marido a Hollywood, onde morou por 15 anos. Era o marido quem fazia o papel de dona-de-casa. Teve dois filhos e um neto.

Atualmente, vivia numa casa de repouso e mantinha uma coluna na revista "Set", que ela ditava e um amigo escrevia -tinha Parkinson. Seu texto deste mês, sobre a morte de Paul Newman, começa assim: "Os deuses de Hollywood estão sendo vencidos pela morte. É inevitável, mas triste".

A história da Manchete contada agora em livro



A revista Manchete, criada por Adolpho Bloch em 1952, virou livro. Organizado por José Esmeraldo Gonçalves e J. A. Barros, o livro contém artigos de 16 jornalistas que participaram da revista ao longo de sua história.

Matéria de Ubiratan Brasil, na edição de hoje do Estadão, lembra desde o primeiro número que chegou às bancas no dia 23 de abril e qual publicação ela foi inspirada. Na francesa Paris Match, cuja marca principal eram as grandes fotos.

"Na primeira edição, trazia crônica de Carlos Drummond de Andrade ("O jornal está cheio de assuntos; aliás, o mal dos jornais é justamente esse: assunto demais") e uma curiosa polêmica envolvendo Pietro Maria Bardi, diretor do Masp, que considerava um quadro pintado pelo poeta Menotti Del Picchia como o melhor que já vira entre os brasileiros, superior a Portinari e Di Cavalcanti.

Amigos próximos também participavam da construção da revista. Bloch dedicava especial devoção a alguns, como Juscelino Kubitschek, Ivo Pitanguy, Oscar Niemeyer. Em seu texto para o livro, aliás, o arquiteto revela que Bloch contribuía para o Partido Comunista Brasileiro: "Ah, velho Adolpho, como lembro com satisfação o tempo em que o nosso amigo Marcos ia todo mês à sua tipografia receber a ajuda para o PCB, que a solidariedade política justificava!"

"Aconteceu na Manchete" traz ainda outras revelações saborosas. Em seus 33 anos empregado no grupo Bloch, o jornalista e escritor Carlos Heitor Cony exerceu diversas funções, nas diversas revistas da editora e também na TV Manchete, que entrou no ar em 1983.

Algumas, porém, apesar de divertidas, contrariam as regras do bom jornalismo. No livro, ele revela que era o verdadeiro autor das previsões do "vidente indiano" Allan Richard Way que a Manchete publicava anualmente.

Problemas no gerenciamento comercial culminaram com o colapso do grupo Bloch que resistiu até a Justiça lacrar o prédio onde funcionavam as redações, na Rua do Russel, no Rio. A última edição, de número 2.519, circulou em 26 de julho de 2000 e trouxe o ator Reynaldo Gianecchini na capa. O número seguinte chegou a ser preparado pela redação mas, com a agonia da empresa, não passou de uma edição virtual, figurando apenas nos computadores dos jornalistas. E são as imagens dessa derrocada de um grande império que ilustram os últimos capítulos do livro."


Trechos do artigo O Que Aconteceu virou Manchete de Ubiratan Brasil, do Estadão.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Diário português agride a gramática na internet




O Diário português IOL acabou escorregando na gramática ao noticiar a briga entre monges gregos e armênios ontem no interior do Santo Sepulcro. Veja a seguir o vídeo com a informação do que aconteceu.

Morreu hoje a "Mama África" Míriam Makeba



Eu era menino ainda.
E aquele som do rádio me atraía muito. Era 'Pata Pata'. Mírian Makeba.
A 'Mama África', como foi conhecida por conta de sua luta contra o 'apartheid' morreu hoje na Itália.
Quando comecei a trabalhar no rádio, descobri que o arranjo de 'Pata Pata', seu maior sucesso, era do brasileiro Sivuca.
Hoje em dia, ela já vivia fora de cena. Tanto que colegas de trabalho não sabiam mais quem era MM.
Ela era MM... 'muito mesmo'!

Renata Banhara nua pela nona vez nas bancas


A modelo Renata Banhara disse agora há pouco no 'Atualíssima', que vai ter que tirar a roupa mais uma vez para uma revista masculina. E que isso significa "um grande sacrifício".

O filho pequeno disse à mãe que não gostaria que ela posasse nua de novo. Mas ela o convenceu dizendo: "você gosta de brincar? Você gosta de ganhar presente? Você gosta disso, daquilo outro?...". Diante da afirmação da criança, ela explicou que tirar a roupa era o que ela mais gostava.

E pra que dizer que é um sacrifício? E se é, por que ela fará isso se já é a nona vez que ela se despe?

Ah! me compre um bode!...

Enquete inclui mais um telejornal: o da TVC


Atenção internautas do GENTE DE MÍDIA: por uma questão de justiça, eu tive que modificar a enquete desta semana - QUAL É O MELHOR TELEJORNAL do Ceará - a fim de inserir o Jornal da TVC, que é apresentado pela Stela Magalhães.

Sendo assim, os resultados computados até aqui pela enquete serão devidamente acrescidos ao resultado final de domingo próximo.

Jornal da Cidade 2 (20%)
Jornal do Dez 0 (0%)
Jornal Jangadeiro 5 (50%)
Jornal do Meio Dia 2 (20%)
Diário na TV 1 (10%)

Votes so far: 10
Days left to vote: 6

Diretor da ANJ diz que publicidade é coisa séria


O diretor-executivo da ANJ-Associação Nacional de Jornais, Antonio Athayde, escreve artigo hoje na Folha, sob o título "Publicidade é Coisa Séria", onde demonstra que a sociedade sabe escolher o que lhe convém, sem precisar de entidades, de governo ou não, que diga o que fazer ou o que comprar. Isso diante de um movimento que está surgindo atribuindo à publicidade a fonte dos males da sociedade.

"O produto engorda? Proíba-se a propaganda de salgadinho! Há gente que bebe e dirige? Elimine-se a bebida da televisão! A automedicação está aumentando? Anvisa nos anúncios de remédio! As crianças se tornam consumidores precoces? Que não se anuncie nos programas infantis! Que simples maneira de resolver os problemas do país!

Entre egos em chamas de um lado e fúria proibitiva, essa sanha de tutelar a sociedade do outro, poucos se lembram de que uma democracia pressupõe veículos de comunicação independentes e que essa independência está calcada, em grande parte, na existência de um mercado publicitário ativo e forte."

Leia texto COMPLETO

A edição online do Estadão não foi atualizada


Quem acessar o Estadão na internet, terá uma surpresa. A edição online não foi atualizada. A homepage traz ainda a edição de sábado.

TV Povo estréia novidades no seu Grande Jornal


E o 'Grande Jornal', da TV O Povo, deve mudar a partir de hoje. Leio no jornal do grupo, matéria sobre a estréia de novo cenário, concebido pelo arquiteto Rodrigo Costa Lima, além de mudança da vinheta de apresentação e na logomarca.

Ao lado de Nilton Júnior, que pontua o jornal desde sua estréia há 16 meses, outra novidade é a presença Alexandra Sousa.

Grande Jornal, na TV O POVO, no canal 48 (UHF - TV Aberta), 23 (Net) e 11 (TV Show). De segunda a sexta, das 12h às 14 horas.

Diário destaca a invasão de patinetes na orla


O Diário diz que os policiais militares que tiram serviço pilotando patinetes elétricos no calçadão da Avenida Beira-Mar têm concorrência.

"São as pessoas que também adquiriram esses equipamentos e transitam pelo corredor, numa disputa de espaço que incluem ainda os ciclistas, skatistas, jovens em patins, carrinhos de comidas e bebidas e, ainda, os pedestres."

Estes últimos vão acabar sendo multados por transitarem em local tão congestionado.