Translate

sábado, 13 de dezembro de 2008

"Arrocha Gadelha" - e o bordão ganha as FMs



Segundo o dicionário, bordão é "toda aquela palavra ou frase que se repete inconscientemente" a ponto de virar marca, refrão. Funciona muito bem em programas de humor ou em novelas de tv. Mas o rádio também tem os seus bordões famosos

Quem não se lembra do "acabou o milho, acabou a pipoca", do radialista José Lisboa, quando terminava sua 'Discoteca do Lisboa'? "Bote, seu Paulo, bote", do irreverente Paulo Limaverde, atendendo as ouvintes? Ou mais recentemente, "a rádio que toca notícia", bordão de toda a Rede CBN?

As FMS também têm os seus bordões. A Tropical FM de Fortaleza, por exemplo, tem um programa onde se busca marcar o bordão 'Arrocha Gadelha', forma pela qual o comunicador das manhãs tenta marcar seu horário com esse gancho. Ao que parece, os ouvintes ainda não estão bem habituados, já que, a maioria sequer sabe fazer essa ligação do "código"(sic) do programa.

Não sei precisar quem foi o primeiro a usar bordão no FM cearense, mas um que marcou foi o 'rasga Baleia', que virou adesivo de carro e de motos e, durante muito tempo, fazia eco entre o público que ouvia o seu programa.

Nenhum comentário: