Translate

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Seis conselhos básicos para jovens jornalistas


Você tem energia, flexibilidade e ambição para ser jornalista? Sean Dooley tem alguns conselhos que você precisa saber antes de buscar vaga numa redação.


Em sua coluna no 'The Guardian', o ex-editor da Northcliffe Media, Sean Dooley, oferece alguns conselhos aos jovens jornalistas que iniciam sua atividade profissional, tanto em publicações locais como de renome nacional. Além de leitura e investigação de forma exaustiva dos fatos, o ex-editor recomenda:

- Mostrar entusiasmo pelo meio. Embora os redatores-chefe saibam muito bem o que podem esperar de um empregado jovem, eles não buscam contratar alguém que só demonstre interesse em aprender para depois conseguir outro trabalho melhor.

- Ser realista acerca do salário. Se nos "bons tempos" sempre se oferecia salários baixos no começo e a promessa de aumentá-los de forma progressiva caso o jornalista demonstrasse trabalho e esforço, agora, com o furacão econômico que sacode a indústria, as ofertas estão ainda pior.

- Uma vez contratado, ser honesto. Os encarregados dos meios regionais sabem que seus melhores jornalistas vão para outros meios e a maioria, inclusive, os apoia. Se se aposta por uma empresa de alcance nacional, não há nada mais útil do que os contatos. Os pequenos jornais são muitas vezes o primeiro passo e servem para conhecer o meio e demonstrar as próprias habilidades.

- Estar preparado para mudar o plano de carreira Não há oportunidade melhor para experimentar do que numa redação de um pequeno jornal ou mesmo de um semanário, onde as poucas hierarquias e todos fazem de tudo.

- Oferecer algo distinto se se quer trabalhar como free-lance. As reportagens gerais são mais interessantes aos editores. Há que se concentrar nas idéias que uma redação não pode cobrir por falta de tempo ou de recursos.

- Perguntar tudo antes. Embora esteja desesperado para conseguir uma vaga, nunca deixar de perguntar sobre as dúvidas que se tenha e consultar sobretudo os aspectos sobre todas as editorias e a capacitação que se receberá como aprendiz. Ao menos se conseguirá impressionar o chefe.

FONTE
Sean Dooley editou jornais regionais para Northcliffe Media por 25 anos até 2006. Trabalha como consultor e é ombudsman do Conselho Nacional para Treinamento dos Jornalistas

Nenhum comentário: