segunda-feira, 30 de junho de 2008

Edição, mais um ponto a favor do CQC

. Um jeito interessante de fazer matéria denúncia, a do CQC. Tanto pelo enfoque dado pelo repórter - saindo dos lugares comuns, sem aqueles chavões de repórteres sem texto - quanto pela edição (primorosa).

. Quem assistiu a cobertura da greve dos ônibus de Brasília, na edição desta noite, pode confirmar como o pessoal da edição trabalha bem.

. É um programa de humor, sim. Mas que vai levar muito editor a se reciclar, isso vai.

. A edição do programa comandado pelo Eduardo Varela (Marcelo Tas) é (apenas) mais um ponto favorável a esse achado das segundas à noite.

FMs cearenses em busca de uma identidade?

. Você já deve ter escutado alguma FM à noite. Qual é a sua opinião sobre a programação delas? Não parece que elas estacionaram nos anos 70/80 ou que ainda estão em busca de uma identidade?

. Falo - na verdade, escrevo - isso, porque à noite, as FMs são muito parecidas. Até emissoras bem conceituadas como a Atlântico Sul, insistem em repetir um roteiro musical de décadas que já passaram.

. Mas isso nem chega a ser tão preocupante. Pior é suportar a (insuportável) carga de bandas de cantoras gasguitas que as rádios descar(re)gam em nossos ouvidos. Técnica vocal, elas nem sabe que diacho é isso...

. E se você não sabe, a previsibilidade da programação é tanta, mesmo porque a maioria das emissoras joga a programação no ar, via computador. Como um baião de dois que sai da geladeira e nem é requentado.

. Afora isso, tem o som bate estaca de boate - com os DJs cariocando o vernáculo-, e o desfile de cantoras da leva Ana Carolina que já andam torrando o próprio saco delas. Ah! sobraram as emissoras evangélicas.

. Pois pode tirar o jumentinho da chuva que nem elas estão salvando a noite. As que se travestem de som gospel, estão na verdade enganando o consumidor.

. Ouvir por exemplo o programa 'Grace e você", na Rede Aleluia, é o mesmo que estar sintonizada numa FM cuja programação é dirigida a amantes.

. A vinheta do programa dita de forma sussurrante deve fazer a delícia de quem acabou de entrar num quarto de motel e ligou a emissora errada. E o 'bg' (background) usando o indefectível saxofone de Kenny G que passa das medidas.

. O que acontece com a programação noturna das FMs? Você não acha que elas ainda estão em busca de sua identidade? Quem pergunta, quer saber...

Tem outro espião da Record na Globo?

O colunista Ricardo Feltrin jura que o departamento de Tecnologia da Globo está à procura de um outro funcionário que estaria espionando para a Record.

. O espião teria transmitido ao concorrente informações sigilosas sobre projetos da Globo para a área de entretenimento, lançamento de novos produtos no país e no mercado internacional.

. Graças a algumas dessas informações, a emissora espiã teria antecipado o lançamento de um de seus novos braços comerciais, além de ter alterado o nome de alguns departamentos, como o de seu arquivo.

. Pelo menos uma das comunicações teria sido feita em um micro da Globo, mas o e-mail utilizado foi particular (não o corporativo).

. A notícia surge uma semana depois de a Globo demitir um funcionário acusado de repassar informações confidenciais sobre cenografia e figurino do Projac a um "suposto colega" da Record em São Paulo.

. A Record nega qualquer relação com espionagem ou concorrência desleal, e diz que a atitude da Globo se deve à preocupação com o crescimento alheio.

O dia em que os jornais estavam de acordo

. Amantes do futebol na Europa, reuniram as capas dos principais jornais do mundo que, na edição desta segunda feira, fazem citações à vitória da Espanha na Eurocopa.

. Do Nordeste brasileiro, apenas O Povo e Diário estão inclusos.

. Para assistir os slides de todas as primeiras páginas, clique AQUI

Comédia real da vida (quase) privada I

Ou 20!
seu mozár nunca canta nada!...
Nenhum comentário: Links para esta postagem

NOTAS SOLTAS: os bastidores do rádio e tv

. Realmente, eu não saberia responder ao leitor que nos indagou por que a apresentadora da TV União grita tanto.... E na cobertura que a Babalu fez da parada Gay, aquele radialista apareceu tão sem jeito, tentando a todo custo explicar que estava ali porque o evento é uma festa que não reune apenas os gays. Dúvida? .... Muito boa. Falo da estréia da Katiúzia Rios na Jangadeiro. Deu uma dinâmica enorme. E, por ser competente, tem conteúdo o que ela transmite.... Hoje tem CQC. O melhor programa da tv.... Quem entrou de férias no canal 12 foi Juliana Castanha. Aproveitou para viajar até Buenos Aires, é isso?.... Lígia Matta, cadê você?.... E quem trocou a Jangadeiro pela TV Cidade foi o repórter João Paulo, que atuava em matérias especiais.... Tem uma locutora de rádio de manhã que fala tanto que chega perde o fôlego. A respiração é terrível. Um pouco de calma e ela se comunicaria melhor.... Quem vai pagar um mico no final de semana na TV? Dou um doce pra quem antecipar a resposta aí nos comentários.

Onde o homem se encaixa no mundo virtual

. Um vídeo muito criativo em torno do nosso mundo moderno, onde a tecnologia avança cada vez mais nos deixando à mercê de seu domínio.

. Vale a pena assisti-lo e começar a pensar sobre o futuro que aguardam as gerações vindouras. É automação completa do homem que já foi ser?


Coisa rara: estão fazendo 'recall' de livros

. A Folha publicou sábado anúncio de 'recall' de livros. A Companhia das Letras está fazendo chamada para recolher o livro "O Fazedor". de Jorge Luis Borges.

. É que encontraram 12 erros de grafia em poemas publicados em espanhol -a edição traz também tradução dos textos em português.

. Os erros foram conseqüência de falhas no processo de revisão feito por meio de computador.

. Os livros devem ser trocados nas livrarias nas quais foram adquiridos. O telefone da editora é 0/xx/11/ 3707-3500 e o site, www.companhiadasletras.com.br.

. A versão corrigida, diz o anúncio, trará a indicação "1ª edição" na página 3. A Companhia ainda não definiu o que fará com os exemplares devolvidos. É possível que sejam doados, com erratas, a bibliotecas.

Ratinho chora e pede para ficar no SBT

. Quem conta é a Fabíola Reipert: Ratinho encontrou Silvio Santos no salão do Jassa, em SP, onde Silvio faz o cabelo. Ao conversar com ele, Ratinho se emocionou e chorou, segundo pessoas que estavam no local.

. Ele pediu para Silvio reconsiderar a decisão de não renovar seu contrato, que vence no fim do ano.

. "Comprei até as retransmissoras do SBT no Paraná", disse Ratinho. Silvio ficou de pensar no assunto.

Lei Eleitoral reune radialistas do Ceará

. Os radialistas cearenses vão se reunir dia 7 de julho para analisar as regras da Justiça Eleitoral referentes ao pleito eleitoral.

. Realização é da ACERT-Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão que tem à frente o jornalista Edilmar Norões.

domingo, 29 de junho de 2008

História que contei há 1 ano está no Fantástico


A reportagem de abertura do Fantástico, feita por Tadeu Schimitt, foi tema do post do dia 22 de junho do ano passado, no meu blog ANTENA PARANÓICA. Ainda hoje me emociono ao ler/ver a história desse pai maravilhoso chamado Dick Hoytt.


"O vídeo abaixo foi enviado pelo Emerson Damasceno do blog Anomia. Sempre que eu o vejo, rola uma lágrima no meu rosto. Mas calma, é lágrima de quem adoça a vida com tão fantástico exemplo de amor. O vídeo mostra em reportagem a inspirada história de Rick e Dick Hoyt, o pai e o filho que competiram em triatlons, "iron man", maratonas e corridas por 25 anos revelando algumas incríveis habilidades. O curioso é que o filho tem paralisia cerebral e é o pai quem faz a parte dele demonstrando um insuperável amor que, com toda a certeza, só uma vida não explicaria tanta afeição. Assistam e deixem algum comentário, por favor...




Clique no título e veja o post original

Manchete desrespeitosa na edição de O Dia

Multishow de Música será na terça feira

. Pela 15ª vez acontece o Prêmio Multishow de Música Brasileira. Será na terça-feira, a partir das 21h. A apresentação será de Lázaro Ramos.

. Entre os favoritos na premiação estão as bandas Capital Inicial, Charlie Brown Jr. e NX Zero e as cantoras Maria Rita e Vanessa da Mata. Os artistas concorrem nas categorias Melhor Cantor, Melhor Cantora, Melhor Grupo, Melhor CD, Melhor DVD, Melhor Música, Melhor clipe, Melhor Instrumentista, Melhor Show e Artista Revelação

. O Prêmio Multishow é a única premiação brasileira totalmente escolhida pelo público, dos indicados aos vencedores. Ainda é possível votar, até esta segunda-feira, dia 30 de junho, pelo site multishow.com.br.

Para a Globo, a EuroCopa não existiu

. Você deve estar se interrogando, por que nessa EuroCopa, a Rede Globo não fez a menor citação sobre o certame. Claro que a Record tem a ver com isso.

. A emissora dos Marinhos jamais ia querer fazer propaganda de graça dessa copa, senão o público dela acabava se transferindo para a sua maior concorrente.

. Em nenhum dos programas esportivos da Globo, se fez qualquer referencia. Era como se o campeonato dos times europeus não estivesse acontecendo.

. Isso, no entanto, não significa que os sites de informação da empresa dos Marinhos não dispusessem links diretos para informar ao público sobre o certame.



. Hoje, com foi o final da copa, quem sabe o Fantástico faça alguma referência sobre quem foi o campeão.

Mídia nacional destaca insegurança cearense

. O jornalista Cláudio Humberto noticiou em sua coluna, o assalto do qual foi vítima em Fortaleza o presidente do Supremo Tribunal Federal.




VIA: Liberdade Digital

Ceará vira piada com a história dos patinetes

. A aquisição de patinetes elétricos pela PM-CE vira piada nacional. Reportagem de Alessandro Borges, feita para o Jornal do Meio Dia e reprisada no Jornal da Globo, acabou ampliando a polêmica.

. A coluna de Cláudio Humberto não perdeu a oportunidade para uma alfinetada:


. O assunto promete. Aqui mesmo em Fortaleza, a opinião da maior parte do público é de incredulidade. A questão do preço foi levantada ontem no rádio pela professora Adísia Sá (Rádio Serviço, a partir das 9 na POVO-CBN) e por Tom Barros (Verdinha).

. Clique AQUI para assistir a reportagem.

Fortaleza vai realizar a Feira da Música 2008

. Durante quatro dias de agosto Fortaleza realiza a 'Feira da Música' realizada pelo Sebrae/CE. Será de 20 a 23 abrangendo vários espaços culturais da cidade.

. É uma iniciativa da Associação dos Produtores de Disco do Ceará (Prodisc) em parceria com organismos e instituições.

. Paralelo à mostra, acontecerá também o Encontro Internacional da Música, abordando temas ligados a cadeia produtiva.

. A Feira de Música Fortaleza acontece desde 2002 e tem se destacado por ser um negócio estratégico para o desenvolvimento do mercado da música do Nordeste e do Brasil.

Clique no título do post para ir ao site

Quais os melhores programas regionais

. Nas manhãs de domingo, os programas de música regional dão o ar de sua graça na TV. Na emissora do 'Povo', Rolando Boldrin (Sr. Brasil) e Inezita Barroso são a excelência pela valorização da cultura sertaneja.

. Em termos locais, o Guido da FM-Tropical comanda na TV Cidade o seu "Canal Forró", onde as bandas (ditas) de forró aparecem.

. Melhor cardápio musical oferecem "Nordeste Caboclo", da TV Diário com o Carneiro Portela - o melhor exemplo foi o da Batuta Nordestina que hoje se apresentou - e o "Ceará Cabloco" da TV-C.

Depois das Olimpíadas, o que muda na Globo

. Tem muita gente aguardando as transmissões dos jogos olímpicos da China pela Globo. A emissora, inclusive, altera alguns programas para abrir sua grade às transmissões ao vivo.

. Tem gente indagando sobre os horários. O fuso horário vai permitir que se assista disputas no horário noturno e pela madrugada. Com isso, alguns programas dançam.

. O diretor-geral de programação Octavio Florisbal, revelou ao colunsita Daniel Castro que "Casos e Acasos" e "Faça Sua História" serão mantidos após a Olimpíada.

. De novo mesmo, o que deve aparecer são co-produções como "Ó Paí, Ó" que, sucesso no cinema, vai virar minissérie.

O papel do jornalista no período eleitoral

. "Observatório da Imprensa", desta semana, vai abordar a questão das entrevistas com candidatos a cargos eletivos.

. O que é que pode ser considerado propaganda eleitoral quando se entrevista um candidato? A questão tem muito a ver com a liberdade de expressão do profissional de imprensa.

. Há menos de quatro meses para as eleições municipais, ações polêmicas do TRE de São Paulo e do Ministério Público levantaram esta questão.

sábado, 28 de junho de 2008

O Povo parte em direção aos 100 anos

. E os funcionários do jornal O POVO vão participar do Seminário de Consolidação 'Projeto O Povo 100 anos'. O objetivo é reconhecer e disseminar valores da organização entre os colaboradores.

. Entre os facilitadores estão nomes como Luciano Melo, Fernando Coutinho e Cleune (Parceria Consultoria)

. O seminário será no período de 4 a 5 de julho, próxima sexta e próximo sábado, no Porto d´Aldeia.

Você saberia identificar quem são estes?

Hoje é dia de lembrar Raul Seixas

. Essa é a postagem de número 200. E é para homenagear Raul Seixas. Se estivesse vivo ele estaria completando hoje 63 anos.

. E não precisamos de muita coisa para falar dele. Ele próprio fala por si só. Cantando:

Frank Rabelo entra de férias da Calypso

. E neste sábado quem entra em gozo de férias é o locutor Frank Rabello, que atua nas manhãs da Calypso FM.

. Além da atividade no rádio, Frank é um dos apresentadores do jornal da Cidade, no canal 8.

. Na ausência do titular, Luciano Augusto comporá a equipe de locutores da emissora cujos estúdios ficam na Praia de Iracema.

Pânico cria saia justa para a Globo

. Fabíola Reipert, do Agora, conta que o "Pânico" criou a maior saia justa para a Globo nessa sexta feira.
"Com uma faixa escrita "Parabéns, Chico" presa a balões, o "Pânico" obrigou, ontem, a Globo a mudar o ângulo das câmeras, fazendo com que César Tralli e Carla Vilhena ficassem bem próximos um do outro, quase espremidos, para evitar que a brincadeira do programa aparecesse no ar, no "SPTV - 1ª Edição".

. O novo estúdio do telejornal é de vidro, com vista para a marginal Pinheiros. Mas a manobra da Globo não deu o resultado esperado. Por segundos, um dos balões foi ao ar. Chico Pinheiro, que está em férias e fez 55 anos, no último dia 17, não viu a homenagem do "Pânico", mas preferiu não comentar."

Famosos dublam pornô e brincadeira cai na rede

.A última da internet: gente famosa da música, do teatro, da tv e do cinema fez "dublagem pornô" de filmes de época e a brincadeira caiu na rede. Acesse o vídeo AQUI.

. A coisa começou assim: Wagner Moura, Lázaro Ramos, Bruno Garcia, Lúcio Mauro Filho, Jair de Oliveira, Iggor Cavalera, Caetano Veloso e Sidney Magal toparam uma brincadeira de dublar uma versão cômica-pornô dos filmes de época oscarizados "Shakespeare Apaixonado" e "Elizabeth".

. Assim, "O Destino de Miguel", versão de "Shakespeare Apaixonado" já tem um tempo. Corre na internet desde 2005. A continuação chegou esta semana à internet: "O Retorno de Miguel", redublagem de "Elizabeth", chegou à internet nesta semana.

. A brincadeira, conta Laura Mattos da Folha de SP, "foi idéia de André de Moraes, 31, ator e músico, que participou da elaboração de trilhas sonoras de "Sexo Frágil" de João Falcão, um dos primeiros trabalhos televisivos da turma de Moura, Lázaro e Bruno Garcia. Lúcio Mauro Filho e Zéu Britto também eram da série, em que todos interpretavam homens e mulheres.

. "Mostrei a idéia e os caras piraram. Todo mundo queria fazer. Era uma coisa de amigos, que a gente via quando ia na casa um do outro. Mas aí colocaram na internet e foi uma loucura. Fiz "O Retorno" e pus nesta semana no [site] MySpace."

Roberto Justus na Globo

. O apresentador Roberto Justus amanheceu este sábado na Globo. Claro que foi só no programa do Jô, onde ele foi convidado a conversar sobre o CD que gravou com músicas em inglês.

. No papo com Jô, o apresentador lembrou a dificuldade para alcançar o prestígio que tem hoje com "O Aprendiz".

. Há cinco anos, o diretor da Record simplesmente não acreditava nele e até demonstrou isso em conversa com alguém.

. "Eu era tão duro na TV que o diretor virou-se pra outro e disse: "o que é que vamos fazer com esse cara?".

. Para encerrar a entrevista, Justus cantou (sic) duas músicas, uma das quais "Yesterday", revelando ter encontrado em 64 num hotel em Paris, John, Paul e George fugindo do público no mesmo elevador que ele descia.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

O prazer de se ouvir Ennio Morricone

Globo teria comprado o Estadão de SP

. E esta história de que O Globo teria comprado O Estadão? É o que conta o jornalista Pedro Venceslau em seu blog.

Obama & Hillary: assim na tela, como no céu

. Cês viram o Obama e a Hillary no Jornal Nacional? Unidos, sorrindo, trocando elogios. Quem os viu assim, nem imagina que há pouco mais de um mês um queria o fim do outro.

. Coisas de política, minha nega! Quem foi mesmo que disse que ela (a política) é dinâmica?

. O Mota...

Na TV, a ira de Arnaldo Santos contra o silêncio

. A ira da semana na TV cearense coube a Arnaldo Santos. No último 'Observatório', que comanda na TV Assembléia, o apresentador bateu forte na empresa de telefonia OI que deixou seus usuários fora do ar, sem nenhuma explicação.

. Arnaldo, ao lado de convidados entre os quais a professora Adísia Sá e o professor Roberto Martins Rodrigues, mostrou como o cidadão está largado à sorte das companhias telefônicas, sem que as agências reguladoras tomem nenhuma iniciativa.

. Ele falava como próprio usuário da empresa e isso dá a dimensão de como deve sofrer o cidadão comum, que sem a voz da mídia não teria como reivindicar seus direitos.

Zé Rodrix em Fortaleza conta porquê canta

. Zé Rodrix - alguém lembra dele com a dupla Sá & Rodrix e depois com o trio Sá, Rodrix e Guarabira? - está em Fortaleza. Faz show no sábado no Centro Cultural do BNB. E vai contar porquê canta suas canções.

. Ele é o autor do clássico "Casa no Campo", que teve uma gravação antológica de Elis Regina.

. Neste momento ele está no programa do Rodrigo Vargas, o 'Da Hora', da TV União. Interessante: depois de muito tempo assistindo, é que alguém falou o nome dele e eu pude descobrir quem era. Está mudado, o homem!...

Julho com novidades no rádio e tv do Ceará

. Julho chega e não traz apenas os turistas para Fortaleza. Na tv e no rádio locais, programas se reciclam. Katiuza Rios estréia na Jangadeiro. Na POVO-CBN, Lisiane Mossmann, assume 'Os Debates do Povo'.

. A Katiuza vai reforçar o 'Barra Pesada', que a cada dia retoma o seu perfil original de programa de serviço, aliado à comunidade, além do registro dos fatos da editoria Polícia.

. Katiuza, com o talento e a experiência que tem, será a repórter especial que vai estar sempre ao vivo dos lugares mais diferentes, na cobertura de temas variados.

. Com ela, o programa focalizará desde temas da comunidade, passando pelo assunto mais importante do dia, além de conviver com pessoas que marcam a vida da cidade.

. Já no rádio, Lisiane Mossman substituirá Plinio Bortolotti que asume outros compromissos junto ao jornal O Povo. Lisian, que é editora-adjunta do Núcleo de Cotidiano do O POVO, tem experiências anteriores na própria AM DO POVO e é nela que a emissora aposta todas as fichas.

Humor cearense no Câmera Record

. O Amadeu Maya, que vive a engraçadíssima Babalu na TV, manda e-mail para me lembrar que hoje o 'Câmera Record' enfoca e homenageia o humor cearense. Nada mais justo.

. "Humoristas do Ceará", é o tema do programa que tem apresentação de Marcos Hummel. Eis o que diz o texto do site da Record:

. "Rir faz bem ao coração. Segundo a Sociedade Americana de Cardiologia, quinze minutos de riso todos os dias são ótimos para o sistema vascular. Pensando na sua saúde, o Câmera Record viaja a um dos Estados mais divertidos e engraçados do país: o Ceará!

. No início de nossa jornada em busca dos melhores humoristas do Brasil, encontramos o cantor Falcão... na feira! Idolatrado pelos cearenses, ele nos ensina receitas para mandar o mal-humor embora.

. Um pouco mais à frente encontramos um integrante do grupo "Terapia do Riso". A alegria faz parte do cotidiano de Caio, mas nem sempre este humorista teve motivos para sorrir. Ele nasceu pobre e vivia como agricultor. Até ganhar 50 reais e comprar o figurino de sua principal personagem, a Joice.

. Fomos ao palco onde Tom Cavalcante estreou sua veia humorística. Com sorte, dedicação, e acima de tudo talento, ele aproveitou as chances que foram surgindo e hoje, apesar do sucesso, não esquece de suas raízes e abre espaço para revelar humoristas de sua terra natal e de todo o país.

. Charme, sensualidade e muita diversão. A personagem Raimundinha encanta a todos. De cara limpa, ninguém diz que Paulão é a Raimundinha.

Pais querem sistema para bloquear canais de tv

. Pode partir de Fortaleza uma ação, no mínimo, curiosa contra emissoras de TV que usam links de interatividade para com o telespectador. Pais prejudicados querem um sistema bloqueador desses canais.

. Pais que não exercem um certo controle - seria melhor eu dizer, autoridade - sobre os filhos, mostram-se dispostos a abrir uma guerra contra esse tipo de ferramenta que tem levado filhos ao uso do sistema.

. É que menores estão ligando para os canais - hoje em dia, com a presença de um moderador para evitar danos à própria emissora - e onerando o orçamento doméstico com a troca de mensagens entre outros telespectadores.

. Uma comissão de pais que se dizem prejudicados está prestes a entrar com denúncia junto ao Dentel para conter esse tipo de atividade, além de acionarem o Ministério Público acusando a modalidade de expor os menores a contatos indesejáveis.

Equipe da Record assaltada em Fortaleza

. O repórter Afonso Mônaco, da Record, já está refeito do susto que passou ontem em Fortaleza. Ele e a equipe da emissora foram assaltados quando estavam fazendo matéria na área do Cocó.

. Ele e sua equipe preparam uma série de matérias sobre o nosso Estado e foram surpreendidos por um assaltante que de arma em punho tomou a câmera de trabalho.

. Por sorte, a polícia estava começando na área a "Operação Manguezal" e conseguiu recuperar a câmera. O bandido, pra variar, fugiu.

Justiça Eleitoral tira do ar a TV Sinal de Aracati

. A notícia do jeito que li no Olho de Mídia: "TV Sinal, uma concessão educativa de Aracati ligada à família do Secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, foi retirada do ar por 48 horas por determinação da Justiça Eleitoral.

. O pedido de punição foi feito pelo próprio Ministério Público Eleitoral, diante da constatação de que a emissora estava tendo uso indevido, com viés político-eleitoral em sua programação.

. Por tratar-se de uma emissora educativa, que tem por finalidade disseminar uma programação de cunho sócio-pedagógico, o juizado eleitoral de Aracati decidiu aplicar a sanção, com a retirada do ar da emissora e multa de R$ 21 mil. O radialista Tácito Forte também foi multado em R$ 21 mil.

. Cumprindo a determinação judicial, desde ontem e durante todo o dia de hoje, quem tenta sintonizar a emissora, visualiza apenas uma tarja, com as explicações dos motivos que levaram à sanção.Na semana passada, a TV Sinal também ficou fora do ar por 24 horas e a emissora também foi multada em mais R$ 21 mil.

. O Ministério Público Eleitoral tem demonstrado firmeza na fiscalização e no cumprimento da legislação, para que veículos de comunicação de natureza educativa não tenham suas finalidades desvirtuadas, principalmente nesse período eleitoral. A medida deve servir de alerta para outras emissoras de rádio e televisão para que evitem incorrer nos mesmos erros.

A irreverência que faz o diferencial no rádio

. Esse Paulo Oliveira é fantástico! Comunicador de mão cheia, o seu lado irreverente e moleque mostra o diferencial que nos levam a ser seu ouvinte diário.

. Hoje em seu programa na Verdinha, depois de ouvir todos os relatos sobre a prisão do bandido Alex Gardenal , baleado e conduzido ao IJF com cinco balas no corpo, Paulo teve uma tirada no mínimo prosaica.

. "Como é que se vai gastar bala com bandido para depois tirar?", questionou, em meio aquele riso maroto de quem sabe fustigar bem esse terreno da polêmica.
. Você já parou para contar o tempo que as emissoras de tv destinam a programas ditos religiosos? Claro que não, que você tem o que fazer. Mas cada vez mais a tv se transforma em igreja eletrônica.

. A exceção da Globo e SBT e emissoras ligadas aso ítem cultura, todos os demais canais rezam e professam a cartilha do evangelismo em sua grade programacional. Aqui não cito emissoras como Canção Nova e Rede Vida.

. A Rede TV madruga com horário pago pela Igreja Mundial do Poder de Deus. Às 13h, é a vez da Igreja Universal do Reino de Deus, que é proprietária da Rede Record usar o espaço. Às 17h, é a vez da Igreja da Graça reinar no mesmo esquema da TV Gazeta.

. A Band tem "A Palavra da Paz" e a madrugada com "Igreja Viva". A partir de 1 da madrugada, a Record dedica toda a sua programação à Igreja Universal do Reino de Deus.

. Você deve estar indagando sobre a audiência desses horários. Se eles não correspondem à isso em termos de quantidade e tampouco em qualidade, o faturamento das emissoras explica porque dirigentes fazem ouvidos de mercador a esse tipo de discussão.

Globo acusa Record de espionagem

. Estourou como uma bomba a notícia da existência de funcionário da Rede Globo que fazia espionagem em favor da Record.

. Segundo a Globo, um funcionário, demitido ontem, transmitiu "informações sigilosas" a um profissional da Record, por meio de e-mails corporativos. A Globo não revelou nome, cargo e departamento do funcionário demitido.

. A Folha foi pesquisar e descobriu que ele trabalhava na fábrica de cenários e cidades cenográficas do Projac. Ele enviou os e-mails a um profissional do RecNov - a versão da Record para o Projac.

. As mensagens tinham informações detalhadas de todos os fornecedores da Globo para a confecção de cidades cenográficas e cenários. A Record poderia se beneficiar das informações, facilitando à emissora do bispo copiar o "padrão Globo de qualidade", algo que vem tentando desde 2005.

. A Globo ainda investiga se as informações foram de fato incorporadas pela Record. A emissora diz que tomou conhecimento da troca de e-mails "há pouco tempo". Não foi registrada ocorrência policial, mas isso não está descartado.

. A Globo descobriu a espionagem por meio do monitoramento de e-mails de seus funcionários, prática que está prevista em documento interno sobre sua política de segurança da informação.

. Em nota no início da noite, a Record declarou não ter recebido notificação da Globo. Mais: que não poderia "ser responsabilizada pela "suposta" atitude de um funcionário" da concorrente. Disse que a Globo criou uma "novela" com o caso e que "passou um "recibo oficial" sobre sua preocupação com o crescimento da Record".

Pérolas da tevê: "Todo ano é anual"

. Eu juro que ouvi esta noite na TV Diário, o apresentador do 'Must', dizer com todas as letras, enquanto fazia o comercial da Decorart:

. - "[...] todo ano é anual.

. Moral da história: se todo ano é anual (sic), então todo mês é mensal e etc e tal...

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Quem disse que mulher não entende de futebol?


. Essa Milly Lacombe, comentarista da Record nos jogos da EuroCopa, é uma danada nos comentários de futebol. Ela me faz lembrar aquela outra baixinha (que não sei o nome) da bancada de esportes da TV O Povo.

. A da Record faz uma leitura dos jogos com uma segurança e uma objetividade impressionantes. Ela dá de 10 em cima de muito comentarista de plantão que a gente ouve por aí.

. Aliás, nessa história de narrar futebol pelo rádio, equipes boas precisam urgentemente ouvir Evaldo José, da CBN-Rio. O cara des-lan-cha...

. E antes que eu me esqueça: como é o nome da mocinha do esporte da TV O Povo?

O jornalista que virou ator (e bom!) de cinema

. Amanhã é dia de celebrar aniversário de W. Maniçoba de Moura. Ele nasceu em Rodelas, na Bahia em 1976. Formou-se em jornalismo, mas faz sucesso é como ator. Se você não o identificou, saiba que estamos falando de Wagner Moura.

. O pai de Ben, do casamento dele com Sandra Salgado, tem diploma de jornalista, chegou a trabalhar algum tempo até que o Teatro e o Cinema lhe requisitaram.

. A estréia no cinema foi em "Woman on Top",(2000) e na TV (no seriado "Sexo Frágil", 2003, Rede Globo). Mas foi encarnando Capitão Nascimento no filme "Tropa de Elite" (2007) que ele roubou todas as cenas.

. Eu considero sua melhor atuação em "Ó Pai, Ó" (2007). Aqui no Ceará conquistou o prêmio de melhor no Festival Nacional de Cinema do Ceará por "As 3 Marias" (2002).

Rádio: um jeito de se ouvir é falar

. É o que eu digo: quer aparecer? (Tô falando aqui no blog). Então, se é do meio - rádio, jornal, tv, publicidade, assessoria etc e tal -, manda dizer o que faz e a gente indica. Como fez a Fátima Abreu, jornalista que tem um blog duca e citou o 'Qual é Tom do Ceará'.

. Fabreu, como a gente a trata cordialmente, dirige a FM Assembléia - que eu teimo em catar no rádio do carro e não consigo pegar de jeito nenhum - e deixou num comentário do post sobre Rádio, a dica:

.

A Rádio FM Assembléia, todos os sábados, a partir das 11h, põe no ar o programa Qual é o Tom do Ceará? apresentado por Eugenio Stone. Este programa está no ar desde novembro do ano passado, quando a rádio estreou.

Como a promessa de 500 acabou em 20 reais


. Pão duro é aquele renomado jornalista que cobre a área política em Fortaleza. Ao transitar pela Virgílio Távora, no cruzamento com rua Henrique Galeno, em direção ao trabalho, ele perdeu o seu celular.

. Quando deu conta do ocorrido, digitou mensagem de texto enviando-a ao número do seu aparelho, prontificando-se a pagar R$ 500 reais de gratificação a quem o encontrasse e devolvesse.

. Uma pessoa que pegou o objeto e que reside em Icaraí, deu retorno. Confirmou que o achara e deu todas as coordenadas de onde apanhá-lo.

. O jornalista foi até o endereço citado pela pessoa que, certamente, estaria interessada em receber a prometida grana.

. Resumo da ópera: o jornalista chegou, recebeu o aparelho e na hora de pagar o prometido, despejou duas notas de 10 reais, saindo em seguida para contar essa "vantagem" entre os colegas de trabalho.

. Dou um doce a quem disser...


.
... qual é a marca do celular?

Luizianne Lins vira cupido em programa de tv

. A prefeita Luizianne Lins está 'Na Rede', o programa da TV União. A apresentadora Luciana Dias abriu à participação do público e o telespectador de nome Leandro, 20 anos, fez um apelo, no mínimo, inusitado.

. "... mas o que eu queria mesmo é que ela (a prefeita) pedisse à minha sogra, pra deixar eu namorar minha namorada", disse um atabalhoado Leandro, depois de indagar algo sobre a área educaiconal.

. Surpresa, a apresentadora tentou contornar com certo jogo de cintura, mas diante da informalidade que a prefeita se prestou a responder ao telespectador, acabou se comprometendo a serem (as duas) madrinhas de um futuro casamento.

Genival Lacerda vira tema de documentário

. E eu li que Genival Lacerda vai ter seus (+ou-) 15 minutos de Brad Pitt. Vai virar artista, sim. De cinema. "O rei da Munganga", é o título do documentário que deve ser lançado em dezembro.

. A diretora do filme é Carolina Paiva. Ela já havia produzido documentários sobre o funk carioca, sobre o samba (focado na Estação Primeira de Mangueira) e sobre ritmos populares brasileiros.

. A idéia de compor um filme sobre o compositor surgiu meio que por acaso, a partir da participação do cantor no filme de ficção da cineasta, "Foliar Brasil", de 2004.

. A cineasta contou que atualmente, depois de rodar com Genival no Nordeste e no Rio, está em busca de um patrocínio final para dar início a pós-produção do filme, que já está praticamente pronto.

Rádio: Pai e Filho Músicos no 'Sem Fronteiras'

. O programa 'Sem Fronteiras - Plural pela Paz' de sábado, na FM Universitária, abre uma chance para se falar de um movimento importante da música cearense: o Pessoal do Ceará. Convidados: Rodger de Rogério e Pedro Rogério, pai e filho.

. Rodger de Rogério é físico, professor, ator, compositor e intérprete, e Pedro Rogério é músico e pesquisador.

. A Rádio Universitária vai ser um dos temas da conversa, já que Rodger de Rodgério tem muitas ligações com a emissora. Além disso, o programa falará sobre a música cearense e o Pessoal do Ceará. Pedro Rogério publicou o livro 'Pessoal do Ceará': Habitus e Campo Musical na Década de 1970"

Serviço
PGM: 'Sem Fronteiras - Plural Pela Paz'
Dia/Hora: sábado, dia 21 de junho, às 14 horas
Emissora: Rádio Universitária FM 107,9.

Atriz diz não ter tempo para tomar banho

. Deu no Terra: "A linda Charlize Theron fez uma declaração, digamos, nada higiênica, no programa de David Letterman, terça feira.

. Ela admitiu que, com a vida corrida, não há tempo para banho: “Sou uma menina resistente.

. Posso ficar uma semana sem tomar banho e convivo bem com isso. Às vezes, não dá tempo para me ensaboar”.

TERRA

'Brothers' Suplicy estreiam na Rede TV

. Em agosto, os irmãos Supla e João Suplicy vão apresentar 'Brothers' na Rede TV! A dupla fez sucesso início do ano com shows de punk e bossa nova na Europa, sob o nome de Brothers of Brazil.

. "Brothers", segundo informação da Folha, terá câmera escondida, brigas forjadas entre os irmãos e vídeos enviados pela audiência.

Roberto Jefferson apresentará programa de TV

. Clientes de TV por assinatura têm saco de assistir Roberto Jefferson no vídeo? Pois o político responsável pelas denúncias do mensalão vai ser apresentador de TV.

. A partir de 1º de julho ele ficará à frente do programa "Rio no Coração", da CNT. Na verdade, substituirá a filha vereadora Cristiane Brasil, que concorrerá à reeleição.

. A legislação eleitoral proíbe a transmissão de programas de rádio e TV apresentados por candidatos.

. Aqui mesmo em Fortaleza, muita gente que atua no rádio e na TV já 'sumiu de vista' em atenção ao que exige a legislação eleitoral.

A morte de Sylvinha Araújo da Jovem Guarda

. Quem tem mais de 40 deve se lembrar de Sylvinha Araújo, a cantora dos tempos da Jovem Guarda e que faleceu ontem em SP.

. Sylvinha tinha 56 anos e morreu em decorrência de um câncer de mama. Mulher do cantor Eduardo Araújo, ela convivia com a doença havia 12 anos.

. Sílvia Maria Vieira Peixoto Araújo nasceu em Mariana e foi criada em São João Del Rey (ambas em Minas Gerais), e tornou-se cantora com apenas 14 anos, quando lançou seu primeiro disco, com as músicas "Vou botar Pra Quebrar" e "Feitiço de Broto".

. Sylvinha ganhou fama na época da jovem guarda --ao lado de ícones como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Sua voz potente emprestou força a canções como "Paraíba" (de Luiz Gonzaga) e rendeu comparações até com a cantora americana Janis Joplin.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

A GloboNews ao vivo no seu computador

. Internauta Henrique Santos, de Fortaleza, indaga ao GENTE DE MÍDIA que canal de TV pode ser acessado ao vivo pela rede.

. Olha Henrique, você pode assistir a GloboNews ao vivo. É o canal de jornalismo da rede Globo para assinantes, mas que tem horários abertos para o público da blogosfera.

Bündchen e Stallone no intervalo do Fantástico


. Domingo que vem, no intervalo do 'Fantástico', o telespectador vai se deparar com a modelo Gisele Bündchen e o ator Silvester Stallone num comercial de carro.

. Trata-se na verdade do lançamento do novo Gol, da Volkswagen, no qual as duas celebridades internacionais são os novos garotos-propaganda.

. Dá pra imaginar o cachê de cada um?

TV União identifica objetos e homens voadores

. Ufologia. Quem diria que esse tema ainda consegue reunir 1/2 dúzia de pessoas num programa de tv e virar um debate sobre objetos (e homens) voadores. É que de tão batido, eu imaginava fosse assunto esvaziado. O "Da Hora" de hoje, da TV União, provou o contrário.

. O comandante da 'nave' Rodrigo Vargas conduziu muito bem o papo entre ufólogos que a produção conseguiu identificar entre o pessoal do Centro de Pesquisas Ufológicas do Ceará. O centro existe há vários anos coordenado pelo cearense Reginaldo Athayde.

. Para mim, o melhor foi assistir trechos do vídeo "Labirinto" do Tibico e da Margarita Hernandez, sobre a ação do CPU. Principalmente quando se reporta sobre o caso Luiz Barroso.

. Trata-se de um caso pesquisado sobre cidadão de Quixadá que, depois de um pretenso avistamento, chegou a regredir cronologicamente. E morreu como criança. Que nem o personagem que o Brad Pitt está vivendo no próximo filme dele.

Cai a audiência da Globo em todo o país



. A audiência da Rede Globo em SP está em queda. Aliás, dados obtidos colunista Ricardo Feltrin, mostram que a maior emissora do país, está tendo o pior ano em ibope de sua história.

"Os dados foram apurados até anteontem, dia 23. A possibilidade
(estatística) de os dias restantes de junho mudarem o quadro semestral é
praticamente zero.Nos últimos cinco anos, a queda de audiência da Globo entre 7h
e 0h ficou em -20%, tanto na Grande SP como no país. Em São Paulo, dos 22,6
pontos de média registrados no primeiro semestre de 2004, a emissora caiu
para 18 este ano. Cada ponto equivale a cerca de 55 mil domicílios
sintonizados na Grande SP. No Brasil, as médias da Globo foram 24,2 em 2004,
contra e 19,5 em 2008. É a primeira vez que a rede fica abaixo dos 20 pontos
nessa faixa horária.

Globo destaca cidade cearense sem violência

. Tem notícia do Ceará na mídia do sul e que não aborda o trinômio seca, fome, nem destempero de político. Refirmo-me a Catarina, a cidade do interior cearense que dispensa cadeia.

. Foi noticiado no Via Brasil, da GloboNews, com repercussão no G-1, o portal de notícias da Globo.

. A informação diz que "

o maior orgulho dos moradores de Catarina é a tranqüilidade da cidade. Ninguém tem o hábito de trancar a porta de casa, porque não existe violência. A cidade é tão pacata, que não conta com cadeia.

. A delegacia tem apenas dois policiais para manter a ordem na cidade,
que há muito tempo não registra nenhum crime. De acordo com o Insiituto
Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o município tem cerca de 17 mil
habitantes.

. A conversa na calçada também é uma das marcas de Catarina. As moradoras bordam e escolhem feijão enquanto colocam o papo em dia."

A foto de Brad Pitt que mais chocou seus fãs

. Brad Pitt já provou que é um bom ator e não precisa usar apenas os dotes físicos para fazer sucesso. Tanto que no próximo filme, "O Curioso Caso de Benjamin Button", o ator se despe de qualquer padrão de beleza e ressurge como um velho e magro cidadão, cuja foto surpreendeu aos fãs do ator.

Segundo se lê na coluna Cinema&DVD, "o filme é baseado em um conto de 1922, de F. Scott Fitzgerald, e conta a história de um homem que, ao contrário da cronologia do tempo, nasce aos 80 anos e começa a rejuvenescer ao longo dos anos.
. "Por volta dos 50 anos de idade, Benjamin Button conhece o amor de sua vida, interpretado por Cate Blanchett, mas acaba com um dilema: viver esse romance sabendo que ele vai ser cada vez mais jovem.
. Na produção do filme, o diretor David Fincher disse que o O Curioso Caso de Benjamin Button é "brutalmente dramático e honesto".

. Brad Pitt teve que passar por diversos processos de maquiagem para fazer a modificação do rosto. Ele ainda emagreceu e engordou a pedido da produção."

Radialista faz comparação infeliz com ministra

. Evandro Nogueira é o regra 3 do Paulo Oliveira no rádio. Paraibano, competente, bem humorado, ele sempre dá conta de substituir o dono do horário. Hoje, porém, ele cometeu uma gafe ao comparar a ministra Dilma Roussef com a fofoqueira Maria Eugênia, que tem um quadro sobre 'gossips' no programa.

. A ministra Dilma ligou para a Verdinha para falar sobre investimentos governamentais do PAC no Ceará. Quando terminou, Evandro convidou-a a participar do programa que ele tem aos domingos. Na despedida, ele fez um comentário dizendo que a conversa fora agradável. "Não é tão feia assim, quanto se pinta", disse o radialista.

. O vexame maior veio depois, quando anunciava o quadro de fofocas com a Maria Eugênia, Evandro fez a seguinte comparação: "Depois da ministra, mais uma língua de trapo aqui no programa".

Os 50 discos que mudaram a história da música

. 'The Guardian' publica a lista dos 50 albuns mais influentes da música moderna. A listagem segue um roteiro cronológico dos últimos 50 anos quando os discos 78 RPM deixaram de existir.

. Na relação estão desde o primeiro disco de Elvis Presley (1956); o clássico 'Songs for Swingin' Lovers' de Frank Sinatra (1956), o excelente 'Kind of Blue' de Miles Davis, gravado em 1959; passando por nomes como Bob Dylan, Beatles, Aretha Franklin, Birds, Marvin Gaye, além do revolucionário 'Trans-Europe Express', de 1977 pelo magnífico Kraftwerk.

. O ANTENA PARANÓICA relaciona esses discos históricos.

Novela das 8 traz outro romance homossexual


. Não sei se você já notou, mas desde 'América', toda novela das 8, tem engatado (êpa!) um romance homossexual. Foi assim em 'Duas Caras' e em "A Favorita", não será diferente.

. Fabíola Reipert conta que Paula Burlamaqui e Lilia Cabral vão viver um romance lésbico.

. Paula será Cléo, dona de um restaurante, que deixará os homens babando por sua beleza. Mas será por Catarina (Lilia Cabral) que ela se interessará.

. As duas terão um caso. Catarina, decepcionada pela forma como o marido a trata, violentamente, vai ceder às investidas da loira.

Radiodifusores discutem código eleitoral


. Dirigentes de emissoras filiadas à ACERT-Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão, avaliariam ontem, em Sobral, as regras do Código Eleitoral para Radiodifusores, que devem ser aplicadas na campanha eleitoral.

. Palestra do assessor jurídico do órgão, Afro Lourenço, mostrou o que pode e o que não pode durante o período de campanha, segundo o que explicita a resolução n0 22.718, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

. Normalmente, as emissoras se mantém dentro dos limites específicos, porém não deixa de haver preocupação por parte daquelas que são de propriedade de políticos ligados à disputa. Quem não respeitar as regras pode pagar multas que vão de R$ 21 mil a R$ 213 mil.

VIA

terça-feira, 24 de junho de 2008

Coincidências existem... Ou não?!

. Estava zanzando por aí pela internet e dou de cara com duas peças publicitárias comentadas pelo blog Mídia Privada.

. Lá, o autor do texto - um tal de João Ninguém - diz que a primeira foi lançada em outubro, pela TV Diário de Fortaleza, para marcar a passagem do Dia do Nordestino. Muito bonita, por sinal.

. Acontece que a idéia teria sido chupada de uma outra peça que tirou o segundo lugar no Festival no Ban Ban Ban 2004.

. Pois é... Olhando bem... Alguém notou alguma semelhança?




Essa é a que venceu o Ban Ban Ban 2004

Déborah Lima e o Congresso dos Jornalistas


. Essa Déborah Lima, presidente do Sindjorce, é uma mulher de fibra. Está aí, pra cima e pra baixo, trabalhndo com vistas ao VII Congresso dos Jornalistas do Estado do Ceará, de 27 a 29 de junho em Fortaleza.

. O evento vai discutir a formação política do jornalista e os 200 anos de imprensa no Brasil, em preparação ao encontro nacional de agosto em São Paulo.

. O congresso, inclusive, rende homenagem a outra mulher de garra que é a nossa professora Adísia Sá, integrante da Comissão de Honra do Centenário da ABI.

Amarra Ações: Marcos André e Carla

. Se tem alguém que a gente deseja mil felicidades na nova empreitada que está para empreender é o jornalista Marcos André Borges. O 'boss' da VSM, empresas de assessoria de comunicação, está prestes a se amarrar definitivamente.

. Recebi convite para a cerimônia de casamento que acontecerá dia 26, às 20 horas na Igreja S. Vicente de Paulo.

. Marcos André, filho do geólogo Cássio Borges se casa com Carla Novo Matos, filha de Carlos Maria Moreira da Costa Matos. Os noivos recebem os convidados para brinde no salão paroquial da igreja.

Sai o número 17 da revista 'Diálogo'

. Bom gosto. Aliás, de muito bom gosto o número 17 da revista 'Diálogo', que o grupo J. Macedo publica bimestralmente, com divulgação interna.

. Um trabalho que tem nomes importantes da mídia como o da Fabiana Moura e o do nosso caríssimo Flávio Paiva. É dele a entrevista com Sérgio Póvoa, 'Suporte Para a Empresa Desejada'.

. Uma excelente oportunidade de leitura também para quem convive com o mundo corporativo.

CQC, vida inteligente no planeta televisivo

. Primoroso, o 15º CQC da Bandeirantes. A entrevista com Paulo Maluf foi de uma inventividade a toda prova. E de coragem, também.

. A cobertura futebolística de Brasil e Argentina, matou a pau. A do SP Fashion pode até lembrar Pânico, mas está bem longe da futilidade do pessoal da Rede TV.

. Uma série de reportagens sobre "Promessas não cumpridas" é lição de telejornlismo ágil, até para bons profissionais.

. Eduardo Varela, opss, Marcelo Tas é inteligente.

A publicidade a serviço do bem estar coletivo

. A partir de hoje, vamos abrir aqui espaço para divulgar campanhas interessantes que rolam pela mídia internacional.

. A primeira delas é uma peça da McEricsson e se dirige à consciência do cidadão em relação ao uso da água potável no planeta. Impactante e impressionante.


“1,2 billhões de pessoas tomam água suja todos os dias".

Zé Rodrix fará show no BNB no sábado

. Quem dá a dica é o Nelson Augusto: "O compositor carioca Zé Rodrix realizará show Projeto BNB Clube de Cultura em noitada que também tem o cearense Ciribah Soares.

. Rodrix fará uma retrospectiva de sua carreira no Projeto BNB Clube de Cultura neste sábado dia 28 de junho de 2008. Na noitada tem também o cearense Ciribah Soares que interpreta canções dos seus dois CDs “Acordando o Luar” e “Canto e Cantarei”, além de alguns clássicos da música popular brasileira.

O mais novo blogueiro é Fidel Castro

. Os brasileiros já podem acessar o mais novo diário da blogosfera. Trata-se de CubaDebate, um blog definido como "contra o terrorismo midiático". Nele, a estréia do mais novo blogueiro do mundo: Fidel Castro.

. No texto escrito ontem, o ex-ditador ataca pela terceira vez a decisão da União Européia de pôr fim às sanções diplomáticas contra Cuba. Por exigência da Suécia, da Alemanha e de países ex-comunistas, a decisão será reavaliada daqui a um ano, quando o bloco discutirá se houve progressos na ilha na área dos direitos humanos.

. "Nunca torturamos ninguém, nem privamos ninguém da vida por métodos extrajudiciais", escreveu Fidel, 81, ontem. "Se a Europa toma medidas diplomáticas contra Cuba alegando defender esses direitos, por que não se adotam medidas contra os EUA pelo genocídio no Iraque e as milhares de pessoas presas e torturadas ali e em outras partes do mundo?", questionou.

. Fidel, pela primeira vez deixa de publicar seus textos na imprensa oficial cubana, mas apenas no site http://www.cubadebate.cu/. O acesso à internet é restrito na ilha.

Fonte

'Ana Raio' pode suceder Pantanal no SBT

. Silvio Santos não dorme em serviço. Com o sucesso da reprise de "Pantanal", o SBT quer repetir a história e reprisar "A História de Ana Raio e Zé Trovão", novela que a Manchete exibiu em 1991.

. Silvio Santos negocia "Ana Raio" com o empresário José Paulo Vallone, de quem comprou "Pantanal". Vallone já foi executivo da Record e da Globo. Sem espaço na programação das grandes redes, Vallone decidiu no ano passado investir no acervo da massa falida da TV Manchete.

. Por cerca de R$ 2 milhões, comprou, além de "Pantanal" e "Ana Raio", as novelas "Dona Beija" (1986), "Kananga do Japão" (1989/90), "Amazônia" (1991/92) e "Corpo Santo" (1987) e a minissérie "O Canto das Sereias" (1990). As fitas, algumas bastante emboloradas, estão sendo limpas.

Leituras - Dunga x Globo: tensão crescente

. Deu no Estadão:

Continuam tensas as relações entre Dunga e a Globo. Nas transmissões esportivas da
emissora, no domingo, o treinador da seleção brasileira foi alvo de críticas. O
apresentador Fausto Silva, no seu Programa do Faustão, também questionou o
técnico. E no quadro “Jogo Falado”, do Fantástico, especialistas em leitura
labial revelaram os diálogos entre Dunga e Jorginho durante o jogo Brasil e
Argentina, no Mineirão.

. Um domingo inteiro na rede de TV com
alfinetadas no treinador. Na maioria das vezes, as cobranças pediam um pouco
mais de diplomacia ao técnico da seleção brasileira no trato com a imprensa.

. As relações entre Dunga e Globo nunca foram boas. Desde que assumiu o
comando da seleção, em julho de 2006, o técnico comprou briga com a maioria dos
profissionais da emissora e nas coletivas sempre bate forte nos repórteres da
Globo.

. Na sexta-feira, em uma entrevista ao site Terra Magazine, Dunga
bateu na Globo: “...Sei que querem a minha cabeça porque criei uma zona de
desconforto para quem estava acostumado a cobrir a seleção sem sair de casa.
Porque tinham a escalação, o time, as preferências do treinador. Mas isto
mudou”, disse o treinador.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

A nova cara do 'Da Hora' com Rodrigo Vargas

. E Rodrigo Vargas, que apresenta o "Da Hora" na TV União, anda sorrindo de uma orelha a outra. É que seu programa passa por reformas e a partir de hoje, estréia cenários novos, além de ganhar mais meia hora.

. Interessado em aprofundar discussões em torno dos temas mais diversos, Vargas tem sido uma opção interessante para quem curte papo descontraído e inteligente, muito embora alguns dos convidados às vezes, esqueçam que o veículo TV é destinado a uma linguagem mais direta e objetiva.

. Ah! o programa começa às 17h30min.

Cearense é o cerimonialista do ministro da Justiça

. Quem trabalha no meio jornalístico, deve estar lembrado do policial rodoviário Ricardo Torres. Ele foi durante algum tempo relações públicas da PRF em Fortaleza. Pois agora, ele é o cerimonialista oficial do ministro Tarso Genro, em Brasília.

. Com seu vozeirão de locutor de rádio, Ricardo foi cedido ao Ministério da Justiça e nas solenidades do órgão é ele o responsável por todo o cerimonial.

. Ricardo Torres é cearense e chegou a substituir o superintendente da Polícia Rodoviária no Ceará, até ser requisitado por Brasília.

domingo, 22 de junho de 2008

Equívoco de Egídio Serpa no Encontro Marcado

. No "Encontro Marcado", da TV Diário, deste domingo, o nosso caro Egídio Serpa ao entrevistar Carlinhos Patriolino sobre autoria de músicas cometeu pequeno equívoco. Citou Sérgio Bittencourt como autor de “Luciana”.

. Na verdade, 'Cantiga para Luciana', o nome original, é uma canção de Edmundo Souto e Paulinho Tapajós, que participou do IV Festival Internacional da Canção, em 1969.

. Sérgio, o filho do seu Jacob do Bandolim, participava naquele mesmo certame com a música "Quem mandou", em parceria com Eduardo Souto Neto.

. Mas o grande sucesso do antigo jurado do programa Flávio Cavalcante foi celebrizado pela 'divina' Elizeth Cardoso: “Naquela Mesa”, composto em homenagem ao pai.

Mais um radialista em situação difícil


No blog da Associação dos Ouvintes de Rádio, um apelo em favor do radialista Juarez Silveira. Ele vive, há vários meses, uma dificil situação em termos de saude.
O GENTE DE MÍDIA se solidariza e sabe que é dever de todos nós ajudá-lo, mas ao mesmo tempo questiona o papel da entidade sindical que diz representar a categoria.
Pagamos sindicatos para que, num momento desses, eles possam exercitar o lado humanístico e prestar assistência social a quem durante muitos anos contribuiu para o órgão.
Infelizmente, órgãos como o dos radialistas cada vez mais se distanciam da categoria. Até no dia-a-dia.
Em todo o meu tempo de rádio - tenho 35 anos de aprendizagem -, jamais diretores circularam pelas emissoras por onde trabalhei/trabalho, para sequer transmitir aos associados informações relacionadas à classe. Nem há informativos convocando a categoria para os dissídios.
Ao contrário de entidades-modelo como a de jornalistas, de professores ou dos bancários, a nossa entidade sindical tem sido marcada por um apatismo e uma infelicitada administração.
A diretoria preocupa-se apenas em se perpetuar à frente da entidade. Para isso, há mais de 30 anos vem se reelegendo e funcionando como uma espécie de camarilha que se beneficia do dinheiro descontado do imposto sindical sem nenhum retorno de benefício à categoria.
Esse post, poderia ser apenas mais um apelo em favor de um profissional compromissado com o ofício do rádio que foi Juarez Silveira, mas nos vemos obrigados a transformá-lo numa carta-denúncia em favor dos radialistas em situação difícil.
E contra os que se utilizam da representação sindical para atuar na contra-mão da história do próprio movimento.

Novela é ainda a grande paixão do brasileiro

. A velha fórmula da novela brasileira ainda consegue ter a preferência do brasileiro. Ela aparece em primeiro lugar na frente daqueles que elegeram filmes, desenhos animados, esportes e noticiário.

. Na enquete que o GENTE DE MÍDIA realiza sobre "qual é o tipo de programa que vê com mais frequência na televisão?", temos até agora os seguintes resultados:

Desenhos animados, 9,62% (251 votos)
Documentários, 3,33% (87 votos)
Esporte, 7,74% (202 votos)
Filmes, 14,41% (376 votos)
Noticiários, 7,43% (194 votos)
Novelas, 25,52% (666 votos)
Miniséries nacionais, 0,84% (22 votos)
Séries estrangeiras, 10,92% (285 votos)
Programas Infantis, 1,23% (32 votos)
Programas de humor, 4,52% (118 votos)
Programas de variedades, 4,71% (123 votos)
Programas de entrevista, 3,72% (97 votos)
Outros, 6,02% (157 votos)

O cientista que diz provar que Deus existe

. A GloboNews exibe nesta segunda feira, entrevista com "uma das mentes mais brilhantes do mundo da Ciência", na opinião de Deepak Chopra. Trata-se do cientista Amit Goswami, autor do livro "A Física da Alma". Ele diz provar a existência de Deus através da Ciência.

. Em entrevista dada a equipe do Roda Viva, da TV Cultura, quando ao se referir sobre suas pesquisas disse que "[...] se esses estudos se desenvolverem, logo no início do terceiro milênio, Deus será objeto da Ciência e não da Religião".

. Dr. Amit Goswami disse ter encontrado a explicação científica para a reencarnação, a imortalidade e a experiência de quase morte.

. A entrevista de amanhã será no Globo Ciência, a partir das 21h20min.

Cearense dirige Wagner Moura em "Hamlet"

. É do cearense Aderbal Freire-Filho a direção da atual montagem de "Hamlet", cuja estréia foi ontem à noite em SP. Aderbal é referencial no Teatro Brasileiro e no final da década de 60 dirigiu aqui em Fortaleza a Rádio Assunção. É desse tempo, a produção de um festival ganho pela Izaíra Silvino e do qual participou o Pessoal do Ceará.

. Infelizmente, ainda não temos uma análise crítica do espetáculo, pois o que parece ter chamado mais a atenção do pessoal da Folha que cobria a pré-estréia, foi uma certa irritação do ator Wagner Moura para com os fotógrafos.

. "Após a peça, [...] os fotógrafos pediram a Moura que ele posasse para fotos. O ator aparentava não notar os apelos".

. Mais: o ator teria destratado alguns profissionais da imprensa que insistiam em entrevistá-lo, a ponto de chamar uma jornalista de 'chata'.

. Quatro dias antes do espetáculo, a assessoria do ator informou que ele não poderia dar entrevistas porque estava em "período de concentração" para o personagem.

. Por considerá-lo o maior ator brasileiro da atualidade, não quero nem imaginar que Wagner Moura tenha tido algum surto de estrelismo.

Propaganda de cerveja é tudo igual?

video

. Na verdade, não. Clique nas imagens e assista ao vídeo Lancia "Wings", dirigido por Ago Panini, para a produtora La Casa.

O ontem e o hoje dos que fizeram o Chaves

. O humorístico mexicano 'Chaves' tem sido cavalo de batalha na programação do SBT. Até a Globo já tentou negociar com a Televisa, a produtora do programa, a compra todo o seriado para colocá-lo na geladeira, mas não conseguiu.

. Produzido entre os anos 60 e 70, 'Chaves' tem batido em audiência programas da Globo, como Xuxa, Ana Maria Braga e os desenhos comprados a peso de ouro pela emissora global.

. O que muitos desconhecem é que o pessoal que atua - alguns já se mandaram desta dimensão - tem idade bem avançada e vive hoje em dia de aposentadoria.

. O GENTE DE MÍDIA resolveu mostrar como mudou muito a cara desses atores que conseguem ainda hoje em vários países latinos, disputarem audiência com nomes da atualidade.









Fonte
.

Doentes mentais fazem som de enlouquecer

. Se você for a uma loja de discos e encontrar nas prateleiras um CD de um um grupo musical chamado Harmonia Enlouquece, saiba que se trata de um grupo de loucos, literalmente.

. Não só loucos por música, mas pacientes do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro. O Harmonia Enlouquece é assunto hoje de matéria de O DIA, mostrando que ele ajuda a derrubar barreiras e preconceitos.

. No dia 27, o grupo lança seu segundo CD, uma produção independente, na Sala Funarte. Compostas pelos próprios pacientes, as músicas falam de loucura, amor, solidão e crianças desabrigadas.

sábado, 21 de junho de 2008

As raízes cearenses de Thiago Rodrigues

. O ator Thiago Rodrigues que vive o personagem Cassiano em A Favorita é o entrevistado deste domingo no Buchicho, o suplemento de celebridades de O Povo. O ator fala sobre seu estilo de vida e a vontade de conhecer suas raízes familiares no Ceará.

. Ele conta que sua mãe é cearense e uma tia-avó reside aqui em Fortaleza. "Eu tenho contato permanente com a família só por telefone. Eu não vou aí há muito tempo. Quando eu fui aí, eu era muito novo, faz 18 anos, fui até a um casamento de um tio meu" Ele diz que está louco para vir a Fortaleza.

Waldick reverenciado na cena pop lusitana

. 'Tortura de Amor', a obra prima do repertório autoral de Waldick Soriano ganha gravação primorosa de um grupo pop importante de Portugal.

. Trata-se do grupo Clã que incluiu na reedição de seu último álbum, 'Cintura', a releitura do grande sucesso do compositor que, atualmente, luta contra grave doença.

. Além de Tortura de Amor, a edição especial de Cintura inclui outra faixa-bônus, 'Compra Eu', e o DVD com o registro do show feito pelo Clã em agosto de 2007 para platéia de 50 fãs, onde cantou 'Eu Não Sou Cachorro Não'.

. Ao lado desses sucessos, o grupo Clã conta no CD com duas letras de Arnaldo Antunes (Pra Continuar e Vamos Esta Noite) e com a voz de Fernanda Takai (em Amuo). Esta edição especial dupla é limitada.

Ciro: Fortaleza virou "um puteiro a céu aberto"

. Deu no Ceará Agora: Ciro Gomes denuncia que Fortaleza virou um " puteiro a céu aberto "

." O deputado federal Ciro Gomes atirou pesado nesta sexta,20, durante entrevista concedida a TV Jangadeiro que será exibida na noite deste sábado, às 18h55.

. Ciro denunciou que Fortaleza já foi uma cidade com muitos turistas e um lugar bonito de ser visitado, mas no atual momento, "Fortaleza se transformou num puteiro a céu aberto".

. O ataque de Ciro Gomes atinge em cheio a administração da petista Luizianne Lins. Ciro também mostra com essas declarações que irá se envolver diretamente na sucessão em Fortaleza, pois pretende eleger a senadora Patrícia Sabóia como a nova prefeita em outubro.

. Ao atacar a administração Luizianne Lins, o deputado federal Ciro Gomes desagrada diretamente ao seu irmão o governador Cid Gomes. O confronto dos dois dos mais influentes políticos do Ceará deverá ser um capítulo à parte na sucessão de Fortaleza
."

A origem do Universo é o assunto da Veja

. A Veja da próxima semana (nas bancas a partir deste sábado à noite), traz matéria de capa em torno do nascimento do universo aos dias de hoje.

. Mostra como ocorreu o Big Bang, acentuando que tudo começou com uma súbita expansão, além de citar o grande experimento que é a LHC, a máquina que vai decifrar os mistérios cósmicos.

• Ao abordar o surgimento da vida, o artigo especial da revista da Abril fala da sopa primordial de moléculas até o homem, além de avaliar o que há de novo na pesquisa em busca pela vida fora do nosso planeta.

O dia em que o homem disse que pisou na Lua




Você engoliu também isso?

Insatisfeita no SBT, Hebe pode ir para Record

. Está na coluna Zapping, de Fabíola Reipert de hoje: "

O comentário, durante o casamento (de Otávio Mesquita), era de que Hebe
vai para a Record. Ela está insatisfeita com o SBT, conforme a coluna já havia
publicado.


Por falar em Hebe, o SBT começou a exibir, ontem, uma chamada em que
ela aparece reclamando do horário em que colocaram seu programa, às 23h30,
depois da novela
"Pantanal".

"A Hebe reclamou e o SBT mudou".

A chamada faz parte do anúncio de
mudança nos horários da programação. A linha de shows vai para as 20h, a partir
de 30 de junho, como Hebe,
Silvio Santos e "A Praça É Nossa".

A morte de um ícones da publicidade cearense

. A morte do publicitário Estácio Brígido Monteiro, ocorrida ontem aos 61 anos, foi o fato mais lamentável entre gente que atua na mídia.

. Sobre ele, refere-se o Diário do Nordeste em sua edição de hoje: "Estácio era um homem de múltiplas atividades. Além de publicitário, era comodoro do Iate Clube Fortaleza, piloto de automobilismo e escrevia a coluna “Por Dentro das Curvas” do caderno Automóvel, do Diário do Nordeste.

. “Ele tinha a vida muito agitada, tinha muitos amigos e adorava restaurantes. Viveu intensamente seus 61 anos”, lembrou Maninho Brígido, irmão do publicitário.

Piloto demonstra arrogância para falar de si

. O anúncio da Nextel, feito pelo piloto Cacá Bueno é de uma infelicidade a toda prova. O piloto declama um texto eivado de arrogância como a querer empurrar a sua carreira de goela abaixo do telespectador.

. Não é nenhuma marcação com a família Bueno mas, seu Cacá precisava começar menos dono da verdade e com mais humildade.

Fotos incríveis que mereciam ganhar prêmio

. Fotografia é algo que me fascina. A grafia da imagem me leva a uma exposição de fotos onde quer que seja. Sou apaixonado por fotos. Artísticas, diga-se de passagem.

. E uma exposição online que o GENTE DE MÍDIA recomenda é a do Dam Cool Pics, uma inusitada seqüência de imagens da melhor qualidade.

. Se não ganhram, mereciam um prêmio. Cês num acham?

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Kajuru responde a Luciano do Valle

. E a respeito de 'penetras' nos quadros esportivos do rádio e da TV, foco do nosso post anterior e de denúncia de Luciano do Valle na última semana, eis a resposta de Kajuru aos ataques sofridos por ele pelo narrador da Bandeirantes.


Profissionais denunciam penetras no rádio

. Guerrinha surda de bastidores entre o pessoal da área esportiva do rádio. Tem membro de equipe famosa que não esconde a dificuldade em engolir a interferência de pessoas estranhas ao meio.

. Gente que não é nem jornalista e nem radialista, - mas que utilizam o espaço do esporte para se auto-promover. Isso não é novidade.

. Um narrador esportivo famoso chegou a confidenciar que alguns desses 'penetras' chegam a menosprezar o trabalho da prata de casa cearense, como se bastasse ter nascido no 'sul maravilha' para ter qualificação profissional.

. No meio do rádio/tv esportivo do Ceará, existem equipes que não se cruzam de jeito e qualidade. Há até aqueles que usam os programas para dirigir ofensas a companheiros de outros prefixos, numa viva demonstração de falta de carater e ética no trabalho.

. Um pouquinho de atenção por parte das direções das emissoras - elas ouvem a rádio que dirigem? -, poderia coibir muito bem o que o público já percebe há algum tempo.

Globo quer diminuir rejeição dos evangélicos

Debaixo dos caracóis dos cabelos da Ian Gomes

. De tanto acompanhar as mil e uma transformações no programa 'Na Boca do Povo', a repórter Ian Gomes, acabou entrando nessa de mudar de visual. Quem a tem visto na telinha nos últimos dias, tem notado a diferença em seus cabelos.

. Ela largou as madeixas encaracoladas e se entregou agora às pranchinhas de alisamento. E não foi por gosto próprio. Insistência do público que, ouvido numa pesquisa de qualidade encomendada pela emissora para a qual trabalha, manifestou interesse em ver a 'Penépole' (como diz o bizarro Abidoral Possidônio) de cabelos estiradinhos da silva.

. O sacrifício está sendo feito. A grande reclamação da Ian, é não poder molhar a cabeça todos os dias durante o banho. Se o fizer volta tudo a ser como antes.

. Se importa não Ian; o público reclamou foi dos caracóis, mas reconheceu a inteligência que há debaixo deles. Um cérebro capaz de sacrifício até de... ficar sem tomar banho pra não molhar as madeixas. Hehehe.

Ciro Gomes e o 'Cara Estranho' na TV União

. No programa 'Na Rede' que a Luciana Dias apresenta na TV União, o entrevistado é Ciro Gomes, o deputado. A apresentadora perguntou ainda há pouco, se ele gostava de música. Diante do sim, ela complementou: gosta de Elis Regina?

. Ciro, num jeitão bem informal, disse que gostava, mas preferia algo mais recente. "Los Hermanos", sugeriu.

. "Eu me reciclo todo dia. Aqui quem é velho é o Bardawill (o superintendente da emissora)", disse brincando.

. Foi a vez da técnica soltar o vídeo. E sabe qual a música que caiu no 'sorteio'? "Cara Estranho" que, evidentemente, nada tinha a ver com o entrevistado.

Morre André Valli, o Visconde de Sabugosa


. Quem morreu hoje foi o ator André Valli. Dito assim, pouca gente liga o nome à pessoa, mas basta lembrá-lo na pele do Visconde de Sabugosa e todo mundo se lembra.

. André Valli, 62 anos, sofria de câncer.

. De uma tradicional família de artistas, André Valli atuou muito no Teatro, além de figurar em novelas e, principalmente, no seriado "Sitio do Pica-Pau Amarelo", na primeira fase realizada pela Globo.

Adísia Sá homenageada pelo DNOCS

. E a jornalista Adísia Sá não se cansa de ser homenageada. Hoje, a partir das 16 horas, ela vai ser alvo de homenagem no DNOCS.

. O órgão público federal está implantando a sua ouvidoria e faz menção ao trabalho da professora Adísia Sá, como a primeira ombundsman nordestina.

. Ontem, por sinal, Adísia participou do lançamento da campanha da Justiça "O que você tem a ver com corrupção", onde aproveitou para alfinetar o governo Cid Gomes pelo anúncio de que vai pagar contribuição aos deputados que votarem projetos favoráveis ao Ceará.

. Hoje em nosso programa 'Rádio Serviço', da AM DO POVO-CBN, a professora aproveitou para tecer elogios a outra pessoa do meio, a apresentadora Maísa Vasconcelos. Adísia destacava a sua performance como cerimonialista no evento de ontem.

O Ceará ganha novo canal de TV

. E Sobral ganha o seu canal de televisão. Quem nos informa através de e-mail é a advogada Dioneide Costa, do Procon de Fortaleza.

. O presidente Lula assinou decreto outorgando concessão à TV Sobral Ltda, o novo canal de televisão cearense.

. O ato, porém, somente produzirá efeitos legais após deliberação do Congresso Nacional.

. O contrato decorrente dessa concessão deverá ser assinado dentro de sessenta dias, a contar da data de publicação.

Eles fazem o show antes de Alcione

. Alcione canta neste sábado no Ideal Clube. Promete respingar romance por todos os poros. Antes dela, porém, são cearenses os donos do show.

. A partir das 22 horas e até uma da madrugada, quando Alcione começa a cantar, quem comanda a festa é o talento de cantores da noite como Renatinho Assunção, Guilherme Silva e a Banda Rosalina.

. Fazer 'janela' para grandes nomes da MPB, ao contrário do que se possa imaginar, é uma função das mais importantes, pois se tem oportunidade de mostrar valores nossos que, geralmente, se apresentam na noite para um público mais restrito.

Chargistas tiram sarro do técnico Dunga


Sumidos do vídeo, eles prometem voltar

. Depois de Ratinho, agora é a vez de Netinho de Paula e Claudete Troiano voltarem ao vídeo. Netinho de Paula vai para o SBT, fazer um programa no estilo do "Domingo da Gente", que ele apresentava na Record.

. Aliás, o pagodeiro chegou a anunciar há algum tempo que seu retorno à TV se daria numa emissora de TV cuja cabeça de rede cuja sede estaria localizada em Pacajus, aqui no Ceará.

. Já a apresentadora Claudete Troiano gravou ontem participação para o programa "O Jogador", que substituirá "O Aprendiz" na grade da Record.

. Sem trabalho no vídeo desde que terminou em maio de 2007 seu contrato com a Band, Troiano na verdade é convidada de Ana Hickmann e Britto Jr., para a temporada com celebridades.

. O programa estréia no dia 1º de julho, após "Amor e Intrigas", por volta das 23h.

Os problemas de áudio do Jornal Nacional

. O que foi mesmo que aconteceu com o "Jornal Nacional", que na edição de ontem depois do horário político, ficou sem som durante alguns minutos? A pane surgiu por volta das 20h40min.

. Já nas informações sobre o tempo, o som da emissora desapareceu. A próxima reportagem foi exibida sem o som. O apresentador William Bonner, 44, esclareceu ´que o programa estava com problemas de som e chamou o intervalo. No retorno, o problema voltou a se repetir.

. A Central Globo de Comunicação informou o seguinte: "Não foi nada demais. Tudo voltou ao normal rapidamente".