sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O epitáfio e as frases de Marx, o outro gênio


Se você me perguntasse qual o epitáfio mais interessante que eu já li, eu lhe diria que é o do Groucho Marx, o genial artista do cinema. Ele pediu que escrevessem no seu túmulo a frase para ser lida pelos que o visitam hoje no cemitério: "Perdoem-me por não me levantar."

Groucho Marx é gênio. Vive na memória daqueles que cultuam o melhor. Nessa antevéspera de 2 de novembro, nada melhor do que matar saudades dessas frases incríveis que ele nos deixou. :

"Atrás de todo homem bem-sucedido, existe uma mulher. E,atrás desta, existe a mulher dele."

"O segredo do sucesso é a honestidade. Se você conseguir evitá-la está feito!"

"Serviço de quarto? Mandem-me um quarto maior!"

"Inteligência militar é uma contradição em termos."

"Por que eu deveria me preocupar com a posteridade? O que ela já fez por mim?"

"O casamento é a principal causa do divórcio."

"Você prefere acreditar em mim ou em seus próprios olhos?"

"Estes são meus princípios. Se você não gosta deles, tenho outros!"

"Ele pode parecer um idiota e até agir como um idiota, mas não se deixe enganar: é mesmo um idiota!"

"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas, custam tanto!"

"Para mim, a televisão é muito instrutiva. Quando alguém a liga, corro à estante e pego um bom livro. "

"Nunca me esqueço de um rosto, mas, no seu caso, vou abrir uma exceção."

"Entre uma mulher e um charuto, escolherei sempre o charuto."

"Eu não freqüento clubes que me aceitem como sócio."

'Dia do Saci': afinal, quem é o pai da idéia?


A mídia discutiu hoje o 'Dia do Saci', uma criação para fazer frente ao Haloween americano que é celebrado neste 31, dia das bruxas. Mas surgiu uma dúvida: essa data foi criada por quem?

Na página de opinião de O Povo, hoje, tem um artigo do líder da prefeita, explicando a razão da data e dizendo ter sido criada ano passado por decreto. Mas noutra página do mesmo jornal, tem uma matéria citando 2005 como o ano da criação e que foi por decreto presidencial.

Fiquei na maior dúvida para saber quem é o pai da idéia. Afinal, para quem devo acender vela hoje?

Prêmio Gandhi 2009 será lançado quarta-feira


Recebo do professor Francisco Souto Paulino e-mail sobre o lançamento do Prêmio Gandhi de Comunicação 2009. Vai ser na sede do Sindicato dos Jornalistas, durante o 'Café com Boa Notícia', dia 5 às 8 da manhã.


"O Prêmio Gandhi de Comunicação 2009 premiará trabalhos enfocando a Cultura de Paz produzidos por profissionais e estudantes das áreas de jornalismo e publicidade. Nesta edição, será concedido um total de R$ 30 mil reais em prêmios, distribuídos em sete categorias: Jornalismo impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Peça ou campanha publicitária, Reportagem produzida por estudante de Jornalismo, divulgada no âmbito da Instituição de Ensino Superior e Peça ou campanha publicitária produzida por estudante de Publicidade e Propaganda, divulgada no âmbito da IES.

A iniciativa da Agência da Boa Notícia faz parte da nossa missão de estimular o fortalecimento de uma Cultura de Paz, em parceria com os profissionais e os meios de todas as áreas da Comunicação Social, bem como com as escolas de formação desses profissionais. Para implementar nossas ações contamos com o patrocínio da Servis Segurança, Fundação Beto Studart e Sucos Jandaia; o apoio dos jornais Diário do Nordeste, O Povo, o Estado, e as estações de rádios e televisões do Ceará tendo ainda como parceiros a PC4, Portal Órion, Sindjorce, Estação da Luz, Universidade Internacional da Paz (Unipaz), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Companhia da Boa Notícia."

Maísa e Carla Soraya disputam a votação


Briga de foice. É o que se dizer da disputa travada por Carla Soraya e Maísa Vasconcelos pelo título de melhor apresentadora. A enquete do GENTE DE MÍDIA é uma das mais concorridas e aponta neste momento o avanço da apresentadora do 'Na Boca do Povo'com cinco pontos de vantagem.

Até o momento é este o resultado: Carla Soraya tem 37 votos, equivalentes a 42%; Maisa Vasconcelos, 41 votos, representando 47%; em 3º lugar vem Isabel Andrade, com 8 votos, 9 por cento da votação. Regininha Duarte, tem 4 votos, 4%. E 8 por cento da votação foram destinados a alternativa 'nenhuma delas'.

A pesquisa tem mais dois dias para o internauta participar.

A crise já interfere nas emissoras de tevê


Os departamentos comerciais das emissoras tv estão colocando as barbas de molho. É que a crise financeira mundial tende a se refletir nas redes e alterar o crescimento do mercado de TV.

Embora creditada pelo governo como 'uma marola', a crise financeira já estabelece seus tentáculos na área do mercado publicitário.

Daniel de Castro, em sua coluna na Folha, diz que "a Globo reduziu a perspectiva de crescimento do mercado publicitário de 15% para 11% em 2008. Para 2009, a emissora projeta um cenário de retração em relação a 2008, mas não de recessão. A mídia e a Globo deverão crescer 6% em 2009.

A Record vê um primeiro trimestre "muito difícil" e não arrisca previsões para o ano que vem. Seus executivos afirmam que 2008 continua excepcional e que a rede crescerá 30%.

O SBT mantém a projeção de crescer entre 6% e 8% em 2008. "O ano que vem ainda é uma incógnita. A crise está atrasando negociações que, normalmente, já teríamos iniciado", diz Henrique Casciato, diretor comercial. O executivo percebe indefinição e atraso principalmente em grandes anunciantes multinacionais.

"A crise ainda não chegou, mas a gente já percebe movimentações no mercado. Há clientes dizendo que vão rever suas verbas [para 2009] e investir menos", afirma Marcelo Meira, vice-presidente da Band, emissora que deverá crescer 32% em 2008. Ontem, Meira e os demais vices da rede passaram o dia reunidos discutindo a crise e cenários.

No dia-a-dia das TVs, a crise já interfere em negociações cotadas em dólar, como filmes. Orçamentos de programas e projetos estão sendo revistos."

Mauri Melo expõe seus 35 anos de fotografia


Leio (na Vertical de O Povo) e repasso: "O repórter fotográfico Mauri Melo (O POVO) expõe, a partir do próximo dia 13, no Shopping Benfica, uma série de seus melhores trabalhos na área do fotojornalismo. Em comemoração aos seus 35 anos de profissão."

Mauri, com quem tive o prazer de trabalhar durante meu tempo de redação na Aguanambi, é uma das pessoas mais bem centradas desse meio.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A pegadinha do presidente chega a internet


Atualíssima, da Band, auncia toque quântico


E eu estou assistindo a Rosana Hermann, no Atualíssima (Rede Bandeirantes) e entre as manchetes do programa foi anunciada a novidade do momento: "o toque quântico?
Toque quântico!!!...
Não será mais uma invenção para tirar dinheiro de gente bêsta?

Fortaleza tem projeto de paz contra a violência


O que fazer para controlar a violência urbana? Um grupo de pessoas em Fortaleza encontrou como alternativa, a reza. E isso não tem apenas o caráter religioso, mas também científico.

Segundo o site do Projeto Fortaleza em Paz, há amplas evidências científicas, atualmente, do efeito da mentalização ou da vocalização de orações na mudança do estado mental e de espírito no cotidiano de outras pessoas.
"A oração intercessória, comprovadamente, produz respostas satisfatórias e influencia na cura de pessoas. Da mesma forma, hoje, cerca de 60 estudos já comprovaram a influência da mentalização e da repetição de certas orações na diminuição dos índices de violência e criminalidade. O experimento mais famoso ocorreu quando Washington D.C., chamada de capital do mundo em assassinatos, recebeu um grande experimento no verão de 1.993.

Quatro mil voluntários vieram de 100 países para uma meditação coletiva durante longos períodos do dia. Segundo o FBI, isso faria com que os crimes violentos caíssem em 25% naquele verão em Washington. Segundo John Hagelin, Ph.D em física e autoridade mundial sobre os fundamentos da consciência humana, o chefe de polícia foi à televisão dizer que o crime só diminuiria em 25% se nevasse no verão. No final a polícia se tornou colaboradora e autora desse estudo, pois o resultado foi uma queda de 25% nos crimes em Washington DC. O que poderia ser previsto com base nos 48 estudos anteriores que já haviam sido feitos em menor escala.

Todos os experimentos foram feitos, tomando-se como base um tipo de técnica de mentalização conhecida como Meditação Transcendental, mas, aqui em Fortaleza, físicos e pesquisadores da consciência, como o Professor Doutor Harbans Lal Arora, defendem que não precisamos aprender técnicas elaboradas, ou específicas, para se conseguir resultados semelhantes. O essencial é que entremos num estado de paz interior e, em seguida, mentalizemos algum sentimento construtivo repetindo alguma oração específica para o objetivo que queiramos obter. Assim, independente de qualquer credo ou religião, podemos realmente alterar a nossa realidade!"
Conheça os grupos cearenses que estão engajados nesse projeto nas áreas das diversas regionais.

0 fim de mundo que o rádio causou há 70 anos


Quem trabalha nessa área de comunicação não pode esquecer que, no dia de hoje em 1938, ocorria um dos maiores fenômenos de audiência dos Estados Unidos. Falo do programa "A Guerra dos Mundos", uma adaptação de Orson Welles para o texto de H.G. Wells.

O programa foi produzido e apresentado por Orson Welles para todos os Estados Unidos e a invasão de marcianos, narrada como se fosse ao vivo, deixou a população em pânico.

Ouça trechos do programa na voz do próprio Welles:


Noite de sucesso para vencedoras de prêmio




Foto enviada por um fã do GENTE DE MÍDIA para celebrar a premiação das jornalistas Ednir e Ian Gomes. As duas repórteres da TV Jangadeiro receberam prêmio do Conselho Regional de Odontologia, por matérias produzidas para a televisão. A cerimônia de entrega realizou-se recentemente.

Pastor usa nome de Jesus em 'merchandising'


Nunca os meios de comunicação foram tão disputados pelos religiosos como nos dias atuais. O crescimento da Record, por exemplo, é fruto de um trabalho da Igreja Universal, cujos pastores integram a chamada teologia ou teoria da prosperidade, onde vale tudo para se ganhar adeptos (leia-se dinheiro). Eles não se envergonham nem mesmo em utilizar o nome de Jesus para vendas comerciais, como o pastor Marco Feliciano, do Ministério Tempo de Avivamento.

Em site e em programa na Rede TV, esse pastor transforma-se em garoto propaganda no mesmo cenário onde faz pregações para vender consórcio de casa própria, o GMF Consórcios. "Você realiza, então, em nome de Jesus, o sonho da casa própria", diz o pastor, esquecendo-se como escreve Ricardo Feltrin, as próprias escrituras.



"Está escrito em Lucas, 16:13: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas."

Da mesma forma, em Mateus 6:24, está: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom"
, escreve Feltrin na Folha de hoje.

Você já imaginou 'A Voz do Brasil' fora do ar?


Pois imagine. Os funcionários da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), que inclui a TV Brasil, a Rádio Nacional e a Agência Brasil, decidiram ontem cruzar os braços até a próxima assembléia, na tarde de hoje. Com isso, o noticiário 'A Voz do Brasil', que existe diariamente desde a ditadura Vargas, pode não ser apresentado.

Encabeçado pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, o comando de greve pede que, no plano de cargos e salários em elaboração pela empresa, os jornalistas tenham piso salarial de pelo menos R$ 3.000, por cinco horas diárias de trabalho.
A EBC disse que não negocia durante a greve e não informou o total de funcionários parados.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Como está audiência do telejornalismo brasileiro



Estava aqui avaliando os números da audiência do telejornalismo brasileiro. O crítico Ricardo Feltrin tomou como exemplos os tres maiores telejornais da TV, desde 2004. O resultado mostra que só a Globo teve queda acentuada. O JN perdeu um em cada cinco telespectadores.

"Não se pode dizer que estão deixando de ver o Jornal Nacional, mas o crescimento dos outros dois é evidente", acentua Feltrin. Foi da ordem de 180%, o aumento do jornalismo da Record.

Já o exemplo do SBT é a partir de 2006, com a chegada do Carlos Nascimentos. O telejornal 'Rede Brasil' cresceu 27 por cento. E mesmo quando Nascimento é substituído por César Filho, a audiência continua. E até cresce.

E eu não vou conhecer a pequena Maísa no SBT


Que peninha! Eu não vou conhecer a Maísa quando viajar dia 7 para participar do Teleton. Acabo de saber que Silvio Santos proibiu Maisa de participar do evento.

A intenção do dono da emissora é evitar o desgaste da imagem de Maisa, que não possui autorização para aparecer em programas de outros apresentadores do SBT e não pode conceder entrevistas para emissoras concorrentes.

Vídeo mostra as farsas que rolam na internet


O nosso outro blog ANTENA PARANÓICA, 'habitué' em captar informações incríveis que rolam na web, destaca as mentiras que rolam na internet.

É um vídeo no qual o blogueiro Marcelo Duarte mostra entrevista Gilmar Lopes, revelando as maiores farsas e mentiras espalhadas pela Internet.


Jornal deixa de circular e fica apenas na rede


E a crise da imprensa de papel continua. O "Christian Science Monitor" anunciou em sua própria home page, no alto, "Monitor muda estratégia da imprensa para a internet".

Ano que vem, aos 100, deixa de circular em papel, mantendo uma revista dominical. É para "cortar custos", destaca o "NYT", que noticiou a decisão na home e sublinhou sua "reputação".

O editor do mesmo "NYT", em discurso postado pelo "New York Observer" com eco nos sites de mídia, afirmou a "confiança no futuro" do jornal, louvou a "fidelidade dos assinantes" e os rendimentos recentes em papel.

TV exibe uma pegadinha com o presidente Lula


Está no Estadão de hoje: "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu em uma "pegadinha" da TV espanhola sem que seus seguranças e assessores se dessem conta do que estava ocorrendo.

Há duas semanas, quando visitou Toledo com José Luís Zapatero, presidente do governo espanhol, Lula acabou parando para falar com uma brasileira que o perseguia durante todo o dia. Ela disse que estava com seu pai no celular e que ele queria muito falar com o presidente do Brasil.

Na realidade, no outro lado da linha estava Jordi Evole, um famoso humorista espanhol, que ontem exibiu a conversa em um programa de humor grande audiência.

Ao pegar o telefone, Lula ouviu, num português carregado de sotaque espanhol: "Presidente, viva o Corinthians". Lula mandou um abraço. O humorista foi além: "Para lidar com a crise, menos samba e mais trabalho."

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Vídeo de muda serve para mais uma denúncia


O vídeo da 'Bicha Muda', que postei via 'Coió online' continua rendendo. Beto Fernandes, lá do Cariri, comentou sobre o assunto e, conquanto lamentasse a entrevista, aproveitou para denunciar que, em Juazeiro, existem 8 mil portadores de deficiência auditiva. Pouco se sabe do que é feito em favor deles. Publico o comentário na íntegra.

"Estimado Nonato,

Como habitualmente faço, acessei o seu GENTE DE MÍDIA e curioso acompanhei a postagem “Nivaldo Ribeiro descobre algo incrível no CE. Vi que a mesma trata de uma compilação do BLOG COIÓ ONLINE onde a apresentadora Marleide Duarte, da TV Verde Vale, entrevista um homossexual que identificado por “Bicha Muda”. Confesso que a entrevista é uma das coisas mais ridículas que já vi nessa minha vida pelo conjunto da obra.

Friso que não há preconceito, muito pelo contrário e vou provar porque. Enquanto o homossexual é “entrevistado” (?) pela apresentadora na tarja há a seguinte pérola: “adicione a comunidade da muda no Orkut – A ‘bixa’ muda de Juazeiro-Ce”. A matéria jornalística motiva o telespectador a conhecer ou adicionar a citada comunidade na grande rede de relacionamento.

Lamento, porque a apresentadora (renomada comunicadora de rádio e com um programa digno de reconhecimento até essa entrevista) poderia usar o valioso tempo do seu programa com algo mais útil, visto que a TV é antes de tudo educativa. Absolutamente nada contra a opção sexual do entrevistado, mas seria mais válido reportar algo relacionado aos surdos como dizer que em Juazeiro há mais de 8 mil portadores de deficiência auditiva. De entrevistar diretores do Instituto Transformar, o INTRA, ONG que atende mais de 200 surdos promovendo inclusão social.

O programa poderia enfocar também as adversidades enfrentadas por eles e como estão conseguindo vencer o preconceito, inclusive dentro de casa. Por que ao invés de entrevistar a “bixa” a apresentadora não procurou entrevista o Mardônio, mudo que foi aprovado no curso de administração da Faculdade Leão Sampaio ou o Alex Casimiro, professor do ensino fundamental, com um (a) intérprete? Eles não são traduzidos, são interpretados!!

Outra sugestão de pauta é para saber a quantidade de intérpretes existentes em Juazeiro do Norte e como é desenvolvido o trabalho de Libras para ao surdo e sua família.

Por uma questão de justiça ressalto que a TV Verde Vale fez grande cobertura jornalística enfatizando a semana comemorativa ao Dia do Surdo no mês de setembro.
Lamento bastante ver um portador de deficiência auditiva sendo motivo de chacota. O entrevistado precisa de apoio e acompanhamento. Se o amigo quiser conhecer melhor o trabalho do INTRA basta acessar:

revistadobeto.blogspot.com


Respeitoso abraço,
Beto Fernandes
28 de Outubro de 2008 22:51

Jornal 'online' usa fotografias de amadores


Tem novidade em termos de jornalismo online. Trata-se do WeSay, um periódico em fase beta, cuja curiosidade maior é combinar fotos de amadores para ilustrar suas notícias com fontes típicas do estilo da 'The Associated Press'.

Enquanto o autor mantém seus direitos sobre as imagens, não se sabe sobre pagamento de 'royalties'. Equivale dizer que não se cobra para publicá-las. É o típico exemplo de negócio que se intercala entre a web colaborativa e o aproveitamento para lucro próprio do trabalho.

Enquanto o site está claramente focado para o público norte-americano, algumas secções como a das celebridades, 'far-out' ou meio ambiente se prestam a ser aproveitadas por fotógrafos estrangeiros.

NOTAS SOLTAS


* Cenário Novo - O do programa 'Na Boca do Povo', da Maísa Vasconcelos, é o melhor que o programa já teve. E é solução de gente da casa. Logo e vinhetas de abertura, idem.

* ? - A nominação 'Boca Móvel' é que parece fora do contexto. Mas ainda há tempo para mudança.

* Podium - Parece disputa de campeonato, a enquete dessa semana do GENTE DE MÍDIA. Cada vez que abro o blog, Carla Soraya e Maisa estão se batendo.

* 'Noivos in Foco' é uma produção independente. Às vezes passa num canal; noutras, noutro. Hoje foi no 15, para quem assina a Net.

* Prego - O incrível é que a maior parte do vídeo do programa rodou com problemas. E até parecia que não havia ninguém na técnica para ajustá-lo.

* Chato - O programa é bem cuidado. Único ponto negativo, um quadro com um 'penetra' que se propõe a fazer graça. E consegue destoar do todo e de tudo.

* Aleluia! - Melhorou (e muito!) o som da POVO-CBN. E dizer que a emissora ainda nem instalou o seu novo transmissor!...

* Sniff! - Ian Gomes teve seu dia de Marilena Lima. Foi hoje durante reportagem com o flanelinha que mora num buraco da praia de Iracema. A repórter embargou a voz no reencontro dele com a mãe.

* O Bixim! - O Povo do blog anda tão largado. E blog que não se atualiza, morre.

* Bom blog - Falar em blog, o Zona Cyber, do Diário do Nordeste, é um dos mais curiosos. Leonardo Fontes mostra sua competência.

* Fim de Linha - Má notícia para o universo das bandas (ditas) de forró: especialistas consideram que o 'boom' delas (ôpa!) estaria com os dias contados. Gravadoras buscam alternativas.

* Vai/não vai? - Eri Soares, o humorista da Mix-95,5, em dúvida se manda material seu para o SBT ou Bandeirantes. É que ele tem esperança de ser chamado ainda para o 'Saco de Risadas'.

* FORA DO AR - Por onde anda Rita Oliveira, uma das vozes femininas mais bonitas do Ceará?

O blog que conta as dores de Luana Piovanni


"É pau, é pedra... é o fim do caminho" (Águas de Março-Tom Jobim)
A música do Tom diz bem o clima desse momento da vida de Luana Piovanni. Ela acabou o caso com aquele filho do Carlos Eduardo Dolabella. E transferiu ao seu blog, o clima de fim de linha.
Nunca, um blog de uma celebridade rendeu tanta audiência. Brasileiro adora um escândalo. E amor que termina na porta de cadeia, como o dos dois, rende manchete.

Jornais apresentam proposta abaixo da inflação


Li no Em Off e repasso para os colegas: "A inflação do período que antecede a data-base dos jornalistas de impresso do Estado do Ceará ficou em 7, 15%, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Mas a proposta de reajuste apresentada pelos jornais Diário do Nordeste e O Povo na rodada de negociação com o sindicato da categoria, realizada na última sexta-feira (17/10), ficou em 5,5%.

Além de oferecer reajuste abaixo da inflação, os dois principais jornais de Fortaleza não aceitaram nenhuma das novas reivindicações apresentadas pelos trabalhadores, tais como unificação dos pisos salariais dos jornalistas de mídia impressa e eletrônica (R$ 1.360,42), reajuste de 13% para salários acima do piso, e as cláusulas do Seguro, da Reportagem Especial, do Vale Refeição, do Adicional de Veiculação, da Campanha de Sindicalização e do Fundo de Formação Profissional.

As empresas querem ainda modificar a cláusula da Estabilidade na Pré-Aposentadoria, que impede os jornais de demitirem jornalistas dois anos antes de sua aposentadoria. Os veículos tentam limitar o direito somente àqueles trabalhadores que comunicarem oficialmente à empresa sobre sua intenção de se aposentar e gozar o referido benefício.

"Ao invés de reconhecer e valorizar os jornalistas com mais tempo de casa, os jornais de Fortaleza querem mudar a cláusula da estabilidade para se livrar com maior facilidade dos cabelos brancos e dos salários mais altos nas redações", avalia a presidente do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce), Déborah Lima.

A Comissão de Negociação do Sindjorce recusou a proposta dos jornais e manteve a pauta inicial de reivindicações dos trabalhadores. "O sindicato laboral mantém todas as cláusulas tendo em vista a justeza da reivindicação dos jornalistas. Aguardaremos a apresentação de uma proposta persuasiva por parte das empresas para que possamos submetê-la à apreciação da categoria", afirmou Déborah.

Presidente eleito do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Ceará (SEPJREC) e advogado do jornal O Povo, Mauro Sales negou que a proposta patronal seja uma tentativa dos jornais de impor uma derrota ao sindicato laboral."

Paulo José lança o seu novo CD pela Som Livre



E o Vevé é quem lembra que será amanhã, quarta-feira, dia 29, a partir das 19 horas, na Loja Desafinado, do Shoping Del Paseo, o coquetel de lançamento e noite de autográfos do novo CD de Paulo José - "Minha Voz", que agora chega ao mercado através da gravadora Som Livre.

Everardo Silva, o divulgador, tentou nos enviar a música "Dorothy L'Amour", uma das mais belas composições feitas por Fausto Nilo & Petrúcio Maia, escolhida para ser a música de trabalho desse novo Cd do artista. Mas houve problemas no envio, seu Vevé.

Mudanças para se tentar uma maior audiência


A Globo não contou tudo acerca das mudanças em sua programação. A pretexto de adequar ao "fim do horário eleitoral e começo do horário de verão", a emissora anunciou a mudança de horário no Jornal Nacional.

Acontece que a mudança visa alavancar as audiências das novelas das seis e das sete, que vão mal no Ibope, segundo Daniel de Castro.

"No horário de Brasília, a novela das seis, "Negócio da China", passou a entrar às 18h20. Antes, começava às 18h05. A das sete, "Três Irmãs", agora é exibida a partir das 19h30. A novela das oito, que já tinha virado das 21h, começa às 21h10. Ontem, terminou às 22h25.

"Por estratégia (não alertar a concorrência), a Globo só divulgou que o "Jornal Nacional" começaria mais tarde, às 20h30 (e não mais às 20h15). Os jornais receberam a programação "antiga". Até o início da tarde de ontem, o próprio site da Globo mostrava uma grade desatualizada, sem as mudanças."

A circulação de jornais tem queda acentuada


É, são tempos de crise. E a mídia impressa paga a sua parte. A circulação dos jornais voltou cair nos EUA. A informação do Estadão diz que de abril a setembro, a média diária foi de 38,165 milhões de exemplares, 4,6% abaixo dos 40,022 milhões de um ano antes, segundo o Audit Bureau of Circulations.

O USA Today segue como o jornal de maior circulação, com 2,293 milhões de exemplares, seguido do Wall Street Journal, com 2,011 milhões.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Neonazistas já tinham plano para matar Obama


Estava vendo o CQC quando a chamada do Boris me alertou para a loucura dos neonazistas. Eles tinham plano para matar Barack Obama e outros negros. O plano previa atirar em 88 negros e decapitar outros 14.

Loucura!...

E a Amy Winehouse volta de novo ao hospital




A problemática cantora Amy Winehouse foi internada novamente no sábado. Médicos disseram que era preciso fazer uma série de testes sobre seus pulmões. Amy tinha sido hospitalizada em junho, por conta de uma grave doença pulmonar, pelo que esses novos testes foram uma precaução, segundo o seu porta-voz. O pai de Amy, Mitch, havia dito que sua filha estava tendo problemas pulmonares, porque ela fumava muitos cigarros e usava cocaína e crack. Seu 'rep' insiste em que Amy está "bem" e "deve ser voltar para casa ainda hoje.

Aberto concurso para estudantes de jornalismo


Quem estuda Jornalismo deve demonstrar vocação para escrever textos desde o primeiro instante do curso. Pensando nisso, o jornal cearense O Estado lança o 'Concurso de Reportagem Adísia Sá', destinado a quem deseja se profissionalizar nesse ramo.

O tema é livre e o regulamento estipula um mínimo de tres a um máximo de cinco laudas, além de oferecer oportunidades para que o trabalho seja feito também por uma equipe de até tres estudantes.

Pode participar qualquer aluno de Jornalismo, do 1º ao último semestre. As inscrições estão abertas na coordenação dos cursos de Comunicação Social ou na sede do jornal O Estado, na rua Barão de Aracati 1320.

Haverá uma pré-seleção das matérias inscritas e uma comissão julgadora - composta pela presidente da ACI, Ivonete Maia, pela homenageada Adísia Sá, pelo jornalista Cid Carvalho e pela correspondente de O Globo, Isabele Martin - irá escolher os 3 melhores do certame.

O primeiro lugar receberá um prêmio de 8 mil reais e mais estágio de um ano no jornal. Caberá ao 2º o prêmio de 4 mil reais e estágio e ao 3º será concedida premiação de 2 mil reais.

Informações: O Estado

Nivaldo Ribeiro descobre algo incrível no CE


Gente, a Internet está repleta de casos bizarros. Gente estranha, excêntricas figuras e de um mundo incrível que imaginamos não faça parte do real.

Pois o Nivaldo Ribeiro, via Casa de Pai, descobriu algo que ultrapassa toda a lógica. Resolvi compilar o 'post' do Coió on line e deixar com vocês outros comentários.






Natal em outubro é mesmo um sinal de crise


Gente, ontem eu estava na casa de uma irmã na Parquelândia, próximo ao North Shopping e pude ver a 'mis-en-scene' que se preparou para a chegada de Papai Noel.

Um helicóptero circulando mais de 20 vezes o local e um bando de gente ávida, com a cara pra cima, rodando o pescoço como se dali fosse sair 'a salvação do mundo'.

O mercado de consumo é pecaminoso! Doidos por dinheiro, os comerciantes são capazes de interferir numa festa religiosa - o Natal - e dá-lhes a conotação mais insignificante do ponto de vista religioso, o da gastança.

Natal em outubro! Podes crer, que a crise é séria. E eles (os gananciosos) tiram partido de tudo. São capazes de matar a mãe, para festejar as vendas comerciais. Natal em outubro é mesmo um sinal de crise. Crise humana...

Sai a lista dos nominados do BOBs 2008


E o site da Deutsche Welle revela hoje, os blogs nominados para o prêmio de 2008. Entre os citados de língua portuguêsa estão:

Diário de um sociólogo, de Carlos Serra
Os relatos sobre Moçambique reunidos neste blog pelo sociólogo Carlos Serra, da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, aplicam os conhecimentos da Sociologia no cotidiano, juntando mais...

Bibliotecário de Babel, de José Mário Silva
A internet acarretará o fim dos livros? Não, muito pelo contrário: um blog como esse é um verdadeiro altar não só para os livros, mas também para aqueles que “os escrevem, os fazem, mais...

Casa de Luanda, de F and P
Dois brasileiros descobrem a África através de relatos aprofundados em textos leves e muito bem escritos sobre a vida cotidiana e os sérios problemas sociais, políticos, econômicos mais...

Tolerando, de Sávio Ponte
Blog ainda jovem, no qual Sávio Ponte salienta o quanto da vida é pura tolerância. Crítico, variado, atual e inteligente, o blog reflete de maneira bem pessoal sobre as dificuldades da convivência, com destaque para consumo, política e meio ambiente.

Blog (ae)!, de C.George
Fascinante para os fãs de histórias em quadrinhos – mostra, por exemplo, os rascunhos que antecedem a confecção de uma capa até sua versão final, entre outros processos de produção. Uma revista digital que não substitui a leitura de HQs, pelo contrário: dá ainda mais vontade de lê-los!

Bichinhos de Jardim, de Clara Gomes
Desde outubro de 2006, os adoráveis bichinhos criados pela designer petropolitana Clara Gomes para um jornal local habitam também este jardim virtual. Ela conta que uma de suas atividades mais...

A Nova Corja, do grupo A Nova Corja
Os blogueiros Rodrigo Alvares, Walter Valdevino, Leandro Demori e Mário Camera imprimiram uma nova cara ao jornalismo político desde começaram este bem sucedido blog coletivo, pessoal e ousado.

Futepoca, um blog coletivo
Oito jornalistas se juntaram para uma mistura fina neste blog que, como os próprios autores definem, é composto por 70% de futebol, 20% de política e 10% de cachaça. O primeiro e o mais...

Querido Leitor, da Rosana Hermann
Tanta informação exige agilidade! E Rosana Hermann certamente está entre as mais ativas e polivalentes da blogosfera brasileira. A blogueira, jornalista, roteirista e física nuclear mantém o Querido Leitor como blog independente desde 2003, oferecendo muito mais que “um beijo, um browse, um aperto de mouse!”

Nosso Quintal, da dupla Vitor Leal e Renata Correa
Os blogueiros Vitor Leal e Renata Corrêa lembram que “vivemos em um país em que o público não é de ninguém”, esquecendo que, “na verdade, o público é nosso”. O blog é mais...

Traduzindo o Juridiquês, de Renato Pacca
Enfim, alguém se propôs a transformar a linguagem de juízes, advogados, promotores, legisladores em português corrente! O advogado e professor de Direito Renato Pacca redige comentários explicativos sobre fatos conhecidos e notícias recentes.

FONTE

CE produzirá novo filme com temática espírita


Cinema dá dinheiro. Que o diga o empresário Luiz Eduardo Girão, produtor do filme "Bezerra de Menezes - O diário de um Espírito". Ele confirmou hoje ao jornalista José Maria Melo, o próximo passo de sua produtora cinematográfica, a Estação da Luz. Vai rodar um filme baseado em romance de Chico Xavier.

Eduardo Girão embarcou para São Paulo, a fim de negociar com a FEB - a Federação Espírita Brasileira, os direitos de filmagem de um dos livros psicografados pelo conhecido médium brasileiro.

Embora sem declinar o título da obra - há quem garanta que a preferência de Girão é pelo romance "Há 2000 Anos" -, o empresário confirma apenas que tudo está preparado para o início dos trabalhos.

E ele já tem até a data de lançamento. Seria no dia 2 de abril de 2010, quando o mundo espírita celebra o centenário de nascimento de Chico Xavier.

"Coincidentemente, o dia 2 de abril cai numa sexta feira, um dia de lançamentos cinematográficos", lembra o produtor que se diz satisfeito com o êxito do filme dirigido por Gláuber Filho e Joe Pimentel. O 'Bezerra' é a quarta maior bilheteria do ano.

Uma emissora sai do ar para melhorias técnicas


Se você ligou a POVO-CBN hoje e notou que a emissora está fora do ar, não se preocupe. Trata-se de algo já previsto antecipadamente pela direção que, durante todo o dia de hoje, efetua mudanças no setor de operações técnicas da emissora.

Não estou bem informado, embora trabalhe na emissora, mas acredito que essa paralisação se deva à mudança do transmissor de 50 Kw que a emissora comprou e que há alguns meses era esperado ansiosamente por todos nós.

A qualidade do som da Povo, que foi inaugurada com 50 quilos na antena, foi descompensada nos últimos tempos por um equipamento de 10kw e que já não correspondia às exigências do padrão que a emissora detém.

Agora, espera-se que o novo transmissor propague com maior extensão o som da emissora criada por Demócrito Dummar e que possamos, outra vez, atingir no rádio com a mesma qualidade que já detemos na internet.

Mídia e médium nunca se deram (tão) bem


WSJ publica mapa e mostra vitória de Obama


Interessado em saber quem vence as eleições nos EUA? Pois o Wall Street Journal publica o mapa dos colégios eleitorais dos estados em que cada candidato se garante.
Vale dizer que Obama vence na maioria?

As 30 emissoras do CE mais acessadas na web


Você tem a seguir a lista de 30 (das 60) emissoras mais acessadas na web no último mês. As cinco primeiras mais destacadas foram Atlântico Sul, 2082 cliques; 2º: Rádio Verdes Mares 810 AM, 1.796: 3º: Rádio Somzoom Sat de Aracati 98.1 FM, 1.576; 4º: Rádio Calypso 106.7 FM, Fortaleza (CE), 1.548; e em 5º Rádio POVO-CBN, 1010 AM, de Fortaleza.

domingo, 26 de outubro de 2008

Bric-a-Brac: Inês Aparecida no melhor estilo


Está bem, Roberto Maciel. Que ela se enganou com a estória da moedinha de 0,20 centavos; mas que a coluna dela é incrível, isso é verdade. Falo de Inês Aparecida, que dá o ar de sua graça no People, com a coluna 'Bric-a-Brac'.

Inês é de uma competência que não tem tamanho. Sabe fazer tudo em jornal. Trabalhando em assessoria, mostra competência pra dar e vender. E escrevendo 'potins' desse mundo muito louco da política, ela deixa todo mundo no chinelo.

Está certo, Maciel; ela errou. Mas também não precisava ficar pegando no pé da menina... E, além do mais, por causa de uma merreca de 20 centavos!


Público elege o Jornal Nacional como o melhor


Resultado da enquete semanal do GENTE DE MÍDIA que indagou qual o melhor telejornal na preferência do internauta.

O Jornal Nacional, da Globo, liderou a votação com 45% das preferências. Em segundo lugar veio o Jornal do SBT, com 15% dos votos; em terceiro, empatados, o Jornal da Record e Jornal da Cultura, ambos com 14%.

E 10 por cento do público votante optaram por 'nenhum desses'. A pesquisa esteve no ar durante uma semana inteira.

O Roger Moore que eu conheci em Fortaleza


Semana trasada, o blogueiro e amigo - DUSBONS - Janio Alcântara citou os 81 anos de Roger Moore, ator que o deixou impressionado pela performance como 007. Era o primeiro filme (estrangeiro) que ele via.

Eu tive oportunidade de conhecer Roger Moore, pessoalmente. Aqui mesmo em Fortaleza. Final dos anos 70, ele esteve com a esposa para conhecer as obras sociais que ele financiava junto ao Fundo Cristão Para Crianças.

E andou tranquilamente pelo Bom Jardim e adjacências, conhecendo obras assistenciais, sem ser importunado pelas pessoas e nem demonstrar ares de celebridade. Fiz com ele uma matéria para o jornal O Povo, que até hoje agradeço a editora Isabel Pinheiro, na época minha chefe, ter me escalado.

As tiradas excêntricas do fenômeno Maísa


Eu já falei por aqui que ela é um fenômeno. A Shirley Temple desses nossos dias, embora tenha quem não goste dessa comparação. Mas as excentricidades que ela diz e faz estão no mesmo nível de quando a pequena atriz norte-americana viveu seus memoráveis dias.

Ela ganhou hoje, matéria no O DIA, falando sobre "a menina de 6 anos, que ganha R$ 20 mil de salário, virou fenômeno no SBT."



Tudo o que é sólido se desmancha no rádio?


'Max' título é esse, você está se perguntando. É só para brincar parafraseando o manifesto. Porque, na verdade, o que desejamos postar é algo sério que tentaram desmanchar no ar do rádio.

O blog está investigando um mal entendido entre um profissional de rádio cearense e uma das instituições mais sérias do Brasil e que promete desdobramentos futuros.

Contamos tudo, tão logo tenhamos mais detalhes.

Quem indenizará os dispensados da Dragão?


Boa pergunta! O jornalista Alan Neto, que com a sua coluna 'Vale Tudo' substitui Eliomar de Lima aos domingos no espaço da Vertical, fustiga o caso da venda da rádio Dragão do Mar para o Grupo Shalom.


Na verdade, a venda da Dragão do Mar expôs um exemplo de falta de respeito aos profissionais que atuavam na histórica emissora.

Cadê nosso Dedeco?

Adamastor Pitaco deve receber alta médica


Tem gente perguntando sobre Adamastor Pitaco.

Ele está bem e deve receber alta nas próximas horas.

Ainda permanece no hospital São Carlos, para onde foi transferido, mas apenas para cumprir exigência dos médicos que o acompanham.

Por ele mesmo, já estaria em casa.

Mas a gente sabe que, irrequieto como é, na certa iria criar problemas.

Pelo menos, para a esposa Suélia...

Descansa mais, Pitaco!

Cinema: 'Duas soluções para um problema'


Não deixe de assistir a esse filmete do iraniano Abbas Kiarostami. Mostra como é possível um pequeno problema ter soluções diferentes. A escolha da primeira é o comum de toda a raça humana. A segunda, facilitaria tanto as coisas...


Mais uma emissora de tevê para o Ceará


As cidades do interior que contam com canais de televisão, pelo que eu saiba, são Aracati e Pacajus. A emissora de Pacajus pertencente ao cantor Netinho de Paula está em plena atividade. Aracati, idem. E vem mais uma emissora por aí.

Pelo que me consta, a emissora de Aracati conta com a experiência do amigo e jornalista Tertuliano Siqueira, com quem já dividi trabalho na redação de O Povo e da emissora do grupo.

Aliás, é dele a criação de programas como 'Patrulha Policial' (na AM DO POVO), a nominação do 'Barra Pesada' (da TV Jangadeiro), além da contribuição dada ao rádio cearense e a tv lá em Aracati.

Agora leio informação no blog do Renato Guimarães, de que a cidade poderá ganhar mais um canal de TV.

Considero boa a idéia, já que permite expansão do mercado de trabalho; muito embora entenda que deva ser precedida de análise e levantamento sobre as reais condições para implementação do projeto.

É muito comum no interior, político montar estações de rádio interessado em projetar-se politicamente. Quando conseguem seu intento, abandonam a empresa ao 'deus dará', ampliando ainda mais o desgaste da imagem do rádio.

Post Scriptum

Ético como ele é, Tertuliano já deixou recado no 'comentários', corregindo minha citação.

"Obrigado pela referencia, Albuquerque, mas no momento não estou fazendo tv em Aracati. Participei de uma campanha (vitoriosa) e no momento estou apenas recarregando as baterias. Estou com um projeto em andamento em uma emissora de Fortaleza."

Exigências dificultam negociação com Tom


O contrato de Tom Cavalcante com a TV Record termina no final do ano. Já começaram as negociações com vistas a renovação. Mas, pelo que informa Fabíola Reipert, criou-se um impasse. A emissora não quer aumentar o salário do humorista cearense.

O humorista ganha em torno de R$ 180 mil, mas está pedindo R$ 300 mil para renovar. Além de exigir mais audiência, a Record quer que ele seja mais humorista do que apresentador, o que Tom não concorda. O ator gosta de apresentar quadros. A Record quer mais imitações.

sábado, 25 de outubro de 2008

E a tv revive os sucessos dos últimos 50 anos


Noite de sábado, a TV italiana - falo da RAI - está fazendo uma retrospectiva dos últimos 50 anos da história da Música, TV e Cinema da Itália. Que bom rever Lucia Bosé, com mais de 70, e imagens de quando era Miss Itália.

O programa dá uma saudosismo enorme. Do tempo em que a (boa) música italiana ganhava espaços na mídia radiofônica do Brasil. E a gente ouvia desde Ornela Vanoni, aqui lembrada, até sucessos de Memo Remigi - La Famiglia (belissimo!) - em meio aos sucessos norte-americanos.

Um espaço reservado ao cinema e aos sucessos do festival de San Remo que, um cantor brasileiro, chegou a ganhá-lo. Roberto Carlos cantando 'Canzone Per Te', de Sergio Endrigo.

E sábado também é dia de panelada na TV


E a 'Panelada da Babalu' com o humorista Amadeu Maya ganha reprise. Será logo mais, 10 para às 6, e em todos os sábados.

O setor de verificação de audiência da TV Jangadeiro, andou analisando a preferência do público pelos programas da emissora e optou por reprisá-los aos sábados.

Amadeu anda morto de satisfeito, de vez que é a quarta vez este mês que o programa dele tira o segundo lugar na audiência da Jang.

Para completar, ele é um dos convidados do programa 'Na Boca do Povo' de segunda feira, quando Maísa Vasconcelos estréia cenário e quadros novos.

Equívocos acontecem; até com nosso Eliomar




TV: Por que temos que ser sempre colonizados?


Acompanho a transmissão do jogo Corinthians e Ceará pela TV Verdes Mares. E fico imaginando o que leva nossos companheiros do 10 a trocarem o nome da emissora cearense pelo da Globo.

Está bem, alguém vai dizer que na cabeça deles isso deve significar mais 'status', etc e tal; mas, acho que seja mais um resquício da nossa umbilical dependência colonialista. Andamos com nossos pés, fazemos a coisa certa, mas insistimos em criar dependências como se tivessemos vergonha da nossa cara.

O Bosco Farias, pelo menos, insiste em dizer sempre que é a 'Globo', ainda que no lado direito da telinha esteja lá não o logo da rede, mas o da Verdes Mares identificando um trabalho de equipe do nosso estado.

Um site curioso mostra as medidas do mundo


Fim de semana, o GENTE DE MÍDIA espreguiça-se, curte um relax e põe você a par de novidades curiosas que existem no mundo da blogosfera. Uma delas, um site onde é possível acompanhar os números de (quase) tudo.

O internauta acompanha, segundo a segundo, a tabela dos nascimentos e das mortes em todo o Planeta. Qual a população da Terra atualmente? Quantas pessoas estão nascendo agora. E as que deixam a Vida?

Saiba quanto alcançam em números até agora os gastos militares e quanto se aplica na Educação em todo o mundo. A destruição do meio ambiente, em números que assustam.

É possível, também, fazer uma comparação dos números da fome com os das calorias consumidas só este ano.

Como se dizia antigamente, "os números não mentem jamais" e as medidas do mundo estão a um simples clique, no site World Meters e se espante com o número de gente que entra e sai da Terra.
É ver para crer.

Concurso de Marchinhas para o carnaval 2008


Só falta o Ceará para marcar presença no Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas. O evento acontece pela quarta vez e o resultado dos finalistas será conhecido no dia 20 de novembro.

Com prêmios de R$ 3 mil a R$ 18 mil e gravação de CD para os 10 finalistas, o 4º Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso receberá inscrições somente até o dia 6 de novembro.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.concursodemarchinhas.com.br e na portaria do centro cultural. Pelo terceiro ano consecutivo o projeto recebe patrocínio exclusivo da PETROBRAS .

Em 15 dias de inscrições o concurso já recebeu marchinhas de 10 estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Pernambuco, Amazonas, Pará, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

Os temas vão do romantismo e da saudade dos velhos carnavais à sátira política, passando por questões atuais do país como o "Pré-sal", nepotismo, dengue, meio ambiente, tecnologia, entre outros.

NOTAS SOLTAS


* E a Cláudia Rossetinni, coordenadora do Teleton no SBT, me envia foto que ela mesma tirou de mim em SP com a orientação: "veja as suas fotos (para que você venha igualzinho - calça, sapato,tudo - no dia 8 de novembro. É o Teleton ao vivo durante 27 horas.



* A Fabíola Reipert contou que o "Fantástico" está atrás da adolescente Nayara, de 15 anos, sobrevivente do seqüestro de Santo André. Renata Ceribelli já conversou com a mãe da menina. Segundo fontes da família de Nayara, a idéia é levá-la para uma casa (supostamente de parentes) em Peruíbe, no litoral sul de SP, onde seria feita a entrevista para ir ao ar no "Fantástico" amanhã. A Record também está tentando.

* Vai ter celebração no programa Na Boca do Povo, da Maísa Vasconcelos. O programa muda de cenário segunda feira que vem. É para celebrar os 17 anos do programa e os 15 nos quais Maisa está à frente.

* Audiência é coisa incrível: nos picos de audiência, ontem, segundo a prévia do Ibope, o "Hoje em Dia", da Record, teve 12 pontos contra 8 do "SPTV". A Record está explorando (exaustivamente) o seqüestro de Santo André.

* Augusto Borges, não se considera um dinossauro do rádio. Ele fez esse comentário ontem em seu horário da Super Clube.

* A cúpula do jornalismo da Globo está preocupada com a baixa audiência. Um diretor ligou para São Paulo.

* Muita gente nova na redação do telejornalismo da Jangadeiro. Entre esses novatos, a figura do Emílio Moreno, o dono do Liberdade Digital.

* A TV Diário estaria analisando o perdão de alguns profissionais que se candidataram no último pleito, não ganharam e sabiam que poderia perder o emprego.

* Eliomar de Lima seria o próximo beneficiado com o título de cidadania pela Câmara. Mas esse menino num nasceu aqui?

* A defensora pública Monica Barroso está elaborando um seminário para discutir o papel da mídia no contexto da violência. Vai ser em dezembro.

Um passarinho fez sujeira na tevê ao vivo


Os meninos ratos descobertos por jornalistas



Esta semana, o (meu compadre e baita) reporter fotográfico Evilázio Bezerra descobriu um flanelinha que dorme nos esgotos da cidade. E o jornal O Povo trouxe reportagem belíssima que até o Barra Pesada suitou. Pois descobri que na Mongólia, mais de 3 mil crianças desamparadas vivem como ratos debaixo do subsolo da cidade de Ulán Bator.

Órfãos de carinho e párias das cloacas eles se resguardam do duro clima e da indolência no vetusto e fétido sistema de saneamento e calefação mongol. Desertados da cidade e hierarquizados em comunidades infantis dos esgotos, compartilham com os roedores, o lixo de uma cidades mais pobres da Ásia.

O blog Kurioso narra a história desses meninos ratos de esgotos. Pobres que nem o nosso flanelinha, eles buscam atrair a atenção das autoridades insensíveis a um drama que é mundial.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Jogo do Ceará: RC autoriza uso de música dele


Não torço o Ceará, mas gostaria que o time ganhasse amanhã do Corinthians. É que para o jogo no Pacaembu, até Roberto Carlos foi mobilizado. O cantor autorizou o uso de uma música sua de1974, caso o time paulista ganhe.

"Olha só a notícia: O acesso para a Série A do Brasileiro está próximo, e a diretoria do Corinthians já escolheu o "tema da subida".

Se a volta à elite for confirmada amanhã, diante do Ceará, o sistema de som do Pacaembu soltará a música de Roberto Carlos e Erasmo Carlos "O Portão", de 1974.

Trecho da letra, segundo a diretoria, simboliza o que significará o retorno à primeira divisão. "(...) Eu voltei, agora pra ficar/ Por que aqui, aqui é meu lugar/ Eu voltei pras coisas que eu deixei (...)."

O Corinthians teve de pedir a autorização de Roberto Carlos para utilizar a música. O cantor deu a autorização por causa de seu filho, Roberto Carlos 2º, que é corintiano fanático e está empolgado com a campanha do time.

A idéia é veicular a música em várias mídias. "É uma forma de homenagear nosso torcedor", disse o vice-presidente de marketing corintiano, Luiz Paulo Rosenberg, que não quis dar muitos detalhes sobre o assunto. "Quero fazer surpresa", disse ele.

Um dos símbolos da campanha corintiana na Segundona em 2008 foi o refrão adaptado da música "Amigo", também de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. O provável campeão da Série B foi embalado em seus jogos, desde o início do ano, pelo "não pára, não pára, não pára", que contagiou as arquibancadas."


Ah! se o vovô conseguisse ao menos 1 golzinho, por aqui a torcida ia comemorar colocando outro disco do Roberto Carlos: "[...] detalhes tão pequeno de nós dois, são coisas muito grande pra depois".

(A informação é do AGORA)

Praça José de Alencar: o raio X do abandono


No jornalismo, Fábio Campos sempre foi de uma competência à toda prova. Como analista político então, é um dos mais festejados. Claro, objetivo, vai sempre direto ao assunto.

Na coluna de hoje de O POVO, ele diz bem rapidinho, o porquê do abandono da praça José de Alencar. E põe o dedo na ferida: é preconceito. A praça é do povo e a elite desse País, distancia-se dele não apenas nesse aspecto. O do ensino público é a prova mais evidente, quando a classe média se debandou para o ensino privado. Veio a escassez de investimentos para a área.

Clique AQUI para acessar a coluna.

Cantora Khrystal faz show hoje em Fortaleza


Dela, o amigo Janio Alcântara, do blog DUSBONS, fala coisas incríveis. Que é uma das mais gratas novidades da Música. Que canta que encanta a todos. Que é isso, que é aquilo outro. Pois bem, hoje teremos oportunidade de confirmar ao vivo. Pela terceira vez Khrystal vem ao Ceará.

Ela fez show ontem no BNB e hoje se apresenta no Kukukaya, acompanhada por Ricardo Baya (viola de 12 e violão), José Pontes (contrabaixo), Kleber Moreira (percussão). Ela já esteve aqui em setembro, quando se apresentou no Centro Cultural Banco do Nordeste, e em janeiro no projeto BNB Clube de Cultura.

Quem quiser saber mais sobre essa figuraça, dê uma chegadinha ao blog do Janio (clique no nome do blog lá em cima) ou então vá ao vivo ao show da mulher que é uma das melhores pedidas do fim-de-semana.

Shows com a cantora Khrystal e os forrozeior Otílio Moura, Oswaldinho do Ceará e Bob Araújo. Hoje, a partir de 19h, no Kukukaya (Av. Pontes Vieira, 55) Informações: 85 3227.5661/3247.1658 gonzagueando@hotmail.com ou kukukayabarcultural@hotmail.com

Concerto para um solitário juiz de 'fútilbol'


Quem vai a um estádio é para assistir a um jogo de futebol. Muitas vezes, acaba tendo a atenção desviada (ôpa!) para um exagerado árbitro que desempenha no campo o papel de um bailarino.

Quem é vivo sempre aparece: Norton Lima Jr


Vem novidades por aí. Norton Lima Jr está saindo da toca. Ele até parece que andou hibernando um tempo em termos de vida blogueira. O seu público leitor já estava respingando saudades. E eu sou um deles.

Leio recado dele nos comentários do GENTE DE MÍDIA de que ele está voltando. Ele vai chegar. E o 'enfant terrible' deve vir com alguma coisa extraordinária que vai deixar muita gente de tocaia. Para ver.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Equívoco faz a Lua ganhar nome presidencial



(colaboração do Wanderson Ismael Uchoa de Lima -

Grupo de 'stand up comedy' estréia amanhã


Um programa para o fim-de-semana: LC Galetto e o também jornalista Glayco Sales fundaram o primeiro grupo de 'stand up comedy' de Fortaleza, que é aquele gênero de humor, de cara limpa, sem piadas prontas, que Chico Anysio levou para os EUA e que voltou ao Brasil, com força total. O negócio é febre no YouTube e nos bares de lá.

Pois neste fim de semana, 25 e 26, no Teatro do Humor (na Beira-Mar com Osvaldo Cruz), haverá nossa grande noite, com LC Galetto, Glayco e o pernambucano Murilo Gun, o maior representante dessa nova geração de 'stand up' no Nordeste.

O Luiz Carlos de Freitas (o LC Galetto) me escreve garantindo que vai ser muito bom! Ele já foi visto por mais de 1,5 milhão de pessoas no YouTube. Estou apostando minhas fichas neste show.

Tempo de cantar Caetano: Oração do Tempo


Professores à beira de um ataque de nervos


Quase houve um arranca-rabo no 'Questão de Ordem' de hoje, da TV Assembléia. Convidados, dois representantes de entidades que dizem defender o professorado, estavam à beira de um ataque de nervos, trocando farpas verbais o tempo inteiro.

Coube ao jornalista Renato Abreu, conduzir a entrevista na tentativa de avaliar a importância do Andes, através do seu 1º secretário Manoel Eduardo e do representante da Associação dos Professores, do RS. Em vão. Os dois não se entendiam de jeito nenhum.

A impressão que ficou é de que, tanto em termos de Brasil quanto do Ceará, o movimento da categoria anda tão dividido que nem uma 'Questão de Ordem' conseguiu evitar o descontrole dos entrevistados.

Joanna faz show na terra de Padre Cícero


A TV Diário vai transmitir ao vivo, dia 1º, o show da cantora Joanna diretamente de Juazeiro do Norte, durante a grande romaria de Finados, de 29 de outubro a 2 de novembro.

A informação nos foi transmitida pelo Beto Fernandes, que tem o blog do Juazeiro. Ele acrescenta que será a segunda grande festa religiosa desde que a matriz passou a condição de Basílica Menor através de um decreto papal.

É aguardado um público da ordem de mais de um milhão de romeiros.

Fotoshop: o jogo da mentira na informação


Fotos da Focus.It

Cuidado: nem sempre o que a gente vê é aquilo que realmente é. Hoje em dia, as publicações remontam fotos, corrigem erros ou - pior do que isso! - chegam a eliminar até mesmo boa parte do que as fotos deviam mostrar. Vejam exemplos:



De quem é a mão na foto do AutoSports e o corpo da jovem sorridente mas de cor bem diferente?

Até a Seleções esqueceu o reflexo da edição sobre IPod. Olha o braço do Ronaldinho na capa do game de soccer da Fifa.

Dois jornais publicam a mesma foto e um elimina o negro, enquanto arranjam um olho aberto para Angelina Jolie.

Viva o Humor. Ele está em alta na televisão


Enquanto o Ceará exporta profissionais do riso para atrair turistas, as emissoras de TV investem no produto e beneficiam artistas cearenses como Alex Nogueira e Bené Barbosa, o Papudim.

O jornal Agora de SP diz que as emissoras resolveram investir no humor, como a saída para resgatar público para seus horários nobres. Dois produtos da nova safra do riso são o quadro "Saco de Risadas", do "Domingão do Faustão" (Globo), que estreou no último domingo, e o humorístico "Uma Escolinha Muito Louca", que a Band colocará no ar no mês que vem.

O primeiro tem seis humoristas no elenco e traz, a cada domingo, três deles se revezando no palco, ao vivo, contando piadas ou fazendo imitações. Os textos são supervisionados pelo roteirista Claudio Torres Gonzaga, de "A Grande Família".

Já a Band vai ressuscitar um dos mais antigos formatos do humor brasileiro, do qual Chico Anysio é o mestre: a escolinha freqüentada por personagens bizarros e engraçados.

Com Chico Anysio na Globo pelo menos até 2012, a Band colocou o cantor Sidney Magal à frente de seu projeto, na pele do professor.

As emissoras já travam uma disputa nos bastidores. Para o "Saco de Risadas", a Globo contratou o comediante baiano radicado em São Paulo Luiz França. Após participar do quadro "Quem Chega Lá", do "Domingão do Faustão", ele planejava entrar para a "Escolinha", quando a Globo fez a contraproposta, e ele acabou mudando de idéia.

"A Globo me procurou e fez uma proposta melhor", diz. Assim, tornou-se o sexto nome do quadro, que já tinha fechado com Renato Piaba, Alex Nogueira, André Silveira, Bené Barbosa e Wagner Trindade (veja na pág. ao lado).

O "Saco de Risadas" terá até gravações externas. No dia 16 de novembro, Luiz França conversará ao vivo com Faustão direto do Japão, onde fará shows. A Globo não dá prazo de duração para o novo quadro, o que significa uma coisa: fica no ar enquanto não perder a graça e, claro, audiência.

Empolgada com o sucesso do "CQC" (Custe o que Custar), misto de jornalismo e humor, a Band investe no filão e estréia em novembro "Uma Escolinha Muito Louca". A atração deve ir ao ar no horário nobre.

A emissora não divulga o horário em que o programa irá ao ar, mas a reportagem apurou que será de segunda a sexta e terá 40 minutos. O objetivo é colocá-lo no horário atualmente ocupado por programas evangélicos. No lugar deles, vão entrar corpos esculturais, como o de Ana Balanço, interpretada pela dançarina Adriana Bombom, que vinha fazendo participações em programas da TV desde a extinção do "Planeta Xuxa", em 2002, no qual era dançarina e assistente de palco.

O SBT aproveitará o Teleton, nos dias 7 e 8 de novembro, para fazer testes com humor. Dependendo da opinião de Silvio Santos, têm chances de ir ao ar em 2009. Silvio está impressionado com o "CQC" e gosta do "Pânico na TV" (Rede TV!). Foram convocados o grupo Deznecessários e comediantes como Bruno Motta, que já fez participações no "Altas Horas" (Globo). Todos gravaram quadros que irão ao ar durante o programa do SBT.

Radialista é o garoto-propaganda da Calypso



Alguém identificou o garoto-propaganda da Calypso? Trata-se de Moacir, um radialista que atua tanto na área do esporte da POVO-CBN quanto na de informação. É gaúcho e é daqueles indivíduos de bom caráter que a mídia falada ainda dispõe.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Macaco não paga mico em cima de patinete


Os famosos patinetes Segway continuam dando o que falar, principalmente quando se referem aos usuários da Beira Mar, em Fortaleza.

Falamos dos policiais que utilizam o veículo no trabalho de segurança das praias e que acabaram pagando um mico danado via Embratel em recente reportagem da Globo. Pois agora, eu descubro que macacos dirigem aquele patinete melhor do que qualquer ser humano.

É o caso do chimpanzé Pankun, que virou estrela de TV no Japão, depois de aparecer no programa da TBS “Doubutsu Kisou Tengai!”, e no da NTV “Tensai! Shimura Doubutsu-en”, ao qual pertencem as imagens do vídeo abaixo.


Futebol esticado para sustentar a audiência


Em busca de sustentar audiência dessa quarta noturna, a Globo estendeu os comentários do futebol até meia noite (hora de verão). Com isso, ela fazia frente a qualquer possibilidade de o público se mudar para a Record.

No canal da Universal, mais uma etapa do 'Idolos', que atinge a mais uma de suas semi-finais. Apenas 9 candidatos disputam agora o prêmio único de ser o escolhido por um júri que, nesses últimos programas, revelou emocionalidade à flor da pele.

Um gesto de Cid Gomes em favor do humor


Sou um admirador do governador Cid Gomes, de quem tive o prazer de participar do culto ecumênico no dia de sua posse. Torço pelo seu governo, como qualquer bom cearense. E desde ontem, mais um motivo para isso: o sentido de democracia que nutre esse cidadão.

Um humorista havia enviado uma carta ao seu governo, criticando a falta de ação dos órgãos responsáveis pela Cultura, no sentido de utilizar a força do humor como produto de venda para atrair turistas.

Quando um grupo de profissionais do humor montou um projeto para um show em SP, que vai acontecer agora em novembro, ouviu da parte de um dos secretários dele que o projeto fora aprovado e que o governador receberia os profissionais, desde que não constasse no elenco o nome daquele integrante que enviara a carta.

No encontro de ontem com o governador, um deles questionou essa exigência ao que Cid demonstrou desconhecer totalmente a restrição feita a um dos profissionais mais ativos na noite e na história do humor cearenses.

Rapidamente, Cid chamou seu secretário, inteirou-se da ocorrência e ao tomar conhecimento da incorreta atitude de alguém de sua equipe, demonstrou a grandeza dos democratas: exigiu que o nome do humorista continuasse constando do elenco.

Colunista social de volta ao rádio cearense


Lúcio Brasileiro é esse profissional que se tornou referência do colunismo social. Há meia centena de anos, provavelmente, figura entre os que atuam nesse mundo curioso do 'high society'. Na mídia impressa e televisiva, com uma vinculação muito forte com o rádio.

Desde a semana passada, Newton Cavalcante - seu nome verdadeiro - retomou o gosto por fazer programa no chamado sem fio. É na Super Clube. De segunda a sexta, pontualmente ao meio dia, lá está dele dando um toque no rádio.

É um minuto só, mas que se reflete positivo quando se sabe que figuras exponenciais da mídia cearense, mais e mais estão buscando a força do rádio para suas intervenções. No microfone, não é o 'grand monde' que lhe interessa; mas a própria alma humana que ele mais busca desvendar.

CQC: o feitiço se volta contra os feiticeiros


Quem falou que só eles têm direito a curtir com os erros dos outros? Pois agora, a turma do CQC -'Custe o Que Custar', da Band, ganhou um 'Top Five' com todas aquelas abobrinhas que eles cometem durante o programa. É a vingança!...

Um rádio com agradável gosto de bom


Ouvinte de rádio, eu sou. Daqueles que ficam 'zapeando' o dial. Escuto de tudo. E de todas. Agora há pouco, ouvia a Super Clube. Augusto Borges faz um programa bem legal. Um rádio com um agradável gosto de bom.

Fala de tudo, um pouco. Linguagem do povo. Ouve gente de tudo quanto é parte. Ouvintes de papo interessante. Que dizem algo; diferente da conversa de outros que, nas FMs principalmente, não têm nenhuma expressividade.

Aproveitei para ligar para a Tina Holanda, minha ex-produtora, e indagar-lhe se era dela a produção do programa. Não é; mas tem o nível de qualidade que ela imprime ao seu trabalho.

Surpresa: descubro que é de Karla Peixoto, a produção do programa do Augusto. E o nome me remete aos tempos da TV Ceará, canal 2, quando Karla era uma das 'mocinhas' das muitas novelas que a emissora produziu. Ao vivo, diga-se de passagem.

Novela, o gênero esgota-se e a Globo perde


A coluna do Daniel Castro aborda hoje a questão da saturação das telenovelas. E indica que emissoras estão perdendo público com o fracasso dos últimos folhetins.

"A Globo está passando pelo pior momento de sua teledramaturgia. Suas três novelas registram as menores audiências dos respectivos horários desde os anos 70. O trunfo da Globo é que continua líder e muito à frente das redes concorrentes.

A situação é mais delicada às 18h. Nas duas primeiras semanas, "Negócio da China" deu média de 21 pontos na Grande SP, superando o recorde negativo de "Ciranda de Pedra", que marcara 22 no mesmo período.

"Três Irmãs", de Antonio Calmon, tem pior audiência do que a espezinhada "Bang Bang" (2005). Os primeiros 30 capítulos de "Três Irmãs", que apostou no surfe mas não convenceu, deram 26,9 pontos, contra 30 de "Bang Bang".

A novela das oito, "A Favorita", marcou em seus 120 primeiros capítulos média de 37,6 pontos, com sintonia de 56%. No mesmo período, "Duas Caras" tinha 1,3 ponto a mais.

A Globo aposta em recuperação. "As novelas estréiam em períodos do ano diferentes e o comportamento do público varia muito em função disso. É importante considerar também que pode ser precipitada a avaliação de uma novela por trechos delas, sobretudo os iniciais", afirmou em nota.

As novelas da Record e do SBT também caíram no Ibope no segundo semestre. "Pantanal", que deu 14,2 em julho, está com 13,1 neste mês. "Os Mutantes" caiu de 18,1 em junho para 13,7 pontos em outubro."

Publicitário deixa a PF e vai para presídio


Famoso entre o povão bem mais pelas artimanhas que andou cometendo do que como publicitário, Marcos Valério de Souza, réu no processo do mensalão, foi transferido ontem da carceragem da Polícia Federal em São Paulo para o presídio de Tremembé, no interior do Estado.

Valério foi preso durante a Operação Avalanche no último dia 11, sob a suspeita de ter "encomendado" um inquérito para prejudicar dois fiscais da Fazenda paulista.

Segundo a PF, o publicitário foi contratado pela Cervejaria Petrópolis, que havia recebido uma multa de R$ 104 milhões aplicada pelos fiscais. Marcos Valério e a empresa negam possuir qualquer vínculo com o inquérito falso aberto contra os funcionários da Fazenda.

Para o advogado Marcelo Leonardo, a prisão de seu cliente não se justifica e coloca em risco a vida de Marcos Valério, que teria recebido ameaças de morte. A defesa deve entrar com um pedido de habeas corpus no TRF (Tribunal Regional Federal) em São Paulo ainda hoje.

Que manchete mais 'infernal' essa do Estadão


Empresa de TV tem perda de R$ 64 milhões


A crise é forte e a 'blindagem' brasileira parece de papel crepom. Leio no Estadão que a Net, maior empresa de TV por assinatura do País, teve prejuízo líquido de R$ 64 milhões no terceiro trimestre, ante lucro líquido de R$ 51 milhões no mesmo período do ano passado.

"A receita líquida subiu 27% na mesma base de comparação, para R$ 948 milhões de julho a setembro de 2008. No acumulado de janeiro a setembro, a Net teve prejuízo líquido de R$ 4 milhões, ante lucro de R$ 112 milhões nos nove primeiros meses de 2007. A receita acumulada nos três trimestres cresceu 27%, para R$ 2,669 bilhões.

Apesar do resultado negativo, a empresa demonstra otimismo. Em teleconferência, o presidente da Net Serviços, José Félix, voltou a dizer que a procura por serviços de telecomunicações "será intensa", independentemente do ritmo de crescimento do País. Ao mesmo tempo, o diretor-financeiro da operadora, João Elek, disse que a crise não interfere no plano de aquisições da Net."

FA7 discute papel do assessor de comunicação


Essa é, principalmente, para quem atua na área de assessoria de Comunicação Social. A FA7 realiza hoje, a partir das 19 horas, seminário sobre o tema Assessoria de Comunicação Integrada: Um panorama das organizações cearenses.

O encontro vai acontecer no auditório da entrada principal do estabelecimento, com os cases do BNB, AD2M (Mauro Costa) e Fundação Konrad Adenauer (o grande chapa Miguel Macedo).

O pessoal de O Povo leva mais uma premiação



Hoje é dia de bater palmas: para o artista plástico de O Povo, Carlus Campos que ganhou o 1º Festival Internacional do Humor do Rio de Janeiro (Prêmio Desenho de Imprensa 2008) com o trabalho “História sem muitas palavras”, publicado no caderno Vida & Arte, do dia 27 de abril deste ano.

E para a turma responsável pela série "Mares, Desertos e Chuvas no Sertão", que conquistou o Prêmio Embratel. A nominação vai para os jornalistas Demitri Túlio, Cláudio Ribeiro, Luiz Henrique Campos e Rafael Luis.

Ô bando de cabras bons!...



Visite o site do FESTIVAL

terça-feira, 21 de outubro de 2008

E hoje foi o dia mundial da 'anti-pirataria'



Alguém lembrou-se aí que hoje foi o Dia Mundial da Anti-Pirataria? Nem eu. Pois fique informado sobre a data, que ela existe.

Foi a Microsoft quem a instituiu. Nesse dia foi feito um lançamento simultâneo de iniciativas educativas e ações legais em 49 países para combater o sofisticado comércio ilegal de software pirata e falsificado.

Os programas anunciados neste dia incluíram campanhas de conscientização sobre a propriedade intelectual, compromisso com os negócios dos sócios, foruns educativos, capacitação em aplicação de leis e novas ações legais contra os falsificadores piratas.

Humor do Ceará busca incrementar turismo



E o governo do Ceará incluiu o humor como produto de venda para atrair turistas para nosso Estado. Li no blog do Eliomar que um grupo de humoristas está sendo recebido pelo governo Cid Gomes, agora a tarde.

Eles tratam do projeto "No Ceará é assim - O melhor humor do mundo", a ser desenvolvido em SP, de 3 a 5 de novembro, no Teatro Brigadeiro, em São Paulo.

"Entre os humoristas listados para os espetáculos estão Rossicléa, Zé Modesto, Paulo Diógenes (Raimundinha) e Augusto Bonequeiro", escreveu Eliomar de Lima.

A versão 'chicana' das novelas brasileiras


Foi-se o tempo em que novela brasileira era vendida no escuro para o estrangeiro. Agora, os compradores internacionais querem textos para uma adaptação com atores locais.

É o caso do acordo firmado pela Globo com a mexicana TV Azteca, com quem a rede brasileira deve co-produzir uma novela para 2009. Estão sendo escolhidos textos brasileiros a serem adaptados e produzidos no México.

Entre as tramas mais cotadas para ganhar uma versão "chicana" estão Baila Comigo e Por Amor, ambas de Manoel Carlos, e Dancin? Days, de Gilberto Braga.

A parceria da Globo com a TV Azteca segue os mesmos moldes da que a rede tem com outra emissora do grupo Salinas, a Telemundo.

Esse acordo caminha em passos mais adiantados, uma vez que já está sendo produzida a versão em espanhol de O Clone. Mais de 100 capítulos já foram adaptados e as gravações da novela devem começar no início de 2009, na Colômbia. Tudo com supervisão da Globo.

A estréia da versão hispânica de O Clone na Telemundo está prevista para abril.


Com informações do ESTADÃO

Crise na Rede TV atrasa salários de todos


O Emílio Moreno, o mais novo contratado do sistema Jangadeiro, escreveu no seu Liberdade Digital que a Rede TV no Ceará está em vias de recuperar o seu espaço. Bem diferente da situação nacional, onde a crise da emissora atrasa salários até de apresentadores

A colunista Fabíola Reipert, do jornal Agora de SP, diz que o clima é tenso na Rede TV!, em Alphaville. Apresentadores como Marcelo Rezende, por exemplo, estão sem salário desde o dia 14.

Diretores (até da cúpula) e produtores, também. Há quem diga que Luciana Gimenez e Daniela Albuquerque, mulheres dos donos da Rede TV!, também sofrem com atrasos de salários na emissora. A assessoria da Rede TV! não comentou o assunto.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O suplício de Marta no programa do Datena


E a saia justa da semana passada fica por conta da candidata à Prefeitura de SP, Marta Suplicy. Ela foi ao programa do Datena, na TV Bandeirantes e cometeu uma pequena gafe. Veja o vídeo e acompanhe o troco dado pelo apresentador José Luis Datena.


Deu Regininha Duarte em 1º lugar do Top Five


E a Regininha Duarte, da TV Diário, acabou sendo a figurinha da semana no CQC. Uma entrevista do seu programa ganhou o primeiro lugar do Top Five, quadro que reune os lances mais bizarros do meio televisivo.

Também pudera. À pergunta da apresentadora a uma sexóloga - "se a penetração do sexo masculino no ânus de alguém quer dizer que ele seja homossexual" -, a resposta da 'especialista' - "NÃO" -, é algo para mudar os anais (ops!) de qualquer baitolagem.

Um blog sem palavras para se dizer tudo


Um exemplo raro de como se dizer TUDO sem precisar escrever NADA. Eu falo do THE BROKERS WITH HANDS ON THEIR FACES BLOG.

É uma seleção de imagens do que tem provocado a queda nas bolsas, entre gente que atua nesse ambiente e gente que investiu seus dólares.

Locução de FMs com os dias contados


Eu li no blog do Gabriel Passajou, um texto interessante do DJ Sérgio de Marco, coordenador artístico da Verde Vale FM em Mineiros (GO), onde ele fala sobre a saturação do tipo de locução jovem das FMs.
"Na minha opinião a tal da locução jovem está com os dias contados.
” E agora, mais um sucessoo pra você!!” ( música )
” Você ouviu uma das mais tocadas por aqui, após o break a gente volta”… ( break )
” ok, já estamos de volta com mais música aqui na melhor!” .

Com a chegada de novas midias, o rádio está perdendo muito espaço e precisa cativar, trazer o ouvinte de volta, com uma locução parecida como eram as FM’s no começo dos anos 80, onde não tinha muitos anunciantes, e logicamente o break comercial era menor, as condições técnicas não eram das melhores ( cartuchos engasgando, etc… ), o locutor devia ser bom no improviso para tapar eventuais furos, entender sobre o artista que estava executando no ar, saber que o U2 era da Irlanda, que o Freddie Mercury cantava em carreira solo, mas era o vocalista do Queen, etc…

Hoje o cara parace um robozinho: Anuncia música/chama o break/volta com música/ …
Nas rádio ditas ” jovens “, raramente se ouve um papo inteligente entre o locutor do estúdio e o da móvel, em eventuais ” blitz “.
As populares preenchem essa lacuna com horóscopo, fofocas, etc…e não raro, a programação musical é parecida com as ” jovens “

Lema dos anos 90!
Muita música, pouco papo!
Mas agora mudou, é melhor ouvir música no Ipod, mp4, celular…escolher só minhas canções preferidas.
Já que o comunicador não fala comigo ( sim, comigo! estou ouvindo ele, tem que dirigir-se a mim ).
Pode ser comunicação jovem, ( que hoje gosta de de diversos estilos musicais ), mas tem que cativar o ouvinte, só dizer que daqui a pouco tem mais música não cola mais."
Leia o artigo completo