quinta-feira, 31 de julho de 2008

E o Governo suspendeu o leilão do centro

* E o Eliomar deixou recado nos comentários do GENTE DE MÍDIA, onde também postei informação acerca do leilão do Centro de Convenções. Resolvi compilar diretamente do seu blog, o post seguinte.

O Centro de Convenções do Ceará vai à leilão

* Paulo Limaverde foi quem deu a pista: o Centro de Convenções de Fortaleza está na pauta dos leilões da empresa Graça Medeiros Leilões. Fui atrás e confirmei no site da firma.

* O anúncio diz que será na próxima semana que o centro vai ao pregão, e a execução se deve, provavelmente, a dívidas com a Justiça do Trabalho já que é anunciado para a 6ª Vara.


Repassei a informação para o Eliomar de Lima.

Rosemberg Cariry gravou DVD de Fagner

* Fagner está hoje na edição do carioca O DIA. Fala sobre seu DVD de 35 anos de carreira. Taca o pau no ex-ministro Gil. E lembra que no dia 28 de janeiro de 2000, quando subiu ao palco do Centro Cultural Dragão do Mar, suas pernas tremeram.

* "Diante dele, 40 mil conterrâneos o esperavam para fazer coro a 20 de suas canções mais emblemáticas, inclusive ‘Canteiros’, que Fagner não cantava há mais de duas décadas, por conta de uma briga judicial com as herdeiras de Cecília Meireles, dona do poema que ele musicou.

* Ano passado, Fagner descobriu que o cineasta Rosemberg Cariri (“cearense astuto”, ele diz) havia registrado o show, que virou o lançamento ideal para celebrar seus 35 anos de carreira. “É um presente encontrar as imagens desse show. Recompõe um material muito importante da minha vida.”

A menina Maisa vira show do Silvio Santos

* Ela é um fenômeno. Eu a considero a nossa Shirley Temple. Com apenas 6 anos, ela é show. Falo da menina Maisa, que faz o "Sábado Animado", no SBT. Agora, Silvio Santos resolveu convocá-la para virar atração de seu "Programa Silvio Santos". A estréia é domingo (3), a partir das 14h.

* O que é que ela vai fazer? No palco, ela vai conversar com o apresentador. "Silvio fará perguntas dos telespectadores à apresentadora. Acredito que será um sucesso", disse o diretor.

* Além da participação da pequena Maisa e das câmeras escondidas de praxe, o programa terá ainda a presença da cantora Roberta Miranda, que cantará seus maiores sucessos, entre eles "A Majestade, O Sabiá" e "Meu Primeiro Amor".

* O jogador de futebol Vampeta, a apresentadora Nani Venâncio, a cantora Adriana Ribeiro e os atores de "Revelação" Elaine Cristina e Jiddu Pinheiro vão disputar o "Jogo dos Pontinhos".

Silvio Santos ainda brinca com o cantor Sidney Magal e a atriz Nanny People no "Jogo das Três Pistas", no qual eles precisam adivinhar, por meio de três pistas, o objeto que o programa sugere.
FOLHA


Um filme bom: 'Um Jogo de Vida ou Morte'


* Um filme com apenas dois atores - e que atores, diga-se de passagem - consegue prender o espectador do começo ao fim. Falo de 'Um Jogo de Vida ou Morte', do inglês Kenneth Branagh. Assisti e divido a dica com vocês: é extraordinamente delicioso.

* Na verdade, trata-se de uma refilmagem de "Jogo Moral" que Michael Caine havia participado em 1972 e que, nesta versão, ele inverte o papel.

* Se no outro era o personagem Milo Tindle, hoje vive o romancista de sucesso que duela com um ator desempregado (Jude Law, esplêndido), que fugiu com sua esposa, em um desafio de inteligência.

* O filme já se encontra nas locadoras e vou repetir o que escreveu o crítico Rex Reed, do New York Observer: ele é "malignamente divertido".

A Globo deu uma escorregada em novela

* Daniel de Castro viu: "A novela "A Favorita" tem abusado da tolerância do telespectador. Segunda, Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) disse a Donatella (Claudia Raia) que seria "quase impossível alguém provar alguma coisa [contra ela] quase 20 anos depois [do assassinato de Marcelo]".

* Na cena seguinte, Glória Menezes comentou que "depois de amanhã" faria "18 anos que Marcelo morreu". Em novela policial, isso faz diferença.

A história de outro vice que não decolou

* Deve terminar hoje a novela do vice à candidatura do PT. Tin Gomes deve ser oficializado. E, hoje também, o radialista Paulo Oliveira, ao comentar o fenômeno Barak Obama na Política, fez uma confidência interessante sobre não ter oficializado seu nome para o pleito como vice-prefeito.

* Paulo disse no seu programa da Verdinha, que o senador Tasso Jereissati ao encontrar-se com ele teria dito: "amarelou, heim?", ao que o radialista teria respondido: "amarelou não, quem ia cuidar do leite das crianças?", referindo-se à possibilidade de não emplacar e ficar desempregado.

* E citou que a emissora a qual trabalha já teria dado o bilhete azul de quatro funcionários que colocaram seu nome para o próximo pleito.

E Iguatu se transforma na capital do riso

* Enquanto Chico Anysio e Tom Cavalcante desembarcam em Fortaleza para show, outros nomes do riso cearense se mandam para Iguatu, onde desde ontem acontece o FHC-Festival do Humor Cearense.



* Já é a quinta edição do festival, reunindo este ano Eri Soares, Augusto Bonequeiro, Rossicléa, Otília, João Cláudio Moreno, Froxilda Fofolete e, ainda, Tom Leite.



* Ontem foi a apresentação de Eri Soares e Augusto Bonequeiro. Hoje à noite, sobem ao palco do Sesc, duas humoristas, Rossicléa e Otília. Amanhã, é a vez de João Cláudio Moreno, humorista piauiense, que imitava Caetano Veloso, na Escolinha do Professor Raimundo, da Rede Globo.

Blog destaca rádio como o veículo ideal


* Quem faz/e/gosta de rádio, não deve deixar de ler o post do Descência do Indescente, falando sobre esse veículo que está um primor.

* "É verdade que o espaço dedicado ao jornalismo no rádio, hoje, não é merecedor de tantos créditos, já que a lei “obriga” as emissoras a reservarem apenas 5% de seu espaço para os “jornais” do rádio, além da obrigatória “Hora do Brasil”.

* "Por outro lado, a publicidade tem garantido 25% da programação da rádio. Muitas vezes esse percentual chega a ser bem maior. Mas já que a realidade é essa, só nos resta tentar mudá-la para melhor."


Gente de Mídia lidera indicação para LD

* Em visita ao Liberdade Digital, do Emílio Moreno, acabei descobrindo os números de uma varredura feita para se saber a origem dos visitantes daquele blog.

* Pois fiquei vivo de feliz, ao confirmar que o nosso GENTE DE MÍDIA está na cabeça da pesquisa feita pelo Google Analytics. Isso só mostra que o blog é pé-quente e faz ponte para os blogs de referências que a gente gosta.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Tom faz desfile de moda de Ricardo Almeida

* Tom Cavalcante, que vai estar em Fortaleza com o 'Chico ponto Tom', é destaque no noticiário da UOL. Não pelo humor, mas como modelo. Ele desfilou ternos de Ricardo Almeida.

* "Ricardo Almeida, nome brasileiro mais famoso da alfaiataria sob medida no país, conhecido nacionalmente pelos ternos que já confeccionou (não confecciona mais) para o presidente Lula, mostrou sua coleção criada para empresários e outros homens endinheirados e elegantes na noite da última terça (29).

* Fora do São Paulo Fashion Week há cerca de dois anos, o estilista escolheu o bar Pandoro como passarela e clientes célebres de sua marca como modelos. O comediante Tom Cavalcante, o apresentador Otávio Mesquita e o empresário e playboy Álvaro Garnero faziam parte do casting de "revista de celebridades", que se estendia a convidados como Sandy, Júnior, Chitãozinho e Xororó e a apresentadora Hebe, grande assediada da noite", segundo a notícia da UOL.

Carla Soraya: 14 anos da morte de Mussum

* A apresentadora Carla Soraya me envia recado - via ANTENA PARANÓICA (o outro blog nosso) sobre os 14 anos da morte do Mussum. Cita, inclusive, o endereço: RFranco para visitas.

* "Quem tiver o Canal Brasil, pode rever grandes sucessos do quarteto. Filmes que marcaram minha infância, continuam conquistando, desta vez minha filha. E é tão bom rever Os Trapalhões", indica a estimada Carla.

* Fui. E meu olhar crítico acabou sendo atraído mais sobre o erro de português que muitos cometem quando necessitam colocar o e o a no texto. Na dúvida do Franco, ele colocou os dois.

Haroldo Holanda revive festivais de música

* Ô coisa boa: o nosso estimado Haroldo Holanda estréia na FM Assembléia hoje, das 17 às 18, com o programa Sons dos Festivais.

* Material de festival é o que não falta. E, nas mãos do jornalista e produtor Haroldo, certamente terá bom uso.

* Haroldo foi produtor do nosso programa "Show do Nonato Albuquerque" e "O Povo Fala" que apresentávamos nas tardes da então AM DO POVO.

* Depois ele foi produzir o programa do Ferreira Aragão na Rádio Cidade e perdi o contato. Bom sabê-lo na companhia de outros bons companheiros da FM Assembléia: Fátima Abreu, Stone, Narcélio Limaverde, Robério Lessa e outros.

* Sucesso é o (mínimo) que a gente pode desejar.
Li a informação no ELIOMAR
.

TT vira livro e nos presenteia com outro

* Não estou aniversariando, mas ganhei um presenTÃO do Tarcísio Tavares. A edição 'Analisando Cinema' com as críticas do LG de Miranda Leão, que desde os tempos de menino-réi já acompanhava pelos jornais.

* Organizado pela Aurora Miranda (e aí, como é que vai a Argentina!), a obra foi editada pela Imprensa Oficial de SP, no ano de 2006. Vale uma perguntinha: por que SP? A imprensa oficial daqui cochilou no ponto?!!!

* E olha que o TT quando presenteia, presenteia meeesmo! Me mandou o livro do Lustosa da Costa sobre o 'TT das Madrugadas'.

* Meu (próximo) fim-de-semana não vai ser o mesmo...

Papudim, 1° cearense no desafio do Faustão

* O nosso Bené Barbosa, o Papudim do humor, é o primeiro dos cearenses a participar da final do 'Quem Chega Lá', o quadro de humor do programa do Faustão.

* Bené está muito confiante de que possa alcançar o objetivo que, nessa etapa final, exige do candidato que ele atinja 6 minutos initerruptos de texto.

* Um dos 'sketches' que ele está levando no bolso de colete tem muito a ver com a Rede Globo e, pelo que nos demonstrou, tem tudo para arrancar muitas gargalhadas.

Record pára de crescer; Globo também cai

* Está na Folha de hoje: "A Record fechará julho com significativa queda de audiência na Grande São Paulo, indicativo de que a emissora estaria desacelerando o crescimento contínuo que registra desde 2006. A Globo, apesar do revés da concorrente, continua caindo. E o SBT, impulsionado por "Pantanal" e por desenhos, finalmente reage no Ibope.

* Até o último domingo (dia 27), a Record tinha 8,4 pontos na média diária (das 7h às 24h), uma queda de 1,2 ponto em relação a junho (9,6) _ou 12,5%. Não foi a primeira vez que a Record caiu nos últimos dois anos, mas foi a maior queda. Em maio, por exemplo, a emissora já tinha retraído 0,4 ponto em relação a abril (baixa de 4%).

* O SBT subiu de 6,7 em junho para 7,2 em julho, reduzindo sua desvantagem para a Record de três para apenas pouco mais de um ponto. A Globo tinha até o último domingo média diária de 16,6, meio ponto a menos que junho. Sem contar dezembro, este julho deverá ser o pior mês da Globo nos últimos anos.

* Em relação a julho do ano passado, a Globo perdeu três pontos e a Record ganhou um. O SBT teve a mesma audiência.

* A Record culpa as férias escolares e a queda do número de televisores ligados, algo que não ocorreu em julho de 2007. "Pantanal" impulsionou o SBT, mas não foi responsável pela queda da Record. No horário nobre, a Record perdeu meio ponto para o SBT, mas continua melhor do que em maio. As maiores quedas da Record foram de manhã e à tarde.

Charge de Sinfrônio mostra bandas diferentes

terça-feira, 29 de julho de 2008

A "stripper" que deseja chegar à Câmara



* O 'GENTE DE MÍDIA' conseguiu descobrir um santinho (?) da candidata que o ex-marido(?) da vereadora Déborah Soft, Jonas, pretende montar (oops!) na Câmara de Fortaleza. Encontrei-o graças à dica do Serginho Aragâo, aluno de Comunicação Social da Unifor, que está com um blog muito interessante.



* Que fique bem claro que não tenho nada contra, quem quer que seja se candidatar a um cargo público eletivo; mas, aqui entre nós, vocês não acham que as referências (?) da propaganda dessa candidata já não estariam ferindo o decoro de qualquer parlamento?



* Ou então...

Divulgada pesquisa Jangadeiro/Vox Populi

* O Jornal Jangadeiro divulgou em sua edição de hoje, os resultados da pesquisa Jang/Vox Populi sobre desempenho dos candidatos ao pleito de Fortaleza.

Espontânea

Luizianne Lins PT) - 19% (manteve 19%)
Moroni Torgan DEM) - 15% (manteve 15%)
Patrícia Saboya - (PDT) - 13% (tinha 10%)
Renato Roseno PSOL) - 1%
*Demais candidatos obtiveram 2% no total
Brancos e Nulos - 10% (era 12%)
Indecisos - 42%

Estimulada

Moroni - 27% (tinha 30%)
Luizianne - 27% (tinha 26%)
Patrícia - 23% (tinha 21%)
Roseno - 2%
Pastor Neto - 2%
Adahil Barreto - 1%
Luiz Gastão - 1%
*Os demais não pontuaram.
Brancos e nulos - 7%
Indecisos - 10%
* Foram entrevistados 700 eleitores nos dias 25 e 26 deste mês. A magem de erro é de 3,7 pontos percentuais


Rejeição

Luizianne - 30% (era de 33%)
Moroni - 24% (manteve 24%)
Patrícia - 6% (era 4%)
Pastor Neto - 5%
Adahil Barreto - 3%
Silvio Frota - 2%
Não vota em nenhum - 5%
Vota em qualquer um - 4%
Não sabe - 17%

2º Turno

Moroni x Luizianne

Moroni - 46% / Luizianne - 40%
Brancos/Nulos/Nenhum deles - 9%
Não sabe - 6%

Moroni x Patrícia/

Patrícia - 48% / Moroni - 38%
Brancos/Nulos/Nenhum deles - 8%
Não sabe - 6%

Patrícia x Luizianne

Patrícia - 50% / Luizianne - 36%
Brancos/Nulos/Nenhum deles - 9%
Não sabe - 5%
Margem de erro - 3,7%
Foram 700 eleitores entrevistados nos dias 25 e 26 deste mês.

TV Jangadeiro sobe na audiência local

* Clima de satisfação nos corredores da TV Jangadeiro. É que os últimos números do Ibope confirmam a tendência de retomada da audiência em toda a grade local da emissora.

* Da linha de show - Na Boca do Povo -, aos programas de humor - Panelada da Babalu -, passando pelos tele-noticiosos - Barra Pesada, Jornal Jangadeiro, Primeiro Plano - e até os 'merchanders' - Desafio da Jangadeiro e Qual é o Preço? - cresceram na preferência do público.

* Um dado bastante curioso é que até o programa da Matu Macedo, que versa sobre culinária, antes ocupando o quarto lugar deu um salto e já está no segundo psoto, disputando até mesmo com a Globo a liderança.

* Resultado de uma política onde a 'prata de casa' vem sendo valorizada pela nova direção - leia-se Nilo Sérgio e Chagas Vieira.

Deborah Soft deseja continuar vereadora

* Em meio a campanha eleitoral, alguém deve se perguntar 'por onde anda Deborah Soft', a 'stripper' eleita vereadora e de quem nunca se leu ou ouvir falar nada em termos de projetos. Ela é candidata, sim. Mas em outro domicílio.

* O 'Em Off' desta semana, revela que a parlamentar agora tenta eleger-se em Maracanaú. A vaga dela em Fortaleza poderá ser ocupada por outra 'stripper' lançada - adivinhem?! - pelo ex-marido de Deborah.

* Trata-se de Kátia Heffner. "A moça explora na Capital um clube de swing (troca de casais). Até aí nada demais, afinal o que interessa – ou deveria interessar – são as propostas que apresenta para Fortaleza", informa o Em Off.

ECAD vai ter que prestar contas

* Compositores de música ligados ao ECAD não deixem de ler artigo de Daniel Campello, no Consultor Jurídico. Nele, abordagem séria sobre a arrecadação e distribuição feita pelo escritório e cuja publicidade ele terá que prestar aos seus associados.

* Numa avaliação do articulista, "o site do Escritório na internet (www.ecad.org.br) informa que, em 2007, foram arrecadados R$ 302.206.444,00; já distribuídos, R$ 250.490.071,43. Para onde teriam ido os mais de 50 milhões de reais não distribuídos?

* Ainda: a distribuição feita no ano de 2007 contemplou 100 mil titulares de obras, num universo de mais de 210 mil titulares associados às associações que compõem o Escritório. Pode ser considerada equânime uma distribuição que contempla menos da metade dos titulares associados?"

"O Jogador" de hoje com Fafá de Belém

* O programa "O Jogador", da Record, receberá nesta terça-feira (29) a cantora Fafá de Belém e a dançarina e atriz Scheila Carvalho. Além delas, Syang, Luiz Ayrão, Mateus Rocha e Léo Jayme também disputarão o prêmio de R$ 50 mil da atração.

* Fafá de Belém e a dançarina e atriz Scheila Carvalho participam de "O Jogador" com Syang, Luiz Ayrão, Mateus Rocha e Léo Jayme
A cada episódio, "O Jogador" reúne seis celebridades para disputar o prêmio, em uma competição de perguntas e respostas. Os participantes não têm acesso à pontuação de seus concorrentes e precisam saber blefar.

* O game show é uma adaptação do programa "Pocker Face" --um formato licenciado pela Fremantle, produtora internacional.

* O programa teve grande audiência nos 11 países em que foi produzido, entre eles Dinamarca, Alemanha, Portugal, Suécia, Austrália, Rússia, e alguns países da América Latina, como México e Colômbia.

* Em sua segunda temporada no Brasil, "O Jogador" é apresentado por Ana Hickmann e Britto Jr., sob direção-geral de Wanderley Villa Nova, e exibido sempre às terças e quintas, após a novela Chamas da Vida.

(Informações da Folha)

Estado lança concurso Adísia Sá de Jornalismo

* O jornal O ESTADO lançou Concurso Cultural Adísia Sá de Jornalismo. É para incentivar o talento dos participantes e premiá-los pelo desempenho na elaboração de matérias para o jornalismo impresso, com temática livre.

* Aberto a estudantes matriculados nos cursos de jornalismo e/ou comunicação social em universidades devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação, a participação é gratúita.

* As inscrições estarão abertas de 05 de agosto a 05 de dezembro de 2008. O interessado deverá inscrever-se na coordenação de seu curso ou na sede do Jornal O Estado, Rua Barão de Aracati, 1320 - Aldeota.

* O 1º lugar receberá 8 mil reais em prêmio, assim como um contrato de estágio no Jornal O Estado, com duração prevista de 12 meses. O 2º 4 mil; o 3º 2 mil e todos terão matérias publicadas no Estado.

Informações: Estado

segunda-feira, 28 de julho de 2008

O humor cearense em debate no 'Da Hora'

* O 'Da Hora', desta segunda feira, depois de voar pelos clássicos da Filosofia, resolveu aterrisar em boa hora no Ceará e falar do humor da terrinha.

* A historia de como o movimento do humor começou e tem hoje mais de 60 pessoas integradas no showbiz está sendo contada.

* Lailtinho Brega, João Neto, Meirinha, Karla Karenina, entre outros, discutem o 'boom' do humor. Há, inclusive, discussões interessantes sobre o começo de tudo.

* Mas o que é bom registrar aqui é que o programa do Rodrigo, da TV União, deu um tempo nas discussões filosíficas, transcendentais - e caiu de boca numa realidade bem pé no chão.

Cachorrada na GNT a partir de setembro

* Para quem achava que a Luisa Mell não faria escola, esta notícia cai como uma bomba: a GNT vai lançar um programa sobre cães.

* Terça, 2 de setembro, é a data de estréia do 'Pet.doc', o programa que vai mostrar como uma cachorrada pode melhorar o faturamento de veterinários, donos de 'pet-shops' e, evidentemente, de televisão.

* A chamada é bem mais bem feita do que a da estréia, sábado próximo, de 'Mulheres Possíveis'. Certamente, a emissora não está botando tanta fé nesse pgm de gente.

Estão abertas as inscrições para o 'Astros'


* Os vencedores dos festivais terão a chance de se apresentar para os jurados em São Paulo, com todas as depesas pagas, além de terem suas histórias contadas na atração. A partir daí, eles concorrem normalmente com os outros candidatos do programa e podem ganhar um carro 0Km na final do respectivo mês.

* O "Astros: Seleção de Todos os Cantos" começa em Fortaleza/CE, no dia 23 de agosto, às 20h, no Arena Show e contará com a participação do apresentador do Beto Marden. Os interessados podem conseguir mais informações nos contatos abaixo.

SERVIÇO
Telefones: (85) 3091 9035 / (85) 8863 6313
E-mail: astrosemfortaleza@hotmail.com
Data: 23/08/2008 (Sábado)
Horário: 20h
Local: Arena Show - Fortaleza/CE

Lígia e Beto do 'Astros' estão em Fortaleza


* Quem está em Fortaleza, para curtir o Fortal e preparar terreno para a seleção de candidatos, é a dupla Lígia Mendes e Beto Marden, que apresenta 'Astros', o pgm do SBT que substituiu 'Ídolos'.

* Solícitos, eles estiveram no programa da Maísa Vasconcelos nesta segunda feira, onde falaram sobre a seleção que apontará os concorrentes de Fortaleza para a edição do 'Astros'.

Olha que beleza de manchete de O Povo


* Parabéns ao Thiago Cafardo.

A campanha da ABI: Uma vírgula, muda tudo

domingo, 27 de julho de 2008

A novela favorita da Globo é mesmo a das 6


* Não é a mais a novela das 8 que é a favorita do público. Enquete realizada pelo site Na Telinha revela que é o horário das 6 o mais preferido.

A equipe global que vai à Pequim em agosto

* Nem Cléber Machado, nem Luiz Roberto, além de Falcão, Caio e os comentaristas de arbitragem, foram escalados pela Globo para a cobertura das Olímpiadas em agosto que vem.

* A equipe é formada por Galvão Bueno, Sonia Bridi, César Tralli, Pedro Bassan, Marcos Uchôa, Pedro Bial, Glenda Kozlowski, Tadeu Schmidt, Ernesto Paglia, Mauro Naves, Renato Ribeiro, Régis Rösing, Eric Faria, Carlos Gil, Abel Neto e Bruno Laurence.

Cultura do selinho atrai até machões globais

* Selinho entre 'machões'.
Hum-rum!...

Por que as aberturas de novelas são antigas

* Alguém me perguntou por que a maioria dos temas de abertura das novelas recentes da Globo são composições quase sempre antigas. Isso se deve a uma briga entre a emissora e o ECAD-Escritório Central de Arrecadação e Distribuição.

* Quem contou toda essa história foi o Pedro Alexandre Sanches, no artigo De quem é a música da Carta Capital.

* Segundo ele, o compositor Tim Rescala abriu processo contra a instituição, que centraliza o recolhimento de direitos autorais de 260 mil associados. O ECAD contraatacou. Viu que a Globo é quem estaria por trás de tudo.

* "Rescala, além de ter usado O Globo como veículo de protesto, trabalha para a tevê do grupo desde 1989. Prestador de serviços terceirizado à Globo, é autor de temas incidentais usados em programas como 'Zorra Total', 'A Escolinha do Professor Raimundo' e 'Hoje É Dia de Maria'."

* Para ter autorização de usar as músicas do ECAD, a Globo (bem como as demais emissoras), tem de pagar taxa mensal - de 2,5% de todo o faturamento da Globo (o que equivaleria, até um mês atrás, a cerca de 16 milhões de reais mensais, 192 milhões por ano). A rede contesta esse valor e deposita, em juízo, 4,1 milhões de reais mensais.

* A reportagem, porém, diz que não é só briga pessoal de Rescala. Roberto Ferigato, autor de trilhas de esporte radical e fornecedor de fundos musicais para o SBT e a Record, além de outros 24 autores, movem ação semelhante contra o Ecad.

* "A Globo alega que o Ecad está querendo ser sócio dela. Mas, se tirar a música, acabou a Rede Globo," retruca José Antonio Perdomo, que na opinião de Tim Rescala é "o Eurico Miranda do Ecad".

Blogueiro condenado por propaganda eleitoral


* Deu no blog do Ricardo Noblat que leu no Jornal do Brasil.

Logos de empresas que sugerem obscenidades

* Quem trabalha nesse meio, sabe o que é um 'logo'. É o símbolo de um produto ou de uma empresa capaz de distingui-los à primeira vista. O blog ANTENA PARANÓICA listou alguns logos que sugerem obscenidades, muito embora não tenham sido feitos com essa finalidade.

Enfermeiras à Bordo


Anúncio de um imóvel na terra do sol nascente


O dentista e sua paciente


O construtor Anthony Byrne vende mesmo o quê?


O 'estilo' do A e o logo desse centro pediátrico


Esse 'mouse'' não parece outra coisa?


Esse duplo K é apenas o logo de uma farmácia

VIA

Como um daltônico vê o Google

sábado, 26 de julho de 2008

As 'novas caras' do humor não são do Ceará

* A revista ISTOÉ com data de 30 de julho traz matéria sobre os novos humoristas do Brasil. Curioso: entre as 'novas caras', nenhuma cearense.

* A lista cita aqueles que fazem "independentemente do estilo de comédia, [...] um humor moderno, afiado e focado na inteligência irradiado da internet e do teatro e que possui grande afinidade com a linguagem da tevê".

* Na matéria de Natália Rangel sobre as novas caras do humor brasileiro, a revista elege Rafinha Bastos, do CQC, e que apresenta 'A arte do insulto' no Teatro; Marcelo Médici que estrela a peça 'Cada um com seus pobrema', além de citar Oscar Filho, Marcela Leal, Danilo Gentili (o 'repórter inexperiente' do CQC), Marcelo Adnet e a dupla Juju e Já, de Brasília.

O Fortal da tv não tem a força do nome

* Estava me segurando para não comentar a transmissão do Fortal pela tevê. Ora, porquê! Porque como telespectador espero sempre informação. Imagens da festa que fala por si e informação.

* Mesmo em meio à diversão, informação é tudo em qualquer mídia. Mas nas duas transmissões televisivas do Fortal-2008, essa lição básica dos cursos de Comunicação passa desapercebida.

* Ah! alguém vai dizer que, na cobertura, tem gente que não é do meio jornalístico, o que é verdade. Pior do que não ser profissional, é ter alguém que não conhece a realidade da cidade, não distingue as pessoas com quem conversa e nem tem queda para apresentador.

* Porque pior do que não ter perfil de repórter, é querer fazer graça sem ser engraçado. Em alguns momentos, tinha-se a impressão de que tinha gente embriagada em frente as câmeras - chamando atenção para si, quando o foco é o Fortal.

* As transmissões ficaram devendo ao telespectadr, algo que não fosse apenas o passar lento da multidão no corredor da folia e, diante de uma câmera, improvisassem uns passinhos.

* Confesso que fiquei com saudade dos tempos em que tínhamos Carla Soraya, Maísa Vasconcelos, Chagas Vieira, Jayme Ribeiro e outros que, nas reportagens do Fortal, conseguiam nos dar informação e não somente enchimento de linguiça.

Tom Cavalcante satiriza amanhã 'Ídolos'

* Parodiar programas de sucesso não é nenhuma novidade. Aqui mesmo, o Amadeu Maya (Babalu) criou o 'Desastros' para satirizaqr o 'Astros'. Agora é o 'Show do Tom' que estréia amanhã "Ridículos", sátira ao "Ídolos".



* Se na Jangadeiro, a idéia Maurício Silva, da 'Panelada da Babalu' é fazer sátira ao pessoal dos 'Astros' do SBT, na versão da Record o objetivo é aproveitar fichas e materiais de candidatos ao sucesso que chegam em suas mãos.



* E não é só concorrentes a cantor não; serão apresentados humoristas e até candidatos a apresentador de TV. A bancada será composta pelo João Canabrava, o Alexandre Frota, o Mendigo e o Tiririca.



Com informação da FOLHA

O assassino de 'A Favorita' é mesmo Gonçalo

* Ao contrário de outros folhetins que passam o tempo esticando o mistério em torno de 'quem matou quem', 'A Favorita' promete revelar o mistério sobre quem é o assassino do personagem Marcelo, logo logo. Seria Gonçalo, personagem de Mauro Mendonça.

* A colunista Keila Jimenez no Estadão conta hoje que o assassino de Marcelo será revelado, assim também como a identidade do filho seqüestrado de Donatela (Cláudia Raia).

* Gonçalo (Mauro Mendonça) é apontado como provável assassino. Ele teria matado Marcelo por acidente, após uma discussão em que descobre que o rapaz é filho de Copola (Tarcísio Meira). Já o filho de Donatella pode ser Halley (Cauã Reymond).

* Calma, ele e Lara (Mariana Ximenez) não são irmãos. Halley seria fruto de uma pulada de cerca de Donatela.

Hoje é dia do programa da pequena Maísa

* Ela já era sucesso bem antes do CQC mostrar suas inteligentes reações diante dos problemas que surgem no ar. Falo da artista mirim Maisa, seis anos, que hoje tem o programa no SBT. Silvio Santos quer dar asas a menininha para vôos maiores.

* Maisa vai ganhar um quadro semanal no "Programa Silvio Santos" (SBT), de acordo com Silvia Abravanel, diretora da atração.

* A primeira participação foi gravada na sexta-feira, dia 18, e ainda não tem data para estrear. Espontânea e bem-humorada, Maisa é sucesso na TV e na internet, apresentando o programa "Sábado Animado". Ela é uma espécie de Shirley Temple brasileira.

O Ceará na rota da caça dos candidatos ao BBB

* Já postei por aqui que os produtores do Big Brother vão sentar praça em 10 estados. O Ceará está na lista. É para selecionar candidatos para a 9ª edição programa.

* A partir de agosto, a produção circula pelo Rio, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná Ceará e Pernambuco, onde fará teste e captará imagens com possíveis candidatos.

* Um ítem que rende em termos de audiência são os vídeos hilários, que a produção do BBB não dispensará.

* E eu leio no Zoeira que o programa vai ampliar a faixa etária dos participantes. A Globo garante ter interesse em candidatos com idades entre 35 e 45 anos e em selecionar pelo menos dois participantes com mais de 45 anos.

* Se você me perguntar por que a abertura da faixa etária, eu respondo que é para aumentar as diferenças entre os participantes e, com isso, os conflitos dentro da casa.

* Quem estiver interessado em fazer inscrição busca o site (http://bbb.globo.com) permanecem.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

NET reprisa Jornal Jangadeiro no canal 37

* Uma surpresa que nem eu sabia: o canal 37, da NET, está ocupado neste exato momento pela transmissão do Jornal Jangadeiro.

* A edição da tarde desta sexta feira, apresentada por Juliana Castanha e Reginaldo Aguiar, é reprisada pelo canal em que a NET apresenta toda a sua programação.

Rolling Stones mudaram de gravadora hoje

* Neste sábado, Mike Jagger completa a idade da aposentadoria: 65 anos. E com mais de 44 anos de estrada, o seu grupo Rolling Stones muda de gravadora.

* A banda assinou contrato nesta sexta-feira com a Universal Music, a maior gravadora da atualidade. A banda inglesa deixou, depois de mais de 20 anos, a EMI.

* A nova gravadora dos Stones não divulgou valores nem detalhes do contrato, apenas que os próximos discos da banda e o seu catálogo fazem parte do novo acordo. A Universal planeja uma campanha de longo prazo para relançar todos os álbuns.

* No ano passado, os Stones ficaram no topo da lista dos músicos mais ricos da revista americana Forbes. A estimativa é que ganharam 88 milhões de dólares entre junho de 2006 e junho de 2007, boa parte com a turnê mundial A Bigger Bang.

* Se a gente somar a idade dos integrantes - Mick Jagger faz 65 anos (neste sábado); Keith Richards, 64 anos; Charlie Watts, 67, e Ron Wood, 61 -, chega-se a exatos 257 anos.

Se você não riu, cuidado para não morrer agora

* Uma ouvinte telefona para uma rádio de Ilhéus, na Bahia, para fazer uma reclamação. Gaga, a denúncia acabou virando o maior sucesso na rede, principalmente devido a excelente edição de imagens.


* Se você assistiu e está conseguindo ler estas linhas, então é porque está bem vivo e morrendo de rir.

Festival de Música Instrumental no BNB

* Quem informa é Luciano Sá, assessor de imprensa do BNB: uma pá de senhores músicos participam semana que vem do III Festival BNB da Música Instrumental.

* São oito concertos de artistas e bandas de São Paulo (Duofel), Rio de Janeiro (Arthur Maia), Maranhão (Cássio Nobre, radicado na Bahia), Paraíba (Costinha) e Ceará (Adelson Viana, Marimbanda, Manassés e Trio Forte).

* Gratuita ao público, a programação acontece no período de 30 de julho (quarta-feira) a 2 de agosto (sábado), no Theatro José de Alencar (dias 30 e 31, com dois concertos, às 18h30 e 20h).

* E no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (dias 1º e 2, com dois concertos, às 20h e 21h30), ambos em Fortaleza, além dos Centros Culturais Banco do Nordeste-Cariri, em Juazeiro do Norte, no sul do Ceará, e Sousa, no alto sertão paraibano.

O 'Bola Fora' na grande jogada da TV Diário

* Nada fala melhor de alguém do que a sua cortesia. Os que são gratos, penso eu, acrescentam uma boa dose de qualidade ao seu crescente de Vida. Caso do Luis Carlos de Freitas, da TV Diário.

* Ele me mandou um e-mail, referindo-se a uma citação que fiz aqui da sua participação no 'Bola Fora'. Escreveu-me: "Faço o quadro "Bola Fora" da TV Diário.

* Lembro que uma vez você elogiou no seu outro blog o meu quadro, dizendo ser engraçado e cultural.

* Quero agradecer as palavras e dizer que continua no ar aos sábados dentro do 'A Grande Jogada'.

* Seu elogio é importante, pois parte de um profissional sério e equilibrado. Muito grato!

* Ainda bem que o quadro vem agradando. O Dentinho, que joga no Corinthians, por exemplo, me pediu um DVD das brincadeiras. Até me assustei. Novamente, grato: Luis Carlos de Freitas (LC Galetto, no Bola Fora)"

* Não tem de Q, Luiz.

Novela política assume outras denominações

'me ame, vice' - a novela

A escolha do vice da candidata Luizianne Lins continua uma novela. A favorita opção do Cid é Tin Gomes. Este sofre 'Malhação' por parte dos que fazem uma 'Ciranda de Pedra' para impedir sua indicação. 'Beleza Pura' para petista seria a permanência de Raimundo Ângelo. O receio dos eleitores é que esses nomes tão 'Mutantes', acabem fortalecendo 'A Cabocla' do PDT.

Humorista cearense em situação dificil

* O humorista Bolachinha, que já atuou em vários programas de tv (inclusive o Show do Tom, na Record) está de cama. Quebrou o pé e está impedindo de se locomover.

* Em ligação feita para o programa do Paulo Oliveira, o ator pediu ajuda do público. Sua situação não é nada boa.

* Desempregado, com mulher e menino para criar, Bolachinha clamava via Rádio Verdes Mares por uma cesta básica e uma cadeira de rodas a fim de sair de cima da cama.

* O radialista Paulo Oliveira se mostrou sensibilizado com o drama do ator que já atuou na TV Diário e que até recentemente era visto na 'Panelada da Babalu'.

* O telefone de contato dele para qualquer tipo de ajuda é 96294228. E ele reside na Travessa Santa Clara, 315, no Bom Jardim.

Dica de cinema: a estréia de 'Era Uma Vez'

* A dica de cinema para férias é a estréia hoje do brasileiro 'Era Uma Vez', de Breno da Silveira. O filme é uma leitura moderna de Romeu e Julieta feita no morro do Rio de Janeiro.

* Assista o vídeo e aproveite para ler matéria do Estadão sobre o filme.

Humor na Imprensa: De 'Tutty', um pouco

Tratamento intensivo

* A crise alérgica que levou Reynaldo Gianecchini à Clínica São Vicente, no Rio, reanimou pelo menos três velhinhas que passaram a noite com o ator na UTI. Todos tiveram alta ontem.
Tutty Vasques

A reação da mídia à passagem de Obama

* O jornalista Nélson de Sá, em sua coluna 'Toda Mídia', destaca hoje a reação da imprensa a passagem de Barack Obama pela Alemanha.

* "O "New York Times" entrou com vídeo da MSNBC, o Drudge com a CBS, o Huffington Post com a CNN. Era o discurso de Barack Obama em Berlim, como John Kennedy em 1963.

* Depois o "NYT" ressaltou do discurso as "relações com a Europa", mais o "mar de gente". Drudge deu de manchete "Parada do amor", mais, como o HuffPost acima, "Povo de Berlim - povo do mundo - este é o nosso momento. A nossa hora".
"Washington Post" e "Wall Street Journal", mais conservadores, destacaram "unidade contra o terror".

* O comício global fez manchete também por aqui, com destaque para os "200 mil", por Globo Online, "Jornal Nacional" etc. No site da alemã "Der Spiegel", cuja edição proclamou Obama "superstar", o editor de exterior ironizou que ele "vai se tornar o 44º presidente dos EUA", afinal, "é mais do que ambicioso -ele quer ser o presidente do mundo"

No Brasil, Frank Sinatra Jr quer ver a Helô

* Quem está no Brasil é Frank Sinatra Jr. O filho da 'voice' que nunca chegou nem a sombra do pai, curte férias no Rio. E hoje, ele pediu para conhecer a Garota de Ipanema da canção de Jobim.

* Helô Pinheiro, a musa inspiradora de Tom, se encontra hoje com Frank Sinatra Jr., ao meio-dia, no hotel Hyatt.

* "Será que ele pensa que eu ainda sou a-que-la garota que o pai dele cantou, com o Tom?", perguntava-se, ontem Helô, segundo li na coluna da Fabíola Reipert.

* Aliás, sabe de quanto é o seguro do baú com as partituras de Frank Sinatra? US$ 40 milhões. A revelação foi feita por Frank Sinatra Jr., filho do homem, em entrevista ao ‘Programa Amaury Jr’, da Rede TV!, no ar hoje, a partir da meia-noite.

* O cantor norte-americano Frank Sinatra Jr. inicia turnê pelo Brasil dia 4. Os ingressos estão todos esgotados.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

O corredor espacial da Praia do Futuro

* O 'Viva Fortaleza' da TV O Povo teve seu 'momento-daniken' nesta quinta feira com reportagem do Fábio Monteiro sobre ufologia. Ficamos sabendo que a Praia do Futuro é a entrada/saída de um corredor por onde circulam espaçonaves alienígenas.

* Tratada com a profundidade de um pires, a matéria ouviu os dois ufólogos + ou - credenciados do Ceará. O Reginaldo Athayde e o professor Agobar, que embora convivam num mesmo campo de idéias têm sérias divergências sobre a maneira de trabalhar. Um estranha o outro mas do que a um ET.

* Agobar é espetaculoso. Por qualquer coisinha estranha, faz o maior escarcéu. Já o conhecemos quando da produção do programa da Maísa. Vivia levando fotos e vídeos de avistamentos, onde a gente não avistava nada.

* Reginaldo é mais sério, comedido. Só fala aquilo que pode explicar, ainda que tenha no programa defendido uma tese surpreendente.

* A de que a praia do Futuro funciona como um portal do corredor por onde circulam as naves extra-terrestres. Ninguém provou nada, mas ficou no ar a quase certeza de que, ali, os banhistas disputamos espaços com ETs de todas as galáxias.

* E para completar, a reportagem focou a questão das ondas ufológicas, ocorrências de avistamentos em profusão que acontecem de 10 em 10 anos e cujo novo ciclo estamos adentrando agora.

* "Alô,alô Marciano, aqui quem fala é a da Terra..."

Belmino tira com o Fausto a melhor prosa

* Belmino, esse post é um recado direto a você e ao mesmo tempo um agradecimento: o recado é para dizer como seu programa é bom. O obrigado é pela entrevista que fez com o Fausto Nilo. Foi a melhor prosa que eu já ouvi.

* Poucas vezes, vi o autor de 'Dorothy Lamour' se derramar de forma tão bem fascinante nas lembranças de quando deixou sua Quixeramobim, família e amigos, e veio para na Fortaleza que ele abraçara desde os tempos quando chegou por aqui.

* Era preciso ser um apresentador como você, Belmino desgarrado de formalismos, para mergulhar nas lembranças do Fausto, de uma Fortaleza verdadeiramente bela, principalmente contada por um poeta que, aliás, ajudou-a a arquitetá-la.

* A leitura do Fausto estudante, do morador na casa dos outros, do notívago percorrendo bares famosos que não existem mais, ou do jovem retornando ao interior para conviver com a passagem do trem da RVC, na ponte enorme do rio ganhando água na invernada, enquanto o ar se enchia de músicas da Voz de Cristal.

* Só mesmo você Belmino para arrumar tudim do jeito seu, macho réi e nos presentear nesta noite de quinta com uma prosa de quem verseja tão bem quanto conversa, sobretudo, sobre tudo.

Knol, provedor concorre com o Wikipedia

* O Google tem novidades no universo da internet. Falo do Knol, um provedor de conteúdos que poderá fazer frente a Wikipedia.

* Ele coloca todo empenho na autoridade dos autores. Só gente de renome em áreas específicas para consulta pelos internautas.

NOTAS SOLTAS: os bastidores do rádio e tv

* A moçada das assessorias dos candidatos à Prefeitura não descansa. E haja informes nas nossas caixas de correspondência. Vou fazer uma enquete para saber quem trabalha melhor.

* A comunicação e o processo eleitoral por meio da Internet, foi o tema que guiou palestra ministrada pelo diretor de Tecnologia e Novos Negócios da AD2M, Apolônio Aguiar, para jovens de Horizonte.

* Dois nomes responsáveis pelos editoriais do jornalismo cearense, Waldemar Menezes e Wilson Nocca, de O Povo e do Diário, são referências.

* Alexandre Frota agora é conselheiro da Record. Ele dirige no 'Hoje em dia' as entrevistas daquele culinarista que agora me falta o nome. (Me ajuda!)

* Falar na Record, não há quem suporte mais a repetição das pegadinhas do 'Programa da Tarde' que a emissora reprisa, reprisa, reprisa, re...

* Vocês já passaram final de tarde pelos canais 14, 15 e 16 da NET? Haja pregador com um blábláblá mesclado com o número da conta bancária. Pô, é falta de respeito não só com os fiéis, com Deus.

* Reforma na redação do telejornalismo da TV Jangadeiro. O pessoal da casa brinca dizendo que é coisa de 'são Nilo', como tem gente chamando o novo superintendente.

* O programa do canal Universitário da FGF, já entrevistou 3 dos candidatos à prefeitura de Fortaleza. Moroni, Gastão e Patrícia discutiram o tema 'a cidade que a gente quer'.

* Roberto Canázio continua atraindo ouvintes no Ceará. A partir de 13 horas, a Globo-Assunção já começa a ganhar maior volume da audiência liderada pelo João Inácio Jr.

* O 'Da Hora' da TV União cada vez mais se afasta das trilhas da galera emetiviana e embarca nos assuntos de papo-cabeça. Esta semana até Shakespeare transbordou por toda telinha.

D. Rosana quer vaga no Big Brother 2009

* A Rede Globo já começou a receber vídeos de interessados em participar do próximo Big Brother. Entre as fitas enviadas, destaque para a de Maria Rosana Conceição.

* Ela começa explicando porque quer uma vaguinha na próxima edição do programa do Bial. Depois de narrar todas as suas mais frêmitas necessidades, digo justificativas, ela arrisca a mostrar seus dons de cantora.

* Bem, dona Rosana certamente não tem voz nem pique para Madonna, nem Amy Winehouse; tampouco o QI (leia-se bundas) das mulheres que lá já apareceram - afinal, a seleção parece levar em conta beleza física das mulheres -, mas se fosse realmente democrático o processo de escolha, você não acha que ela teria direito a uma vaguinha? Veja o vídeo e responda por favor...

Internauta já pode assistir Jangadeiro ao vivo

* O Wanderley Filho me contou que a Jangadeiro está ao vivo, pela internet. Agora o internauta pode assistir toda a programação da emissora.

* Depois do Barra e do meu almoço, fui verificar a novidade. Surgiu a transmissão do 'Qual é o Preço', mas logo em seguida imagem e áudio sumiram. Tentei outras vezes, não consegui.

* Pelo que ouvi do coordenador do setor de informática da emissora, a novidade está em fase de implantação e, provavelmente, deve-se a isso o sumiço da imagem no meu PC.

Sardenberg apresenta jornal direto de Fortaleza

* E quem está em Fortaleza para comandar daqui o seu programa pela CBN é o jornalista Carlos Alberto Sardenberg. O tambem analista econômico do Jornal da Globo apresenta seu programa de forma itinerante. Ontem em PE, hoje no Ceará.

* Hoje com a facilidade da alta tencologia é possível se fazer uma emissão radiofônica como a que Sardenberg comanda, de qualquer ponto do país. De Fortaleza mesmo, já é a segunda vez que o jornalista apresenta o Jornal CBN, do horário do almoço.

* Lamentar que um momento tão significativo como esse não tenha sido anunciado com antecedência como se deve a um veículo de comunicação. Afinal, ninguém vive sem atrair público. Principalmente, quando se tem a chance de ter uma figura tão importante do jornalismo brasileiro como é Sardenberg. Ao vivo.

Quem são os melhores narradores esportivos

* Um internauta leitor do GENTE DE MÍDIA nos indaga qual foi o critério que levou uma emissora de TV de SP a escolher Renilson Souza como um dos melhores narradores esportivos do Nordeste. "E onde fica o Evaristo Nogueira nisso?" questiona ele.

* A informação foi feita no programa do Sérgio Ponte, da POVO-CBN, na última terça-feira quando do jogo Ceará e Corintians. Ponte, inclusive, citou que a TV Cultura pediu o áudio da narração do Renilson para incluir na homenagem dos melhores locutores de rádio do Brasil.

* Ô meu caro leitor, sinceramente, eu não sei qual foi o critério adotado para isso, mas acabo de ser informado pelo pessoal do estúdio que o Sérgio Ponte realmente falou.

Uma fundação a serviço da pesquisa científica



* A força do nome Christopher Reeve continua mesmo depois de sua morte. O ator deixou uma fundação que financia as pesquisas com células-tronco, uma obsessão do intérprete de 'Superhomem' desde que ficara paralítico.



* Desde o início dos anos 80, recebíamos correspondência do ator - maior parte dela deletada quando um problema no computador acabou resultando numa perda de todos nossos arquivos. Hoje com as facilidades do 'pendrive' isso já não nos preocupa.



* Mas, como ia dizendo, a fundação agora está interessada em pressionar os membros do congresso norte-americano para que leis urgentes em benefícios das pessoas especiais possam ser levadas em conta.



* Interessados em visitar o site da fundação Christopher e Danna Reeve podem acessar http://www.christopherreeve.org

Eleitor indeciso faz teste no 'Politicômetro'

* Em muitas cidades, o índice de indecisos em relação à próxima eleição é muito alto. Pensando nisso, a Vejaonline resolveu criar um teste, o Politicômetro que funciona como uma espécie de oráculo para eleitores com esse tipo de problema.

* O politicômetro é um teste de opinião que o situa no campo das liberdades individuais e da relação entre o estado e a economia. A revista pediu ajuda do sociólogo Alberto Almeida, e preparou um questionário com vinte perguntas.

* Assim, a pessoa que consultar o teste tem ao final a sua posição política em um quadrante que tem como eixos os extremos esquerda-direita e liberal-antiliberal.

Jornal carioca fala sobre caso Maria da Penha

* Da edição de hoje de O DIA: As cenas de agressão de Leonardo (Jackson Antunes) à mulher Catarina (Lilia Cabral), em ‘A Favorita’ vêm sendo acompanhadas por uma das maiores representantes da luta contra a violência doméstica.

* A cearense Maria da Penha Maia Fernandes, de 63 anos — que dá nome à lei, em vigor desde 2006, que pune homens agressores — ressalta a boa oportunidade de falar sobre o tema.

* “É importante que a Catarina tenha o conhecimento da Lei Maria da Penha. O autor precisa informar e a novela, apresentar soluções ao público”, opina ela, sobre a lei que aumentou o rigor das penas para agressões e ajuda a coibir a violência. “As mulheres precisam ser informadas que existem mecanismos para sair da violência”.

* No último domingo, o apresentador Fausto Silva, que recebia no palco de seu programa Jackson Antunes e Lilia Cabral, citou o caso de Maria da Penha, mas, equivocadamente, afirmou que ‘de tanto apanhar, ela ficou paraplégica’. Maria da Penha ficou chateada com Faustão.

* “Fui vítima de violência e fiquei paraplégica por causa de um tiro, não apanhando. Considero que houve descuido da parte dele e gostaria de uma retratação”, pediu ela, que será atendida no próximo domingo, quando o apresentador vai esclarecer o caso.

Site da AMB bate recorde de acessos

* Depois que a Asssociação dos Magistrados do Brasil divulgou a primeira lista com candidatos com 'ficha suja', a instituição registrou desde anteontem 110 mil acessos em seu site.

* O número é maior do que a média mensal de visitas normalmente registradas. A entidade também divulgou um roteiro para que os eleitores identifiquem possíveis processos que seu candidatos respondam na Justiça.

SBT comemora empate com a Globo

* O SBT rufa tambores sobre os números do Painel Nacional de Televisão (PNT) de junho para informar que estancou, pelo menos por um mês, a tendência de queda de audiência em relação à cobiça da Record pela vice-liderança nacional no Ibope. A informação é da colunista Cristina Padiglione.

* Em tese, a comemoração tem motivo torpe - a diferença, que era de 1 ponto em maio, caiu para 0,6 ponto em junho, configurando aí um empate para ambas na casa dos 6 pontos.

* Além da reprise de Pantanal, novela que rendeu 38% de crescimento ao SBT na faixa das 22 às 23 horas, há outros méritos: a estréia, sob novos rótulos, de antigos quadros do Programa Silvio Santos, fez o ibope subir 30% aos domingos. Na seqüência, Gugu Liberato elevou os índices do SBT em 47% entre 22 e 23 horas.

* A rede de Silvio Santos anuncia que cresceu 1,4 ponto entre 18 e 24 h, de segunda a domingo, enquanto a Record cresceu 0,6 ponto e a Globo caiu 2,5 pontos. Por isso, não se confirma aquela tese segundo a qual a Globo festejaria o efeito Pantanal como meio de frear a Record.

* Não tem outra origem, senão a saga de Juma Marruá, o diagnóstico para a mais baixa média mensal (29 pontos em junho) de A Grande Família.

A nova gafe do presidente George Bush

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Blog vê descoberta curiosa da Justiça Eleitoral

* O ANTENA PARANÓICA, o nosso blog multisetorial, destaca a história de um vereador de pernambuco que a Justiça eleitoral descobriu que ele é analfabeto.

* Mas o que há demais nisso, seu Renato - indagaria qualquer leitor mais exigente. Bem, O Ministério Público Eleitoral do Recife só veio descobrir o fato depois de 5 mandatos do cidadão. Ele já exerce o cargo há pelo menos 20 anos.

* Cês numa acham que se o pessoal de outros núcleos da Justiça eleitoral fizessem exame de vista, acabariam descobrindo muitos outros 'analfas' por esas câmaras do Brasil afora?...

Revista de mulher nua encalhada nas bancas

* Tem revista de mulher nua encalhando nas bancas. Pelo menos é o que se pode deduzir da notícia dada pela Fabíola Reipert hoje em sua coluna do jornal Agora.

* A "Sexy", diz ela, está fazendo uma promoção nas bancas. Quem comprar duas revistas, uma delas com a Mulher Samambaia na capa, paga só uma.

Esta menina lembra alguém que você conhece?


* Parece com quem? Mas parece mesmo com quem? Bem, eu não vi nenhuma relação, mas o Ilo Aguiar, que escreve de Portugal no seu blog Afinidades Eletivas postou em maio a foto citando a semelhança com alguém da nossa política. Será?

terça-feira, 22 de julho de 2008

Jogadores em busca de uma gota dágua

* Ouvir transmissão esportiva pelo rádio tem lá suas vantagens. Você fica sabendo simplesmente de tudo na cobertura. Até do sofrimento dos jogadores em busca de uma gota dágua após a partida. Foi o que aconteceu ontem no Castelão.

* Depois de ceder o empate de 2 a 2 para o Corintians e o dirigente demonstrar sua contrariedade com a atuação do árbitro, o Ceará enfrentou racionamento dágua no vestuário que coube aos jogadores do time.

* Foi o repórter Lucas Leite, da POVO-CBN quem detalhou, abrindo o microfone para o dirigente do alvinegro (coberto de razão) esbravejando seu total repúdio a administração do estádio. Afinal, ela abocanhou 10 por cento da renda (em torno de 670 mil reais) e não ofereceu em troca uma só gota dágua.

* O mais curioso é que sobrava água nas torneiras do campo, no vestuário do time paulista. A cena descrita por Lucas depois da partida era, no mínimo, bizarra: jogadores enrolados em toalhas correndo em busca de um chuveiro salvador.

Viva Fortaleza marca presença esta noite

* Muito boa, a matéria com os tropeiros que o Viva Fortaleza mostrou hoje na TV O Povo. E olha que a noite estava repleta de alternativas.

* Tinha o humor de 'Toma Lá, Dá Cá' (um Sai de Baixo requentado) e 'Profissão Repórter' com o sangue novo do jornalismo (dGlobo); o último capítulo da novela 'Amor e Intrigas' (na Record), além do 'Jogador' com Brito Jr e Ana Hickmann.

* Mas de todas essas opções, a melhor que eu acabei ficando foi na TV O Povo. Mesmo que não tenha pego informações mais precisas sobre quem fez a reportagem dos tropeiros, tampouco a afinada edição e a direção competente.

O adeus da 'beleza pura' que é Isis Valverde

* Isis Valverde despediu-se de 'Beleza Pura', no capítulo de hoje. O personagem foi fazer uma viagem pelo Brasil.

* Na verdade, o sumiço da personagem da história atende a uma exigência da Gloria Perez que requisitou a atriz para a próxima novela das 9.

* Isis conquistou meio Brasil com sua irreverente personagem. Vai fazer falta.

Batman é preso por violência contra 'Bat-mãe'



* E o Batman, hein? Foi detido por agredir a sua familia. Na verdade, foi o ator Christian Bale, que encarna o Batman na última película sobre o herói "The Dark night".

* Ele foi preso por agredir a sua mãe e a sua irmã num hotel em Londres. A prisão se deu poucas horas depois de Bale assistir a estréia européia do seu último filme.

Frases: Ryszard Kapuscinski sobre jornalistas

* O trabalho dos jornalistas não consiste em pisar as baratas, mas acender a luz para que a gente veja para onde elas correm para se ocultar"
Ryszard Kapuscinski

Memória do Teatro: receita para se ficar feia

* Essa quem contava era Waldemar Garcia. Famosa atriz cearense, ainda em atividade, estava no camarim se maquiando para entrar em cena como uma bruxa horrorosa. Ao ver o Waldemar se aproximar pergunta-lhe:

- O que é eu faço para ficar mais feia no papel dessa bruxa?

* E ele, de bate-pronto:

- Tire a maquiagem!!!

Indignação no rádio contra sumiço de ingressos

* 'Nunca vi o Nonato tão indignado assim', disse hoje ao microfone da AM DO POVO-CBN, a defensora pública Amélia Soares, depois que ouvi denúncia do sumiço dos ingressos de meia para o jogo Ceará x Corintians.

* Nem sou torcedor do vovô, mas isso acontece com todo time grande. Fiquei bravo ao saber - pelos ouvintes Hugo,do advogado Francisco Lobo e do repórter Carlos Kramer Filho -, que a prática continua existindo.

* Sempre que há jogo, somem os ingressos da bilheteria e só se pode encontrá-los nas mãos de cambistas.

* "A solução é uma postura cidadã de cada torcedor, recusando-se na compra do ingresso ", advertiu a defensora como forma de evitar essa prática mafiosa no futebol cearense.

Enquete aponta confiança na vitória do Ceará

* Pelo que revela a enquete de hoje do Diário do NE, a torcida do Ceará Sporting está mais firme do que nunca em relação ao compromisso do time hoje com o Corinthians.

* Pelo que têm demonstrado até aqui as equipes dos times cearenses no Brasileiro, era de se esperar que o torcedor mantivesse um pé atrás.

* Vai ver o torcedor alvinegro acreditou no que diz o jingle do Gomes Farias: "vamos lá vozão, a primeira é o teu lugar".

SBT pagava salário vitalício de 20 mil a Dercy

* Pouca gente sabe que a comediante Dercy Gonçalves tinha um contrato vitalício com a emissora de Silvio Santos.

* Por ele, a humorista falecida no último sábado, recebia um salário mensal em torno de 20 mil.

* O contrato acaba no fim do mês.

Batismo de operações da Polícia Federal faz escola

* O brasileiro quanto mais é vítima da insegurança, mas aprende que tem gente criativa na criação dos nomes das ações da Polícia Federal. Que o diga o título de Satiagraha, um dos mais curiosos com que a PF batizou sua operação na busca de prender peixe grande. Pois ela acaba de fazer escola.

* Ao ouvir o rádio hoje pela manhã, o locutor Evaristo Nogueira lia com toda pompa que em Fortaleza, uma operação desencadeada pela Polícia Civil do Estado contra o funcionamento de casas de jogos que funcionam irregularmente, acaba de ser denominada a exemplo do que sempre faz o pessoal da PF.

* Recebeu o nome de Fecha Bingo e, pelo visto, pode chamar atenção mais por isso do que mesmo pela ação dos policiais, já que virou rotina esse tipo de operação: fecha uma aqui, abre outra acolá. Algumas funcionando nas barbas do prédio da secretaria de Segurança.

* A perguntinha que não quer calar: será que a cabeça pensante designada para esse mister específico de dar nomes aos bois, conseguirá bater o criativo funcionário da PF pago para essa missão?

O Orkut retorna ao ar e desmente boataria


* Por volta de 1h15min da madrugada desta terça, o Orkut voltou a funcionar normalmente. E esse retorno serve para desmentir boatos de que o site de relacionamentos passaria seis meses fora do ar a fim de atender a normas de combate a pedofilia.

* Inclusive, pelo que li no blog do Mário Aragão, o site de informações "Tudo Rondônia" teria feito essa citação.

* Fui lá no blog, mas não encontrei mais o registro. Provavelmente, o pessoal da redação o retirou antes que alguém pegasse no pé de quem deu margem a tal boataria.

Adahil usa YouTube na campanha eleitoral

* Norton Lima Jr., esse cérebro fantástico e genial, está me enviando agora recado pelo Gmail sobre citação a um trabalho seu no site da UOL. É o que fala do uso do YouTube pelo candidato Adahil Barreto para quem ele trabalha nessa campanha.

* O candidato do PR à Prefeitura de Fortaleza, Adahil Barreto, seria o primeiro a utilizar os recursos da internet, aproveitando que não está bem definido o uso dela pelos candidatos nas próximas eleições. Graças ao Norton, o candidato sai na frente em termos nacionais.

Papudim, o terceiro vídeo mais acessado

* Bené Barbosa está com tudo e não está prosa. O vídeo de sua apresentação no Faustão é o terceiro mais acessado, desde o último dia 6 quando se apresentou no programa.

* Além de Bené, estão no páreo para a disputa da final outros dois cearenses: o Eri Soares e o Alex Nogueira, que ontem também conseguiu uma ótima apresentação no programa da Rede Globo.

* Os 3 humoristas estão se preparando, inclusive, decorando textos novos para a final cuja data ainda não está confirmada. É que a produção do programa tem uma lista enorme de gente querendo uma grande chance.

Morre Geraldo Casé, o pai de Regina Casé

* Morreu o diretor da Rede Globo, Geraldo Casé. Esse pernambucano de 80 anos de idade foi responsável na Globo pela implantação do 'Sítio do Pica-pau Amarelo', baseado na obra de Monteiro Lobato.

* Casé, é pai da atriz Regina Casé. Foi locutor de rádio, pintor, escritor e compositor. Recentemente na festa de seus 80 anos gravou um especial com vários artistas lendo poemas e citações de sua autoria.

Maria da Penha quer acionar a Rede Globo

* A cearense Maria da Penha, que deu nome a lei que pune violência doméstica contra mulher, quer acionar a Rede Globo, em especial o programa do Faustão.

* No último domingo, o apresentador afirmou que Maria da Penha ficou paraplégica "porque levava surras do ex marido", quando na verdade ela foi vítima de um tiro que resultou na luta para que ele fosse preso e se fizesse justiça.

* Ela solicitou a advogada Dioneide Costa acionar a Globo, exigindo uma retratação no Faustão, para que desfaça a versão de que ela levava surra do ex marido e ficou paraplégica.


* Maria da Penha se sente prejudicada, cita a advogada Dioneide Costa, lembrando que domingo mesmo recebeu uma enxurrada de ligações de todo o Brasil perguntando se ela permitia que o marido batesse nela.

* "Eu mesma orientei a pedir retratação, uma vez que a afirmação desconstrói um pouco de sua história e afetou concretamente sua honra sujetiva", conta Dioneide.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Com problemas sérios, o Orkut está fora do ar


* Desde às 18h15 que o Orkut está fora do ar. Para manutenção, lê-se quando se tenta abrir a página. Na verdade, a rede social começou a apresentar problemas sérios com a troca de informações dos usuários.

* Antes de sair do ar, a pessoa que procurasse autenticar nome e senha, deparava-se com a interface de customização de outro usuário.

* Teve homem que se surpreendeu ao descobrir que o seu 'print screen' estava trocado por um de mulher. Começaram as reclamações, até que o Google respondeu colocar a rede social fora do ar.

A União faz a força da galera que vê TV

* Mudou muito a programação dos vídeos da TV União, no início da tarde. Ao invés de apenas clipes internacionais, a emissora decidiu povoar a programação de gente mais próxima da realidade.

* Hoje, por exemplo, colocaram vídeos dos irmãos Ítalo e Reno e Dominguinhos; Rio Negro e Solimões, Fala Mansa e até Roberta Miranda.

* Se o repertório ainda não é totalmente satisfatório, mas já é um avanço para sair daquele padrão MTV, que acabou marionetando todos os DJs da casa.

* Falar em vídeo, a TV Assembléia quando não tem nada para mostrar roda o DVD do pernambucano Leornardo (o irmão do Michael Sullivan). Não tem outras opções.

* Está ouvindo pela internet a Rádio Chapada do Araripe, do Crato. Fiquei deslumbrado com a qualidade de roteiro musical. Do jazz a MPB, passando por gente da própria região do Cariri, tudo de bom gosto.

Cearense de Acopiara é sucesso no cinema

* Eu não sabia até o radialista Beto Fernandes me dá a dica: aquele excelente ator Gero Camilo é filho de Acopiara, a minha terra.

* Seu nome verdadeiro é Paulo Rogério da Silva e entre os muitos papéis importantes viveu o presidiário que se casa com a personagem de Rodrigo Santo (Lady Di) em "Carandiru".

* Fui ler sobre Gero na Revista do Beto e descubro que ele atuou no ótimo "Bicho de 7 cabeças”; apareceu em "Cidade de Deus".

* Seu talento vai mais além: escreveu para o Teatro 'A Procissão' e 'Café com Torradas'. E, pelo visto, tem carreira internacional quando atuou em “Chamas da Vingança" com Denzel Washington, Michey Rourke e Chistopher Walken.

Publicidade: um logo remete ao passado



E a violência vai explodir em 'A Favorita'

* Quem assistiu em 'A Favorita' a relação extremada e difícil dos personagens Léo e Catarina, não viu nada ainda. Mais uma cena de violência vai chocar o público.

* A cena vai ao ar na próxima sexta-feira e mostrará Léo (Jackson Antunes) dando um tapa na cara de Catarina (Lília Cabral).

* Depois, distribui socos em Vanderlei (Alexandre Nero). Tudo por causa da carta de amor que o verdureiro escreveu para ela, fazendo declarações.

* A confusão começa quando Catarina sai do supermercado e Greice (Roberta Gualda) lhe entrega a carta. Léo, que vem vindo de bicicleta, vê a mulher jogar a carta na sacola e se aproxima. Pede que ela lhe dê as sacolas. Catarina entrega, com medo. Eles caminham para casa e o drama começa.

* Saiba como será a cena:
Léo: Como foi seu dia?
Catarina: Bem. E o seu?

Léo: Até agora foi ótimo.
Catarina: Pode me dar. Vou guardar e num instante o jantar tá na mesa.

Léo: Ajudo você.
Catarina: Você nunca foi disso.

Léo: Vamos ver o que comprou. Arroz, feijão e uma carta! Envelope amarelinho. Coisa mimosa. De quem será?
Catarina: Me dá isso.

Léo: Está endereçada a você e como sou seu marido e não temos segredos... É uma carta de amor do Vanderlei! O que significa isso?
Catarina: Não sei. Me dá isso aqui, deixa eu...

Léo: Não posso acreditar! Você? Adúltera!
Catarina: Não. Nunca tive nada com esse homem. Me dá essa carta.

Léo: Nunca teve nada, vagabunda? Olha o que tá escrito. “Em nossos encontros estava plantada a semente desse amor que sinto por você”. Que encontros são esses, sua rameira? “A mentira virou verdade e as cartas que não escrevi eram como se tivessem sido escritas por mim”. Tá me traindo!
Catarina: Juro que não.

Léo dá um tapa na cara de Catarina.

Léo: Vadia!
Catarina: Nunca te traí.

Léo: Então é calúnia? Por que ele escreveu isso, sua sonsa? Você é uma vagabunda que nem suas irmãs. Tudo sangue ruim.
Catarina: Léo, você não tem o direito de dizer isso. Não fiz nada.

Léo: Não? Vamos ver. Vou quebrar a cara daquele verdureiro, quero ver o que ele tem a dizer.

Ela tenta impedi-lo. Leonardo sai. Vanderlei fechando a loja. Iolanda com alguns produtos.

Iolanda: Desculpa. Sei que tá na hora de fechar, mas resolvi fazer uma rabada e sem agrião não é rabada, né?
Vanderlei: Tem pressa não, ninguém me espera. As horas mais felizes passo trabalhando. Voltar à noite, sozinho, é duro.

Iolanda: Você precisa casar. Tá bonitão ainda.
Vanderlei: Quem me dera. Mais alguma coisa?

Léo, possesso, pega Vanderlei pelo colarinho. Catarina grita. O marido dá um soco em Vanderlei. Ele cai. Léo dá outro soco. A prateleira despenca.

Iolanda: Mas o que aconteceu, Catarina?
Catarina: Segura, senão ele mata o Vanderlei.

Léo: Isso é pra você aprender a não mexer mais com a mulher dos outros, seu filho de mula manca.

Léo continua dando socos. Uma prateleira com ovos despenca.

Catarina: Pára com isso.

Vanderlei no chão, rosto sangrando. Iolanda o socorre. Léo puxa a mulher.

(VIA: Telenotícias)

Um blog direcionado ao olhar dos candidatos

* Boa idéia essa de entidades apartidárias paulistas de criar um blog - Movimento Nossa SP -, com a missão de comprometer a sociedade e sucessivos governos com uma São Paulo justa e sustentável.

* O movimento, que acredita na democracia participativa como único processo capaz de viabilizar esse objetivo, entrega hoje, num evento público, dois conjuntos de propostas para os(as) candidatos(as) à prefeitura da cidade.

* Essas propostas poderão valorizar e dar maior conteúdo ao debate eleitoral e enriquecer o plano de metas que o(a) próximo(a) prefeito(a) deverá apresentar (para cada área administrativa, para a cidade.

Turma do CQC está no bate-papo da UOL

* Nesta segunda, Marcelo Tass, Marco Luque e Rafinha Bastos - a bancada do CQC - estarão no bate-papo UOL com convidados.

* O encontro virtual acontece as 17h00, um pouco antes de seguir para a Bandeirantes onde devem fazer o programa ao vivo.

* E os Ministérios da Educação, da Cultura, da Justiça e o Ministério Público Federal receberam uma denúncia contra a campanha ''A gente faz o que quer'', do canal pago Cartoon Network.

* A denúncia contra o 'Cartoon' cita violência, escatologia e falta de higiene em vinhetas com personagens do canal, o que incentivaria mau comportamento nas crianças. Exemplo: Johnny Bravo passa spray nos cabelos, mas, na verdade, é inseticida.

O Povo cria blog com tudo sobre eleições

* Tem novidades em termos de cobertura política no jornal O Povo. Falo do blog Eleições.

* Os nomes mais importantes do famoso prédio da Aguanambi estão reunidos em posts sobre eleições locais e em outros Estados. Pela ordem alfabética atuam no blog Arlen Medina Néri, Daniel Sampaio, Erick Guimarães, Erivaldo Carvalho, Gabriel Bomfim, Giselle Dutra, Guálter George, Indyra Tomaz, Luiz Henrique Campos, Plínio Bortolotti, Rafael Luis, Vicente Gioielli, além de Érico Firmo, Hébely Rebouças e Ítalo Coriolano.

* Além disso, alguns desses profissionais participam na grade do nosso programa "Rádio Serviço' de participação às 9h35min.

A propaganda enganosa do futebol cearense

* Quem não conhece os últimos resultados dos jogos e ouve pelo rádio a voz do Gomes Farias incentivando torcidas do Fortaleza e Ceará a irem ao estádio, deve ficar imaginando que esses clubes só nos dão alegria.

* O jingle está na medida do correto. Faz o que deve ser feito: propaga os jogos com a precisão e o estilo do locutor. O que não se tem, ultimamente, são os resultados do anúncio.

* Em meio a tantos elogios à próxima atuação da equipe, Farias demostra que a presença da torcida no estádio é o ponto mais importante de tudo. Aí o cara vai e se depara com a atuação pífia de jogadores bem distante do que é anunciado.

* Pelo que vem demostrando em termos de resultado de futebol, qualquer torcedor poderia ir ao Decom e reclamar das duas equipes por propaganda enganosa.

domingo, 20 de julho de 2008

Um conceito de rádio adotado por um jornal


* Um dos ítens específicos do rádio é a instantaneidade. Hoje em dia, os periódicos online buscam investir nesse fator por considerarem que cliente bem informado é cliente que se habitua.

* Até na mídia impressa isso já foi tentado. Em 2006, o jornal alemão Bild resolveu pegar carona nesse conceito de agilidade do rádio, para mostrar que é possível atrair leitores pela rápida transmissão da informação.

* Se logrou ou não êxito, não tenho como avaliar; mas o que mais chamou a atenção daquela tentativa, foi a campanha organizada pelo jornal alemão que tinha essa publicidade autorecorrente, intitulada 'Kidnapped'. Ela foi bolada pela agência Jung von Matt.

O blog de cinema de um promotor de Justiça


* Surpresa agradável: saber que o promotor de Justiça, Wálter Filho, tem um blog. É o Walter Filmes, dando dicas de filmes. Aliás, ele tem um outro ligado a área que ele trabalha, a do Consumidor. As dicas de filmes da semana dele vão para:

* As dicas de filmes desta semana, vão para: Irina Palm - Está em cartaz nos cinemas. Uma mulher acima dos cinqüenta que é forçada pelas circunstancias a fazer algo "moralmente" repudiado. É nesta empreitada que ela vai encontrar a felicidade. Com Marianne Faithfull (Maggie 'Irina Palm') e Miki Manojlovic. Direção de Sam Garbarski. França/Inglaterra/Alemanha, 2007.

* O Adversário - Um falso médico que engana seus familiares e amigos por um longo tempo. Sem saída para encobrir sua máscara ele termina assassinando seus familiares. Algumas verdades quando reveladas podem ser revestidas de facetas cruéis. Um filme doloroso e baseado em fatos reais. Com Daniel Auteuil e Géraldine Pailhas. Direção de Nicole Garcia. França, 2002.

* Amargo Pesadelo - Como última aventura, quatro amigos: Lewis Medlock (Burt Reynolds - em excelente interpretação), Ed Gentry (Jon Voight), Drew Ballinger (Ronny Cox) e Bobby Trippe (Ned Beatty), homens extremamente urbanos resolvem fazer uma viagem pelas correntezas de um rio. Sucede, porém, que algo inesperado acontece e tudo se transforma numa luta pela sobrevivência. Direção de John Boorman. EUA, 1972.

Burungundanga: Um jeito moleque de ler o cotidiano

* Foi-se Dercy. Mas, neste Brasil de mãe-preta e pai-João, saudades mesmo nós temos é do Darcy (o Ribeiro).

* Entrou pela perna do pinto, saiu pela perna do pato... a história do delegado da PF que pediu pra sair de fato.

* Quaquarakaká... Nem tudo que reluz é ouro. Talvez por isso, o Milan não tenha dado bolas à proposta bilionária para negociar Kaká.

* El Cid volta ao cartaz no circuito Abril. Agora a 'Veja' revista os contratos sem locação feitos pelo governo do Ceará para bandas ditas de forró. E queima o filme do moço.

* Na Natureza, nada é perfeito. Ainda bem que temos um Gilmar de Carvalho para compensar os Gilmar Mendes da vida.

* Chifre é coisa de homem; o boi usa de enxerido". Falcão no "Quem Pode mais", deste domingo na Band.

''Conversa Afinada' tentará esclarecer dúvida

* Já está pautado o próximo "Conversa Afinada" do Sindicato dos Jornalistas do Ceará. Será sobre o tema "E-vídeo é vídeo?", no Sindbar, dia 7 de agosto próximo.

* Para discutir o assunto em meio a drinques e acepipes (é o novo!), estarão jornalistas, estudantes e simpatizantes. Ah! quem vai estar à frente do papo é a dupla de cineastas/videomakers Tibico Brasil e Gláuber Filho.

* No comando da entrevista será convidado o jornalista Emerson Maranhão, de O Povo.

A polêmica da ética de quem ganha pouco

* Encontro de dois Newtons na tevê, o Cavalcante (Lúcio Brasileiro) e o Pedrosa, do jornal O Estado. Foi no programa 'Coluna na TV', deste domingo na TV Jangadeiro.

* Na ocasião, Newton (o Pedrosa) falou sobre a atividade que exerce e os "empecilhos' que, segundo ele, levam alguns profissionais a não agirem de forma ética.

* Ao ser indagado pelo Newton (Cavalcante) sobre qual nome de sua geração ele apontaria como modelo, o Newton (Pedrosa) citou-se como o melhor exemplo, no que Lúcio concordou. "Se a gente não se valorizar, ninguém vai fazer isso não".

* E ao ser interpelado pelo apresentador sobre os 'empecilhos' que há na profissão, obrigando a alguns a buscarem atividades paralelas para garantir sua sobrevivência, Newton Pedrosa detonou: "Jornalista que ganha pouco não pode ter ética".

Blog da Semana: é o das frases ilustradas


* Estamos inserindo entre os blogados por nós, o Frases Ilustradas, uma excelente oportunidade de visitar grandes autores e seus pensamentos maravilhosos.

Cantora da Mastruz pede demissão da banda

* A cantora Kátia Cilene vai mesmo deixar a banda Mastruz com Leite. No programa do Will, da TV Diário, o diretor da SomZoom-Sat, Emanuel Gurgel que é proprietário da banda, confirmou por telefone a decisão da cantora que pediu demissão da banda, alegando problemas pessoais.

* Depois de ressaltar as qualidades da cantora, Emanuel afirmou que Kátia Cilene se comprometeu com a sua empresa a atender aos compromissos da Mastruz com Leite até final de agosto.

* Na verdade, pelo que estamos informados, a Kátia Cilene tem outros planos. Ela está interessada mesmo é na formação de sua própria banda. Com isso, perde a Mastruz.

sábado, 19 de julho de 2008

A passagem de Dercy pelo cinema nacional

A trajetória de quem se prestou a ser diferente

* Dercy é uma época e tanto. De História. Aliás, um século e mais um ano. De vida. Marcada pela atuação de quem nunca precisava de texto para arrancar o riso de todos. Escrachada, é o menos que se pode dizer dela ao longo da trajetória de quem se prestou a ser diferente.

* Para os que nasceram no seu tempo - e uma multidão enorme já alcançou a outra margem do rio -, a passagem de Dercy deve ter sido cercada de preconceito (e foi!). Ela deva ter sido hostilizada pela irreverência com que se portou no mundo (e foi!). Mas, apesar dessa postura considerada por alguns como 'imoral', ela conseguiu imprimir uma aura de respeito - mesmo à contragosto de algum tanto de gente.

* É que Dercy era motivo de riso até quando não atuava. Ela era humorista as 14 horas do dia. Divertiu meio mundo. Fez este País ser menos sisudo ao longo de quantos janeiros na vida profissional? E esse seu humor ajudou a atravessar guerras, distenções políticas, noivados, casamentos e separações. Ela permaneceu incólume a sua irreverência.

* O humor de Dercy acompanhou a ascensão e a queda de tantos ditadores - um deles, Getúlio Vargas, provavelmente, admirador de seu talento. E conseguiu superar tantos modismos. Ela, porém, continuou sempre em voga.

* No cinema, Dercy fez carreira ao longo de chanchadas onde ao talento de comediante, juntou-se a inimaginável trajetória de apresentadora de TV ao vivo. Dá pra alguém imaginá-la hoje em dia fazendo programa de auditório? Pouca gente dessa nova geração sabe que ela foi uma das audiências marcantes da Rede Globo em seu início.

* Mas foi depois dos 80 que essa mulher mais marcou a vida do showbiz brasileiro. Falando de tudo e sobre todos, nunca se rendeu à oportunidade de escrachar, de corar pessoas, de espezinhar autoridades, de ser liberalmente livre e dizer o que pensava.

* Dercy é uma história completa do Teatro, do Cinema e, principalmente, do Humor. Esta noite, em todos os locais de atuação de gente que a amou (ou não!), todos renderão homenagem a essa mulher tão lúcida (até os últimos momentos de sua aparição em público) e que nada tirou da gente. A não ser, ensinar a quebrar tabus e preconceitos.

* A derrubar por terra, o verniz de nossa moral tão restritiva à magnífica loucura daqueles que se prestam a ser diferentes. E ela, certamente, o foi.

A morte de Dercy Gonçalves aos 101 anos

* Amiga me telefona para contar da morte da atriz Dercy Gonçalves. Ela completou 101 anos no último dia 23 de junho e faleceu às 16h45 de sábado (19) no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro.

* Conhecida por seu humor debochado e pelos palavrões, tornou-se sinônimo de improviso e irreverência. Nascida Dolores Costa Gonçalves, em Santa Maria Madalena, no Rio de Janeiro, adotou em 1927 o nome artístico de Dercy Gonçalves para tentar a carreira de cantora.

* Três anos antes, havia fugido de casa, onde morava com o pai e com seis irmãos, abandonados pela mãe que não se conformava com uma traição do marido.

Leia o que escreveu sobre ela Ruy Castro

Em resposta ao apelo de leitor do Uruguai

* Agradeço a gentileza de tanta gente da área esportiva que me telefonou, mandou e-mail e até deixou recadinhos aqui no GENTE DE MÍDIA sobre o pedido feito lá do Uruguai e que foi postado mais embaixo.

* Agradeço ao Lucas Leite que ficou de pesquisar. Ao Diego Lage que já cobriu futebol e hoje, estagiando no O Povo na editoria de Cidades, me deixou uma pista.

* "Não sei se pode lhe ajudar muito. Em 1999, o Ferroviário estreou no Campeonato Cearense tendo o uruguaio aí como treinador. Ou seja: é bem provável que um registro profissional dele esteja engavetado na Federação Cearense de Futebol. Um bom nome para contato na FCF é o Jáder Morais. Ele trabalha no setor de Registro. Inclusive, trabalhava até pouco tempo no Esporte do DN."

* Obg a você Diego e fico aguardando outras informações. Até da esposa do Rubem, que ficou com o número do meu telefone celular.

Alex Nogueira é atração amanhã no Faustão

* Já está virando rotina: todo domingo tem um cearense disputando chance de humor no Faustão. Foi com Bené Barbosa e Eri Soares nas duas últimas semanas. Amanhã é a vez de Alex Nogueira.

* Alex é rosto famoso principalmente pela sua atuação nos sorteios da promoção Totolec ao lado do Fábio Queiroz. Os dois estão em tudo que é anúncio dessa loteria. Neste domingo, Fábio faz sozinho o sorteio, já que Alex viaja daqui a pouco, conforme ele próprio me confirmou.

* Como humorista, Alex Nogueira já tem mostrado sua versatilidade em vários shows e até já foi ao Show do Tom, na Record. Como apresentador de TV está ligado à TV Diário com um programa de prêmios. Sucesso, menino!

1º Big Brother vai ser reprisado totalmente


* Quando se pensava que os programas da série 'Big Brother' já estavam causando exaustão, na Europa ocorre uma coisa interessante: um canal espanhol vai reprisar o 'Gran Hermano 1' em sua totalidade.

* O canal é o Telecinco e, por lá, o programa já vai na sua 10ª edição. A justificativa dos dirigentes da emissora para reprisar o primeiro, é de que o programa se constituiu num fenômeno social de grande audiência e é considerado até hoje o melhor.

* Se Silvio Santos souber disso, rapidamente vai colocar no ar a velha 'Casa dos Artistas'.

Um pedido de ajuda a quem cobre futebol

* Algum colega que faz cobertura na área esportiva pode dar uma ajuda? É que recebi e-mail do treinador de futebol lá do Uruguai pedindo informações sobre Ruben Delgado.

* Eu sei que o Ruben anda por aqui por Fortaleza. Já o vi durante uma palestra que eu fiz mas aí perdi o contato. Por gentileza alguém mande notícias do Rubens para o e-mail do Ariel: ariellongo@yahoo.com. Abaixo o pedido que ele me enviou.

* "Caro amigo: Desde Uruguai. A razòn de meu contacto e por treinador de futebol Ruben Delgado campeaon em 1988 con Tiradentes DF. Meu nome e Ariel Longo,uruguaio, treinador de futebol, ex presidente de treinadores de Uruguai 3 veces, treinador desde 1987, em uruguai,China,Honduras e Guatemala, fundadador de Latinoamericana de Treinadores de futebol e sua secretario de 1995 a 2001, tuve escolas de futebol, e alem escribi 2 livros sobre treinadores de futebol uruguaios campeao em todo o mundo, 235 treinadores conquistaron desdee 1912 a 2006 1422 titulos em todo o mundo. Ruben Delgado e uno de eles com Tiradentes. Todos os tecnicos con foto em o livro mais Ruben nau pode conseguir foto de ele ni mas datos. Eu pido a voce si pode conseguir relacao de clubes que ele treinou, de que pais,ano, e si foi campeao outros anos, porque em alguns anos mas outro livro pode salir e quisiera que foto e mais infornacao de ele poda salir. O segundo livro de nome "Campeones
y culpables" està em Museo de futebol de Uruguai e foi declarado por Gobierno de meu pais de "Interes Ministerial" e o primer livro que falha historia de treinadores. Un grande abraco e brigado
Ariel Longo
Treinaodr de futebol

Tom de volta com novo quadro no seu show


* Tom Cavalcante está de volta das férias nos EUA. E já neste domingo, o "Show do Tom" (Record, 23h) estréia o quadro "Humor a Prova D'Água", que vai reunir "artistas" e humoristas em uma brincadeira "molhada".

* Os convidados, divididos em duas equipes, participam de um quiz com perguntas sobre conhecimentos gerais. Cada grupo possui quatro convidados: um deles, o "mergulhador", fica dentro de um cilindro, enquanto os outros três respondem às questões do jogo.

* O cilindro enche a cada resposta errada ou resposta certa da equipe adversária. Ganha quem não se "afogar". O quadro possui três rodadas de dez perguntas com uma "prova coringa" no final das duas primeiras etapas.

* No primeiro programa, a equipe feminina é representada por Scheila Carvalho, Lana Rodes, Sônia Arão (humorista Róbson) e a Mulher Melancia. Na equipe masculina estão o cantor Tony Salles, marido de Scheila Carvalho, o ator Ricardo Macchi e os humoristas Tiririca e Shaolin.
FOLHA