Translate

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Previsões empresariais: quando eles erram...


Nessa época do ano, muita gente se arrisca a dar uma de profeta e diz saber o que o futuro nos reserva. É bom pensar bem antes de falar alguma besteira. A palavra é sagrada e os seus efeitos, incríveis.

Embora ninguém se dê ao trabalho de verificar o índice de erros dos chamados profetas de plantão a cada fim-de-ano, aqui vai um lembrete importante do blog MerKdotecnia sobre "profecias empresariais". São frases ditas por gente importante - como Bill Gates (fundador da Microsoft) e Ken Olsen (fundador da Digital Equipment), por exemplo - e que acabaram não dando certo.

1. "O iPod nunca pegará" - Alan Sugar, em 2005.

2. "Não há necessidade de se ter um computador em cada casa," - Ken Olsen, fundador da Digital Equipment, em 1977.

3. "O vácuo impulsionado por energia nuclear será uma realidade dentro de dez anos" - Alex Lewyt, presidente e fabricante de aspiradores Lewyt, em 1955.

4. "A televisão não vai durar porque as pessoas vão se cansar rápido de ficar todas as noites assistindo uma caixa de madeira" - Darryl Zanuck, produtor da 20th Century Fox, em 1946.

5. "Nunca irão fabricar um avião maior do que esse," - um engenheiro na Boeing, espantado ao ver o Boeing 247, capaz de comportar 10 passageiros em 1933.

6. "Estamos no limiar do correio via foguetes" - Arthur Summerfield, diretor-geral do Serviço Postal, em 1959.

7. "Ninguém vai precisar mais de 640 Kb de memória em seu PC" - Bill Gates, em 1981.

8. "Os americanos precisam do telefone. Nós, não. Nós temos carteiros de sobra" - Sir William Preece, diretor do British Post Office, em 1878.

9. "O spam será resolvido em dois anos", Bill Gates, em 2004.

10. "Ainda acabaremos mostrando que os Raios-X são uma farsa", Lord Kelvin, presidente da Royal Society em 1883.

Nenhum comentário: